Segredo para a boa utilização da memória assíncrona e não simétrica da série X poderá estar nas suas caches.

A questão de como a Xbox série X poderá superar a limitação da sua RAM dividida em duas pools e com canais partilhados, poderá ter uma resposta nas suas caches!

Se bem se lembram, quando analisamos a questão da RAM da série X deparamos-nos com uma memória assincrona e não simétrica numa configuração de partilha de controladores de memória que ao terem de aceder a duas pools de memória (10 GB de memória com 560 GB/s de largura de banda, e 6 GB com 336 GB/s), criam problemas com a largura de banda.

Esse artigo explicitando esse problema, encontra-se neste link, cuja leitura recomendamos, caso queiram perceber o potencial problema.

Apenas como referência, refira-se que a configuração de memória da série X já foi usada em tempos pela Nvidia nas sua GTX 650 TI e GTX 660 TI, causando os problemas que aqui se prevêem igualmente existir.

Procurando-se perceber que solução poderia existir para o problema em causa, contactei algumas pessoas da área na procura de uma resposta sobre qual poderia ser a solução para este problema. A resposta que obtive não foi a mais tranquilizadora, uma vez que todos os contactados reconhecem que o problema existe, e que a única coisa que pode ser feita é mitigar o mesmo.



Daí que a solução referida passaria pela criação de níveis de prioridade na RAM, que colocaria na memória de 6 GB apenas aqueles dados não relevantes e menos processados.

Esse artigo foi escrito e encontra-se aqui.

Confesso porém que desde essa altura não parei de pensar na situação. Porque a realidade é que se esta solução realmente mitiga e muito o problema, ela não o elimina. Qualquer acesso aos 6 GB, seja ele feito pelo sistema operativo (que vai funcionar ali), ou meramente para aceder aos dados na RAM, mesmo que tais acessos sejam minimizados ao máximo, vai cortar a largura de banda da Pool de 10 GB para 392 GB/s.

E esta situação será sempre um problema, pois torna, para todos os efeitos, impossível contar-se com mais do que essa largura de banda se a ideia é manter as performances sem engasgos quando acontece um acesso.

Daí que, desde essa altura, não tenho parado de ler tudo o que se tem escrito sobre esse assunto, na procura de uma solução para este problema, que dificilmente teria passado em claro na mente dos engenheiros da Microsoft.

E foi durante uma nova leitura a um artigo da Digital Foundry que encontrei algo que poderá ser a solução para este problema: As caches da Xbox série X!



Qualquer um que leia regularmente foruns diversos com as discussões sobre as novas consolas, terá consciência que basicamente ninguém fala neste assunto. E daí que a questão das caches estará ignorada.

É que lento o artigo da Digital Foundry podemos encontrar um pequeno trecho, quase ignorado, em que a Microsoft refere que a Xbox série X possui na totalidade dos constituintes do seu APU, uma memória cache total de 76 MB.

E se este número não aparenta dizer nada… ele pode dizer muita coisa! Repare-se!

A Xbox possui dois CCX com 4 núcleos Zen 2 cada um. A versão de secretária destes CPUs possui um total de 16 MB de cache para cada CCX.

Neste caso, a Xbox, possuindo dois, estará a usar 32 MB de cache com os CPUs.



Cada núcleo possui ainda 64 KB de cache L1 e 512 KB de cache L2, o que para 8 núcleos perfaz 512 KB de cache L1, e 4096 MB de cache L2

Ou seja, o CPU terá no total 36,5 MB de caches.

Já o GPU é mais dificil de se analisar uma vez que pouco se sabe sobre o RDNA 2. Mas o RDNA 1 possui 32 KB de cache L0 em cada duplo CU, o que perfaz 832 KB de cache L0 num GPU com 52 duplos CUs. Vamos por conveniência arredondar isto para 1 MB.

Depois o RDNA possui ainda 128 KB de cache L1 por cada Shader Array. E possuindo dois Shader Engines com 2 Shader Arrays cada um, isto perfaz um total de 512 KB de cacle L1.

