Sony pode ter-se espalhado ao querer lançar em 2019, e não ter sabido ajustar a sua consola.

A possibilidade de a PS5 vir a ser apenas 9.2 Tflops é uma realidade não descapotável… E se tal aconteceu, a culpa foi da Sony não ter sabido ajustar a consola, quando a decidiu adiar!

Dizem os rumores que a PS5 foi adiada em 2017 quando a Sony soube das especificações da Xbox One X. A ideia original da Sony seria lançar a sua consola em 2019, com uma performance de basicamente o dobro da PS4 Pro, e alguma margem adicional.

No entanto, vendo o que a Microsoft fez com a Xbox One X, para além de alguns problemas ainda existentes com a retro compatibilidade, surge a decisão, ainda durante o ano de 2017 de adiar a consola, para a lançar em 2020.

Ao longo dos tempos temos visto alguns chips associados à PS5, começando pelo Gonzalo que corria a 1 Ghz, e que mais tarde passou a 1,8 Ghz. Acredita-se que o Gonzalo era o nome de código do protótipo da PS5 que estaria pronto em 2017, sendo que a versão a 1.8 Ghz seria já a Ariel que seria o GPU a lançar em 2019.

Mas com o adiamento, o chip passou a Oberon, e subiu a sua velocidade de relógio ainda mais, para os 2 Ghz.



Ora 2 Ghz com 36 compute units é o que muitos acreditam que a PS5 poderá apresentar, o que significa que a Sony, quando adiou a sua consola, não a soube ajustar. Com 3 anos pela frente, mais do que suficente para ajustar o seu GPU, e com a AMD a fornecer tecnologia que permitia perfeitamente passar os limites de 36 CU da consola, se a Sony se limitou a ajustar velocidades de relógio, caso ela não tenha reajustado o seu silicio, ela parece ter cometido um erro enorme, que a poderá atirar para segundo plano numa guerra de performances para a próxima geração.

Naturalmente, como já explicamos em outros artigos, só podemos comparar sistemas perante as especificações totais dos mesmos.

Mas atualmente o Techpowerup, apesar de referir serem dados baseados em especulação e fontes online, refere o seguinte:

Xbox série X
RDNA 2.0
52 CU
1700 Mhz
11.3 Tflops
24 GB ram

Baseado em especulação…

PS5
RDNA 1.0
36 CU
2 Ghz
9.2 Tflops
16 GB ram

Igualmente baseado em especulação

De notar que o Techpowerup referira 12 Tflops com 56 CU na Série X, tendo mudado agora esses valores. Provavelmente algum dado novo que obteve e que os leva a acreditar mais nessa alternativa, mas o certo é que qualquer um dos casos é baseado em especulação, e mesmo o leak do Github não comprova estarmos perante aquela que será a versão final da PS5.

Mas sendo esses os únicos dados existentes, e perante eles, não pode os deixar de considerar como uma possibilidade bem real que a PS5 apenas apresentará 9.2 Tflops, contra eventuais 11.3  Tflops (também ainda não confirmados) na Xbox One X. Mas temos igualmente de ter em conta que essa diferença de Tflops se baseia em dados especulativos, que mesmo que reais poderá não ser significativa dependendo de outras implementações  usadas na consola, como é o caso do Ray Tracing, que consumirá muitos, mas mesmos muitos desses Tflops.

Ora com estes dados, onde vemos a PS5 como RDNA 1.0 e a Xbox como RDNA 2.0, das duas uma, ou a PS5 não tem verdadeiramente aceleração hardware para Ray Tracing, o que teria sido um tiro no pé de todo o tamanho, ou a solução RT da Sony é proprietária (caso não fosse, porque não usar um GPU RDNA 2.0). E sendo esse o caso, bastaria por isso que a Solução RT da Sony fosse mais eficaz, para que essa diferença pudesse desaparecer ou mesmo ser ultrapassada.



E isto não é especulação, é uma constatação caso tal aconteça. Nunca se pode comparar a performance de dois sistemas sem se saber se eles são comparáveis. Porque como já referimos e explicamos em outros artigos, o rendimento interno do sistema é o que faz toda a diferença, e sendo o Ray Tracing uma tecnologia que absorverá tremenda performance e largura de banda, uma eficiência diferente entre os sistemas pode fazer a diferença. E 9.2 Tflops podem mostrar-se mais eficazes que 12 Tflops, podem mostrar-se próximos de 12 Tflops, ou, pelo outro lado, podem ser uma diferença gigante caso a eficiência do RT seja superior na Xbox serie X. Apesar que a situação mais coerente para a não escolha do RDNA 2 é acreditar-se que a solução que possui, se é que se a possui, é superior.

Ou seja, o que está em causa aqui não é apenas a possibilidade de os 9.2 Tflops da Sony poderem aproximar-se dos 11.3 ou até 12 Tflops da Microsoft (segundo outras fonte), é também a possibilidade dos 12 Tflops da Microsoft se poderem distanciar ainda mais dos 9.2 Tflops da Sony, mas tomando sempre em conta que nada disto são certezas e que nada nos garante que o que se sabe da PS5 diga respeito à sua última versão.

Neste momento está tudo em aberto… e apesar de a especulação ser que a solução RT da Sony é mais eficaz, nada nos garante que isso não sejam meras palavras de fanboys que tentam minorar o impacto da informação actual (não confirmada) sobre os Tflops, ou que tal não diga apenas respeito a patentes proprietárias aplicadas sobre tecnologias iguais.

Basicamente está tudo em aberto… mas o certo é que pelos rumores actuais, e sem quaisquer mais dados, a Sony aparenta estar em maus lençóis… E tudo porque não se soube ajustar ao adiamento!

Mas para certezas teremos de aguardar por mais informação sobre o real hardware das consolas, e acima de tudo, vinda de fontes seguras.



