Tenham medo de comprar uma PS5… Tenham muito, muito medo!

4.7 6 votes
Avalie o nosso artigo

As técnicas que ficaram conhecidas como FUD (Fear/Medo, uncertainty/incerteza e Doubt/dúvida), estão a ser aplicadas em pleno pelos fans Xbox à PS5. E o artigo que se segue mostra a lista de situações relatadas nesse sentido que foram aparecendo desde 2019.

O primeiro rumor que apareceu no sentido de levantar receios sobre a PS5 dizia respeito ao seguinte:

  • A Xbox tem Ray Tracing acelerado por Hardware e a PS5 não.

Esta situação baseou-se nos dados do Github, que se sabe agora foram colocados cá fora por fans Xbox que conseguiram aceder aos mesmos. Foi nessa altura que num grupo criado no Discord, entretanto desmantelado, e onde se juntaram algumas pessoas que acordaram ir libertando informação para fora, no sentido de criar FUD sobre a PS5.

E este, foi o primeiro dado libertado.

Entretanto a situação foi desmentida, confirmando-se a aceleração Ray Tracing por hardware, e já vimos inclusive vários jogos da PS5 com Ray Tracing aplicado.



  • A PS5 não terá grandes jogos no lançamento. A série X terá uma grande abundância de jogos.

Este foi um segundo rumor que foi decidido, provavelmente dentro desse mesmo grupo do Discord, ser libertado.

Mais uma vez hoje temos uma ideia, apesar de não ser ainda final, do que será o lineup de lançamento de ambas as consolas, e o que vemos é exactamente o contrário do que aqui é referido.

  • O GPU da PS5 é baseado no RDNA 1

Mais uma informação garantidamente vinda do grupo de Discord, e baseado na informação inicial dos protótipos em testes na AMD.

Entretanto a Sony desmentiu esta situação confirmado um GPU baseado no  RDNA 2, e a AMD fez o mesmo confirmado que a PS5 tem como base o RDNA 2. Soube-se entretanto que a PS5 tem alterações no seu GPU que neste momento não se enquadram em nenhum GPU existente da AMD, e que provavelmente farão parte daquilo que será o RDNA 3.

  • O Cerny subiu as velocidades de relógio quando soube da performance da Xbox série X. O GPU é 8/9 Tflops e vai-se manter nessa performance a maior parte do tempo.

Este rumor foi deitado abaixo quando foi explicada a tecnologia de gestão de energia aplicada à PS5 que é inovadora e neste momento única.  É esta situação, que não poderia ser aplicada à última da hora, por requerer uma tecnologia avançada de ajustes de consola a cada 2 ms, e ser tecnologia inédita que desmentem claramente esta teoria.

Nesse sentido o rumor alterou-se com afirmações supostamente vindas de programadores que afirmavam que a consola não conseguia manter o GPU e o CPU no máximo em simultâneo.



Mas mais uma vez essa situação foi desmistificada quando Mark Cerny deixou claro à Eurogamer que, a consola tem um orçamento energético que permite ao CPU e ao GPU estarem na sua performance máxima em simultâneo, e que se tal estivesse a acontecer seria devido aos programadores não estarem a seguir as directrizes da Sony, programando como se a PS5 tivesse um APU standard e usando código adaptado ao Jaguar, e como tal, activando perfis de energia relacionados com a retro compatibilidade, onde a performance da consola fica limitada.

Esta é uma situação que ainda hoje se acredita que alguns programadores, pela falta de experiência com o hardware e existência de muito código antigo não adaptado, estão a encontrar, mas no entanto a consola pode atingir a sua performance máxima sempre que for necessário.

  • A PS5 tem problemas de fabrico e está afectada na sua produção pelo Covid, sendo que não terá unidades suficientes no lançamento.

Apesar de ter ouvido de fonte oficial da Sony que a PS5 será limitada em unidades (algo normal numa fase de lançamento quando a procura é alta), a realidade é que a Sony foi tão afectada na produção da consola face ao Covid como foi a Microsoft ou qualquer produtor de hardware.

Já quanto a problemas de fabrico, tal nunca foi confirmado ou referido, tendo aliás sido negado por algumas outras fontes na internet que referiam que a produção estava com um excelente nível de rentabilidade.

Mas na sequência deste rumor, surge o próximo:



  • O custo da PS5 está a fugir ao controlo. A consola poderá custar mais de 600 euros.

