Slot m.2 para o SSD da PS5 será liberado para os utilizadores Beta.

4.9 7 votes
Avalie o nosso artigo

Os utilizadores que testam os novos firmwares da Sony irão ter acesso à Slot M.2 da PS5 com a próxima atualização do firmware.

O website da PS5 recebeu uma atualização com instruções sobre como inserir e utilizar a Slot M.2 para SSDs da PS5.

Nessa página, que podem encontrar aqui, encontram instruções sobre como adicionar, remover e atuar em diversas situações relacionadas com a slot M.2 e eventuais SSDs ali adicionados.

A página é no entanto bem clara quando refere logo nos primeiros parágrafos “For beta users…”, seguido depois por “This feature is only available to beta users at this time. The internal M.2 SSD expansion feature will be enabled via an upcoming PS5 system software update.”.

Independentemente de a situação não ficar ainda disponível para todos, estas são boas notícias pois revelam que a libertação da slot de expansão da consola estará mais próxima do que se esperava.



Os requisitos, para além das dimensões, são a velocidade, que terá de ser no mínimo 5,5 GB/s, e o possuírem dissipador passivo. Nesse sentido espera-se que a Sony divulgue uma lista de discos suportados pela consola.

Como nota, os 5,5 GB/s ficam aquém do que Mark Cerny referiu, pelo que o recomendado é um disco com velocidade superior. A Sony deixa por isso a nota que estes discos podem ter performances inferiores ao disco interno da PS5.

Outra nota relevante é a seguinte, que se tira de outra secção:

Do PS5 consoles support Host Memory Buffer?
No. Additionally, M.2 SSD devices that support HMB (Host Memory Buffer) may see slower-than-expected performance because the PS5 does not support HMB.”

Ou seja, o ideal é um disco que não suporte HMB.

Eis os requisitos gerais:



Interface: PCIe Gen4 x4 M.2 NVMe SSD

Capacity: 250GB – 4TB

Cooling structure: Using an M.2 SSD with your PS5 console requires effective heat dissipation with a cooling structure, such as a heatsink. You can attach one to your M.2 SSD yourself, either in a single-sided format, or double-sided format. There are also M.2 SSDs that have cooling structures (such as heatsinks) built in.

Sequential read speed: 5,500MB/s or faster is recommended

Module width: 22mm width (25mm width is not supported)



Form Factor: M.2 type 2230, 2242, 2260, 2280 and 22110.
These numbers can be found on retail listings for M.2 SSD devices. The first two digits refer to the width, the remaining digits to the length.

Socket type: Socket 3 (Key M)

Total size including cooling structure:
In millimeters: smaller than 110mm (L) x 25mm (W) x 11.25mm (H).
In inches: smaller than 4.33in (L) x 0.984 in (W) x 0.442in (H).

See below for full requirements.

Length



The following M.2 SSD lengths are compatible with PS5 consoles:
30mm, 42mm, 60mm, 80mm, 110mm (corresponding to the form factor type, per above).

Width
A 22mm-wide M.2 SSD module is required.
The total structure (including an added cooling structure) cannot exceed 25mm (0.984in).

Height
The total height of the M.2 SSD and its cooling structure (such as a heatsink) – whether built-in or separate – must be less than 11.25mm (0.442in).
The height must also be in the right place, in relation to the M.2 SSD’s circuit board:

  • The size below the board must be less than 2.45mm (0.096in).
  • The total size above the board must be less than 8mm (0.314in).

(Note: millimeter measurements are the technical standard and are more precise than inches. We recommend double-checking that the total dimensions of M.2 SSD and heatsink products you’re considering meet the millimeter requirements before purchasing)

  • Both single-sided and double-sided M.2 SSD devices are supported.
  • M.2 SATA SSDs aren’t supported.
  • You should carefully review drive specifications prior to purchase and contact the vendor or manufacturer if you need further information. SIE cannot guarantee that all M.2 SSD devices meeting the described specifications will work with your console and assumes no responsibility for the selection, performance or use of third-party products.
  • Not all games are necessarily playable with the exact same performance provided by the PS5 console’s internal Ultra-High Speed SSD, even where the M.2 SSD device’s sequential read speed is faster than 5500MB/s.
  • The majority of M.2 SSD devices with the above type numbers (M Key Type 2230, 2242, 2260, 2280 and 22110) and without a built-in cooling structure will fit the PS5 console’s SSD slot. However, sizes for cooling structures (like heatsinks) vary greatly. If you are not sure an M.2 SSD or cooling structure (such as a heatsink) you’re considering meets the size requirements outlined here, we recommend looking for another product option or contacting the vendor or manufacturer for more information.

