Surpresa: DriveClub conta com uns estimados 10.5 milhões de jogadores

O jogo foi um flop no lançamento, mas é inegável que após os patches todos, mesmo que tardios, o jogo ficou fantástico. E isso nota-se na actual base de jogadores que até se revela surpreendente!

Driveclub foi o primeiro jogo de condução exclusivo da PS4. Era um jogo extremamente esperado, mas que decepcionou no seu lançamento por se encontrar cheio de problemas dos mais diversos que impediam que o jogo atingisse o seu potencial.

Demorou quase ano e meio para que o jogo recebesse as correcções necessárias para ficar ao nível do inicialmente concebido, mas a realidade é que o jogo alcançou nessa altura uma qualidade invejável, quer graficamente, quer a nível de qualidade de condução.

Nesse sentido, e com a notícia a espalhar-se de que o jogo valia a pena, sendo ofertado gratuitamente, numa versão reduzida, no PS Plus e ficando posteriormente a ser vendido a baixo custo, Driveclub começou a alcançar algum sucesso, e atualmente a comunidade conta com um total estimado de 10.5 milhões de jogadores que já o jogaram. O número surge da análise aos trofeus atribuídos no jogo, pelo que há a possibilidade de erro no número de jogadores.!

Uma sequela directa está fora de hipótese uma vez que a Evolution já não é pertença da Sony, apesar de o código do jogo, e o IP serem. Quem sabe, perante este sucesso, o código e o IP pode ser entregues a outra equipa, e um Driveclub II pode ver a luz do dia na PS5?





Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
bruno
Visitante
bruno

Nao deixa de ser ironico que depois de todos os “peritos” Xbox que aqui neste site disseram que este jogo nao valia nada, que nao se conduzia bem porque faltavam os sagrados 60 fps ainda antes do jogo ser lancado, este acabe por ter estes numeros.

E que, e nao sei se toda a gente entende isto, ultrapassou Project Cars e GT Sport., no numero de pessoas que ja o jogaram!

E eu conto-me entre os felizes jogadores que ainda o tem e ainda nele joga. E posso sem sombra de duvida dizer que adoro conduzir em DriveClub.

E por isso tambem, que ainda me recordo com um arrepio na espinha da decisao da Sony em encerrar a Evolution pouco tempo depois de ter encerrado o Studio Liverpool (um dos mais antigos, responsaveis por wipeout, e que contava com pessoal com imensos anos de experiencia e talento enorme na industria).

Ja na altura critiquei a decisao, torno a criticar. A Sony nesses dois estudios perdeu imenso talento.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Sabes o que é irónico é tu começares o teu comentário falando dos peritos da xbox e do que eles disseram neste site e como eu nem sempre participo mas quase todos os dias cá venho dar uma leitura rápida não me lembrava nada desses peritos xbox a falar do Drive Club aqui no PC MAnias e sabes que mais fui ver todos os posts sobre o drive club até 2015 e nada zépias nem 1 comentário, como errar é humano podes por favor dizer em que noticia deste site os peritos xbox falaram mal do jogo???

bruno
Visitante
bruno

Pois nao. Sabes porque? Porque quando o jogo foi lancado e ainda antes disso, nao estavas ca. Porque so me recordo da tua douta presenca quando se comecaram a discutir as microstransaccoes e sempre online, durante o ano de 2016.

Desde o anuncio que nao faltaram peritos da treta a dizer que o jogo era muito arcade e pouco realista (enquanto elogiavam Forza Motorsport por ser mais realista- um jogo que precisamente por nao ser tao realista como outros e ser um pouco mais arcade e que foi elogiado pela critica especializada). Se lesses os comentarios desses senhores pensarias que estavas perantes jogadores de racing profissionais e pilotos de automoveis!

Ate te posso dizer nomes: Igor, Fernando, Andre entre outros, tudo gente que chegava aqui e dizia que Driveclub era jogo para se ver e nao jogar (critica que extenderam a todos os jogos da Sony quando a atual geracao comecou). E queres saber o mais curioso? Comecaram com esse paleio antes do jogo ser lancado e continuaram ate depois de todos os updates.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Mas Bruno, eles estavam certos,pros caixistas os jogos da SONY realmente serão filminhos, afinal eles só podem assistir os gameplays no YouTube como se fossem filmes,não podem jogar, então eles não deixam de estarem certos

Ewertom
Visitante
Ewertom

Sem desmerecer @Vitor o Driver que vizualmente foi ultrapassado pelo Forza H4 em vários quesitos,mas continua bem bonito,mas convehamos na parte ténica o jogo é um desastre,na minha opnião o jogo tem falhas graves de gameplay que limitam a diversão.
Este jogo é unamine na empresa que trabalho onde temos 4 play e 3 Xbox de como pode ter pratos requintados,mas falta sabor,esta é a sensação deste game ao contrario do Forza onde emprestei para os meus amigos aqui e que depois acabaram por comprar para jogar-mos juntos os 3 que jogamos,nenhum fala mal.