Como referido não há qualquer dado que consubstancie esta realidade. Aliás ela é totalmente desmentida quando vemos que há relatórios que indiciam que a Sony aumentou a produção da consola em 50%, o que não aconteceria se nesta fase os custos de fabrico fossem elevados e onde o coerente seria limitar a produção até os custos baixarem.

  • A PS5 está a aquecer demais, crasha constantemente e os engenheiros estão com severos problemas para resolver a situação.

Este é o rumor mais ridículo que foi lançado pelo grupo, e aliás o rumor que deu origem ao desmantelamento do mesmo com a revelação da sua existência e dos seus participantes (que incluíam, mesmo que por mera casualidade, Alex Battaglia da Eurogamer).

Aliás este rumor mostra claramente que nesta fase não estava ainda dominado o conceito de controlo de consumos e térmica da consola, o que já na altura era suficiente para o desmontar. Mas que nesta fase, com o aumento da produção da consola, ainda mais ridículo fica.

Mas mesmo com o grupo desmembrado o FUD não parou. E eis que surgem novas tentativas.

  • É difícil desenvolver para a PS5. Quase o mesmo nível de dificuldade da PS3.

Que a PS5 usa uma metodologia de gestão inovadora que implica perder algum tempo a perceber como funciona (tal como qualquer tecnologia nova) é uma realidade. Mas a situação não é complexa e uma vez dominada a PS5 torna-se super simples e fácil de programar. Esse é aliás o feedback que Mark Cerny, Shuhey Yoshida e Jim Ryan revelaram estar a receber dos programadores.



Mas claro, quem está a entrar em contacto inicial poderá está a deparar-se com situações que são novas para eles e não as sabem contornar.

E finalmente, na sequência do de cima, o mais recente FUD:

  • A PS5 tem dificuldades em atingir 4K e muitos programadores poderão ficar-se pelos 1080p.

A prova que esta situação é completamente falsa é visível nos exclusivos first party da Sony. 4K 30 fps com Ray Tracing em Miles Morales e Ratchet and Clank, e até 4K 60 fps com Ray Tracing em Gran Turismo.

Os problemas que alguns programadores estão a encontrar devem-se ao que Mark Cerny já explicou, que a consola usa perfis de energia e que código escrito especificamente para o Jaguar pode activar esses perfis, requerendo assim alterações. Ora muitos criadores só agora receberam os seus dev kits finais, e estão-se a deparar com essas situações.

Como outros criadores de software residentes no Resetera tem vindo a referir, a diferença de performances entre a PS5 e a Xbox série X é a menor de sempre da história das consolas, e não há nada nas capacidades da PS5 que justifique esse tipo de dificuldades. É uma questão de tempo com a consola, e daí que quanto a afirmações que surgem sobre estas situações eles apenas referem. “Esperem pela próxima remessa de mensagens.



E já vimos isso com o programador do jogo Orphan of the Machine, um jogo que faz lembrar o Ecco The Dolphin da era 16 bits e que o programador referiu que não conseguia colocar a 4K 60 fps na PS5, atirando a culpa para a Sony pela má concepção da consola.

Curiosamente, nos tweets que se seguiram o programador foi atirando as culpas para outros sitios que não a Sony, e no final apagou mesmo o Tweet inicial onde dizia que não era possível chegar aos 4K e que era por má concepção da consola.

E eis outro exemplo que se tentou passar, mas este desmentido pelos programadores de forma imediata:

E assim vai o mundo das consolas…





4.7 6 votes
Avalie o nosso artigo
48 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu não gosto destas guerras tóxicas e desta falta de caráter feitos por indivíduos que na realidade são uns tristes, e atenção que este grupo é composto por pessoas de alto perfil ao invés do típico troll na cave, alguns deles são pessoas com uma certa cultura e que mesmo assim tomam uma posição que só posso classificar de mesquinha e infantil.

Perante isto, confesso que me dá um gozo tremendo ver estas alegações ridiculas serem desmontadas peça por peça á vista de todos, ver esta gente confrontada pela comunidade perante a verdade dos factos e vê-los a tentar esgrimir argumentos ridiculos como se fossem baratas a fugir depois de alguém acender a luz.

