Xbox celebra 20 anos

5 8 votes
Avalie o nosso artigo

Pode custar a crer, mas já foi há 20 anos que a Xbox original foi lançada.

Pois é… 20 anos. 20 anos de vida Xbox, um projecto da Microsoft numa área na qual não tinha qualquer experiência. Lançada a 15 de Novembro de 2001 (o que significa que efetivamente a  consola ainda não fez os 20 anos, e só os fará em Novembro), este é o ano em que a consola faz 20 anos, e nesse sentido a Microsoft celebra a situação desde já.

A consola marcou a entrada da Microsoft num mercado onde era nova e onde a sua atual concorrente mais directa, a Sony já se encontrava desde 1994.

Usando como base algo com que a Microsoft estava familiarizada, os PCs, a consola permitia uma enorme facilidade de uso. Um dos softwares que foi criado para ela, com intuito de a tornar num media center, foi o XBMC, um nome que poderá dizer muito pouco aos mais novos, mas que talvez saibam no que derivou se lhes citarmos o nome atual. KODI.

Graças a alguns jogos que se tornaram populares, como Halo, a Xbox arrancou e criou mesmo Franchisings de altíssimo sucesso, que ainda hoje são referências de topo.



E para celebrar a data, os utilizadores da Xbox Series X|S podem agora ter acesso a um fundo dinâmico entitulado “The Original”, situado no menu de Personalização, e que lhes coloca um fundo igual ao da Xbox original.



5 8 votes
Avalie o nosso artigo
40 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
JON
JON
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Numa altura em que ninguém (ao contrário de hoje), ou muito poucos se preocupavam em contar mais 2 ou 3 pixéis ou mais 2 ou 3 frames por segundo, o verdadeiro monstro passou despercebido.
Excelente consola, excelentes jogos, oferecendo na época coisas que ninguém duvidava serem impossíveis na concorrência, entre essas coisas temos Halo, Dom 3, Forza e claro….o magnifico Ninja Gaiden Black.

Já na altura o plano da microsoft seria criar um ecosistema “xbox”, e falava-se (talvez rumor) que os planos iniciais seriam oferecer a consola.

Eu comprei a minha por 99 euros com o jogo forza na Feira Nova e coloquei-a a fazer companhia á obrigatória ps2.

Ainda me lembro da cara dos meus amigos (todos com ps2) quando colocava o halo ou o ninja gaiden, quando comparava-mos o need for speed demoravam 10 minutos a assimilar as diferenças.

Mas o melhor mesmo é recordar esses tempos, onde poucos ou nenhuns “atrasadinhos” havia em geurrinhas de consolas, e cheguei a emprestar a xbox a vários amigos.

P.S – O XBMC e a troca para um disco de 20 Gb eram obrigatórios 🙂

JON
JON
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 dias atrás

Nem consigo imaginar as toneladas de dollars que a MS perdia por cada consola vendida. Uma geforce 3 em 2001 era muito bom.

A xbox também foi muito vitima de pirataria devido á facilidade de o conseguir.

O piorzinho era mesmo aquele comando enorme, nunca gostei dele, mas o modelo s era muito bom.

JON
JON
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 dias atrás

O dual sense é muito bom, mas pessoalmente preferia que os analogicos fossem como os da xbox e o toque do D-pad e botoes mais Cliki! Acho um pouco “burrachudos”.

Não há controlos perfeitos, isso depende de cada um.

O da 360 foi sem dúvida uma referência em ergonomia. Mas o duke da original era medonho, lembrava o da dreamcast. O S ja ia mais de encontro ao da 360.

JON
JON
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 dias atrás

Não são tão “click” como os do DS4. Tenho essa sensação

Livio
Livio
Responder a  JON
28 dias atrás

O click é porque os do xbox utilizam em alguns locais este tipo de contato chamado chave de toque:
comment image

Já os D-PAD usam somente parte dessa chave, mais precisamente a parte interna.

Ambos (Xbox e PS) tem suas qualidades e defeitos, os do PS são mais silenciosos, os do Xbox fazem o click(que tarde da noite pode chegar a incomodar). Se a borracha do D-PAD do PS se avariar é fácil a troca, se avariar a do Xbox tens que remover uma película adesiva que prende o contato

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  JON
28 dias atrás

Prefere um botão que fique estralando do que outro com toque suave? É, gosto é uma coisa muito particular mesmo. Hahahaha

Livio
Livio
Responder a  JON
28 dias atrás

Mas os botões dos controles do PS sempre foram internamente por borracha, os do Xbox é que mesclam com chaves de toques ou a redução desses.

Sobre os analógicos ambos são o mesmo componente, o que muda é só a peça de borracha ao qual vc faz contato.