E a nota da Sony.



  • Not all games are necessarily playable with the exact same performance provided by the PS5 console’s internal Ultra-High Speed SSD, even where the M.2 SSD device’s sequential read speed is faster than 5500MB/s.

Perante tudo isto, nada como esperar por uma lista oficial da Sony para suporte.



4.9 7 votes
Avalie o nosso artigo
41 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Dado os preços actuais, acho que só la para o final desta geração é que comprava um ssd, mas ainda assim, acho que vou acabar esta geração como acabei na anterior, com o disco de origem.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

A minha expectativa é que nos próximos 2 anos os SSDs gen4 sofram redução de preço para o patamar atual dos SSDs gen3 (que também não são baratos). Somente a partir disso é que eu começarei a pensar em comprar uma expansão. lol

José Galvão
José Galvão
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

Mesmo que desçam de preço, não acredito que ainda durante esta geração o custe justifique o “luxo” só para ter mais um punhado de jogos instalados, é um desperdício de dinheiro, e atenção que tenho uma biblioteca bem grande, com cerca de 300 jogos, só em saves tenho cerca de 20GB, e no entanto uma drive de 500gb aguentou-me uma geração inteira.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Sim, creio que gira em torno do quanto cada um acha que vale. O HDD externo de 2TB compensou o investimento para você. Na medida em que o preço do SSD gen4 cair, gradativamente vai começando a compensar para alguns, e ainda não para outros.

O que me agrada é o padrão aberto. No meu caso em particular, preciso rodar aplicações com 60GB de SWAP, então uso SSD gen3 há bastante tempo. Quando o gen4 ficar mais acessível, pretendo adquirir. Por isso que estou satisfeito com esse padrão aberto da Sony, talvez vá para o laptop, talvez para o PS5.. vamos ver.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Mesmo, também passei a geração passada com 500gb e chegou bem!
Apesar de ter uma biblioteca também bastante grande, estou tão habituado a poupar espaço que na PS5 até sobra 🙂
Normalmente gosto de me dedicar a 1 jogo “grande” de cada vez e ter 2 ou 3 mais pequenos para desenjoar do compromisso do primeiro.
Ainda estou com Valhalla…esse jogo não tem fim:)

Juca
Juca
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Que bom que está chegando o suporte! Pena que os preços não estão nada bons. Espero dentro dos próximos 2 anos adquirir uma expansão de pelo menos 1TB, enquanto isso, é se virar com HDD externo e a gestão do espaço. Torcendo sempre para o bom uso do Kraken!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
1 mês atrás

Depois de uma conversa com o pessoal da PCManias, fiquei a saber que é possível correr jogos da PS4 num HDD externo, inclusive com melhorias, eu meti um de 2TB e é uma maravilha, mas tem um senão que é quando vou consultar os conteúdos na opção ”Armazenamento”, demora algum tempo a processar, tipo 10s ou mais, o estranho é que o mesmo tipo de consulta ao SSD é igualmente lento, quando dantes era super rápido, de alguma forma o HDD externo afeta a performance do SSD, isto no SO porque nos jogos em si não noto qualquer problema, nem mesmo nos loadings.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Enquanto os jogos não consumirem no mínimo 150GB no Ps5, nem penso em ter uma expansão. Não tem sentido nenhum eu queimar dinheiro com isso só pra ter vários joguinhos instalados em simultâneo.

Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Pelo que eu entendi eles vão liberar SSD de 5.5GB/s, mas pode acontecer de tal jogo não poder ser jogado por esse SSD externo mais lento que o interno.

