Terá a super baixa latência dos controladores Xbox sido mais um Marketing que foi ultrapassado pela concorrência?

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Um utilizador resolveu testar a latência do novo DualSense face aos controladores da Xbox. E os resultados são… surpreendentes!

Com a Xbox série X a Microsoft prometeu uma revolução nas latências dos seus comandos…

Num sistema constituído por três partes, que passava pelo reconhecimento rápido do pressionar dos gatilhos, e por uma tecnologia de latência de pipeline dinâmica na consola que a Microsoft afirmava permitir aos jogos receber instantaneamente o input, e que depois era processado pelo monitor o mais rápido possível graças ao HDMI 2.1.

Basicamente quando vimos a esquemática que está a ilustrar o artigo, reduzimos imediatamente o esquema a duas partes, removendo a parte do HDMI que seria algo igualmente suportado pela PS5, uma vez que o HDMI é um standard que nem é de uma empresa, e nem de outra.

Faltaria então ver se essas duas componentes realmente faziam a diferença.



E as dúvidas começaram a aparecer quando a Microsoft deu a conhecer que iria trazer a componente da consola, o DLI, para as actuais Xbox, o que dava a perceber que tudo não era mais do que mero software.

Mesmo assim, ficava a dúvida… Como seria que o seu controlador se comportaria face ao Dualsense.

E essa resposta surgiu graças a um utilizador…. E o que ele nos traz não é uma tabela… é um vídeo… onde a diferença é percetível a olho nú e chega ao tempo de alguns fotogramas de diferença!

Vamos ver:

Como é dito pelo próprio, isto está longe de ser uma análise bastante precisa e/ou científica, pelo que teremos de aguardar por testes mais profundos. Mas a realidade é que a promessa da baixa latência da Xbox aparenta ser mais uma que foi superada pela concorrência, sem que esta sequer a tenha publicitado.





0 0 votes
Avalie o nosso artigo
16 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Livio
Livio
10 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Já vi chamada da artigo em que Phil esta “fall in love” com o DualSense.

Não duvido que o próximo controle Elite venha com pelo menos um haptic feedback

José Galvão
José Galvão
10 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Já começa a ser uma característica da Microsoft, a gabarolice disto e daquilo para depois cairem no ridículo, o comando até podia ter menos latência mas o Dualsense é tão à frente que isso não ia importar, mas nem isso.

Por acaso hoje vi pela primeira vez uma Series X, na montra de uma CEX, para quem não conhece, é uma cadeia de lojas que compra e vende artigos usados, estavam a pedir 690€…

É maior do que esperava e é um reflexo da atitude da Microsoft para a nova geração, é a lei do menor esforço.

Sparrow81
Sparrow81
10 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A questão é bem simples quando se olha para os dois consoles: Uma é tecnologicamente superior, a outra usou de marketing para falar muito. No final do dia, a Sony mais uma vez deu uma aula e a Microsoft, que falou muito, na hora H passou vergonha.

Finn
Finn
10 meses atrás

Para se ter a latência menor do dynamic latency imput é preciso de um jogo compatível e HDMI 2.1 (o que provavelmente a tv da pessoa do teste tem porque está jogando a 120 fps). Esse jogo provavelmente não é compatível e fazer teste de latência pelo gatilho envolve algumas variáveis. Pelo que li, o controle do Xbox series X/S também não diminui a latência em PCs em jogo algum até o momento, mas ter menor latência no console seria a redenção do controle do series.

Finn
Finn
Responder a  Finn
10 meses atrás

PS: no vídeo completo, o Youtuber afirma que “se você está comprando o PS5 em detrimento do Xbox só porque o controle tem mais features, está cometendo um erro”, na contramão de muita gente.
Bom, eu só vou decidir quando jogar em um dualsense, mas ainda estou cético.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Finn
10 meses atrás

A minha tv tem HDMI 2.0 e suporte a vrr e 120fps a 1080p. Alguém aqui acha que isso não é suficiente para a next gen? Quem sabe não seja suficiente para ps6, mas pra geração que está começando é mais do que o suficiente.

Finn
Finn
Responder a  Sparrow81
10 meses atrás

Se tiver VRR, a TV está boa por um bom tempo (mas não arriscaria dizer que até o fim da geração), a menos que você faça questão de jogar em 4k 120 fps alguns pouquíssimos jogos como Fortnite e Rogue Company. Mas, caso essa tecnologia da MS funcione como o anunciado (2 ms de latência), talvez seja um bom motivo para donos de Xbox comprarem uma tv com HDMI 2.1, caso queiram jogar de maneira mais competitiva.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Finn
10 meses atrás

4k/120 não é possível para os consoles. Esquece isso.

Finn
Finn
Responder a  Sparrow81
10 meses atrás

É possível, mas será muito raro e limitado a poucos jogos. Ori roda em 4k 120 fps, o rogue company também está anunciado para rodar dessa forma. Não é de se espantar que os estúdios first party consigam tal façanha, assim como haviam jogos em 4k dinâmicos 60 fps na geração passada, o que era praticamente um milagre.
Halo infinite também terá esse modo, mas não sei se será dinâmico e confesso que não sei se é necessário HDMI 2.1 com 4k dinâmicos e 120 fps.

Finn
Finn
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 meses atrás

Sim, a MS cria muitos temos pomposos para fins de marketing. Eu não defendo nenhum deles sem antes ver em prática ou reconhecer sua potencialidade. Nesse caso, ela deixou claro no Blog que o ALLM é uma feature do HDMI 2.1 e que é apenas um pequeno complemento para o DSI e que é uma coisa nova, não apenas um padrão da indústria que a MS está suportando. Eu mesmo tenho muitas dúvidas sobre ele e não vi quase nenhuma explicação, não sei se ele será compatível com PC, como vai funcionar com os controles de One, nem como e quantos ms exatamente essa feature consegue retirar de latência na equação controle-console-jogo.
O fato é que para o DLI funcionar, é preciso de HDMI 2.1 E compatibilidade do jogo, porque ele depende do suporte do jogo. No vídeo em questão, não vi nenhuma menção ao cumprimento desses requisitos, pelo que não serve de base para especular que o Dualsense seria equivalente ou teria menor latência que o controle do Series com DLI.

https://news.xbox.com/en-us/2020/03/16/xbox-series-x-latency/#:~:text=For%20Xbox%20Series%20X%2C%20the%20team%20devised%20a%20solution%20in,Latency%20Input%20(DLI)%E2%80%9D.&text=The%20result%3A%20significantly%20lower%20controller%20latency.

Pedro
Pedro
10 meses atrás

Não deve ser nada. Junto com as novas tools de desenvolvimento vai vir um patch para resolver isso também 😀

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
10 meses atrás

Como esse video foi feito? De que forma foi calibrado? Qual TV foi utilizada? O user usou o modo game nos dois testes? Está ligado em um Xbox series X mesmo? É o controle do Xbox Series mesmo? É esse usuário confiável? Que jogo é esse que ele consegue reproduzir a mesma cena exata e parece que ele apenas trocou de controle utilizando um PC?
Até uns meses atras, 60fps eram descartáveis por que estragavam a qualidade gráfica dos jogos e assuntos de latência de comandos eram ignorados como se não existissem. Quem viu vocês e quem vê agora hein…

error: Conteúdo protegido