Um computador que corre tudo e por apenas 400 euros… Sim é possível

Quando vemos listas com computadores encontramos diversas combinações de hardware. Mas qual deles é efectivamente o melhor? E será que o preço é o melhor? Ou será que está inflacionado?

Pois bem, para se adquirir um bom computador e barato esqueçam as máquinas pré-montadas. Há que procurar peça a peça pelas melhores relações qualidade preço e montar o computador em casa.

Ora nos dias que correm a variedade de hardware é muita e pode ser difícil escolher. Mas e se vos dissermos que por 400 euros conseguem montar um computador que, sem ser o mais potente do mercado, é efectivamente uma excelente máquina e capaz de executar com qualidade absolutamente todo o software actualmente existente?

É exactamente isso que vos trazemos aqui, uma máquina que é possível de ser montada por 400 euros e cujas performances lhe permitem a definição de “maquinão”



Comecemos pelo mais básico e igualmente uma peça de importância fulcral:

Fonte de alimentação.

Escolher uma fonte não é apenas olhar para a potência. O número de rails de 12 V é essencial para garantir que a fonte aguenta efectivamente com o sistema.

A fonte em questão possui 630 watts, com uma potência nominal de 315 watts.

Possui 1 conector de alimentação ATX 24/20 pinos, 1 conector de alimentação ATX CPU de 4 pinos, 3 conectores de alimentação Sata, 2 conectores Molex de 4 pinos, 1 conector de drive de disquetes de 5 pinos e 1 conector de 6 pinos para placas gráficas. Possuí ainda 2 rails de 12 volts.

Como bónus a fonte em causa possui leds azuis. Dificilmente conseguirão adquirir uma fonte com características e qualidade idêntica a menor preço

Falamos da PowerLogic ATX 630 Watts .

Preço: a partir de 25,99 euros

Caixa

Uma boa caixa é essencial, não só por questões de espaço e arrumação, mas igualmente porque o fluxo de ar no interior deve ser garantido de forma eficiente para se evitar aquecimentos excessivos da máquina com as consequentes faltas de estabilidade do sistema.

Não podemos por isso fugir de uma das grandes marcas que constroem as suas caixas com a refrigeração em mente, e por esse motivo optamos pela Cooler Master Elite 342

Preço: a partir de 31,40 euros

Disco Rígido

Nos dias que correm um disco deverá ter pelo menos 500 GB. Nessa perspectiva foi para essa dimensão que apontamos escolhendo um disco de grande qualidade. 7200 rpm’s é o recomendado e a cache interna deverá ser de pelo menos 8 MB.

Para o caso acabamos por escolher um disco que nos oferece tudo isso e ainda mais, um Seagate Barracuda de 500 GB com 7200  rpms e 16 MB de cache.

Preço: a partir dos 33,59 euros

Gravador de DVD’s

Desde sempre que a LG se revelou como uma das grandes marcas fabricantes de gravadores de DVD’s, com modelos que ao longo da sua vida foram famosos pela sua qualidade de gravação bem acima da média. É por isso a nossa preferida nesta escolha até porque as diferenças de preço não justificam fugir para outras marcas de menor qualidade.

A escolha recai assim sobre o LG GH22NS50, um gravador 22x que regrava a 8x e que acima de tudo existe em preto para bater certo com a cor da caixa escolhida.

Preço: a partir dos 15,42 euros

Processador

O orçamento acaba por ser o factor mais limitativo nesta escolha, e para o cumprir ao definirmos se queremos um processador Intel ou um processador AMD, e a escolha terá de recair sobre a AMD.



É certo que com o orçamento mais alargado um conjunto Board+Processador Intel poderá atingir performances muito superiores, mas isso a um custo que só nesses dois componentes poderia facilmente estourar com os valores a que aqui nos propusemos. Assim, mantendo performances superiores teremos forçosamente de optar pela alternativa onde os custos são bem mais baratos.

Assim, de forma a compensar a ausência dos mais poderosos e caros Intel escolheremos um dos bons processadores AMD que apresentem performances equiparáveis. E a escolha terá de recair sobre o AMD Phenom II X4 925, um processador quad-core cm elevadas prestações.

Preço: a partir de 76,9 euros

Motherboard

Ao escolhermos o processador definimos que o socket a ser usado terá de ser um AM3. Queremos agora uma board com boas prestações e que suporte este processador.

As alternativas são muitas mas a melhor relação qualidade preço que encontramos recaiu sobre a MSI 870U-G55, uma board com chipset da própria AMD (AMD 770) e equipada com 1 slots PCIE 16x, uma slot PCIE 4x e 3 slots PCI, controlador sata, suporte para RAID, USB 3.0, audio incorporado com chipset Realtek AC 832, placa de rede Gigabit e muitas outras características que podem consultar no site do fabricante.

Preço: a partir de 75,90 euros

Memória

Uma memória de marca é sempre preferível às outras, quanto mais não seja pela garantia de uma marca por trás do produto. A Geil é um dos fabricantes de renome no mercado e na sua oferta podemos encontrar as Geil PC3 12800 Value Plus DDR 3 que são vendidas num pack de 4 GB. O CAS destas memórias é nível 8, o que se revela perfeitamente aceitável.

Preço: a partir de 30,90 euros

Placa Gráfica

Na escolha da placa gráfica teremos obviamente de por de lado os modelos de topo uma vez que nesses casos só a placa gráfica poderia custar mais do que todo o sistema que aqui apresentamos. Iremos igualmente colocar de lado a Nvidia uma vez que as suas placas são mais caras, apesar de pessoalmente achar que o suporte CUDA exclusivo das mesmas justifica a diferença.

Iremos assim para uma placa da AMD, uma ATI RADEON, e escolheremos o modelo que melhor relação qualidade preço apresenta, e aqui a melhor relação qualidade preço foi apresentada pela VTX3D com a sua Radeon HD6790 1GB GDDR5

Preço: a partir de 114,90 euros



Preço FINAL: 407 euros

E com isto terminamos a nossa máquina que acaba por ficar por um valor de 407 euros. É possível descer a mesma abaixo dos 400 quer com algumas ligeiras alterações (como a mudança das memórias e do gravador de DVD’s para linhas brancas), mas sinceramente recomendamos que mantenham o material recomendado.

De notar igualmente que este preço é conseguido com a aquisição dos vários componentes em diversos locais, uma vez que facilmente esta mesma máquina sem essa pesquisa pode passar os 500 e aproximar-se mesmo dos 600 euros.

Os preços foram todos obtidos a partir do site KuantoKusta.

Ah sim, agradecimentos é ali do lado, clickando nos banners da publicidade. 😉



Posts Relacionados