Utilizadores acham que Mario Kart 8 para a Switch mostra que a Nintendo não está preparada para um online pago.

O artigo que se segue baseia-se em queixas de utilizadores da Switch relativos a Super Mario Kart 8, e que levam os mesmos a acreditar que a Nintendo não está preparada para um online pago.

É quase concensual que Mario Kart 8 Deluxe acompanhado de todo o DLC já criado para este jogo é uma adição muito boa à colecção de jogos da Switch. É um jogo com visuais fantásticos a 60 fps e com melhorias face ao jogo original da Wii U.

Mas o jogo traz um sistema online que está completamente ultrapassado e que não foi melhorado da sua versão original.

Isto não seria problemático se o online da Switch não fosse passar a ser pago lá mais para o final do ano, e dado que o jogo está verdadeiramente arcaico no seu funcionamento, a situação leva a questionar se realmente a Nintendo fará justificar este custo.

Naturalmente o online está associado ao multi jogador, e este é um jogo de corridas multi jogador. Mas o sistema de rankings é fraco e basicamente apenas determina qual o oponente cm que nos debateremos, sem qualquer tipo de prémios pela progressão, o que torna os incentivos de se melhorar a pontuação basicamente nulos.



O jogo não tem ainda qualquer suporte de conversação por voz, e a aplicação dedicada para smartphones que foi prometida ainda não existe. Não que isto seja o ideal pois vai obrigar a um telefone e a uma combinação de headphones e de volumes que ainda não se percebeu muito bem como funcionará.

O jogo possui ainda vários problemas com as conexões que ocorrem com uma regularidade acima do desejado, forçando o jogador a regressar ao menu sem razões perceptíveis, o que quando acontece jogando com um amigo se torna irritante.

O jogo não suporta um sistema de lobbys para a criação de partidas, pelo que a única hipótese de alguém se juntar a um amigo é entrar num jogo em progresso. Mas como os servidores estão à partida cheios isto requer que o jogo vague um lugar para se poder entrar. E sem uma comunicação de voz a indicar ao amigo que estamos à espera, o que impede o mesmo de sair no momento em que entramos? E mais ainda, caso não vague mesmo um lugar como comunicar ao amigo que não estamos a conseguir entrar para que ele mude para outro local onde as probabilidades sejam maiores?

Tudo isto pode parecer pouco relevante, mas a realidade é que a Nintendo planeia cobrar por um serviço online a funcionar nestas condições.



Posts Relacionados

Readers Comments (8)

  1. Mário, vou ser sincero como sempre busco ser. Creio que posso falar com alguma propriedade disso, pois tenho experiência nas duas plataformas com o msm game. Claramente nota-se que a Nintendo não está cobrando nada ainda, pq está alterando a sua rede online para ser paga, está tudo muito embrionário. Vou dar um exemplo: Ontem eu estava jogando o MK8 Deluxe no switch, vi que tinha alguns amigos online que estavam jogando o msm game, mas não tem a opção de convidá-los a jogar on, ou se tem, não consegui encontrá-la. Há coisas bagunçadas ainda, típicas de um console novo como por ex: Na eshop canadense, a qual eu uso, não consigo achar o Bomberman listado entre os jogos, mas se eu procurá-lo em pesquisa, acho-o normalmente. Voltando ao MK8 Deluxe, concordo que não há rankings, nem msm o modo online nas batalhas, mas… Posso te garantir uma coisa: A versão no switch não costuma cair a conexão, na verdade, caiu uma única vez comigo. Sempre as corridas ficam nas 12 pessoas que é o número máximo, às vezes com 10, mas sempre com salas cheias, ou seja, nunca tive problemas em achar sala vazia ou msm o servidor demorar achar uma. No Wiiu, caia bastante, eu tinha vários problemas. Preciso salientar que moro no Brasil, onde as conexões são ridículas e uso conexão de 15mb, ou seja, quanto a essa reclamação, creio que são injustas de quem está reclamando. Abraços..