É um verdadeiro misto de sentimentos aquilo que sinto, um Yin-Yang que representa o desejo de ter uma Xbox mais forte para ter igualmente uma PlayStation mais competitiva, e um sentido de justiça que me tem sido preenchido com o definhar da marca pelas mâos de Phil Spencer, pode parecer hipocrisia da minha parte, mas dá-me uma certa satisfação que não sei explicar, ver a ideologia destes fanboys ir esgoto abaixo, pelo mesmo cano que a estratégia e as promessas do tio que através de ofertas como jogos e consolas a esta gente, promove este tipo de comportamento, logo dou por mim a usufruir ainda mas de algo quando foi alvo de maldade, como será o caso da PS5, eu já ia gostar imenso da consola, mas com tudo isto, com a Xbox sem rumo e sem jogos, vou gostar ainda mais, de certa forma justiça poética, uma espécie de toma lá e embrulha, e é isto que esta gente promove, um ambiente tóxico em que conseguem sujar com um pouco de lama algumas pessoas como eu que gosta genuinamente de videojogos.

Chettos
Chettos
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Culpa única e exclusivamente da sony
que colocou clocks altíssimos e variáveis na gpu/cpu além do console ser o maior já feito na história “maior que o xone fat” o que leva aos rumores de aquecimento e investimento em dissipação de calor muito acima do normal, a falta de tecnologias RDNA2 tbm deixa claro que algo ali não bate, o super ssd tbm tem algo errado, 8 segundos de loading entre os níveis no astro playrom.

Só resta esperar o lançamento.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Chettos
1 mês atrás

No review da Digital Foundry sobre o Deep Dive do Xbox, o Leadbetter cobrou o prometido teardown do Mark Cerny (dito no Road to PS5), para acabar de uma vez por todas com todos esses rumores de “molho secreto”, que embora eu não duvide, já está cansativo.

Sobre os clocks, todas as explicações teóricas são satisfatórias. O que falta são demonstrações práticas, assim como falta ver jogos de próxima geração rodando no SeriesX.

Sobre RDNA 2, Mark Cerny falou RDNA 2, Lisa Su falou RDNA 2, Digltal Foundry falou RDNA 2. Precisa do próprio Jesus Cristo voltar e dizer que é RDNA 2? Por que é tão difícil as pessoas entenderem que o feature set de uma GPU é maleável? PS4 Pro tinha features Vega 1 ano antes dessa GPU ser lançada. Xbox One X era um misto de features Polaris e Vega, como foi divulgado na época.

Sobre o Astro Playroom, você só pode estar brincando. Agora toda cut-scene e animação de um game será feita para mascarar loading?

Deto
Deto
Responder a  Chettos
1 mês atrás

claro, PS5 problemático com aquele monte de jogo rodando.

confirmação de sucesso nos tivemos com as CGs fakes sem data e o gameplay do Halo no PC.

se vc não enxerga essa realidade, vc tem problemas com realidade.

continue dando esse feedback para a MS:

  • PS5 lixo, clock lixo, ssd fake, rdna fake
  • SX CG sem data e gameplay do Halo no PC, sucesso

vc vai ver o xbox ser descontinuado, graças a gente como vc.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Que fiasco.

Ainda bem que eu não sou fã de nada do Xbox.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Falando em Halo tem um rumor de que será adiado novamente, agora para 2022 e adivinhem, sem suporte para o One.

Não sou insider mas falei dessa possibilidade na notícia do adiamento, entretanto é rumor e vale o que vale

bruno
bruno
Responder a  Livio
1 mês atrás

Seria de apenas alguns meses, para o inicio de 2022.

O mais ridiculo aqui e o rumor afirmar que a equipa esta a considerar seriamente cortar a versao ONE.

Isto depois de Phil Spencer ter garantido que nao iria haver problema nenhum em fazer jogos para ambas as geracoes porque… PC. “Se existe uma coisa chamada escalabilidade no PC porque nas consolas haveria problema?” Demagogia no mais puro e este adiamente seria mais uma vez a direccao da Xbox a passar ridiculo.

Livio
Livio
Responder a  bruno
1 mês atrás

Segundo o rumor a versão para One S(nem é a fat) estaria rodando abaixo dos 900p

bruno
bruno
Responder a  Livio
1 mês atrás

O Jason Schreier ja veio desmentir esse rumor.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Chettos
1 mês atrás

Cara, na moral mesmo, você lê o que escreve?? O artigo do Mário é exatamente sobre pessoas como você, com imaginação fértil e que na base do achismo já passam a afirmar coisas absurdas, que fogem das suas capacidades.

bruno
bruno
Responder a  Chettos
1 mês atrás

Esta logica nao sigo…

A Sony cria um hardware, um conjunto de parvalhoes na internet decide espalhar noticias falsas e desinformacao e isso de alguma forma e culpa da empresa?

