Segredo do SSD da Sony não está só na velocidade… está em tudo o que o rodeia

Os elogios ao SSD da Sony não se devem apenas ao facto de ele ser rápido, mas ao facto de ele se portar muito próximo de RAM. Aquilo que ele faz, pura e simplesmente não se substitui com um mero SSD rápido.

Tim Sweeney, CEO da Epic, descreveu o SSD da Sony como algo que se aproxima de “Memória de trabalho”, ou num termo mais comum, a RAM.

Ora quando se fala de uma situação destas, naturalmente que a velocidade de transferência dos dados é relevante. A Radeon SSG também usava o seu SSD como RAM, e contava apenas com a velocidade, não tendo as optimizações que a PS5 apresenta. Mas aqui não estamos a falar da SSG, estamos a falar da PS5 e de como ela foi mais além do que a SSG tinha ido. Estamos a falar de um caso onde mais do que a velocidade, a latência é um ponto essencial a ter-se em conta.

Basicamente não são os 5.5 GB/s (ou 9 GB/s se contarmos com os descompressores em tempo real) da PS5 que aproximam a memória flash do SSD de uma RAM com igual velocidade (neste último caso uma DDR3 1066), mas claro, ressalta-se que a velocidade é relevante e igualmente essencial.

Mas só a velocidade não é suficiente. O que faz torna o SSD verdadeiramente elogiável, é a eliminação dos gargalos que existem na transferência de dados de um disco para uma RAM.



Falamos por exemplo da remoção do checkin quando os dados chegam à RAM (uma operação que obrigam a que os dados sejam escritos na memória, sofram uma ligeira alteração e sejam novamente copiados para a posição final onde são então processados), é o mapeamento e remapeamento da RAM feita por co processadores que, ao não terem o check in, colocam os dados do SSD já na sua posição final e devidamente alterados, e são os motores de coerencia que colocam as caches do CPU e do GPU a trabalharem em conjunto de forma coerente e sincronizadas, sem a necessidade de interromper o GPU por alguns ciclos para se limpar as caches à medida que novos dados entram na RAM. É basicamente a total e completa remodelação do sistema clássico de entrada e saída substituído por aceleradores no hardware e um novo API.

Basicamente com estas alterações presentes, elas permitem pedir um conteúdo e tê-lo pronto para trabalhar de forma quase imediata. E isso é algo que não acontece num sistema sem elas, onde pela demora na entrega dos dados, o sistema tem de contar com previsões do que poderá vir a acontecer, para poder ir trabalhando enquanto os dados não chegam.

Naturalmente que ter poder de computação é e sempre será uma coisa boa, mas se ele tem de ser interrompido sempre que novos dados entram na RAM, invalidando o conteúdo das caches, isso significa que o hardware está muito tempo parado e sem fazer nada durante os streamings, descendo assim a sua real capacidade de computação. Da mesma forma, se os dados demoram a entrar e se torna necessário prever o que poderá vir a seguir, há um processamento que se pode revelar inútil e desnecessário.

É sobre isto que Tim Sweeney se refere quando diz que o SSD da PS5 está próximo da RAM. Algo dito num contexto de velocidade, mas igualmente e acima de tudo de latência e corte nos custos temporais na entrada dos dados. Não é algo apenas ligado à velocidade do SSD.

Se formos a ver, com uma arquitectura clássica, velocidades de 5.5 GB/s que comprimidas passam a 9 GB/s e com picos de 22 GB/s são basicamente inúteis pois a simples recepção de dados para processamento em tempo real a essa velocidade ocuparia enormemente o CPU com descompressões, bem como uma enorme largura de banda da RAM, fazendo o sistema perder imensos ciclos só com o processamento dos dados e o GPU perder igualmente imensos ciclos com perdas dos conteúdos das caches. Em termos reais, isto equivaler-se-ia a uma descida das velocidades de relógio do sistema pois toda a performance seria afectada.

É isto que alguns parecem não compreender quando fazem a comparação da PS5 com um PC… E uma PS5 não é um PC!



