Tomb Raider dá prejuizo. Heavy Rain dá lucro. Algo está mal aqui.

Recentemente a Square Enix anunciou que Tomb Raider era um fracasso, estando a dar prejuízo. Vamos comprar esse jogo com Heavy Rain.

Já o dissemos e repetimos. Um jogo que venda mais de 1 milhão de cópias deveria ser um sucesso. A Square Enix anunciou que Tomb Raider vendeu 4 milhões de unidades (ou tinha vendido nessa data pois esse número já deverá ter crescido), mas surpreendentemente a empresa anuncia-o como um fiasco e dando prejuízo. Aliás, mesmo com 4 milhões de vendas em Tomb Raider e 3,6 milhões de vendas em Hitman Absolution, a empresa apresentou prejuízos de 137,995 milhões de dólares. E isto de acordo com o seu próprio relatório financeiro.

Na altura referimos que com esse volume de vendas o jogo deveria ter arrecadado um lucro da ordem dos 200 milhões de euros, e curiosamente, analisando números de vendas de outros jogos, apercebemos-nos que não andamos longe da verdade.

Por exemplo, Heavy Rain para a Playstation 3, vendeu apenas 2 milhões de unidades. Vamos então comparar os dois?

Guillaume de Fondaumiere da Quantic Dream’s revelou os custos de produção de Heavy Rain: 16,7 milhões de euros. Um valor astronómico mas compreensível face aos meios que foram necessários para a realização do jogo com actores contratados, capturas faciais, capturas de movimentos, banda sonora, etc. Um valor que no fundo, e apesar de o jogo ser algo diferente, se aceita que Tomb Raider também tenha atingido.



A questão é que Guillaume revela mais dados. O jogo foi dos mais publicitados de sempre pela Sony, com direito a publicidade nas TVs e revistas de todo o mundo. E assim os custos subiram com isso para os 40 milhões. Apesar de que nunca vimos Tomb Raider publicitado da mesma forma, pelo menos na imprensa Portuguesa, aceitemos que tenha tido igual custo.

A questão polémica é dada quando Guillaume acrescenta que o jogo rendeu à Sony mais de 100 milhões de euros. E isto com dois milhões de unidades vendidas.

Ora apesar de desconhecermos se os 100 milhões são lucro real ou se teremos de remover as despesas, o certo é que mesmo no segundo caso o jogo daria um lucro de 60 milhões. E com 2 milhões de cópias vendidas.

Pelo mesmo raciocínio, e dado que o preço era o mesmo, Tomb Raider deveria ter feito 200 milhões de euros de lucro ao ter vendido o dobro das cópias. E mesmo com os custos removidos, deveria ter dado 160 milhões de euros de lucro.

Mas vamos ser mauzinhos. Vamos duplicar o custo de produção de Tomb Raider e mesmo os custos de publicidade. E assim em vez de aceitarmos que a Square Enix gastou 40 milhões com o jogo, teria gasto 80 milhões. Isso reduziria os lucros para 120 milhões.

Há algo de mal contado na história da Square Enix.

Dados sobre Heavy Rain obtidos em Eurogamer



Posts Relacionados