Essa e boa!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O processo de culling da Geometry Engine parece ser algo bem promissor mesmo. O MAtt Hargett ex-engenheiro do PS5 fez esse tweet: https://twitter.com/syke/status/1241458547986034688?s=20 dizendo que fizeram o mesmo culling em Doom Eternal, mas consumindo bastante CPU, o que no PS5 poderá ser feito nativamente na GPU.

Fui ler a análise de Doom Eternal e fiquei maravilhado com o que falaram sobre o culling: https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-doom-eternal-tech-review

Outro elemento para avançar os detalhes está na geometria. Doom Eternal apresenta cenas dramaticamente mais complexas com uma média de 8 a 10 vezes mais triângulos por cena. Disposto em bruto, você pode ter de 80 a 90 milhões de triângulos à vista. As máquinas da geração atual provavelmente se dobrariam sob essa carga, que é onde o novo sistema de culling de triângulo e oclusão entram em ação. Basicamente, a CPU determina quais superfícies não são necessárias durante a renderização e as rejeita. Um pequeno buffer de software (que é basicamente uma pequena textura criada a cada quadro) informa ao jogo quais superfícies estão obstruídas e essa informação é enviada para a GPU. Isso ajuda o jogo a desenhar apenas os triângulos visíveis de cada quadro e sua eficiência permite que a equipe utilize malhas de maior densidade para construir o mundo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

O que falta ver é se o Geometry engine do Ps5 faz o culling antes, liberando Gpu também nessa etapa. É como se o Geometry engine fosse uma unidade a parte no Ps5. Pelo menos é o que deixaram entender.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Sim, Mario, eu sei que sempre existiu e em nenhum momento falei o contrário… O que falei é que o implementado no ps5 é uma evolução e temos que ver se é ou não uma coisa a parte ou faz parte do pipeline da gpu ainda.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

peixada hahahahhaha

Deto
Deto
1 mês atrás

no twiter tem lá gente falando bobagens do armazenamento do PS5…

já tem um fã de xbox falando groselha do spiderman MM.. “dlc de 5h”

então, enquanto isso a MS fica bem feliz com o feedback dos seus “fãs”

“olha, eles adoraram o halo apresentado, não se importaram com o adiamento… ruim é o spidermam MM, vamos continuas como estamos… manda um crackdown 4 ai para nossos fãs e já deixa no forno o Grounded 2 e battletoads 2”

Esses caras do FUD não percebem que eles só colaboram para o sucesso do ps5 e fracasso do xbox.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mario, caso você precise da apresentação do Cerny por escrito, segue a transcrição.

https://playstationvr.hateblo.jp/entry/2020/03/30/181003

Carlos Zidane
Carlos Zidane
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Se Deus me permitir, ano que vem o meu PS5 estará firme e forte aqui em casa.

nETTo
nETTo
1 mês atrás

E digo mais, este FUD tem dado resultados, as últimas pesquisas mostram que apenas +70% estão interessados no PS5.

Deto
Deto
Responder a  nETTo
1 mês atrás

O problema é que eu tenho a impressão que a MS acredita no FUD e escuta ele como feedback real.

Lembrei q a MS fez pesquisa e falou que está 50% para cada lado quem prefere pilha ou bateria no controle.

Os fanboys histéricos devem ter desequilibrado totalmente essa pesquisa que a MS usa para justificar DLC de hardware.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Pelo que entendi o PS5 do desenho a concepção é um console perfeito apesar de toda essa desinformação.

Que apesar de terem falado tudo isso contra ele estamos diante de um projeto perfeito e sem falhas.

Bom fico feliz e vamos aguardar o lançamento pra se confirmar tudo isso.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
1 mês atrás

OFF

Tenho duvidas mas espero que aconteça.
https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1297539360825409537

Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

Mário, na sua opinião, tudo que se fala a respeito da PS5 que não é positivo, nos fóruns e nas redes sociais, virou FUD? Não existem mais rumores, especulações, hype? Sempre que surge um novo produto, é normal haver uma grande empolgação e com isso vem os rumores e as especulações, e obviamente tudo isso só existe porque não se sabe de todos os detalhes acerca do novo produto. Empresas como Sony, Microsoft e Nintendo os adotam sim e acrescentam a eles o tempo todo. É verdade que existe aquela “especulação razoável” que tem alguma base na realidade e aquela especulação que é pura fantasia, embora admita que seja difícil traçar esses limites.