Daí que quando se fala do sistema de Entrada/Saida da PS5, não se fala apenas de uma velocidade elevada na leitura sequencial de dados. Isso é apenas uma das partes. Mas a parte principal, aquela que faz a diferença face aos restantes sistemas, e ao PC, é toda a pipeline de processamento dos dados recebidos do SSD e fornecidos ao sistema.

Comparar velocidades não diz sequer metade da história de como a PS5 é diferente do PC. E apesar quanto à Xbox haver necessidade de algumas reservas pois não se sabe ainda tudo o que a Microsoft poderá ter feito, pelo que é conhecido podemos dizer igualmente, apesar de numa escala diferente, que também é diferente da Xbox série X.

Tim Sweeney explica isto:

O que torna a arquitectura da PS5 algo especial é a integração do sistema e o global da performance. Trazer dados de um sistema de armazenamento de alta velocidade para a memória video no seu formato nativo com a descompressão pelo hardware é algo muito eficiente. As camadas de hardware e software fazem imenso para minimizar a latência e amaximizar a largura de banda a que os jogos podem aceder.

Estes números do PC são no entanto teóricos, e dizem respeito à movimentação dos dados da drive para a memória. Daí para a frente há uma jornada lenta e com circuitos complexos pela descompressão do software para a driver do GPU até que eventualmente eles possam ser usados. O percurso da PS5 para esta tarefa é muito mais eficiente. E ainda há a questão da latência.

No PC há uma série de camadas e sobrecargas. Depois temos questão de colocarmos texturas comprimidas na memória que requer que elas sejam lidas para a RAM, sejam descomprimidas, e chamadas à driver do GPU para transferência e tratamento, com várias transições no kernel pelo meio.

Basicamente a PS5 alterou todo o paradigma destas movimentações, ao criar um sistema livre de gargalos. Um sistema onde o SSD é acedido como se fosse uma memória. Onde a velocidade é alta e a latência é basicamente ao nível de uma RAM normal. Um sistema muito superior a tudo o que actualmente existe,



62 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
6 meses atrás

Tal como eu tinha dito ontem, uma das grandes vantagens do ssd nem é tanto a velocidade mas sim o I/O.

Cada vez mais sou da opinião de que vamos ter grandes surpresas nas comparações multi no DF.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
6 meses atrás

Boas.

A Microsoft divulgou bastante a RAM virtual com 100GB de acesso instantâneo. Sei que se inspiraram no Radeon SSG, entretanto porque esses 100GB são acessados mais rapidamente do que o restante da unidade de armazenamento? E se isso ocorrer, então presume-se que o Xbox Series X terá uma redução de 100GB disponíveis para inserir jogos.

Entendo que essa questão dos 100GB não existirá no Playstation 5, já que pela forma como foi projetado, todo o SSD será acessível na velocidade divulgada.

Andrio
Andrio
6 meses atrás

O interessante disso é que eu ainda vejo muita gente tirar onda do SSD do ps5.
Já vi o pessoal falando: “SSD já existe a uns 10 no PC” loool Eu acho que eles olham só o nome SSD e faz a associação. Mário, como vc acha q os pcs vão reagir num futuro próximo?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Claro. O próprio Tim elogia os SSDs NVDIMMs da Intel.

“O trabalho da Intel em NVDIMMs não voláteis é muito empolgante e pode obter uma transferência melhor dos dados do PC nos próximos anos.”

Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
6 meses atrás

Ontem (25/05/2020) assisti no YouTube um vídeo de um canal que tem preferencia pelo PS e o conteúdo era sobre os SSDs do PS5 e do XSX, lá abordou sobre o Kraken e o BCPack e no momento que assistia para mim estava praticamente a ver um artigo do PCManias de dias atrás, mas algo me chamou a atenção, o apresentador disse ter tido a ajuda de um professor chamado Carlos Eduardo, seria você?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

vou te passar por email

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Vi que na descrição do vídeo foram colocados 2 links da PCManias, o deste artigo e o do SSD do Xbox, porém o conteúdo do vídeo também é muito próximo a este:
https://www.pcmanias.com/escolha-do-kraken-pela-sony-nao-teve-so-a-ver-com-a-capacidade-de-compressao/

João Magalhães
João Magalhães
6 meses atrás

Vou postar aqui o que um desenvolvedor multplataforma e verificado em um grande site ,e que está trabalhando em ambos consoles mencionou sobre a diferença de ambos os consoles ,depois coloco a tradução:

It is easy. It is useless to have 12 boxes if they do not fit through the door all together.