Nota de última hora: Caindo que nem ginjas para este artigo, Komachi, que nos deu a conhecer os vários nomes de código e revisões dos APUs da PS5 e mesmo os da Xbox, deu ontem perto do meio dia a conhecer um suposto salto gigante no Stepping (revisões) do Oberon. Os documentos do Github referem que o Oberon era o que possuía o desenvolvimento mais avançado (porque ia sair em 2019), fazia referência aos seus dois últimos steppings, o A0 e 0 B0 (por norma os produtos AMD são finais no stepping C)

No tweet entretanto apagado, Komachi deu a entender é que um APU costumizado teria entrado no Stepping E0 (algo imediatamente associado ao Oberon por ser o que já possuia mais steppings e o que mais ajustes requereria). Isto quer dizer que o que se conhece do Oberon, relativo ao A0 e ao B0 poderá já não ser aplicável, especialmente por existirem dois steppings como o C0, o D0 e agora o E0 dos quais não se conhecem as melhorias aplicadas. Note-se que pequenas revisões aplicam-se na segunda casa (B0, B1, B2), mas revisões de maior peso implicam a mudança da letra.

Este é mais um dos motivos pelos quais se volta a insistir no que tem vindo a ser dito neste website: Que só saberemos o que o hardware realmente vale quando ele for dado a conhecer de forma oficial e completa.

 



109
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
98 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
20 Comment authors
Mário Armão FerreiraCarlosBrunoabRui TeixeiraMarcos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Rui
Visitante
Rui

Ja temos o logo calma jogador!

Existe uma coisa que as vezes parece que se esquecem deste pormenor, o tamanho das empresas, a sony nao tem o tamanho da Microsoft e numa consola a ser vendida com prejuízo a Microsoft pode mais com esse embate embora nada aconselhável.

Se a sony tiver a consola mais capaz a Microsoft pode assumir que esta é a sua ultima geração que nao anda aqui a fazer nada. E nao me venham falar nos jogos exclusivos que ja disse mil e uma vezes é importante mas nao foi isso ou so isso que fez a ps4 vender mais que a xo. Acredito seriamente e imaginemos que a xbox pode ter mais exclusivos mas se a ps5 for mais barata ou mais potente ou ambas a xbox vai vender menos ponto final.

Brunoab
Visitante
Brunoab

a MS já jogou um caminhão de dinheiro no xbox original e no xbox 360, o cheque em branco acabou com o lançamento do xbox one, onde o xbox deveria vender 200 milhões de consoles apelando para TVTVTV SPORTS e recuperar uma boa parte desse dinheiro investido cobrando até por cabeça de espectador, medidos pelo kinect, na hora de exibir um filme alugado na xbox live.

Se tem alguém que pode subsidiar um console é alguém que em 2018 somente com a PSN faturou mais que o xbox inteiro no mesmo ano.

lembra do windows phone? lá acabou o cheque em branco da MS para qualquer coisa.

Para mim o xbox só existe pq é a ultima “marca” relevante da MS no mercado de consumidores finais. É só vc acompanhar algum site focado em produtos da MS, virou apenas xbox.

Toda a grana investida pela MS comprando estúdios foi depois da MS fechar outros vários estúdios em mesmo número. Isso não é investimento, tá mais com cara de novo chefe remodelando o negocio como ele acha que tem que ser e não expansão.

bruno
Visitante
bruno

a Nintendo sobrevive praticamente a conta de exclusivos, a PS3 deu a volta a conta de exclusivos quando perdia em tudo o resto. A ONE x tem o poder e a performance com muitos aqui a jurarem a pes juntos que em paises como os EUA onde os shooters sao reis e senhores e SP “esta morto” essa consola ia chegar e vencer.

E depois… foi o que foi. Alias, ja que falas de preco, tens contantemente promocoes no lado da Xbox com as versoes base da ONE a ir aos 150 euros e promocoes imensas na ONE x.

Onde esta a virada da mesa?

Claro… “exclusivos nao importam”…

marcos
Visitante
marcos

amigo se exclusivos fossem o motivo de vendas em massa cada título venderiam pelomenos 80 milhões de copias em uma base de 100 milhões e não 10 ou 12 milhoes

Brunoab
Visitante
Brunoab

para cada PS4 vendido, tem que vender uma copia de TODOS os exclusivos? uhaauhuhaauh

PS4 vendendo e o sujeito compra já de cara VINTE JOGOS exclusivos, só assim para exclusivo importar?

vc tem senso de ridículo?

Marvel LIXO, não teve 3 bilhões de espectadores… nem 50% da base de pessoas no planeta assistiu.

PS4 lixo, vendeu 100M de consoles, apenas 1% das pessoas do planeta compraram…. UHAUHAHUUHHHAU

volta para a Seita do Xbacon Mil-INCEIS

Fernando
Visitante
Fernando

O Marcos repetiu o que eu sempre digo e é basicamente lógica. Se exclusivos fossem o maior argumento de vendas de um console, pelo menos um jogo exclusivo teria que ter vendido tipo para 50% da base instalado. Mas muito pelo contrário, é mais provável que o GTA V tenha alcançado esse número no PS4. Também não se deve esquecer que no top 10 de jogos mais vendidos de cada plataforma, reina o COD. Mas esse tipo de argumentação é ridicularizada em um local onde mais de 90% das pessoas que comentam não percebem que são um nicho de consumidores e não representam a grande massa, que é do tipo que recomenda a compra de god of war para quem tem um nintendo switch, e que vai comprar o próximo console que estiver sendo bem falado, tiver preço acessível e aparecer mais nos feeds do facebook e portais de noticias gerais.

Livio
Visitante
Livio

Se exclusivos não importam por qual motivo Mike Ybarra falou que vai comprar um PS5 e não vai comprar um Xbox Series? Segundo ele os jogos do Xbox vai jogar no PC e vai comprar um PS5 porque seus jogos, a.k.a. exclusivos, não estão no PC.

Fernando
Visitante
Fernando

Por que o Mike Ybarra já tem um PC onde pode jogar games da Microsoft e precisa comprar um PS5 para jogar games da Sony. Por que assim como vocês, ele é um consumidor que vai procurar franquias específicas.
Eu já não posso dizer o mesmo de alguns amigos meus que compram todo ano a nova versão do Fifa. Eles jogavam no Xbox 360 até uns 6 anos atrás, muitos deles até jogavam Halo ou Gears por que já estavam na plataforma, que na época era a mais popular. Hoje eles até jogam um God of War ocasionalmente, já que já estão na plataforma e esses jogos constantemente são encontrados por um terço do preço nas promoções.