Essas coisas geram entusiasmo e expectativas. O hype é divertido, mesmo que você acabe se decepcionando mais tarde. Principalmente nas comunidades.

Eu pessoalmente acho esses rumores a respeito dos consoles inócuos. Às vezes é estúpido, às vezes o FUD se espalha e às vezes as pessoas ficam desapontadas. Essa é a natureza das coisas, no entanto no final o PS5 será lançado da mesma forma que seria se não existisse todos esses rumores e especulações. Eu pessoalmente não ligo para eles e vou iniciar essa geração com o PS5 com ou sem rumores.

Acho que a Sony e o PS5 não vão se prejudicar nem um pouco com isso, desde que quando algo seja desmascarado ou confirmado, seja divulgado e desde que as mensagens de spam não aconteçam.

Claro que infelizmente existe aquela especulação que não é inofensiva. As pessoas vêm com as ideias erradas, especialmente se alguém sem noção vem junto com algumas dessas afirmações que são apresentadas como fatos, e quando isso se torna em calúnia, difamação, todo mundo sai perdendo.

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Tudo isso é especulação Mário, conjectura, suposição que é normal surgir quando aparece um novo produto. Faz parte da natureza dessas coisas. Toda essa especulação só existe porque não se sabe de todos os detalhes acerca do novo produto.

O que é especulação? Não é uma pressuposição, suposição acerca de alguma coisa, sem comprovação? Normalmente a especulação não tem fundamentos empíricos e se baseia, geralmente, no raciocínio abstrato.

Como não se sabe de todos os detalhes sobre o produto, a empolgação gera essas coisas.

Claro que algumas coisas são mal-intencionadas sim. Mas como agente pode saber o que é mal-intencionado do que é apenas hype do momento?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rodrigo
1 mês atrás

Ora, mas é simples lhe explicar amigo. Porque essas pessoas que criam esses rumores (sempre negativos) do ps5 não se vê criarem nada no Xbox além de elogios e delírios do mundo do faz de contas… Até agora essas pessoas não questionaram o SSD do SX demorar 18 segundos para carregar state of decay, nenhum jogo até o momento rodando no console, nenhum triple A no lançamento do SX, a MS prometer Cross gen para 2 próximos anos e agora tudo desmoronar, pois Halo já estão excluindo do Xbox one… O que surgiu depois dessa última notícia de Halo? Os mesmo publicaram mais um “Rumor” dizendo que o sistema operacional do PS5 vai ocupar 150gb (alguns desses já aumentaram para 175) do SSD.
Na boa mesmo? Essa galera aí não importa mais o que a Microsoft faça, virou doença! Sendo grátis é o que vale.
Ver gente defendendo o verdadeiro absurdo que fizeram com uma das franquias mais icônicas da era 8/16 bits. Um jogo de 3 horas, com variedade ridícula de inimigos, que se parece mais com o desenho das meninas super poderosas do que qualquer outra coisa e demorou anos para ser produzido com o título de “Battletoads”, só me dá embrulho no estômago.

TIREM OS CLÁSSICOS DE PERTO DESSA EMPRESA! ELA ARRASTARÁ QUALQUER UM NA LAMA.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Fora que ultimamente quando se tem uma notícia negativa do lado do Xbox, seja para o One ou Series X em pouco tempo surge uma péssima para o PS5

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
1 mês atrás

Estão tentando diminuir o 7 pra um pra pelo menos meio a meio nas vendas pro xbox não ser cancelado
Até compreensível… Mas ainda assim, baixo.
Como é uma coisa de mundo dos negócios, me pergunto até onde estaria envolvida a principal interessada nessa história (um certo pessoal de Redmond)…

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
1 mês atrás

Sim, a maior interessada está calada pois essas mentiras podem elevar a quota dela no mercado, a não ser que surja um movimento que a faça “desvincular” do FUD a exemplo como foi com o pessoal da Mil Grau no BR.