O RDNA possui ainda 4 MB de cache L2 na totalidade do chip.



Isto perfaz um total de 5.5 MB de caches no GPU. Que somados aos anteriores 36,5 MB, perfazem 42 MB.

Isto quer dizer que, num total de 76 MB, sobram 34 MB em caches que se desconhecem onde estão!

Ora é muito provável que algumas destas caches estejam dedicados ao sistema de I/O, com um buffer de descompressão, e isso é algo sobre o qual a Microsoft não foi clara.

Mas outra possibilidade é que, sem impedir que haja igualmente esse buffer, os caches do CPU e do GPU estejam aumentados. E isso permitir-lhe-ia uma gestão de dados mais eficiente nos ciclos em que o corte da largura de banda existia, compensando assim esses cortes, e impedindo a performance de flutuar.

No entanto, caso essa esta gestão mista entre a memória normal e uma cache mais reduzida existe, isso traz recordações de uma consola bem recente, a Xbox One. Ora se esta situação acontecesse,  talvez fosse por aí que Ali Salehi, Engenheiro da Crytek, fez a comparação da memória da X com a memória da Xbox One. Será uma solução, mas uma que envolve uma gestão dos tempos de acesso à RAM e gestão da mesma com as caches.



Refira-se que estou aqui a pisar ovos. Não podemos garantir de forma nenhuma que isto acontece! A Microsoft nunca explicitou onde estão essas caches, ou o que é que elas fazem. para todos os efeitos, o CPU até pode ter caches cortadas face aos CPUs de mesa, e este acréscimo de cache ser todo ele devido ao sistema de gestão de Entrada e Saida de dados (O Velocity Engine).

No entanto, não queria deixar de registar aqui esta possibilidade, uma vez que ela seria, pelo conhecido até ao momento, a situação que melhor permitiria lidar com as variações de largura de banda na memória.

Note-se que esta gestão basicamente permitiria que CPU e GPU acedessem em ciclos alternados à RAM sem penalização.



53 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
6 meses atrás

Eu continuo a dizer que veremos ali algo semelhante ao HBCC da Vega (ou uma evolucao) que permitira gerir tudo a memoria de forma muito automatica. Com certeza haverao optimizacoes de modo a evitar o gargalo que tem sido apontado. Apenas porque e uma escolha extremamente peculiar de memoria (porque nao todos os chips de 2GB, por exemplo? Porque duas pools distintas? – sim podera ser mais caro, mas sera mesmo?). Ainda falta muito para se saber sobre a consola, pelo que o melhor e aguardar.

nETTo
nETTo
6 meses atrás

me permitam um off topic de um tema amplamente debatido até poucos dias atrás

comment image
comment image

comment image
comment image

comment image
comment image

As screens acima são comparações feitas da Build vazada de Tlou Part2 e do Trailer recente, fica claro aqui que a Build vazada que muitos diziam ser atual, inclusive afirmando que o jogo todo tinha vazad, parece bem antiga, os modelos de personagens estão muito diferentes.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

A do trailer sao sempre as de baixo em cada par de dois links.

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

as mais embassadas são do vazamento

Fernando Molina
Fernando Molina
6 meses atrás

Vamos ver daqui a pouco o novo Assassins Creed rodando na máquina, espero um bom Inside Xbox

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Molina
6 meses atrás

Eai, curtiu?

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Do evento em si, nem um pouco, nada que me deixasse ansioso pelo novo console, porém curti alguns jogos apresentados, mas esse evento era pra aumentar o hype em torno do Series X, e pelo jeito falhou muito

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
6 meses atrás

Off Topic:

Mario a Microsoft não tem mais salvação, você viu aquele inside xbox que passou agora, passaram uma semana a hypar aquele EVENTO, para no final ser uma frustração tremenda, falaram que iam mostrar gameplay de nova gen e não se viu nada disso, e o que digo a Microsoft fala muito e faz pouco.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Teve uns jogos apresentados que me parecem bem interessantes, mas pra jogar no meu One X mesmo, que porra Microsoft, era pra apresentar a proxima geracao chegando com o pé na porta, me decepcionei totalmente

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Molina
6 meses atrás

É dois @Molina,me decepcionei bastante.A Mic tinha tuda para colocar a Sony em alerta,tipo “tamos aqui” e me sai isso.🤦‍♂️😒Decepcionante.