Lucas
Visitante
Lucas

Sera que a sony ficou assustada depois que viu o belo APU que o phil mostrou ontem no twitter, o qual vinha estampado com um “8K” e o marketing acabou ficando perdido? apresentação de logo? oque aconteceu ontem alguém entendeu?

https://wccftech.com/xbox-hardware-director-xbox-series-x-apu/

Brunoab
Visitante
Brunoab

o pilha spencer troca o avatar no twitter e deixa a sony perdida? é sério isso?

pq uma conferencia que envolve o CEO viajando do Japão para o EUA e um chefe de divisão se deslocando pela metade do país com certeza é vai ser uma reação a troca de avatar do twitter do pilha spencer…

uhauhauhauhauhauahuhauhauahauh

So falta vc dizer que entregar um video game 720p em 2013 é masterplan para enganar a Sony e em 2014 ativar a GPU escondida e liberar todo o poder oculto só para DEIXAR O MARKETING DA SONY PERDIDA… UHAUHAHUHAHHAHHA

Não tem como não debochar de um negocio desses… UHAUHAUAHAUHAUHAUHAUHAUH

bruno
Visitante
bruno

Por acaso Lucas, o que noto e isto… A MS farta-se de falar, e prometer, e divulgar… e a Sony… Nao. Pelo contrario, acaba de sair de um ano em que vendeu mais que a PS3 no seu pico com numeros de PS4 estrondosos. E esta silenciosa a ver a MS a fazer barulho como nunca.

O que noto e que quem faz mais barulho e que quer impor ou provar um ponto e isso e que revela mais “medo”.

Nao e a Sony que esta assustada…

Brunoab
Visitante
Brunoab

se vc estudar relacionamentos humanos vai descobrir que falar d+ e sintoma de baixo valor social

-fala pq não faz
-fala pq precisa chamar a atenção pq é desinteressante.
-fala mais pq tem que se explicar e deve satisfações para o chefe.

e isso se aplica a empresa tb, que nada mais é que uma organização social de pessoas.

vc fala mais com teu chefe do que o teu chefa fala com vc, pq vc presta contas ao teu chefe.

MS falando d+ só mostra que ela não faz, precisa chamar a atenção pq ninguém liga pra ela, deve satisfações ao “mercado” por ser a lanterna da geração.

fala fala, e no instagram o LOGO do PS5 tem 10x mais likes que a FOTO do xone SX… esta ai o “precisa chamar atenção pq ninguém liga pra ela”

não é a toa que o marketing da MS demonstrando baixo valor social atrai gente de baixo valor social como gente do tipo xbox milgrau, a seita de INCEIS do BR já condenado na justiça, enquanto do lado Nintendo ou Playstation NÃO tem nada parecido desse nível de doença.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Tom Warren, jornalista fanboy de xbox, já deu como certo o PS5 ser mais fraco e que na verdade o atraso dos devkits do xbox eram “estratégia do masterplan” para enganar a Sony… pq nunca é a MS fazendo cagada e lançando console com devkit e SDK atrasados para entregar jogos 720p no xbox e 1080p no PS4, quando o normal era ser 900p no xone e 1080p no ps4. Alias a MS nunca entrega nada mal acabado que precisa de patchs durante anos para funcionar ok.

Dito isso, já adianto que não imagino a Sony fazendo cagada no PS5, pq faz uns 10 anos que eu escuto fanboy do xbox entendendo tudo como “sony fazendo cagada” e “ms armando o masterplan para dominar o mundo”

Só vejo isso do PS5 ser a APU de 2019 com 36CUs e 1.8ghz requentada para 2.1ghz em 2020 como o PS5 sendo mirado em ~350USD, ou seja, a Sony além de adiar de 2019 para 2020 o PS5 teria que ainda ter mirado um PS5 em 2020 mais barato que um PS5 em 2019.

Os dois consoles devem te aproximadamente o mesmo poder, com o PS5 liderando por 50% em velocidade no SSD.

Sobre o rumor de 2019, eu acho que ia ser isso mesmo e inclusive a MS se planejou para 2020 o xone SX desde o inicio… Iria repetir o que fez no xoneX, lançar 1 ano mais tarde e mais caro e hypar como se fosse lançado simultâneo e pelo mesmo preço.

daniel
Visitante
daniel

2.1 Ghz? Parei aqui. Pare de achar que o poder vai definir a próxima geração. Curta esse final de geração, até porque esses consoles já estão 99% prontos. Esse ano vai ser o ajuste administrativo das empresas, trabalhar marketing e tals. Sinceramente, para mim que quero ter os 2 consoles, quanto mais barato for o ps5 e o lockhart, melhor. Eu reitero que a julgar essas configs do Series X, isso não vai ser para qualquer um, alias, e não duvides que supere os $500. Pra que a Sony vai brigar aqui, sendo que o foco da empresa são os jogos? Se você é brasileiro, um console de $499 da Sony será muito mais caro que um console de $499 da Microsoft, por vários fatores como peso da marca, jogos, demanda, revenda, enfim, mérito dela. Inclusive um ps4 pro é praticamente o mesmo preço de um X, o que acho um absurdo.

Brunoab
Visitante
Brunoab

O vazamento falava em até 2.1ghz.

e no BR o PS4 PRO já é mais caro que um xbox one X, simplesmente pq ninguém aqui compra xbox.

bruno
Visitante
bruno

Exatamente o mesmo argumento de todos. ate que se reparou que a 5700xt roda no minimo a 1650 mhz, e a caiza da series X. Nada do que conheces se aplica aqui.

Alias, tem sido divertidissimo ver as autoridades dos foruns a dizer “jamais” e a pouco e pouco serem sucessivamente contriados: primeiro, o RT depois o SSD.

Sephirot
Visitante
Sephirot

Eai Mario, esta empolgado com o novo XBOX ? Se tudo se confirmar, um console poderoso, e com muitos estúdios adquiridos trabalhando em novas IPs, o Phil confirmando que o foco do console não vai ser VR e sim o modelo tradicional de jogatina, será que podemos dizer que a Microsoft esta trilhando um caminho promissor ? Gosto muito do Playstation porém devo admitir que no momento estou achando o lado verde da força mais interessante.

bruno
Visitante
bruno

Nao me perguntas-te a mim, mas posso dizer-te que de tudo o que vi… adorei!