You have 12 boxes to fill. So you can’t pass all the boxes at once. You must decide which boxes will pass and which will not. That is handled by a coordinator. And the coordinator tells the delivery man which boxes to take.

Mrs. XSX wants to make the move as soon as possible, but it turns out that only 8 boxes can fit on the door at a time. The coordinator is fast, and also uses a box compressor so that 10 boxes can go through instead of 8, but there are several drawbacks. The compressor can only compress the red boxes, and the coordinator also has to coordinate many other things, street traffic, people passing through the door, the space in the room where the boxes are stored, the noise of neighbors who distract the delivery man, search and select what the boxes are filled with, etc. Also, the delivery man is not so fast and is very distracted filling and transporting boxes. So it passes the 10 boxes (not 12) at a certain speed “1x”. The lady demands that the boxes arrive, but they do not arrive as quickly as the lady would like, since although she has many boxes, the system is not capable of managing all of them properly.

On the other hand we have Mrs. PS5. You only have 10 boxes to fill. But its door is twice as big, enough for all its boxes to enter at once and there is room for people to also enter and exit through the door. Furthermore, the coordinator has the ability to automatically discard unnecessary boxes, so he doesn’t waste time checking boxes that are not going to be used. In addition, anyone in the environment can do the job of the coordinator or the delivery man (even at the same time). The compressor is not that new, but it can compress all boxes, whether they are red or blue. All. And the delivery man is more than twice as fast and manages to pass the boxes at the speed of “2.5x” in the worst case, and “5x” on many occasions. In addition, if someone is left free or without work, they can help to distribute boxes with the delivery man or coordinate work with the coordinator. All this makes this removal company the most efficient ever seen and that the number of boxes available is irrelevant. For that moving system, 12 boxes are not needed, with 10 you can do the same job (and more or better in some cases). Having more boxes would only make the price of the move more expensive without needing any of it.

Of course, having more boxes available always helps to advertise yourself as a top removal company compared to the competition, even if your removal company is normal and ordinary. But it is only that, a smokescreen.

That does not mean that XSX is bad, far from it, it is an extraordinary machine. But PS5 has an efficiency NEVER seen before.

It is true that on PC there are more powerful cards or more powerful systems, but you know that these cards are never used properly, they draw raw power, but they are never used. It is the scourge of PC, an ecosystem that is too varied and unusable. In addition to exorbitant prices.

And I’ve always been a PCLover, but things as they are, what I’ve seen on PS5 I only remember something similar when 3DFX and its Glide came out. Its astonishing speed leaves you speechless.
You can ask mods to verify where that piece of opinion came from if you want, I’m not making it up. 🙂

Tradução:

Vou postar um google translate disso aí:

Isso é fácil. É inútil ter 12 caixas se elas não passarem pela porta juntas.

Você tem 12 caixas para preencher. Portanto, você não pode passar todas as caixas de uma só vez. Você deve decidir quais caixas serão aprovadas e quais não. Isso é tratado por um coordenador. E o coordenador diz ao entregador quais caixas levar.

A Sra. XSX quer fazer a mudança o mais rápido possível, mas acontece que apenas 8 caixas podem caber na porta de cada vez. O coordenador é rápido e também usa um compressor de caixa para que 10 caixas possam passar em vez de 8, mas existem várias desvantagens. O compressor só pode comprimir as caixas vermelhas, e o coordenador também precisa coordenar muitas outras coisas: tráfego na rua, pessoas que passam pela porta, o espaço na sala onde as caixas estão armazenadas, o barulho dos vizinhos que distraem o entregador, pesquise e selecione com o que as caixas estão cheias, etc. Além disso, o entregador não é tão rápido e está muito distraído ao encher e transportar caixas. Por isso, passa as 10 caixas (não 12) a uma certa velocidade “1x”. A senhora exige que as caixas cheguem, mas elas não chegam tão rapidamente quanto gostaria, pois embora ela tenha muitas caixas, o sistema não é capaz de gerenciar todas corretamente.