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

É bizarro pensar que eles não conseguiram fechar uma parceria com UM ÚNICO third party triple A e demonstrar “a vera” as capacidades do console (que eles mesmos falaram que teriam), pois Assassins Creed não teve gameplay. O pior não é nem só o Inside, mas esse “conta gotas” que o Summer Gamer Fest quer fazer, que pode acabar diluindo o que poderia demonstrar em uma apresentação, forem feitas em muitas, ficando extremamente chato ao público.
Esse tiro no pé da Microsoft, a meu ver, serviu mais como estudo de caso para as outras grandes em como não hypar e fazer um evento.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Fácil de responder, tinha jogos que dava bontade de adquirir a consola, fora que tinha mais variedade de JOGOS, agora são sempre os 3 do costume e o que vem dai pra cima já é um BÔNUS, e digo mais Mário, não sou bruxo nem adivinho mas o evento dos dito exclusivos que vão fazer em Junho/Julho vai ser OUTRO flop, porque digo isto,é simples,já a PESSOAS a fazer controlo de dano “A mas este era só para os Multi, espera pelo evento de exclusivo é ai que ela vai brilhar” o problema é que eles neste EVENTO tiveram a oportunidade de mostrar mais variedade de gêneros de multi, o que se viu foi em grande maioria Shooter, fora que os jogos que se viu esta gen ainda da vem conta do recado, agora no evento dos exclusivos o que deve aparecer é os 3 do costume, o Helblade 2 e tal vez uma ou duas surpresas, do resto deve ser jogos de medio porte para o Game Pass e só, mas é pena, gosto da Xbox e é pena ver o que eles se estão a tornar.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário rindo até o infinito com o seu comentário 😁😅😂

Andrio
Andrio
Responder a  Daniel Cardoso
6 meses atrás

MS qualquer coisa no twitter criam um hype absurdo e no final não é nada d+. Daí promete que o proximo evento será melhor e assim segue….. Depois o pessoal fica falando que o a sony q vende sonhos….

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário menhor ainda é este twitter do Kaz Hirai, ele próprio goza com a Microsoft, a continuar assim a PS vai ter um monopólio tremendo, sem concorrência eles vão ficar na sua zona de conforto.

https://mobile.twitter.com/KazHiraiCEO/status/1258421867578351617

bruno
bruno
Responder a  Daniel Cardoso
6 meses atrás

Este evento teria sido uma excelente conferência da E3 para a Xbox One. Péssima conferência para XsX.

Jogos muito interessantes, o Dirt 5 da code masters parece um modelo misto entre driveclub e MotorStorm no design, mas acho que a Gameplay falta provar-se.

O Vampire Bloodlines não acho que seja não tem gráficos top mas Tb não sei que pensar. Pareceu-me um misto de the darkness com We Happy Few.

Jogo mais interessante… Médium. Quero saber mais.

Melhores gráficos o jogo de primeira pessoa no Japão. Bright Memory. Está próximo do Ghosts.

AC Valhalla teve melhor aspeto neste trailer que nos primeiros screens.

O que isto prova é que efectivamente a geração está longe de acabar.

Livio
Livio
Responder a  bruno
6 meses atrás

@Bruno até pq a equipe que fez Driveclub e MotorStorm foi para a CodeMasters!

bruno
bruno
Responder a  Livio
6 meses atrás

Sim, e nota-se perfeitamente a influencia deles. Parece que estou a ver um cruzamento entre Driveclub e Motorstorm.