Design fantastico! Sei que nao agrada a todos mas para mim e um win em toda a linha. Fica lindissimo em salas de estar modernas e houve recentemente um mock-up de uma versao toda branca que e lindissima. (o unico defeitosinho que lhe coloco e a posicao da porta bluray – devia ser no topo, e nao no fundo porque acho que no fundo pode trazer problemas.)

Hardware… nao sabemos. No minimo espero os 12 Tflops. Mas ainda pode ir mais longe. (Duvida para todos – aquele chip revelado e do project scarlet ou da series X? O twitt disse especificamente qual a consola?)

Sobre a microsoft e o caminho promissor… ai e que, na minha opiniao e esperar para ver. Promessas houve muitas. E o Phil Spencer ja teve imenso tempo para inverter as situacoes. O que noto e um tipo que fala bem (e aqui o site ainda tinha esperanca na sua performance no inicio) mas tiveste fecho de estudios, cancelamento de jogos e gamepass (que na minha opiniao e a pior praga nesta industria) durante o seu mandato. Ele nao podia corrigir o hardware, mas nunca nada o impediu de investir em software. Ele decidiu nao investir nisso e unir plataforma ao PC, trazer exclusivos para PC e gampass. este foi o resultado da sua administracao e tudo decisoes questionaveis.

Os estudios a apostar em novos IPs e fantastico. O que temos que ver e em que e que resultam os novos IPs, que novos IPs sao e que jogos teremos. Porque o que se nota e que a MS esta dedicada e comprometida com o Gamepass. E, coincidencia ou mau timming ou nao, tiveste a Ninja theory que se distinguiu pelas experiencias SP unicas a trazer um MMO, e os outros dois com joginhos de pequena monta. Os estudios tem talento e podem crescer, mas temos que ver se realmente crescem. E e aqui que digo: e esperar para ver.

Alias, Mike Ybarra, que trabalhou na Xbox tem dito algumas coisas no twitter que espelham bem a mentalidade MS.

Primeiro: que a postura esta “diferente”, mas as ideologias e a equipa nem por isso- alias o gamepass, tera o mesmo resultado do DRM.

Segundo: disse claramente que compraria apenas a PS5 porque no PC joga os jogos Xbox. Nada de mal na posicao dele enquanto consumidor, mas tendo em conta que era um dos responsaveis pela divisao espelha bem a ideologia por tras disso. Ele mesmo alias, jsutifica o porque de trazer exclusivos para o PC ser mau… para a consola.

Nelson Cruz
Visitante
Nelson Cruz

A Xbox One X também tem 6 TFLOPS contra os 4.2 TFLOPS da PS4 Pro, uma diferença de 43%(!) e isso não foi completamente arrasador para a PS4 Pro. A confirmarem-se os rumores a Xbox Series X (será mesmo este o nome final? Duvido.) vai ter vantagem de 22.8% sobre a PS5. A não ser que a arquitectura RDNA 2.0 seja muito mais eficiente, desconfio que as duas consolas serão muito equivalentes na prática. Por outro lado, o Ray Tracing poderá fazer a diferença. É possível que a Sony tenha optado por técnicas de RT como as demonstradas pela Crytek, que correm mesmo em GPUs sem aceleração dedicada. Nesse caso a Xbox deverá levar vantagem. No entanto, também já ouvi falar que a PS5 terá um chip ASIC dedicado ao RT. Nesse caso, só quando as consolas saírem, quiçá até muito depois disso, é que saberemos quem tem a melhor solução.

Rui
Visitante
Rui

Engraçado mas a diferença dos 1.83 tf para 1.31 tf esse sim era arrasador, aliás a própria sony veio com a conversa dos 1080p fazem de ti um melhor jogador e faz a diferença.

Ja paraste para pensar que a ps4 como consola dominante nas vendas seria a maior parte das vezes para nao dizer sempre a consola base de programação e que depois era alterado para todas as outras, a otimização máxima estava na ps4 e nao na xbox e muito menos na one X.

Ou tens alguma dúvida que se a one X fosse a consola target de otimização máxima a ps4 pro iria sofrer ainda mais do que sofreu, e depois o hilariante é ver pessoas a comparar e a ver os comparativos da DF num telemóvel e num ecra fullhd e dizer pah nao se nota diferenças, enfim.

E para finalizar eu continuo à espera do que vai acontecer mas verdade seja dita só se fala na xbox, a ps5 para os mais distraídos da industria ao ir lendo as noticias e os debates só se fala de xbox praticamente.

bruno
Visitante
bruno

Porque sera que so se fala de Xbox? Talvez porque a Xbox tenha feito muito para ser falada mais recentemente?..

O que e incrivelmente revelador e muito contrastante com a postura em 2013.

Brunoab
Visitante
Brunoab

vou de dar uma dica, para comparar coisas vc compara percentualmente.

pergunte para um professor de matemática.

então 1.3 para 1.8tf é a mesma diferença de 4.2tf para 6tf

e de 720p para 1080p tem muito mais diferença que 1440p para 4k, basta vc dar uma olhada em qualquer site sério sobre TVs… vai lá e descobre qual o tamanho da TV para vc notar diferença entre 900p e 1080p e notar entre 1440p e 4k

daniel
Visitante
daniel

No fim, terão o mesmo visual, com uma coisinha a mais aqui e outra ali. Um console com 1 ou 2 TF a mais, será só para alimentar o ego de fanboy. Posso estar falando basteira, mas não noto tanta diferença de 900p para 1080p no meu PC, logo, será que o resultado será tão diferente assim de um rodando a 4k e o outro em “3.5k”? Quero saber de Gears 6, Forza 8, Spider Man 2, HZD 2, novas Ips…, e no meu bolso. O resto são detalhes secundários, pelo menos para mim. Claro que a soma de detalhes secundários pode ter relevância na compra do console, mas 1 ou outro pode não pesar tanto assim.