Por outro lado, temos a sra. PS5. Você só tem 10 caixas para preencher. Mas a porta é duas vezes maior, o suficiente para que todas as caixas entrem de uma só vez e há espaço para as pessoas entrarem e saírem pela porta. Além disso, o coordenador tem a capacidade de descartar automaticamente caixas desnecessárias, para não perder tempo verificando caixas que não serão usadas. Além disso, qualquer pessoa no ambiente pode fazer o trabalho do coordenador ou do entregador (mesmo ao mesmo tempo). O compressor não é tão novo, mas pode comprimir todas as caixas, sejam vermelhas ou azuis. Todos. E o entregador é duas vezes mais rápido e consegue passar as caixas na velocidade de “2,5x”, no pior dos casos, e “5x” em muitas ocasiões. Além disso, se alguém ficar livre ou sem trabalho, ele pode ajudar a distribuir caixas com o entregador ou coordenar o trabalho com o coordenador. Tudo isso faz desta empresa de remoção a mais eficiente já vista e que o número de caixas disponíveis é irrelevante. Para esse sistema móvel, não são necessárias 12 caixas, com 10 você pode fazer o mesmo trabalho (e mais ou melhor em alguns casos). Ter mais caixas só tornaria o preço da mudança mais caro, sem a necessidade de nada.

Obviamente, ter mais caixas disponíveis sempre ajuda a se anunciar como uma empresa de remoção superior, em comparação com a concorrência, mesmo que sua empresa de remoção seja normal e comum. Mas é só isso, uma cortina de fumaça.

Isso não significa que o XSX seja ruim, longe disso, é uma máquina extraordinária. Mas o PS5 tem uma eficiência NUNCA vista antes.

É verdade que no PC existem placas mais poderosas ou sistemas mais poderosos, mas você sabe que essas placas nunca são usadas corretamente, elas consomem energia bruta, mas nunca são usadas. É o flagelo do PC, um ecossistema muito variado e inutilizável. Além de preços exorbitantes.

E eu sempre fui um PCLover, mas as coisas como são, o que eu vi no PS5, só me lembro de algo semelhante quando o 3DFX e seu Glide foram lançados. Sua velocidade surpreendente deixa você sem palavras.

ps: o dev em questão é de uma third party com acesso a ambos.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

As caixas são teraflops. Podemos entende-los como fazendo o output de 12 Teraflops.

Coordenador é o controlador e o delivery man Sera o SSD.

O tráfego e as pessoas serão dados a serem gravados e registados não relacionados com a cena.

Se o que este tipo diz é verdade, a XsX não terá vantagem de performance devido a gargalos na memória.

O compressor… O kraken Vs BCpack.

Pelo menos é o que eu entendo quando ele refere smoke screen.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Os 12 Teraflops Sao usados no sentido de performance. Neste caso para manter os 12 Teraflops a render 100% precisa de “passar 12 caixas pela porta”. Entende-o no sentido da capacidade do sistema em dar 12 Teraflops de instruções ao GPUs com 12 Teraflops.

Recorda-te da representação esquemática de waves e threads ao falar da GCN. Waves são blocos de instruções representados como caixas.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Curioso…

Pela minha interpretação da coisa…

Ele parece afirmar que o SSD e controlador está equipado para um sistema de 8 TFLOPS. Na XsX.

Máximo consegue 10 TFLOPS com a compressão..

8 TFLOPS não foi o valor avançado pelo pessoal do FUD?

João Magalhães
João Magalhães
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário.Nao posso passar a fonte mas ela foi verificada como um Desenvolvedor real pelo moderador….

E isso pode envolver muita polêmica e fúria dos Caixistas e comprometer as fontes.

Mas é real!É esperar para ver….

Livio
Livio
Responder a  João Magalhães
6 meses atrás

podes mandar via DM para o Mário

bruno
bruno
Responder a  João Magalhães
6 meses atrás

João… Mas isso está num fórum? Podes mandar link?

