Suporte a discos externos da PS4 está limitado a um disco!

O utilizador pode apenas utilizar um disco externo. E há uma pequena bug já detectada com o seu suporte!

Uma das características mais esperadas para as consolas Playstation, e algo já suportada à anos pela Xbox One e mesmo a Xbox 360, é o suporte a discos externos. E ela está aí à porta com o novo firmware 4.50.

Mas no entanto, apesar do suporte, a situação não vai ser idêntica à da Xbox. É que se na Xbox podemos ligar vários discos, aqui a consola pode apenas utilizar um disco de cada vez

É pena que tal aconteça, mas recorda-se que a PS4 apenas possui duas portas USB pretendendo com elas suportar o PSVR e mesmo carregar os comandos. Daí que a escolha da Sony pode ser mais coerente do que se possa pensar.

Numa outra nota, há uma bug já detectada com este suporte. Nada de crítico e que até poderá estar já resolvido na versão final do firmware (o atual é Beta e serve mesmo para se detectar estas coisas), mas é uma falha que desliga o disco quando a consola entra em modo de repouso, sendo que quando é recuperada é dado um erro no disco alegando que este não desconectou correctamente, e forçando a uma verificação de erros (que até nem detecta nada).

Esperemos que a situação se resolva antes do firmware ser lançado ao público!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (18)

  1. Devido as poucas USBs, principalmente no modelo FAT, acho sensata a escolha de usar somente 1 HD externo.

    Já sobre o possível bug creio que não seja um erro. Em modo de repouso o PS4 provavelmente mantém a atividade com o HD interno, embora com um ritmo menor. Ao plugar um HD externo provavelmente há uma flag no SO do PS4 indicando que as atividades devem ser feitas utilizando os 2 HD’s até que seja feita a solicitação de remoção do HD externo(Não sei se no beta ou no One tem essa solicitação) então faz sentido que ao remover o HD externo em modo de repouso faça o PS4 entrar em recuperação de dados.

    Agora se a funcionalidade de HD externo for Hot-Swap então será um bug mesmo. Para pen drives ou HD com funcionalidade de mídia sei que o PS4 trabalha com Hot-Swap, mas para o HD externo trabalhar em conjunto com o interno a estória pode ser diferente.

    Nunca testei o HD externo no One porque ainda tenho espaço, e no PS4 também vai demorar a testar porque ainda tenho 1TB disponível, o interno é de 2TB.

    • Mas no caso do jogo estar no HD externo? dai que acho que ele deveria continuar a funcionar.

      • Pronto essa pode ser uma justificativa, se você estiver em modo de repouso com um jogo que esteja no HD externo, se você tira o HD externo o PS4 não irá encontrar os dados do jogo.

        Ninguém sabe qual foi o fluxo utilizado pela pessoa que testou o beta, se estava a utilizar um jogo que estava no externo ou não.

    • Ao que as fontes diziam o problema não está na remoção do HDD. Não precisas de o remover. Basta a consola entrar em modo repouco que quando retoma tem de fazer recuperação de dados. Mesmo que o disco se mantenha sempre ligado.

      • Mas aí tem quer ver as opções de USB no PS4, pelo que lembro lá há a opção de deixar a alimentação das portas USB em modo de repouso ativa sempre ou por alguns minutos.

        Pode nem ser um bug e sim a configuração das opções do usuário.

        • Seja como for, a partir do momento que tem o disco devia prever o mesmo.

          • Primeiro destaco o fluxo: Configurações > Configurações de economia de energia > Definir recursos disponíveis no modo de repouso > Fornecer energia para as portas USB [Sempre, 3 horas, desativado]. Esta deve ser a causa do problema, visto que parece que a opção padrão é de 3 horas.

            Agora sobre a resposta acima eu discordo , pois agora entra mesmo a questão de segurança do SO.

            Se assim que coloca um dispositivo USB de um tipo no PS4(por exemplo o HD externo) o SO identifica e altera automaticamente as configurações do usuário é dar dica e ideias para hackers. Se assim que souberem que dispositivos USB do tipo HD externo alterariam as configurações dos recursos no modo de repouso logo criariam dispositivo “fakes” para “caçar” potencias falhas no SO.

            Não falo atoa sobre falsos dispositivos USB, pois utilizo um desses para usar o meu G27 no PS4. Este adaptador que utilizo realmente se passa como um volante G29(os demais se passam como controle), há jogos no PS4 que quando vou nas configurações mostram que é um “G29” inserido, como contra prova usei o adaptador no computador e também foi reconhecido como G29.

            Então creio que este bug seja mesmo a configuração do usuário que não é automaticamente alterada por questões de segurança.

          • Mas é como falei anteriormente, ninguém sabe o que o usuário fez para o PS4 entrar em verificação de dados.

            Se ele somente colocou em modo de repouso e religou em menos de 3 horas então é um problema;

            Mas se ele colocou em modo de repouso e religou após mais de 3 horas então não é problema. **embora a Sony deveria recomendar que o usuário altere as configurações de energia.

          • O problema foi identificado na beta. Dificilmente estará presente na versão final.

  2. A Sony pisou na bola ao colocar só 2 USBs no PS4, o One tem várias.

  3. Tem uma outra limitação também, a de expandir para no máximo 8TB. Embora eu ache que seja suficiente, ainda é uma limitação já que é muito difícil encontrar um disco nesse espaço e seria mais fácil ter dois de 4TB.
    Independente do espaço, para o PS4, 2TB devem ser suficientes para muito tempo.
    No Xbox One o espaço vai mais rápido, tem jogos que já atingiram 100GB por causa do conteúdo extra (Halo 5), e outros que caminham para o mesmo como Gears 4 que já está em mais de 70GB. Para quem assina o EAccess, tem em tono de uns 30 jogos para baixar e quem usa a retrocompatibilidade ainda gasta mais um bom espaço.

    • Meu PS4 já está há mais de 1 ano com o interno de 2TB e até agora ainda tem metade livre.

      • O meu tambem tem 2 TB e perto de 800 GB livres. A One tem 512+512 e está quase cheia.
        Mas na PS2 tenho imensa cena do VR e da PSN Asiática que são demos ou coisas que não preciso mesmo manter.

      • O meu Ps4 também está com um HD de 2tb só que não tem mais espaço para colocar nenhum jogo, estou tendo que apagar um para poder instalar outro, esse suporte a HD externo esta vindo em uma boa hora e vai ser ótimo, quanto ao bug citado é normal ainda está em beta com certeza vai estar corrigido no lançamento oficial do firmware.

      • No Xbox One tenho 2,5TB, 500GB do interno e 2TB do USB. Nesse momento tem 1,1TB livres no çombinado. Acho que vai tranquilo até o fim do ano, até por que eu desinstalo quando preciso.
        Eu nunca testei isso no PS4 mas no Xbox One o progresso tem um backup na nuvem e se ocorrer de perder o disco ou apagar por qualquer motivo, é só baixar ou reinstalar os games que seus saves continuam iguais.

        • PS4 também tem o backup dos saves na nuvem, porém tem gente que vacila ao trocar o HD porque após a troca vai logo espetando um jogo sem antes recuperar os dados da nuvem, aí já sabe: Dados sobrescritos!

          • Mas não é automático?
            Você loga na sua conta e está lá tudo sincronizado?
            Pelo menos é assim que funciona no Xbox One. Não é algo que precise configurar, é nativo.

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*


*