O que me deixa na duvida e que as pistas parecer ser limitadas… como em Driveclub, e eu preferiria algo ao nivel de motorstorm onde sao mais largas.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Daniel Cardoso
6 meses atrás

O que não entendi foi… Os jogos estavam a correr na SX com melhorias, tipo raytracing, etc. ou mostraram a correr na actual geração?
Nada do que vi foi minimamente impressionante!

nETTo
nETTo
Responder a  Rui Teixeira
6 meses atrás

Não, os jogos estavam a correr na Engine, alguns eram Render Target XSX.

Sim, todos eram jogos Cross gen, inferiores a títulos que ainda irão sair como Tlou Part2, Ghost of Tsushima e Cyberpunk, diria inferiores até a Resident 3 Remake.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Sim, mas sao titulos cross-gen.

bruno
bruno
Responder a  Rui Teixeira
6 meses atrás

Acho que tocas no ponto. Ate podia ser que sim, mas se diferenca ha, nao se notou! Talvez alguns dos titulos tivessem RT activado… mas por um sistema de RT num jogo em substituicao dos velhos sistemas de iluminacao, nao altera muito as coisas. Ve a conferencia da nVidia sobre o RT e tu ves que efectivamente ha diferenca mas e muito dificil de entender. Simplesmente porque os jogos ainda nao exploram a tecnologia a fundo.

E acho que isto falhou internamente na MS a capacidade de ver que, visualmente, os jogos nao sao muito distintos do que se faz nas consolas da atual geracao.

Livio
Livio
Responder a  Daniel Cardoso
6 meses atrás

Então acertei em decidir dar andamento ao meu backlog de jogos, passei a tarde toda jogando e nem lembrei deste Inside e quando lembrei fui em um grupo de Whats sobre jogos e não haviam comentários sobre o Inside.

Já não caio mais nestes eventos da ms,lembrando que a última “bomba” da MS, a revelação do XSX nem foi em evento próprio.

Livio
Livio
Responder a  Daniel Cardoso
6 meses atrás

E estão dizendo que o novo Assassins Creed não roda 60fps no XSX…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Podera ser do motor nao estar preparado? Eu nao sei como os anteriores AC se portam na base vs melhoradas da atual geracao. Mais ainda, AC impressionou-me graficamente, parecia ir ficar pior nos primeiros screens – sera que aquelas melhorias graficas sao exclusivas?

By-mission
By-mission
Responder a  bruno
6 meses atrás

@Bruno é mais que evidente que o motor da Ubsoft está preparado, mal seria se na estivesse… Ela usa em todos os jogos dela então temos no mínimo 4 jogos sendo otimizados nesse momento!

A questão que fica e o próprio Mario já indagou é a respeito da Xbox One Sad, aquela lá de 2013…

Veja O AC Odyssey como ex:

O Xbox One básico com limites inferiores de 1344×756 e o mais alto de 1600×900 ou 900p

No entanto, na maioria do tempo a Xbox One X corre a 3772×1728 quase um 1800p, mas com algumas cenas no 4k nativo (bom o DF só conseguiu 4k olhando para o céu mas vamos lá é 4k).

Então pela lógica sim este é um jogo que seria 4k 60fps no Xbox Series X, com o pé nas costas!

Comparando One X com o Series X, ele teria ~18teraflops GCN e a CPU a debitar 4x o jaguar..

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

E o que dá o PS5 então? 1800p?
Será que não se limitaram propositalmente?

By-mission
By-mission
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

@Fernando Medeiros
Se vc entrar diretamente no site da Microsoft lá está descrito no selo do game AC Valhalla 4k ultra HD e Smartdelivery. Em outros jogos no selo está escrito 4k ultra HD, 60fps, Raytracing e Smartdelivery.

Por lógica não garantiram os 4k 60fps, mas é um jogo em desenvolvimento então sim pode ser que, ainda não alcançado os 60fps mas estão otimizando para chegar lá.