Outra coisa, no BETA pode estar liberado SSD a partir de 5.5GB/s… Já no final e oficial talvez a Sony só certifique os SSDs de 7GB/s por ex.

Eu acho que eles vão liberar SSDs de 5.5GB/s e no SDK o DEV vai poder marcar se o jogo pode ser jogado do SSD externo ou não.

Com certeza jogos lançados até agora vão rodar tranquilamente.

Mas eu duvido que não tenha problemas quando os jogos que carregam ativos conforme tu gira a câmera carregando no limite do SSD interno e usando todos os níveis de prioridades do SSD vai rodar no SSD externo 5.5GB/s

Tô mais empolgado com liberação do AUDIO 3D para TVs que o suporte ao SSD e nem tô entendendo pq o pessoal não está falando mais sobre isso, que basicamente é “liga o botão e tem audio 3D saindo da TV”

Outra coisa que eu tô interessado é que vai ter equalização para o Pulse 3D

Andrio
Andrio
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Passarei umas uma geração com espaço interno do console. Consigo ter pelo menos uns 6 jogos instalados e isso tá de bom tamanho para mim 🙂

Agora tá um choro triste por causa dessa solução da Sony. 😂😂😂

Particularmente eu achei essa solução bem melhor pq vc simplesmente pode usar no Pc um dia se quiser.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andrio
1 mês atrás

Não fica um “memory card” pra fora do console;

Não é proprietário e tem concorrência;

É mais barato, sendo que é mais que o dobro da velocidade do SSD do Xbox;

Marco Antonio Brasil
Responder a  Andrio
1 mês atrás

Eu já achei uma boa sacada da Sony, 99% do jogador casual não está nem aí para isso, o perfil de gamer que busca expansão não vai ter a menor dificuldade com a instalação.
Como destacou o sparrow, não é proprietário e tem concorrência,o que tende a jogar o preço para baixo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

Há 1 ano atrás a Microsoft fez uma apresentação do Xbox Series X no hotchips, onde aos 12 minutos do link https://www.youtube.com/watch?v=OqUBX2HAqx4, destacou que os custos da memória FLASH estão caindo mais rapidamente que os da memória DRAM. Claro que o contexto dessa aprensetação era pra dizer que compensava o Xbox Series X ter um SSD nvme com menos RAM do que um HDD com mais RAM.

Mas trazendo a discussão para o nosso contexto, creio que haverá uma boa redução de preço dos SSDs ao longo dos próximos anos, e o padrão aberto estimulará bastante a competitividade bem como a facilidade de compra/venda/troca.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

lembra do HD do X360?

vai ser a mesma coisa, em 2024 vc vai comprar um SSD de 2 ou 4TB para o PS5 pelo preço do “cartucho” do xbox.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
1 mês atrás

Já é mais barato. O Samsung 980PRO tem 6.5GB/s de leitura e custa U$120,00 (500GB), U$200,00 (1TB) e U$390,00 (2TB)

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Mesmo no Brasil você já encontra o WD SN580 de 7GB/s de 1 TB por 1600 reais enquanto o do Xbox, também de 1TB, se encontra por 2200 reais ou mais.

Deto
Deto
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

Isso diz mais sobre como a MS e a Sony enxergam os seus consumidores e como elas sabem avaliar isso.

quem vai fazer upgrade?

“hardcore”, pq jogador normal apaga e baixa novamente ou sequer precisa encher o SSD padrão.

o que um hardcore prefere?

a) SSD mais rápido e barato com formato aberto que dá para usar no PC (PS5)

b) SSD mais caro e mais lento pq tem como vantagem até criança conseguir plugar

Pelo fato do twitter do xbox suport sair correndo na internet contar vantagem sobre a “facilidade de uso” a gente já sabe como o xbox enxerga o seu consumidor ou que eles mesmos são isso…

Nota: Comentário alterado pela moderação (negrito). Mais uma vez alerta-se que os dois últimos comentários usavam termos excessivos. O primeiro passou, este foi alterado. Não haverão futuras correções, e futuramente os comentários que se entendam excessivos serão apagados.
A continuação levará à perda definitiva de direitos de postagem e se persistir, ao ban.