Muitos reclamavam e reclamavam e a MS (tanto Br quando a matriz) passavam a mão na cabeça dos caras, daí que começaram os protestos contra o racismo houve boicote a empresas que não apoiaram o movimento, então a MS foi “obrigada” a desvincular a imagem do mil grau para que não ficasse prejudicada no resto do mundo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
1 mês atrás

Virou padrão isso. Quem não percebeu ainda, tem dificuldades de raciocínio. hehe

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Se já tem algum FUD para a notícia do rumor do Halo pelo menos por parte da Sony tem uma boa notícia em relação ao mais novo IP da plataforma PS: https://www.eurogamer.pt/articles/2020-08-24-ghost-of-tsushima-torna-se-na-nova-propriedade-de-maior-sucesso-da-playstation

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Pra ele deve ser normal o “Insider” falar, inventar mentiras para poder equilibrar os lados pq só saia notícias negativas sobre xbox …..

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Andrio
1 mês atrás

Tenho quase certeza que essa é uma acusação que você não pode provar em relação a esse Insider que eu nem sei quem é. Olha você praticando FUD em um curto comentário.

Andrio
Andrio
Responder a  Rodrigo
1 mês atrás

Cara, já entendi a sua. Passar bem!

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Outros produtos que sofrem com isso também? Temos por exemplo o Linux e os softwares de código aberto em geral. Há muitos anos que o Linux sofre com grupos de discussão para designar artigos, entrevistas e publicações em geral que de alguma forma espalham informações falsas ou confusas. Essas matérias procuram desenvolver um sentimento de medo leitores. Frases como “o Linux é complicado”, “os softwares livres são inseguros, pois qualquer um pode olhar o código e procurar por brechas de segurança”, “se o software é gratuíto, como alguma empresa poderia investir e ganhar dinheiro com ele?” são bons exemplos. O sistema Android também sofre com isso.

Outro exemplo é o da Microsoft que já utilizou desse meio para favorecer o Windows e prejudicar os servidores Linux. A Microsoft por exemplo lançou no final de 2004 uma campanha que utilizava um conjunto de pesquisas e relatórios patrocinados pela empresa para tentar provar que o custo de propriedade das diferentes versões do Windows é mais baixo que o de diversas soluções Linux e que servidores Windows são mais seguros. Eram utilizados situações muito específicas ou dados manipulados, que eram divulgados como se fossem aplicáveis na maioria das situações. Esse caso da Microsoft é um nótorio e vergonhoso exemplo de FUD.

A Nintendo também. Afirmações do tipo: “Console da Nintendo só tem jogo para crianças”, “O Nintendo Switch vai ser um enorme fracasso,é mais fraco que um smartphone básico”, especulações que provaram estar longe da verdade.

bruno
bruno
Responder a  Rodrigo
1 mês atrás

Rodrigo… nao e especulacao. Estamos a falar de pessoas altamente organizadas que criam varios perfis e discutem entre si e validam-se entre elas de modo a tentar passar por verdade o que sabem ser mentira.

Todas as teorias que estao listadas neste artigo foram vendidas com termos e conhecimentos tecnicos por esta gente e quem discordava foi desacreditado e silenciado.

E segundo… le este artigo.

http://www.pcmanias.com/playstation-5-alvo-de-contra-informacao-concertada-com-o-intuito-de-gerar-medo-incerteza-e-duvida-alteracoes-aos-comentarios/

As pessoas em causa foram apanhadas num grupo a discutirem tacticas sobre como passar a informacao. Desde liberar documentos com perfis falsos, para depois aparecer um “insider”- que nao era mais que um elemento do mesmo grupo – que depois confirmava essa informacao.

Isto vai muito mais alem da simples especulacao – isto ja e um grupo de pessoas organizado com o intuito de espalhar desinformacao.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  bruno
1 mês atrás

E a Sony não vai lá e desmente de maneira categórica e exemplar pra que mesmo o câncer chamado “sites comerciais” não possam deixar de o relatar e com repetição, isso é muito importante, pois o gadão (povo QI 60-) vive de reproduzir mantras da mídia/governo/influenciadores (🤮), então a culpa é da inércia dela também.
Se eu sou o cara que está a frente na Sony, como o phil está a frente do Xbox por exemplo, bateria tão forte que esses caras iriam pensar 10x antes de sair com lorota

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
1 mês atrás

PS: e pensar que tudo isso é só pra equalizar as vendas com o PlayStation, pois eles sabem que o público não vai deixar de o comprar a menos que a própria Sony cometa erros terríveis… Estão indo atrás dos influenciáveis (dos mais ingênuos) pra evitar a extinção do xbox.
Tragicômico.

error: Conteúdo protegido