Aqui tem um ponto chave é que o motor da Ubsoft utiliza resolução dinâmica e se no selo está confirmado os 4k é porque o jogo não usa resolução dinâmica no Xbox Séries X visto alguns processos que acontecem perante esta especificação nos jogos tanto Microsoft como a Sony já tiveram que se explicar em tribunais por isso.

By-mission
By-mission
6 meses atrás
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

mal sinal.

a MS tem uma apresentação de jogos e já tem engatilhado uma entrevista sobre hardware que não diz nada sobre hardware.

pq vc faz uma evento de JOGOS com entrevista sobre hardware engatilhada depois?

se vc tivesse com jogos, apresentava jogos direto.

Só se todo esse inside xbox e entrevista é sobre o SX é so para tentar chamar atenção em cima do last of us e ghost of tsushima.

bruno
bruno
Responder a  Deto
6 meses atrás

O unico problema deste inside Xbox, foi eles terem atrelado a XsX ao mesmo. Falaram em optimizacoes especificas e prometeram mundos e fundos a nivel grafico e…. a maioria dos jogos tem os graficos expectaveis desta Gen – varios estao mesmo abaixo do que melhor ja se consegue fazer hoje.

E preciso nao esquecer que a MS efectivamente alertou que nao iria mostrar jogos next-gen neste evento… mas devia ter evitado tantas referencias a proxima geracao. As melhorias com certeza estao la, mas sao o que seria expectavel – minimas face ao atual porque sao jogos current-gen. Um acrescimo de detalhe nas texturas, um pouco mais de resolucao, maior detalhe de objectos longiquos – talvez ate raytracing em alguns titulos, mas efectivamente nada de disruptor a nivel grafico.

Tendo em conta o evento que e, nao tem nada de mal: teria dado uma boa conferencia na Gamescom or PGW. Carregadissimo de novidades, algumas interessantes. Muito melhor que os anteriores eventos da MS onde o foco foi mais AA.

E vários deles eram exclusivos pelo que entendi, mas há confusão sobre quais.

O unico problema mesmo foi trazerem o nome da XsX para o meio disto, quando os jogos apenas vao ter pequenas melhorias.

Nesta perspetiva a posicao da Sony e muito mais acertada. Da next-gen pouco se sabe. O foco em jogos esta na geracao atual.

O que se torna claro, na minha opiniao, com isto, e que se a politica de nao haverem jogos next-gen no lancamente e nos primeiros dois anos da XsX, como foi referido (pelo menos ate 2021) – nao vejo a consola a ter vendas por ai alem ate que o suporte proprio chegue.

Ao contrario do que a MS esta a pregar: geracoes existem, e sao divisorias. Isto e o resultado de fingir que nao exsitem.

By-mission
By-mission
Responder a  bruno
6 meses atrás

@Bruno
Tu tens noção que ficaram é hypando esta semana a jogabilidade do Series X…
Tá no título da Live Stream e…
A própria Bugsoft prometeu gameplay de AC VallHala e olha no que deu.

Sendo bastante sincero foi muito melhor que o State of Play, mas quando me prometem gameplay e não há um único gameplay na apresentação e mais do que mentir é enganar!

Ou seja 17.000 likes e 22.000 deslikes e o limite de 18 anos para poder abrir o vídeo original… Se não estava beeem pior!

https://youtu.be/XCTPu1aUsTE

bruno
bruno
Responder a  By-mission
6 meses atrás

De AC nao tiveste gameplay, mas tiveste gameplay de varios titulos no evento.

O unico mal (que nao e mesmo um mal) deste evento e mesmo a MS nao conseguir ficar calada. Puxou a XsX, puxou o selo de optimizacao adicional e criou a expectativa de ver features next gen ja em accao. E claro, isso nao ocorreu.

By-mission
By-mission
Responder a  bruno
6 meses atrás

@Bruno
Não teve um único gameplay… Você realmente assistiu o evento?