Deto
Deto
Responder a  Andrio
1 mês atrás

Esse xilique sobre o SSD do PS5 foi basicamente gente que não tem a menor noção, algo como terraplanismo, quando o sujeito é tão limitado que nem enxerga as suas limitações.

saíram correndo pela internet difamando o PS5 sobre isso, acabou que:

  • foram ridicularizados por achar difícil tirar uma tampa e um parafuso
  • foi comparado com o cartucho do xbox e obviamente o cartucho do xbox resumidamente comparando é a definição de anti consumidor

e pior ainda foi o “xbox suport” no twitter correndo publicar como “é facil” usar o cartucho proprietário do xbox, provando que os funcionarios do xbox são tão sem noção quanto… Chamar atenção para o teu formato proprietário mais caro e mais lento que a concorrência, tudo pq lá tem que apertar um parafuso.

inclusive se vc chama a atenção para o teu produto que perde em tudo e so ganha pq é uso “for dummies” só teu duas explicações:

  • vc é “dummie”
  • sabe que o teu consumidor é “dummie”

é basicamente vc com 8 anos de idade na escola no recreio puxar brica com os caras de 12 anos, com o dobro do teu tamanho, sem ter noção disso.

Ou seja, tudo que conseguiram ao final do dia foi serem ridicularizados pela limitação de achar difícil instalar o SSD e ainda chamaram a atenção para todas as desvantagens do SSD proprietário do xbox… que a MS já tinha conseguido abafar no lançamento “afirmando” que iria liberar o formato, ou seja.. dizendo que fez um formato proprietário para transformar ele em livre… e tem gente que acreditou.

Elton
Elton
Responder a  Deto
1 mês atrás

O formato da Microsoft não é cfexpress?

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

O que seria esse controlador de SSD?

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Saiu recentemente essa notícia Virtium https://www.businesswire.com/news/home/20210526005200/en/Virtium-Introduces-Industry’s-First-CFexpress-Removable-NVMe-Solid-State-Drives-with-PCIe-4.0-Industrial-Temperature-Support

Acredito que seja uma solução equivalente ao que a seagate e microsoft fizeram.

nETTo
nETTo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Contribuindo, um Dev da Insomniac Games soltou no twitter alguns testes internos que eles mesmo fizeram.

Um dos pontos mais interessantes é de que segundo eles foi feito testes com SSDs segundo a recomendação da Sony os quais não trouxeram nenhum prejuízo em R&C Rift Apart e até mesmo SSDs com velocidades inferiores, o que segundo o Dev trouxe um prejuízo em carregamento na casa dos 15%.

Infelizmente eu tô sem paciência pra procurar o conjunto de twitts.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

[OFF]

Desculpe pelo off Mário mas gostaria de uma ajuda, qual TV recomendarias para esta geração, tenho um limite de 1500€ e tenho em mente a LG OLED55CX.
Agradeceria a ajuda.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

A pergunta foi para o Mário mas vou dar minha contribuição. Meu irmão adquiriu uma LG OLED55C9, se você não se preocupa com o burn in pode comprar sem medo, a qualidade de imagem é espetacular. E ela tem todas as features de “nova geração”: Painel 120 Hz, VRR, hdmi 2.1, etc.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

Boas,
Eu andei com essas duvidas e também pedi ajuda por aqui.
Tanto o Mario como o José Galvão deram-me boas e importantes dicas.

Acabei por adquirir essa mesmo a 55CX e á extraordinária na minha opinião!
Para cinema e jogos, se não é a melhor dentro desses valores anda lá perto.
Claro que existe sempre o receio do Burn in, mas essa TV tem varias soluções passivas para prevenir esse problema, até agora nem retenção de imagem tive está impecavel e já tem umas boas horas em cima..(estive em teletrabalho 🙂 ).
A diferença de perfomance e contraste para melhor, compensa em relação a outro tipo de tecnologia vale a pena na minha opinião claro.