Carlos
Visitante
Carlos

Serão 9.2tf contra 12.2, 33% a mais de gpu, rumores tbm apontam 8gb de ram a mais no xsx.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Espero e torço muito por uma recuperação da Microsoft na próxima geração, se a Sony nadar de braçada igual nessa atual geração, não vai ser nada bom pra industria como um todo, por isso juro que não entendo a torcida de alguns pro próximo Xbox fracassar

bruno
Visitante
bruno

Eu nao torco para o proximo Xbox facassar, mas torco para que a Sony tenha uma geracao ainda melhor que esta, desde que nos mesmos moldes.

Relembro que na geracao PS2 tiveste uma Sony a dominar o mercado e nisso nao veio mal ao mundo. Alias, essa geracao foi excelente com titulos fantasticos (shadow of the collossys, ICO, eyetoy, God of War) e imenso investimento da empresa e mesmo a PS3 sofreu por um hardware dificil para programar mas com potencial para mais, como certos exclusivos demonstraram. Nada disto foi mau.

Se olhares para a MS o que a empresa trouxe durante a era 360 e a era ONE foram paredes de pagamento e subscricoes. Duas posturas muito diferentes.

A concorrencia e bom para todos e uma MS a concorrer e fantastico. Tivemos BC e vamos ter BC por causa disso. Mas por outro lado tens praticas escusas a introduzirem-se no mercado e diga-se de passagem que a MS nisso e mestre.

Por isso, tb entendo quem torce para xbox fracassar. por outras palavras, xbox sem gamepass e sem tudo em um com PC e bem vindo, o resto nao.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Vai lá e fala pro cidadão que só tem dinheiro pra comprar no máximo 2 jogos por ano que o Gamepass é ruim e faz mal pro mercado, voces tem que ver a situação por outro angulo também, não só o que voces acham o certo

nETTo
Visitante
nETTo

Curto mais a Sony mas tenho o Xbox também. Acho o Gamepass fantástico, melhor serviço pro-consumidor que existe. Torcendo pra Sony transformar o Psnow de alguma forma a algo similar ao Gamepass inclusive com as promoções na assinatura mensal.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Pensando pelo lado da industria é prejudicial sim, mas conversando com pessoas com dificuldade financeira e que tem o Gamepass como uma necessidade pra continuar jogando, não tem como falar mal, principalmente aqui no Brasil

bruno
Visitante
bruno

Ai esta algo contraditorio. Pessoas em dificuldade financeira que de alguma forma necessitam do Gamepass para jogar.

Porque essas pessoas tiveram que adquirir um sistema (PC ou consola) onde usufruir do gamepass, e ou e Xbox ou PC e nem um, nem outro sao baratos. E tem que ter uma boa ligacao a internet e nao aqueles pacotes limitados de dados.

Por isso sejamos sinceros… nao sao as pessoas em dificuldade financeira que vao atras do gamepass. Sao as pessoas que compram tudo day 1.

Livio
Visitante
Livio

E nisso está correto, no mercado cinza um Xbox custa mais que 1 salário mínimo, os planos de internet custam em torno de 10% do salário por mês (com velocidades variadas)(na minha região os planos começam em R$100,00), fora as assinaturas dos serviços. Sem contar as contas de água e energia elétrica, principalmente esta última que custo os olhos da cara.

Marcos
Visitante
Marcos

PS deu uma entrevista desmentindo isso e falando que o Game Pass é lucrativo sim

bruno
Visitante
bruno

que entrevista foi essa? E recente de agora ou e aquela a forbes sobre o PS Now e o porque de ter que se tornar mais competitivo.

bruno
Visitante
bruno

Esquece… ele em cima disse PS e pensei que tinha sido alguem na PS (Sony) a defender o modelo de subscricao.LOL

PS – Phil Spencer.

bruno
Visitante
bruno

De acordo com os foruns – likes no insta sao sinonimos de nada e a MS esta em excelente posicao para governar a proxima geracao. A Sony esta condenada. Pena o resto do mundo, e a propria Sony nao saberem disso.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Nova modalidade lançada, quem tem mais likes no insta, essa próxima geração promete novas modalidades de brigas, salve se quem puder kkkkkk

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

O que eu quis dizer é que isso é irrelevante pelo fato que hoje o Playstation é a maior marca de games, esse monte de like que ela teve é totalmente normal, nada que chame a atenção

O novo X-Box é muito promissor sim(quase certo que comprarei no lançamento) mas essa geração manchou muito a marca, acho dificil o PS5 não vender mais, mas vamos aguardar

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Espero que não venha nenhuma tecnologia nova em discos, esse negocio de nova tecnologia em discos e elementos que irão diferenciar o console me lembra o desastroso lançamento do PS3, espero que a Sony fique no simples, como foi o fantástico lançamento do PS4

bruno
Visitante
bruno

Bem so ha duas coisas que podem ser mudadas… o tamamnho do discos (mas estes duvido – quanto mais utilizacoes o formato tiver, mais barato fica de ser produzido…) ou a velocidade de leitura (e podera nao estar dependente do disco em si mas do leitor que colocam na consola e controladores).

Repara que ninguem tem tocado no ponto armazenamento e com o incendio na fabrica da Samsung ja ha rumores que os precos nos SSD vao aumentar.

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

A Sony tem uma nova tecnologia de SSD a ReRAM. Talvez a venha a usar para a PS5, a ver vamos!

Livio
Visitante
Livio

discos com trocentas camadas!

bruno
Visitante
bruno

Olha Molina. Eu durante muito tempo nao tive dinheiro para comprar sequer um jogo novo por ano. Quando era adolescente e dependia dos meus pais, quando procurava emprego e nao tinha dinheiro meu.

E no entanto isso nao me impediu de usufruir. Sabes como? Usados! Eu comprava titulos de ha anos atras a 5 euros e vendia talvez a 5 ou 7 euros.

Eu acho incrivel ver pessoas a chorarem por nao terem dinheiro, ou a ser moralistas a pensar nos pobres desfavorecidos, quando a realidade e que quem gasta muito nisto e apenas quem compra as coisas day 1! Uma pessoa nao tem dinheiro para pagar 60 euros por jogo? Compre usados! Ha imensas formas de o fazer e imensas maneiras de comprar, jogar e vender sem perder um tostao. O unico sacrificio? Nao jogar as coisas mal elas saiam! Numa altura onde as pessoas ate estouram dinheiro a mais e ha quem se queixe de ter backlog (isto e, um grande numero de titulos anteriores por acabar de passar) isto e ridiculo!