Deto
Deto
Responder a  JON
28 dias atrás

ecossistema?

era apenas a MS com medo do pessoal comprar um PS3 com 4 USBs e ligar um teclado, mouse e instalar o Linux e abandonar o PC windows da família.

acabou que enquanto ela jogava um caminhão de dinheiro para vender xbox por 99 USD com medo do pessoal usar video game no lugar de PC em casa, veio a Apple e Android (google) e “pá” na MS

Edson Nill
Edson Nill
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Lembro-me bem da notícia que a MS faria um console e que seria um monstro de poder. Na época, um amigo meu, chega com um pedaço do jornal cortado, onde estava a matéria. Eu, fã de consoles, me impressionei e fiquei hypado. No começo, ( alguns segundos) criei uma resistência, pois para mim, era Nintendo, Sony e Sega, mas… Veio a xbox! Que console inovador!!! Hd, quando os outros eram cartões de memória. O menu tinha um tal de Xbox live que toda vez que eu tentava entrar, dava erro, pq pedia conexão e eu não entendia bem o que era. Rsrs
O controle era enorme, desconfortável, similar ao do Dreamcast, o único ponto falho ao meu ver. Lembro que tinha um CD que tinham alguns trailers de games da Sega que estavam no Xbox, dentre eles: Shemmue 2, Panzer Dragon, etc… Eu ficava babando nos gráficos!

JON
JON
Responder a  Edson Nill
28 dias atrás

Do que me foste lembrar, panzer dragoon orta. Que jogão, que sudades!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  JON
28 dias atrás

Sem dúvida, Jon!

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Edson Nill
28 dias atrás

Um jogo que joguei demais nele e acredito que não rodaria de forma satisfatória nos outros consoles era o Doom 3, nossa que gráficos tinha aquele jogo, apesar de ser uma versão capada do PC

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Molina
28 dias atrás

Com certeza, brother!

Julio Santos
Julio Santos
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu tive dois xbox 360 naquela época. Curto o que a marca vinha fazendo até a entrada do Phil e com exceção ao anúncio desastroso do Xbox one das regras que queriam impor e kinect embarcado. Dali pra frente me parece que serviços e mentiras passaram a imperar.

nETTo
nETTo
28 dias atrás

Parabéns ao Xbox, atingiu a maioridade e com ela que venha a maturidade.

Vou aproveitar o gancho e deixar abaixo meu review inicial do Xbox Series S.

Meu XSS chegou ontem, comprei na OLX com um bom desconto em relação ao preço oficial pedido na Amazon. Logo de cara ao abrir a caixa é impressionante perceber o tamanho diminuto do console, em medidas (exceto a grossura/altura) ele parece ser do tamanho do PS2 Slim, totalmente branco, e como eu comprei já usado ele veio todo sujo e com marcas, limpei com cuidado e ficou branquinho novamente, mas aqui já vem a primeira reclamação, o plastico usado é destes que sugam sujeira, tem que limpar direto.

O controle do Xbox Series é uma evolução muito tímida do controle anterior do Xbox One, a vista vc quase não nota diferença, mas nas mãos vc percebe que ele é um pouco menor, que o DPad é menor mas muito melhor, que os analógicos são menores também, melhoraram os botões de ombro e o controle em si é mais pesado no geral. Aqui a reclamação sobre a cor do console vale pro controle, todo branco, e no controle tem umas partes abrasivas as quais vieram muito sujas, percebe-se que se não limpar aquilo ali ficará nojento com o tempo de tanta sujeira. Os botões também fazem bem mais barulho ao clicar neles.

Já ia me esquecendo, a minha reclamação dos controles do Xbox sempre foram quanto as pilhas, e elas estão lá ainda, o controle veio com duas pilhas comuns da panasonic as quais duraram somente ontem, ainda bem que eu tinha umas reservas aqui e tenho uma bateria original em um outro controle meu, no meu ponto de vista isso é inconcebivel em 2021 controle a pilha, mas isso é apenas a minha opinião e modo de ver a coisa, respeito que curte.

Liguei o console e de cara vc já percebe que o SO dele roda muito melhor no Xbox Series, não tem comparação. O console veio com 5 jogos no SSD, e eu tava jogando RDR2 no One Fat, como o jogo está no HD externo eu o transferi pro SSD do console para ver quais seriam os ganhos em termos de loadings, aqui veio a primeira decepção, eu fiz este processo de por no SSD e depois voltar ao HD externo, o jogo pesa, são 105GB, e demorou bastante tempo até a conclusão, lembro de ter visto que algumas análises que este processo levarias poucos minutos, mas não foi o caso aqui. Com RDR2 no SSD, ou seja, apenas 6 jogos o mesmo já apresentava 86% da capacidade total, conclusão? Não cabe nem 10 jogos no SSD do XSS infelizmente.