João Magalhães
João Magalhães
Responder a  bruno
6 meses atrás
nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Saiu do Neogaf

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

o clock não é variável? E o valor de TF não depende do clock? Logo se o PS5 diminuir o clock teoricamente tá descartando TF/caixas

bruno
bruno
Responder a  Livio
6 meses atrás

Exacto.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

É nessa perspectiva que ele usa a analogia das caixas.

By-mission
By-mission
6 meses atrás

Mário eu sei que é especulação, pois ainda estamos muito longe do lançamento da PS5 mas poderia dá uma olha neste post do Neogaf a respeito das afirmações do Sweeney:

https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-258201813

PS: Deixei o link pois tem muitas imagens inclusive da patente da Sony…

Eu acho que o X3D PACKAGING está presente no PS5 SoC, na verdade, pode ser um SIP completo, algo que o cara de Moore Is Law Is Dead YT ouviu de uma de suas fontes que disse sobre o chip PS5, “Think Vita”, e é perfeito sentir quando você também descobrir a patente de resfriamento na imagem.
Agora, lembre-se de que Sweeney mencionou os chips NAND tão próximos do processador principal, que quase remove qualquer latência de acesso, por isso é bem possível que esses chips sejam empilhados em torno do dado principal em um único pacote -> APU no meio e chips NAND em 4 lados e empilhados 3 total de 12 vezes, em um único pacote conectado pela malha Infinity e pelo chip controlador de armazenamento secundário. Eles estariam tão próximos que se comparam aos tempos de latência dos chips VRAM, pois ainda estão convencionalmente em todo o SIP.
Basta olhar para o tamanho monstruoso do pacote nessa imagem, é quase tão grande quanto o dissipador de calor. O meio é PCB por onde passam as hastes de dissipação de calor. E o que está inscrito como ‘5’ é o SIP gigante com APU principal, controlador de armazenamento e chips NAND empilhados, todos conectados ao Infinity Fabric. E isso oferece largura de banda> 10x e faz todo o sentido para um hardware de engenheiro personalizado, como o PS5. Agora sabemos por que o design do console e do resfriamento é melhor mantido em segredo e muito mais do que tudo para a revelação.

“Um dissipador de calor (21) está disposto em uma superfície inferior de uma placa de circuito (10). A placa de circuito (10) possui orifícios (h1) que penetram na placa de circuito (10) em uma área (A) em que um circuito integrado O aparelho (5) está disposto nos trajetos de passagem (h1) .Os trajetos de condução de calor (11) conectam o aparelho de circuito integrado 5 e o dissipador de calor (21). Essa estrutura permite a disposição de um componente diferente do dissipador de calor (21) do mesmo lado do aparelho de circuito integrado (5), garantindo assim um maior grau de liberdade no layout de um componente “

Livio
Livio
6 meses atrás

[OFF] depois o Mário diz que não devo desmerecer um certo site, olha só o título da notícia:
https://www.windowsclub.com.br/a-demonstracao-do-unreal-engine-5-funciona-melhor-em-notebooks-do-que-no-ps5/

Eu não acompanho este site, é o google que coloca as notícias quando estou a observar o Google notícias.

By-mission
By-mission
Responder a  Livio
6 meses atrás

Chega a ser engraçado.. Ontem o SSD não faz nada, e hoje foi o Digital Foundry a dizer que a Series X atinge 14Gb/s e pronto o SSD volta a fazer alguma coisa!
Aproveitando Lívio vc que entende bem mais que eu, poderia olhar esse post do Neogaf a respeito da patente de refrigeração da PS5, para mim leigo parece bem fundamentado, mas quero uma opinião de quem entende muito mais do que eu jamais vou entender.

Livio
Livio
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Eu entender mais que vc? Que nada, você é que está postando muita coisa legal que está acntecendo nos fóruns!