Livio
Visitante
Livio

Infelizmente, meu caro, existiam sim comentários principalmente devido o jogo ser 30fps

Ewertom
Visitante
Ewertom

O problema do ser humano @Livio é sempre não aceitar certos fatos e pelo que me lembro o que existia antes permanece hoje de outra forma,criticavam o jogo por ter 30 fps e do outro lado vinha os 900p,ou seja nada é bom e tudo presta de um lado e do outro.
Nó como amantes da arte digital,precisamos evoluir e não ficar nisso e aquilo,todos os jogos tem qualidade para alguém ou alguns e respeitar isto com criticas construtivas é muito bom e saudável para todos.
Driver Club é um jogo bom ou excelente para alguns,mas para mim ficou algo a faltar,assim como acontece ao Forza na opnião de outros e viver com isto faz parte.Mas sempre no respeito e bom dialogo

nETTo
Visitante
nETTo

Existiu sim muitos peritos, principalmente nosso colega @Fernando, o mesmo usava qualquer atributo da série Forza pra tentar diminuir Driveclub lembro muito bem dele falando da física das poças de agua em Forza 6 e que jamais Driveclub teria aquele nível de física e por este motivo tinha gráficos melhores, também usava Forza Horizon no que diz respeito ao tamanho do cenário. enfim se vc não lembra ou não viu isso, não necessáriamente seguinifica que não existiu.

Livio
Visitante
Livio

Fora que a nível de gráficos Driveclub ainda é utilizado em comparações com os últimos lançamentos no gênero de corrida.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Exatamente Lívio, eu falo q nunca vi um gráfico no xone x a nível de God of War porque sou muito bonzinho, na verdade no x não existe gráfico nem a nível de Driveclub um jogo de início de geração

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Conteúdo abaixo absoluta e meramente pessoal. Nada contra honra dos produtores do jogo em questão ou usuários.

Realmente um gráfico excepcional, que não vale de nada se não houver conteúdo, diversão.
Joguei esse pelo máximo que pude pra fazer valer o dinheiro empregado mas infelizmente tenho que dizer, não deu.
Ainda bem consegui o vender.

Hoje por exemplo estou jogando Forza Horizon 4 e me encanta a quantidade de coisas possíveis no jogo, que é lindo e recheado de atividades, desafios, jogabilidade extremamente agradável, muitos objetivos e um jogo totalmente atemporal, assim como o 3 que também pretendo jogar de novo e está alí guardadinho esperando. Sei que não é o mesmo segmento um é um mundo aberto o outro mais naquela esquema de GT e Motorsport, mas o que quero dizer é que o conteúdo, a jogabilidade são de longe mais importantes que gráficos bonitos, a jogabilidade no DC é travada e a diversão é quase nula. Faltou muita inspiração alí pra fazer o basico direito.
Até NFS Payback foi muito mais divertido, e olhe que é um jogo feito meio nas coxas.

Entra na minha lista negra da geração com, Detroit became human, Quantum Break, Black Ops 3, NFS 2015, Watch Dogs 2, GT Sport.

Respeito totalmente quem gosta.

bruno
Visitante
bruno

E uma critica justa, porque foi lancado aos pedacos. E por isso pagaram caro. Quando lancaram nem estavam disponiveis os efeitos de tempo, nem todos os automoveis.

Mas hoje ja e outra historia. Possuis uma grande variedade de veiculos e pistas bem como um modo de motas. Pura e simplesmente e o jogo de corridas mais completo de sempre neste sentido.

O que o lixou foi que foi lancado aos pedacos.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Aquele efeito de chuva dentro do carro, eu nunca vi nada igual.
Pensei que a geração teria mais coisas naquele nível.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

R.I.P xbox, a PSN está maior q a live inteira, gerando mais receita só com a PSN do PS4 doq com a live do xone,x360 e pc.

bruno
Visitante
bruno

Acho que estas no artigo errado para isso, ve o artigo de ha dois dias que discute isso.

Seja como for, a Xbox nao vai a lado nenhum nos proximos tempos e so a PSN esta com receitas maiores que toda a divisao Gaming da que inclui a Xbox e o resto.

Aproveitando o teu off-topic, as aquisicoes que eles fizeram podem dar muitos bons frutos se tratados com cuidado. A proxima geracao promete ser interessante.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Com essa questão da Live no Switch eu realmente não sei o que a MS pensa.
Pode ser algo que dê muito certo ou como tenho visto, onde eles pisam não nasce grama.

A propósito, @Mario, planeja algum artigo sobre Crackdown? Estou realmente custando a acreditar que aquele jogo é sério. Me parece mais uma forma de testar até onde as pessoas suportam situações abaixo da crítica.

Livio
Visitante
Livio

O número surge da análise aos trofeus atribuídos no jogo, pelo que há a possibilidade de erro no número de jogadores.!

Taí uma boa opção de verificar/saber/estudar os possíveis jogadores que o jogo tem/teve, melhor do que dizer o número de lanches comidos, passos dados ou ultrapassagens de carros.

Mas também não é só verificar o primeiro troféu do jogo porque muitos só testam o jogo ganham o primeiro troféu e deixam o jogo de lado, poderia ser uma análise dos jogadores que conseguiram 5 ou mais troféus.