Todos os trailer tinham um aviso no início de está a correr em engine ou expectativa de gameplay na Xbox e etc..

“I thought this was supposed to be actual Series X gameplay? Not “Representative of Expected Gameplay”? #XboxOne”

https://twitter.com/Xbox_One_Reddit/status/1258443233031409664?s=20

bruno
bruno
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Se tinham nao reparei.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu contei Bright Memory, Vampyre Bloodlines (uns snippets), Sistemic Reaction, Yakuza, Dirt 5 com gameplay. Nenhum deles era um live demo, nem poderia ser, mas um snippet… Contudo, sem duvida o que vimos estava a decorrer in-game.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Culpa de quem? Da Microsoft que chamou o evento afirmando ter gameplays do Xbox SX, o que realmente teve se for levar ao péd da letra, ou das pessoas que acharam que ela estava promovendo a E3?
Vocês precisam controlar a expectativa de vocês, não tem nova geração na revolução visual tão cedo, não tem SSD melhorando gráficos, não tem nada que não pode ser feito na geração atual por bastante tempo. As pessoas vão aprender a gerenciar suas expectativas quanto mais elas aprendem como as coisas funcionam. Vai ser algo semelhante com o evento que tiver sobre o PS5, ou talvez a Sony seja mais esperta, não mostra nada por que sabe que não tem nada que vai impressionar por agora. O benefício da nova geração é a experiência de jogo em primeiro lugar, depois os benefícios visuais que virão com o tempo.
Mas é muito difícil explicar isso numa geração em que as pessoas compartilham screenshot de cabelo do peito de um personagem de video game.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

a sony não mostra nada mesmo, o GIF do twitter do Ghost of Tshumia tem mais gráficos e mais gameplay que todo o inside xbox.

MS faz merda “a Sony também”

que postura bem infantil.

enquanto vc está ai controlando dano para a MS, a Sony lança dois AAA para PS4 em 2020 enquanto o xone caixão já morreu.

bruno
bruno
Responder a  Fernando Medeiros
6 meses atrás

A Microsoft primeiro afirmou que teriamos a primeira gameplay do XsX depois corrigiu, ha mais de uma semana, que o que seria revelado seriam os primeiros titulos cross-gen. Eles avisaram que nada Next-Gen seria apresentado para ja, apenas jogos current gen a correr na XsX. Contudo antes e durante o evento criaram hype dizendo que iriamos ver os primeiros jogos e a primeira gameplay de titulos a correr no novo hardware. E ate se deram ao trabalho de apresentar um selo, que estara presente na capa do jogo a informar que o jogo estaria optimizado para o novo hardware. Claramente espetaram-se e a culpa foi deles, que criaram expectativa. Gameplay nao houve muita, e o que foi visto poderia estar a correr numa Xbox ONE excepto um ou dois casos. Nao tiveste nada diferenciador, o que ate e normal.

Isso nao quer dizer que a maquina nao entregue mais, mas nao foi isso que viste ontem.

Sobre o SSD melhorando graficos, sabes que nao tem? Pois eu tenho certeza absoluta que nao sabes, apenas estas a dizer isso, porque pensas que o SSD so servira para a PS. Falamos quando os jogos next-gen chegarem. Ja foi tudo explicado, primeiro aqui, e depois pela imprensa incluindo pessoal relacionado com a MS.

Estas a falar por falar.

O beneficio da nova geracao…. tu nao sabes qual e. A MS ja apresentou varios teasers de titulos com graficos next gen, mas ainda esta por apresentar um unico jogo next gen. Tu nao sabes qual o nivel grafico expectavel por isso nao te metas a dizer que o beneficio e so experiencia de jogo, porque nem isso viste ontem.

Ainda a pensar no cabelo do peito? Caramba perder a coroa da performance doeu, nao doeu? Nao culpes a Sony por as pessoas andarem a partilhar isso. Culpa a MS que tinha todos os meios para o fazer, e tinha o hardware, mas nao quis fazer.

error: Conteúdo protegido