Eu nao comprava jogos day 1. Esperava meses e entretanto jogava outras coisas que tinha por passar! E hoje nem me arrependo, porque tenho o habito de continuar a jogar os jogos ate os completar 100%. Tenho uma imensa libraria de titulos que joguei e descobri e que comprei a 5 euros ou menos na altura da PS3.

Isto nao se trata de achar certo ou nao. Trata-se de economia. A MS esta a pagar de antemao largos milhoes a empresas para disponibilizarem titulos no gamepass. Mais ninguem, mas mesmo ninguem, nem a Google, que vale quase tanto como ela, faz isso.

Tens imensos alertas de developers sobre os perigos da subscricao e o que isso pode representar na qualidade dos jogos.

Estamos a falar da mesma empresa que introduziu, primeiro o online e depois o pagamento do online e que tentou impor o DRM.

Apoiar o gamepass, e apoiar o futuro so online. Voces que sentem na pele a concertacao de precos querem mesmo ficar completamente na mao de empresas?

Brunoab
Visitante
Brunoab

ruim para a industria é empresa que apoia GaaS, “serviço”, inventou on line pago, tvtvtv sports, trava de usados; que é ruim para o mercado.

Fernando
Visitante
Fernando

Brunoab, se não fosse tudo que a Microsoft “inventou” de ruim na indústria, talvez hoje o Playstation fosse um Nintendo Switch, console bonitinho, interessante, jogos legais e hardware meia boca e os jogadores hardcore teriam feito a migração definitiva ao PC. A Microsoft e o Xbox moldaram em muito a forma como a indústria se sustenta hoje.

bruno
Visitante
bruno

Nao ha verdade mais verdadeira.

Vou desde ja agradecer o meu online pago, microtransaccoes e DLCs. Obrigado Microsoft!

Nao fosse tudo o que a MS inventou de ruim talvez os jogos chegassem completos ao mercado e fossem jogos e nao esqueletos de jogos.

Ewertom
Visitante
Ewertom

Não,não,não @Bruno não agradeça a Microsof:agradeça aos jogadores que votaram com as carteiras e pelo que sei,paga quem quer ou estou errado?E te pergunto outra>a Sony precisava lançar a PS-Plus já no PS3?e até ela aderiu aos DLCS!A Sony bem que poderia seguir pelo caminho inverso não acha.

bruno
Visitante
bruno

Quem tem mais culpa, o viciado ou o traficante?

Ahhh… a eterna questao.

Sim a Sony numa geracao em que comeca a perder e perde nas vendas vai ainda por mais um prego no caixao e dizer a EAs, UBisofts e Activisions que nao podem lancar DLCs ou fazer MTX!

Marcos
Visitante
Marcos

Quem não lembra da Sony desdenhando o HD em consoles no primeiro xbox!

bruno
Visitante
bruno

E para logo ser seguida da MS a lancar modelos Xbox 360 a necessitar de memory card de 512 MB!

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

MS parece muito segura! Até mesmo já mostrou o Chip.

Sei não….quase todos os rumores apostam em um Xbox mais forte.

Acho que a Sony está mesmo em maus lençóis…..Veja que a Sony só tem falado em funcionalidades do PS5 como som,funções do novo controle, e pouco tem falado do poder da nova geração, porque talvez já saiba que vai ter um concorrente mais capaz.

Ou eles estão escondendo muito o jogo ou a maior parte dos rumores realmente levam para alguma verdade.

bruno
Visitante
bruno

Há uma expressão engraçada.

“4-D chess”

Marcos
Visitante
Marcos

Lembrando que a maioria das funçoes anunciadas por ela já existerm até mesmo no xbox one s

bruno
Visitante
bruno

Sim? É bom saber que o haptic feedback de próxima geração, SSD como memória RAM, 3D áudio e HW Ray tracing já está presente na ONE S. E nós aqui a ignorarmos isso!

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

A mim interessa que o console esteja a altura da nova geração (apresente um salto relevante visível a todos), seja bem refrigerado, entregue jogos de alta qualidade e tenha preço equilibrado, em suma, um bom projeto.
1-2 Tflop pra mais ou menos não vão me fazer comprar um ou outro, mas sim o software que trouxer.

Nessa geração comecei com o mais fraco e o que me incomodou não foi a potência/resolução, mas sim o conteúdo, isso me fez diferença, pois o PS4 entregou muito mais o que eu queria, e nem mesmo o melhor PC do mundo poderia bate-lo nisso.

Ontem apesar de já saber que seria difícil ter algo, foi meio “preguiça” ver eles mostrarem aquele logo. Pra mim nem precisava pois isso é irrelevante. No fim pode ser até bom, pois; Num mundo ideal gostaria de uma apresentação dedicada, com a revelação de especificações in depth, design do console, trailers de jogos, artistas e técnicos desses jogos a dar depoimentos, falar sobre o futuro dessa nova geração, colocar um cara tocando violão (lol), bla bla bla, algo épico.
No mundo real tudo que se tem são rumores contraditórios e revelações conta gotas meio sem graça.
Na verdade acho esses caras muito ruins de marketing.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Um console com GPU de 2GHz não me parece nada confiável,e parece desespero para diminuir a diferença…como já comentei em outro Fórum.

Se for verdade que a GPU é mais fraca tem que compensar com outras coisas e parece que o PS5 pelos rumores perde na quantidade de Ram,bus da memória e banda…e por uma boa diferença!

De certa forma a Sony meio que já havia economizado com o PS4 Pro,não atualizando quantidade de Ram e utilizando partes da GPU do PS4 normal…Se eles seguiram esse caminho com o PS5 espero que eles percam muitas vendas…porque pra mim é inadmissível uma Empresa que dominou tecnologias em varias áreas deixar isso acontecer….

Não adianta! Uma nova geração primeiramente é sobre uma atualização dramática de Hardware,é sobre poder….gimmick não muda a cara dos jogos e a Sony tem falado muito em “funcionalidades”

Eu acho inadmissível porque os estúdios dela sempre dão o seu melhor para apresentar os jogos mais atraentes visualmente.

bruno
Visitante
bruno

O problema Joao e que os 2000 mhz foram referidos no mesmo rumor que referiu as 36 CUs. E nao se pode querer acreditar num… e dispensar o outro. Vem tudo no mesmo pacote.

