USB 3.0 e 3.1 morrem. Chamam-se agora USB 3.2, mesmo sem o serem!

Confusos com o título de cima… Tem mais é de estar. Porque o que a nova norma propõem é um renomear das normas USB 3.0 e 3.1, para as incluir no 3.2.

Se até agora sempre tivemos várias versões do USB com designações X.Y em que X era a versão e o Y a revisão, isso termina.

Na designação antiga o USB 3.0 mostrava-se capaz de transferências de dados de 5 Gbps, algo que a versão 3.1 subiu para 10 Gbps. Agora irá aparecer uma nova versão, a 3.2, que sobe esse valor para 20 Gbps! O interessante aqui é que todas elas funcionam usando os mesmos cabos, apenas dando usos diferentes aos pinos disponíveis!

Ora a notícia sobre o aparecimento de um USB 3.2 ficaria basicamente pelo parágrafo anterior, uma vez que a variação de velocidade é a única situação que distingue as três versões do USB. Mas neste caso não fica, uma vez que alguém resolveu mexer nas designações usadas, aglomerando todas as versões sob um mesmo nome!

Ora um mesmo nome para versões do USB com as mesmas capacidades, mas velocidades diferentes não parece muito coerente. Ao menos ao termos a designação da revisão podíamos distinguir as capacidades. Mas a ter de ser, certamente que todos estes USBs se deveriam passar a designar apenas USB 3.



Mas não… o nome é outro. E é talvez a escolha mais estranha possível! O nome será USB 3.2!

Sim, o USB 3.0, e 3.1 vão passar a designar-se também por USB 3.2. Alguém talvez tenha exagerado na festa da noite anterior, e desta forma promove todas as versões anteriores do USB à revisão 3.2.

Mas e então, se o nome é o mesmo,  e é USB 3.2, como vamos saber quais as versões para termos noção das diferenças? Com a designação 3.0, 3.1 e 3.2 era simples, mas e agora?

Bem, agora o USB 3.0 passa a designar-se USB 3.2 Gen 1, o 3.1 passa a ser o Gen 2, e o 3.2 puro, o Gen 3. Ou seja teremos o USB 3.2 Gen1, o 3.2 Gen 2 e o USB 3.2 Gen 3.

Confusos? Esperem… ainda há mais!

É que o nome de marketing é diferente. E o USB 3.2 Gen 1 será o USB Superspeed, o USB 3.2 Gen 2 será o USB Superspeed 10 Gbps, e o USB 3.2 Gen 3 será o USB Superspeed 20 Gbps.velocidades 3.2 USB-C PCs velozum poico melhor, mas confesso que a designação ainda nem entrou em vigor e já sinto falta dos termos antigos.



1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
eduard08 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
eduard08
Visitante
eduard08

e para nao chegar, no meio disto tudo anunciaram o USB 4.0