    • Edson… eu limito-me a noticiar…
      Não vou dizer que é injusto ou não, mas a verdade é que o que está em causa é que este jogo para ser jogado online vai ter de pagar o serviço.
      Aliás se visitares aqui (http://www.nintendo.com/switch/online-service/) vês que o serviço está desde Março em “Trial”. E a queixa surge de um dos países indicados como suportados.
      Ou seja, o que está aqui é supostamente representativo do que será a partir de Setembro, com a diferença que nessa altura terás de pagar para jogar.
      Ora um serviço online pago não pode ser pago apenas para que o produtor da consola receba dinheiro. tem de ser pago porque possui características que possuem custos de implementar, tem de ter um serviço que o cliente diga que justifica o pagamento.
      Agora teres aqui a mesma coisa que na Wii U quando a Wii U continuará gratuita e a Switch a pagar, não tem lógica nenhuma. E essa creio que é a verdadeira queixa que está aqui, não é o cair num jogo ou noutro.

      • Mário, concordo! Não questionei seus pontos, somente quis dizer que há uma melhoria clara frente ao online do wiiu, sendo que se estamos analisando o presente, na switch tb é gratuita no momento. Penso eu, até apostaria que quando o serviço começar a ser pago, coisas mudarão para melhor, pois eu não aceitaria pagar por um serviço nessas condições de hoje e creio que a Nintendo esteja ciente das limitações do serviço atual e como poderão melhorar para que seja vantajosa para ambos os lados. Quanto a limitar em por notícias, em nenhum momento foi uma crítica a ti, e sim, a quem disse, por mais que em muitos pontos eles estejam certos. Abraços, Mário!

        • Mas Edson, a critica é feita baseada no que há… O que o título refere é que os utilizadores acham que este jogo mostra que a Nintendo não está preparada para um serviço online.
          Se um dia vier a haver patches que resolvam tudo isto, a crítica desaparece. Agora o jogo foi convertido para a Switch e não foi alterado face ao que era na Wii U, e nesse sentido ele não aparenta justificar estar abrangido por um online pago.
          Essa é a queixa, baseado no atual… quem sabe no futuro a coisa é diferente.

          Espero que não entendas as notícias sobre a Switch como críticas, até porque já tenho mais preparadas. Porque não são! Há uma preocupação sobre o futuro da consola que é lógica e coerente, mas mais nada! Eu adoraria, mas acredita que adoraria mesmo, vir a comprar uma Switch. Mas não quero uma consola que sofra o mesmo destino da Wii U, e nesse sentido sinto que tenho de fazer os respectivos alertas.

          • Mário, entendo! Ela não será uma Wiiu na questão comercial, pois creio que ela é mais apelativa, teve melhor marketing e penso que continuará sendo um sucesso, mas entendo o seu ponderar e não tem como não concordar contigo. A Nintendo é mágica na arte de fazer jogos, é extremamente criativa em muitos pontos, mas peca em coisas banais, como o online msm. Tb não consigo entender os friends codes, chega a suar ridículo. A Nintendo parece aquele geniosinho cheio de excentricidades.

  2. Desculpem lá mas eu acho que a Nitendo desde o sucesso da wii não acerta uma, a Switch pode ser a melhor portátil do mercado, mas é a pior consola de mesa do mercado, não vai ter os melhores jogos AAA desta geração e vai contar apenas com a prata da casa, se pensarmos que a Vita está praticamente morta, a Nitendo se tiver um grande sucesso de vendas com esta Switch vai ser graças há enorme base de portáteis que presentemente se encontram vendidas da qual a grande maioria já lhes pertence, 3DS , 2DS ..etc, ou seja a Nitendo se tiver sucesso vai ser á custa da switch canibalizar as portáteis da própria marca…lol…se isto não é dar um tiro no pé, não sei o que será

    • Pior consola de mesa do mercado com um dos jogos mais bem cotados de todos os tempos.
      Nintendo nunca foi acerca de thirds, sempre foi acerca da prata da casa, e é tanto um tiro no pé que a Switch é a consola que mais rápido vendeu na história da companhia.

  3. Quem diria! Os jogos japoneses, em que muitos “gamers” não os consideram jogos(principalmente quando são da lista do PS4), ficaram com as 3 primeiras posições em relação de vendas no EUA.

    Mario Kart ficou em 1°!

Os comentarios estao fechados.