Fernando
Visitante
Fernando

A Microsoft roubou a cena do TGA, a festa criada para premiar o Kojima pelo seu jogo exclusivo de Playstation e ter grande repercussão do trailer de Ghost of tsushima. No dia seguinte, o assunto era Xbox Series X e que diabos eram aqueles visuais do Hellblade 2.
Rumores surgiram, produtores de conteúdo conhecidos trouxeram de suas fontes que o Xbox mira 12TF da arquitetura mais recente da AMD. Pessoas anônimas postam em fóruns que o PS5 é o mais forte. Dados de testes vazaram da AMD, o chip do PS5 é consideravelmente mais fraco que informações verificadas sobre o próximo Xbox, fontes anônimas de fóruns aparecem para falar que não é o PS5. O chefe do Xbox diz publicamente que estão buscando criar o console mais poderoso, fala em números, mostra o SOC, abre espaço para suposições que batem com rumores verificados por produtores de conteúdo confiáveis como Windows Central e Digital Foundry, em um jogo proposital de enigmas e falas interpretativas.
No tempo em que tudo isso acontece, a Sony se pronuncia apenas para mostrar o logo do PS5 e falar eventualmente sobre SSD ou que o console é fácil de desenvolver, e claro, números de vendas do PS4. Ninguém surge para dar um cutucada na MS, do tipo, “não tenha certeza que seu console é o mais forte antes de falarmos”.

Vamos lá, 2013 foi a pouco tempo, a omissão da Sony e o aparente orgulho e confiança da MS em ir primeiro é no mínimo suspeita. Logo a Sony que não perderia a oportunidade de falar e cutucar a concorrência? Lembrem-se do PS4 Pro, tinha insider dizendo que a Sony não falou nada por que estava revisando as especificações…

O motivo para a Sony não ter chutado alto e revisado suas especificações do PS5 é bem simples. Eles não chutam alto desde 2006. O PS4 foi o console mais forte por incompetência na tomada de decisões da Microsoft, pois o Xbox One poderia ser uma máquina em torno de 20% mais forte devido ao seu preço. O PS4 Pro escancarou as estratégias diferentes. O PS3 foi devastador para a Sony e em toda a história da marca Playstation eles nunca miraram no hardware mais forte, e essa foi a estratégia que sempre deu certo.
Por que atirar no escuro? A Sony não sobrevive a outro PS3.
O Phil Spencer conseguiu uma cadeira no alto escalão da Microsoft e diz que os convenceu a ir all in no mercado de consoles. Eu sinceramente espero que não seja all in de verdade, por que o dinheiro da Microsoft só pode ser combatido por empresas do mesmo tamanho e até onde eu sei, a Google ta patinando no Stadia e a Apple não entrou no mercado. Não é bom um mercado onde um dos consoles hardcore deixa de existir, e é pior ainda um mercado em que a Sony vira uma Nintendo. O sucesso do PS4 foi bom para a Microsoft investir para o longo prazo no Xbox, mas eu espero que se for pro Xbox ter sucesso, que seja contido, concorrência é boa.

bruno
Visitante
bruno

Sim, o TGA foi criado especificamente para premiar o Kojima. Alias, esta a primeira vez em toda a historia que a TGA alguma vez ocorreu e foi propositadamente preparado pela Sony para premiar Hideo Kojima. E como a Sony e inepta em tudo, cria ela mesma um evento no qual a Ms pode participar para divulgar a Xbox series X.

E divertido ler os comentarios de Xbots por tudo quanto e forum. Normalmente quando ha informacoes favoraveis a favor da PS5 vem logo uma turpe que compoem a narrativa desta forma:

– PS5 e muito mais fraca que a Xbox;
– PS5 dificilmente tera retrocompatibilidade;
– PS5 nao tera jogos no lancamento a Xbox tera 11 exclusivos e vai esmagar a concorrencia;
– PS5 nao tera Ryatracing, a Xbox sim;
– PS5 nao tera VRS a Xbox sim;
– A xbox e a melhor posicionada para a proxima geracao, a Sony tem tudo para perder e esta numa pessima posicao.

Isto da vontade de rir, quando esta narrativa volta aos foruns e comentarios e depois temos a Sony sem grande pompa a divulgar numeros como os desta CES e que deixam a Xbox ONE e todas as politicas que os Xbots vendem como a melhor coisa no mundo, de rastos.

Coisas que escolhes nao referir… que os mesmo produtores tao crediveis referem que as consolas estao ao mesmo nivel de potencia… que as mesmas pessoas anonimas que dizem que o PS5 e mais forte sao as mesmas pessoas anonimas que referiram os 36Cus e que sao a fonte dos tais produtores de conteudo para fazerem as suas noticias. E a verdade e so uma, ha rumores e dados suficientes para todos os gostos e cada um acredita no que quiser sem ninguem ter razao nenhuma.

Tens razao, o aparente orgulho e confianca da MS e no minimo suspeita. Das duas uma ou a Ms tem a certeza abosluta sobre qual o hardware da Sony, e sabe que sera mais poderosa, e a Sony esta completamente encurralada e nao sabe para onde se virar.

Ou a Ms nao sabe de nada e apos os numeros desapontantes que tem mesmo a oferecer jogos gratis (referes os numeros da Sony, comparas a situacao com a da MS? Mais uma coisa que preferes nao referir) esta a fazer imenso barulho sobre a sua nova consola. E a Sony mantem-se em silencio porque tem 3 AAAs a chegar e mais nao sei quantos, a PS4 e uma maquina de imprimir dinheiro que continua a vender imenso e a empresa, com toda a logica do mundo, nao tem pressa nenhuma em matar a galinha dos ovos de ouro.

Perspetivas.

Livio
Visitante
Livio

Se pensar bem, depois do que foi esta geração, quem tem que mostrar serviço é a MS. Isso não indica que a Sony não deve mostrar serviço também, mas para a Sony é muito mais fácil manter boa parte dos usuários ativos, já que, teoricamente, o PS5 deverá manter a mesma qualidade e ideias do que o PS4.