Claro que existem outras opções no mercado mas esta é a minha opinião sincera como proprietario de uma (até estava um pouco chateado com a LG visto que a minha ultima TV era LG não era OLED e o painel durou pouco).

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Na boa, os sites que citaste já ajudaram muito na decisão. Obrigado.

Eduard08
Eduard08
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

Por 1500€ penso que o melhor e comprares a 55c1, que saiu este ano, nao sei quanto custa em Portugal, aqui em França esta a 1600€ mas ja a vi varias vezes mais barata em várias promoções

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

Obrigado pelas respostas, acabei por optar ir com a LG OLED55C1 pois arranjei um amigo que me conseguiu arranjar uma pelo preço da CX, já que a C1 é um pouco melhor(nada de mais) decidi ir com ela.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

Boa escolha, agora é usufruir 🙂

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Alexandre Oliveira
1 mês atrás

Agora é esperar, a minha PS5 vem lá para dia 10. Já tenho Demon’s Souls, Ratchet, Returnal e Miles(esperei para jogar a versão PS5) para jogar, mal posso esperar.

Eduard08
Eduard08
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

Boa escolha, pelos preços foi o melhor que podias ter feito pois mesmo se fosse um pouco mais cara ao menos a c1 e deste ano
Eu ando ando a ver se troco a minha pela c1 ou a g1 para poder usufruir da ps5 ao maximo

Pela ps5, dos jogos que tens so nao jogei o demon’s, mas pelos outros vais ver que valer o tempo de espera para os jogar

Edinho
Edinho
1 mês atrás

A dúvida é, o PS5 aceita SSDs mais rápidos que o original do console, mas ele tira proveito dessa taxa de velocidade maior ou os games vão limitar a velocidade, tendo em vista que foram programados para atingir a velocidade que o PS5 utiliza como padrão?

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Tem gente achando que a Sony “tá de sacanagem” pq parece que eles falam em pelo menos 5.5GB/s para o SSD externo e que isso seria “nivelar o PS5 por baixo para facilitar port para jogo de PC”, atenção os outros para: limitar os exclusivos de PS5 para rodar no PC, e por isso teriam baixado os requerimentos do SSD, que eram inicialmente “um pouco mais que 5.5GB/s para compensar os poucos níveis de prioridade” para apenas 5.5GB/s

baixar o requerimento do SSD do PS5 de 7GB/s, no caso o que o Cerny recomendou, para um de 5.5GB/s e facilitar os ports para PC.

https://www.neogaf.com/threads/sony-certifying-5-5gb-s-raw-ssds-as-additional-ps5-storage-is-is-worrying-heres-how-and-why.1614709/

O que vc acha disso Mário?

Eu acho que ainda é cedo, tá em Beta e pode ser que tenham liberado 5.5GB/s como mínimo exatamente por estar em BETA fechado, talvez quando sair o firmware final exijam 6.5GB/s por ex (um pouco mais que 5.5GB/s para compensar os poucos níveis de prioridade)

Tambem pode ser que jogos possam ser “travados” para o SSD interno, exclusivos ou um que outro multi, e a Sony libere 5.5GB/s de SSD externo para os DEVs que não forem usar tudo do SSD interno, aka multi com alvo 2.4GB/s do xbox.

De qualquer jeito, estou de olho… já tem uns três cagadas que a Sony fez; ex de uma: lançar Patch por 6 meses para HZD no PC e nada de 60fps no PS5; outra foi ir até 2022 com jogos crossgen, que eu ando de olho.

Se eu desconfiar que ela está limitando o PS5 para depois portar “fácil” para o PC, o PS5 vai ser meu último console da Sony.

Não vou comprar console para a prioridade dos jogos da Sony serem o PC igual a MS que não cobra on line no PC e lança até exclusivos de PC e não de xbox (flight simulator, Gears tactis, temporários, age of empire)

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

pode ser mesmo.

Pode ter mesmo jogos que não rodem fora do SSD internto. Expansão de memoria pode ser “complicado” mesmo, afinal quem expande entende disso mesmo.

error: Conteúdo protegido