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu postei aquilo porque teve um dia que eu disse que não se devia colocar confiança no que o Windows Club coloca e você disse que não deveria desmerecer o site devido uma postagem, o problema que não é uma, são várias e qualquer postagem que cita consoles PS são depreciativas/mentirosas. Eles mentem até para a própria comunidade com artigos de “vazamentos” de jogos da GWG e quando chega no final do mês é o oposto do que disseram que iria sair. Mais um exemplo, o @Andrio mandou via Whats um print de título de artigo deles que dizia:

Platinum Games concordaria em ser vendida para o Xbox, mas só com total liberdade

Agora me diz onde você vê tal frase na declaração abaixo?

It’s not that we’re disinterested in Microsoft, but if the relationship were to be us working under their direction, I feel like that would be the opposite of what we’re trying to do now and limit our possibilities. Any opportunities that would limit our freedom I think we would be against.

Fonte: https://www.videogameschronicle.com/features/interviews/interview-platinumgames-on-next-gen-and-its-next-steps/

Puxando um pouco para aquele comentário que fiz uns dias atrás sobre que algumas pessoa só aceitam o que querem ver, atualmente visito poucos sites de games e os que tem mais frequência é o PCManias, Eurogamer (UK e PT) e o MeuPS. Quem não conhece o Meu PS(que antes era Meu PS4) vai achar que é um site fanboy de PS, mas está totalmente errado, é verdade que ele somente trata de notícias sobre Playstation, mas longe de fanboylice, mentiras e de guerra de consoles. É difícil você ver citações ao Xbox e quando tem é informando as plataformas em que um jogo foi lançado ou de algo em comum com o PS, por exemplo na notícia em que fala que o pessoal da Platinum Games não está impressionada nem com o PS5 nem com o XSX.

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
6 meses atrás

windowsclub é só bait e fakenews

tem muitos novos usuários aqui que vieram de lá, saiba Mario que lá eles abominam o teu site

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Não vale a pena nem passar perto!
Esse site é total fake news e click bait.
E a área de comentários…
Eu um dia vou entender por que os seres humanos gastam tanto tempo em discussões com argumentos tão estúpidos e sem embasamento!

Marco Antonio Brasil
Responder a  Felipe Leite
6 meses atrás

Felipe se você conseguir descobrir me conta 😂, está difícil acompanhar qualquer debate hoje em dia.

João Magalhães
João Magalhães
6 meses atrás

Mário.O seu site é um dos melhores do mundo!

Poucos tem o conhecimento que vc tem…

Já desafiei alguns vir aqui argumentar com vc e ficaram com medo de passar vergonha.

Andre_gt
Andre_gt
6 meses atrás

Oi boa noite, estava vendo rumores e pesquisando sobre a construção do xbox, e pelo que dizem (rumores), é que o Xbox Series X tem um acesso diretamente ligado a memória, utilizando como VRAM. Do que eu consegui encontrar era que o xbox poderia ter uma tecnlogia que ainda está em NDA, que seria o uso de NVRAM ao invés do SSD nvme, como um meio de cortar a latência de acesso aos dados, “100GB instant access” que anunciaram… seria essa integração mais próxima com a GPU, o mesmo caso da radeon SSG, que utiliza um ssd, mas que agora seria implementado essa NVRAM para usar como cache e também um meio de acesso de baixa latência pra dados no Xbox, tornando-se uma extensão de memória (VRAM)…

Seria a tecnologia da Radeon aprimorada?

https://pbs.twimg.com/media/EYncEXqWAAAj12a?format=png&name=900×900

São tudo especulações e rumores, não levem como verdade!

Andre_gt
Andre_gt
Responder a  Andre_gt
6 meses atrás

Outra pequena foto tirada da conversa de Phil na época da E3 2019 se eu não me engano:

https://pbs.twimg.com/media/EYlv79sVcAA6dLH?format=png&name=900×900

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
6 meses atrás

Eu desisti de discutir sobre como as pessoas que acham que os jogos terão melhores gráficos por causa do SSD estão caminhando para a decepção. Não por que o SSD não vai ajudar nisso, por que indiretamente vai (eu defendo os SSDs na nova geração a uns 2 anos já), mas por que no fundo eu sei que determinadas pessoas na verdade estão apenas com a esperança de que agora o SSD vai reverter o deficit entre o PS5 e o Xbox SX. Já houve todos os tipos de teorias, desde a largura de banda da RAM, até agora o SSD limitar o Xbox. Claro, com certeza a Microsoft passou de uma empresa capaz de fazer um console rodar jogos em 2020 com 32MB de ESRAM, e de fazer um console de 6Tflops rodar jogos como RDR2 em 4K, contrariando as declarações de que o console nunca rodaria um jogo visualmente complexos e 1080p do PS4 em 4K, para uma empresa que está construindo um console que não vai poder ser utilizado 100% por causa do disco rígido…
Me lembra quando vocês acreditavam que o Mark Cerny criou o GPGPU. Interessante como o discurso muda de acordo com o aspecto que favoreça mais o Playstation no momento. Computação, recursos dinâmicos, e 1080p era importante quando o PS4 era mais poderoso que o Xbox One. Pós Xbox One X não importou mais, voltamos a conversa dos exclusivos, que era o argumento do PS3.
Vai ser interessante quando começarem os comparativos de jogos. Talvez iremos realmente voltar à época do PS3, quando nenhum desenvolvedor sabia fazer jogo por que o console era claramente melhor que o 360, mas só os estúdios “maravilhosos” da Sony sabiam o que deveria ser feito.
A não ser que as pessoas realmente estejam esperando que um jogo da nova geração seja um desperdício de texturas de altíssima resolução em um ambiente 100% estático com iluminação pré concebida e quase nenhum efeito de física, que é basicamente a demonstração da Epic. Talvez seguindo por esse caminho, o PS5 seja capaz de fazer streaming de mais texturas inúteis de 8K que nem estão visíveis, mesmo que não esteja conseguindo nem renderizar em 4K. E aí, talvez um jogo AAA como The Last Of Us não leve 6, mas uns 12 anos para ser construído.
Por favor, não se esqueçam das discussões sobre SSD de agora igual, vocês esquecem sobre como discutimos a nova geração nos últimos 2 anos. Vai ser interessante vermos os resultados daqui a 3 anos.

By-mission
By-mission
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

”…eu desisti de discutir…”

E metes logo um dos maiores comentários da página 🙄

E para fechar com chave de ouro
”…texturas de 8k inúteis…”

Queria ver essa falácia, em uma demo da Series X!
Melhor, já até estou vendo…
“… texturas em 8k, só o monstro faz isso…”

Livio
Livio
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Mas os 4K(que reforçou depois que no One X foi lançado)eram úteis em uma época em que TVs HDReady ainda eram vendidas.

O único preocupado do PS5 reverter o déficit perante o XSX é o próprio Fernando, só ele vai nesse sentido, outros sempre afirmam que o XSX é o mais poderoso.

Mas o SSD não vale nada…. e aparece uma conta absurda em que o Xbox tinha não sei quantas dezenas de gigas e muitos apoiam.

Mark Cerny se tornou famoso com o PS4, GPGPU vem desde PS3, se não me engano.

“Texturas inúteis em 8K”, dia 19/06/2020 já poderá procurar texturas inúteis, pelo YouTube, do próximo jogo da Naughty Dog.

bruno
bruno
Responder a  Livio
6 meses atrás

Exacto. Embora o conceito já venha desde muito antes com o uso de GPUs para compute (e o Cell foi desenhado em parte sob esse conceito) o primeiro GPU a apostar em compute foram os primeiros CUDA. Aliás a nVidia criou toda uma linguagem nesse sentido e a AMD do seguiu (e de forma verdadeiramente notável) com a GCN.

Aliás a GCN surge no seguimento de sistemas heterogêneos, os primeiros Fusion que deram lugar aos APUs atuais (os protótipos) e foram baseados na ideia por trás do Cell, o primeiro Chip heterogeneo do mercado.

Algo que muitos não querem que seja verdade.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

Fernando deixa ver se eu entendi direito: Devs, programadores e vários especialistas na área elogiando o SSD dos 2 consoles falando o que eles vão poder melhorar nos jogos além de tempos de carregamentos, a única coisa que fazem é dizer que o SSD do ps5 é mais rápido que o do SeX isso sem desmerecer nenhum dos lados.

