Sabe como criar passwords únicas para cada website

Um estudo revela que mais de metade dos adultos do Reino Unido não sabem variar a password, usando a mesma em todos os websites. Eis uma metodologia para a criação de passwords únicas para cada website, e fáceis de lembrar.

Um estudo realizado por uma empresa de nome Ofcom revela que 55% dos  residentes adultos do Reino Unido usam a mesma password para quase todos, se não mesmo todos os websites. Mas mais do que isso, 26% usam passwords de fácil memória como datas de aniversário, nomes de ruas ou mesmo endereços.

Naturalmente que o uso da mesma password em todos os websites visitados cria graves problemas de protecção de identidade, sendo que alguem que consiga aceder à password, por meios lícitos ou ilícitos, poderá fazer “gato e sapato” da imagem e mesmo da vida de terceiros. Acessos a redes sociais, bancos e mesmo websites e fóruns são algumas das situações possíveis, e o uso que poderia ser dado a tal situação nem é com de ser lembrado.

55% é um número bastante grande de pessoas com cuidados desleixados na sua utilização da web. E há tantas formas de se se criarem passwords simples e fáceis de lembrar. Vamos apenas citar um de muitos métodos que podem usar.



Por exemplo, misturar o nome da pessoa com uma data. Imaginemos o Manuel que nasceu em 1981. Subdividindo o nome e data por partes teremos Ma, Nu, El, e 1, 98, 1. Juntando os dados de forma alternada e invertida, a password el1nu92ma1 pode ser criada facilmente usando estes dados.

Se agora a esta situação juntarmos as iniciais do website visitado poderemos criar passwords únicas para cada website: Por exemplo, no Facebook poderemos acrescentar à password as duas primeiras letras no nome do website, o FA. Assim a password ficaria fael1nu92ma1 e seria única para esse website.

Ou seja, mais do que uma password o que devem memorizar é uma regra de construção para a mesma (inverter nome e data, apenas nome, apenas data, usar 2 ou 3 letras do nome do website, colocar no início, colocar no fim, colocar no meio, etc). E depois há milhares de combinações que podem usar para a criação de uma password segura e única que facilmente pode ser diferente para todos os locais e fácil de se lembrar.



Posts Relacionados