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

A Sony sabe, ou deveria de saber, que não se pode dar ao luxo de lançar uma consola inferior, muito menos muito inferior, ou já se esqueceram do alarido que a MS fez com a XBox OneX, a única capaz de verdadeiro 4K nativo, a consola mais poderosa de sempre, etc. Se a Sony lançar uma consola mais fraca vai dar, praticamente, todas as cartas à MS, ficando apenas e só pelos seus exclusivos, mas será isso suficiente!?
Além disso a Sony tem de contar com o marketing agressivo que a MS vai fazer com o seu gamepass.
Vejamos dois possíveis cenários. Num as consolas são semelhantes ao mesmo preço, digamos 500€. Com isto a MS pode jogar com o preço, se oferecer 1 a 3 meses de gamepass (que acredito irá fazer), pode dizer que com um único investimento de 500€ poderás jogar a centenas de jogos incluídos a todos os exclusivos da nova geração. Já se comprares a PS5 o investimento inicial será de 570€, a consola e mais um jogo, tornando a XBox SX mais apelativa. A Sony neste cenário terá de mostrar algo muito relevante para atrair mais publico.

Num segundo cenário, a PS5 é deveras mais fraca, muito mais fraca os tais 9.2tf face aos 12tf. Neste cenário a MS terá, basicamente, todas as cartas na mão, melhor consola, melhores serviços, etc. Mesmo que a PS5 seja a 400€ a diferença será de apenas 30€, porquê 30€, porque terás sempre de comprar um jogo fazendo o investimento inicial total de 470€, continuando os mesmos 500€ contando com os meses grátis do gamepass, tendo igualmente acesso a centenas de jogos incluindo todos os exclusivos de nova geração. Neste cenário não me parece que nem os exclusivos da Sony a salvariam, porque muitos acabariam por esperar por uma possível PS5 Pro.

Talvez me esteja a escapar algo, mas não vejo a Sony safar-se sem ter uma consola mais potente e que essa potência seja notória nos seus exclusivos.

Quanto ao gamepass, ou ao seu futuro, acredito que mais tarde ou mais cedo vai sofrer alterações, menos amigáveis para os usuários. Creio que implementarão, possivelmente, três pacotes. Entre 15€ e 20€ para quem quiser o gamepass tal e como o conhecemos hoje, entre 10€ e 15€ para poderes jogar os jogos mais antigos, algo parecido ao que é hoje em dia o PSNow, e um pacote mais barato de entre 5€ a 7€ muito mais limitado, até com a limitação de só poderes jogar um x número de horas. O modelo actual não é sustentável, como o Mário até já provou com números, por isso acredito que irá mudar num futuro, talvez daqui a 2 ou 3 anos, mas não tenho dúvidas que a MS o vai usar para tornar a sua consola muito mais apelativa.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Rui Teixeira, tive o mesmo pensamento a dias
A MS vai usar e abusar do gamepass, e com a oferta na compra da Xbox one série x, tem uma consola com uma excelente performance e jogos!
Será por aqui a estratégia do MS, também não tenho dúvidas!
E a Sony por um lado está numa posição ingrata, ou tem uma consola relativamente forte comparada a Xbox one série x e com um serviço equivalente de oferta (PS now gratuito durante 1 a 3 meses) ou então vai começar atrás da MS.
E ainda por cima com as mudanças internas que tem andado a acontecer não deve ser nada fácil.
O que poderia mudar um bocado o panorama seria a PlayStation 5 ter um jogo de alto gabarito no lançamento da PlayStation 5.
Afinal, exclusivos vendem consola….
O grande problema é que no primeiro ano não há mts jogos prontos para serem lançados!
A Sony não pode estar a sombra da bananeira relativamente a consola da próxima geração, e tem que dar as melhores performance e o melhor rendimento que conseguir.
E uma coisa que me preocupa também é não termos a AMD a falar da PlayStation 5, só falou da Xbox na CES

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

A Sony ainda não pode dar demasiado foco à PS5, ainda tem muitas PS4 para vender e pelo menos dois grandes exclusivos que precisam de vender vários milhões. Se começam a dar demasiado foco à PS5 as vendas, que já começaram a cair, cairiam ainda mais e os jogos poderiam sofrer com isso também. A MS não tem esse tipo de preocupação, o foco dela é vender gamepass, por isso mudar o foco para a próxima geração não lhe afecta nada, ou pouco.

Marcos
Visitante
Marcos

Se exclusivo vendesse console uncharted 4 teria vendido pelomenos 60 milhoes

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

Isto já foi explicado e provado vezes sem conta, mas faz um raciocínio simples… Tens duas consolas que são basicamente iguais, numa tens exclusivos que só podes jogar nessa consola, na outra não, todos os seus jogos podem ser jogados em qualquer outra plataforma. Qual achas a consola mais apelativa?
Os exclusivos não são o único factor para se decidir comprar esta ou aquela consola, usar este ou aquele serviço, mas é certamente um dos principais.

Brunoab
Visitante
Brunoab

eita, avisa o Netflix, amazon prime, disney+, apple TV+, Nintendo, Sony, MS, Stadia… todos estão errados em produzir conteúdo exclusivo.

inclusive a MS comprou estudios para fazer jogos para PS5.

bruno
Visitante
bruno

Concordo com a perspetiva a 100%.

Eu acredito que, mesmo somente com exclusivos, a Sony consiga suplantar uma Xbox mais poderosa, com o momento que a PS4 tem, mesmo a PS5 sendo mais fraca.

A questao e que Xbox e Sony nao sao as unicas no mercado. O streaming esta aqui, as subscricoes estao ca e, ao contrario do que muitos defendem, exclusivos agora vao ser a grande aposta de todos. Mesmo da MS que se tem adquirido imensos estudios e planeia assim continuar.

Logo se a Sony quiser apostar no mercado tradicional, continuar a ter sucesso nao tem outra hipotese, a nao ser ter a filosofia da PS3 mas com a facilidade de programacao da PS4. Isto para combater o streaming.

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

Começo a acreditar que a Sony irá colocar todos os jogos disponíveis no PSNow, não como um gamepass, mas mais parecido ao Stadia. Algo do género, compras um jogo PS4/5 e esse jogo ficará disponível para jogar por stream no PSNow.