Mark Cerny falando que o tempo de desenvolvimento dos jogos no Ps5 estão menores até que os de Ps1, e tempos essa demo da Unreal para provar e caso não sabia ela foi feita em 6 meses com uma equipe que não tem experiência em consoles vinda diretamente do cinema.

E você a última bolacha do pacote, o alecrim dourado esta vindo dizer que tudo isso não passa de balela? Te digo apenas uma coisa veja o que a Sony esta entregando no decorrer da geração até agora no final jogos como TLUs e Ghost of Tsushima e veja a qualidade do que a Micro que vc tanto ama e defende vem entregando. Eu vou printar esse seu comentário para quando você mudar o discurso como mudou a respeito do GPGPu(lembra?) eu mostrar para você.

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

@Fernando Por favor, por favor, mostra-nos a demonstração cheia de física e com iluminação superior ao Lumen a correr na séries X…

Mostra! Alegas tanto que a séries X é superior, choras tanto que as pessoas andam dizer “mentiras” ou a “mudar o discurso” para na tua opinião “ignorar a superioridade da Xbox” (isto traduz-se em afirmarem o que não gostas nem queres que seja afirmado) mas o engraçado é que (e isto é costume de Xbots, o ficar ofendido e vir com moralidades da logica da batata) choras… Mas não provas, apenas vens criticar sem base nenhuma, nem factos nenhuns, uma demo de um motor terceiro por acaso na PS5.

Engraçado tem sido uma constante nesta geração… A Sony lança jogos… Tens Xbots a criticarem a falta de poças e casos tristes de falta de apoio psicológico urgente a irem de frame a frame a inventarem falhas em animações. E agora é o motor com luz pre-cozinhada ou texturas inúteis… Voçes não crescem mesmo não é? Algo me diz que surgindo Gears 6 neste motor a gozar dos mesmos efeitos ou parte deles aí já esquecem todos estes “defeitos”. Só para ver quao sérios vocês sao.

Se não tens olhos para ver Fernando, nem cabeça para pensar… Problema teu. E podes desistir de discutir à vontade.

Não venhas é com tretas do gênero andarmos aqui a acreditar que o Marc Cerny inventou o GPGPU (não, não inventou, mas por muito que te doa o ego a Sony viu o seu potencial muito mais que a Xbox), ou alegar alterações de discurso, sobretudo quando foi preciso aturar aqui Xbots com melão, em 2013, a tentar vender a patranha que exclusivos Xbox era o suprwssumo e tudo resto meia boca.

Cresce.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

Eu adoro os comentários do Fernando!
Fico encantado com a capacidade de argumentação baseadas simplesmente no *É ASSIM*.

Até acho que o Mário deve jogar todos os artigos com dezenas de horas de pesquisa fora e colocar o Fernando para escrever novamente todos esses artigos!

Na verdade só teríamos um artigo e com duas frases só ;

“Microsoft é a melhor empresa do mundo!
Sony não faz nada que preste!”

Pronto, já não precisamos de mais nada!
Estamos todos com a informação que precisamos para a vida!

Marco Antonio Brasil
Responder a  Felipe Leite
6 meses atrás

😂

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

Rapaz, quando me disseram que o Fernando tinha escrito esse comentário eu n tinha acreditado. To passado… :O

Pior que aqui na PcManias eu n vejo um ser falar mal do hardware do XboxSX e sim de algumas tomadas de decisões (microsoft) perante a jogos.
A MS resolveu jogar safe, montou um hardware parrudo seguindo a estratégia da geracao atual. A Sony seguiu outro modelo, fez todo um trabalho de estudo junto aos desenvolvedores, “pensou fora da caixa” e deu foco naquilo que atrapalhava os desenvolvedores. MS pensou também, mas a sony foi além!

Para alguns ta sendo difícil de engolir que esses – Tflops possa ser +
por causa de todo conjuto da maquina e talvez esse deficit possa nem existir!

Voce fala que defende SSD para os consoles a pelo uns 2 anos certo? Falando desse jeito parece que vc n entendeu a proposta do SSD do ps5 comparando ele com SSD’s normais que so diminuem o tempo de loading. Parece que nem ler os artigos do Mário!

error: Conteúdo protegido