Também foi possível ver que alguns bugs que existiam no OS do Xbox One Fat ainda permanecem no XSS, desde clicar para pausar um game e o mesmo continuar em download ou tentar entrar no hub do game para ver se ele tem suporte ao FPS Boost e não carregar, e isso é chato de ainda acontecer.

Um dos jogos que foi possível testar jogando mesmo foi Batman Arkhan Asylum Remaster que foi um dos que vieram no SSD, loadings rápidos, auto HDR e 30fps fixos foi o que deu pra perceber que o console aprimorou. Uma grande pena o XSS não ter as benesses do One X quanto aos jogos otimizados para o mesmo.

Testei também RDR do X360 que eu tinha no HD Externo e o game realmente parece ter tido um up em resolução (1440p), serrilhados praticamente zerados, e este jogo no X360 tinha muitos serrilhados.

Por hora é isso, eu tenho no HD Externo uns 7 jogos já otimizados para o console e estou baixando estes referidos patchs. Vamos ver como se comportam Forza Horizon 4, Gears 5 e Gears Tatics nesta máquia.

JON
JON
Responder a  nETTo
28 dias atrás

Nunca percebi as reclamações das pilhas!
Pilhas não são mais que baterias removiveis, e com versoes recarregaveis baratas. Acaba é só colocar umas carregadas e colocar as descarregadas a carregar.
O que eu tava para ter bateria removivel no meu telemovel.

Na ps5 com um só comando como faço? Jogo por cabo?

JON
JON
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 dias atrás

Exacto, eu pessoalmente preferia ter ali umas baterias carregadas logo á mão para trocar em 2 minutos e continuar a utilizar a feature “wireless” sem interrupções.
O fim das baterias removiveis é a meu ver mau, é só desvantagens para o consumidor, tirando talvez o tamanho dos dispositivos.

Quando refiro pilhas é sempre com as recarregáveis em atenção. As outras são para o desenrascar!

Ao menos o comando da TV é a pilhas.

JON
JON
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 dias atrás

Luís só se for o teu tio!

nETTo
nETTo
Responder a  JON
28 dias atrás

Legal vc citar o Dualsense, porque meu PS5 chegou ontem também, eu até iria fazer um review dele aqui também, mas como a notícia é sobre o aniversário do Xbox, achei melhor não.

Mas já que vc citou o Dualsense eu vou usar ele para explicar a minha queixa. Veja, comprei o PS5, montei na vertical, liguei e fiz algumas configurações, daí pediu para atualizar enquanto isso eu deixei o Dualsense carregando, foi menos de 45 minutos até a carga total, depois disso eu já poderia jogar de 8 a 12hs com ele sem para se assim fosse o caso.

O XSS fiz o mesmo procedimentos praticamente, a diferença é que a Microsoft manda um controle a pilha, e envia pilhas não recarregáveis, e isso foi o ocorrido, as pilhas acabaram ontem mesmo, se eu não tivesse pilhas de reserva ficaria a ver navios, e sobre pilhas recarregáveis seria lindo se a Microsoft colocasse no pacote, mas não, ela joga está situação pro cliente, o qual já desembolsou uma boa grana no console+jogos e ainda terá de comprar o bendito kit pilhas+carregador de boa qualidade, enfim, isso pra mim é um contra sem precedentes, ainda mais se vc pensar que a Própria Microsoft fábrica suas baterias, ela já tem a solução e mesmo assim não inclui no pacote do console, se o fizesse assim agradaria a todos, pois quem ama pilhas como vc poderia retirar a bateria e comprar o Kit que citei acima não achas? Hehehe

Pra terminar eu vou dizer que meu perfil de jogador não é para mais de 2hs de jogo por vez. Eu jogo na maioria do tempo até menos que isso, de modo que a bateria do Dualsense a depender do jogo vai servir muito bem e o melhor, não tenho de comprar mais nada para continuar a jogar.

Mas como disse acima, respeito a opinião de quem ama as pilhas 👌

JON
JON
Responder a  nETTo
28 dias atrás

Eu não amo pilhas, amo poder usar o “wireless” sem interrupção. Tanto me faz que sejam pilas ou bateria.
Vir um carregador com 4 pilhas recarregáveis seria uma grande mais valia na xbox. Existem carregadores e pilhas baratos e bons. Ou então duas baterias, mas isso já ficava mais caro.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
Responder a  nETTo
28 dias atrás

Bom eu sou defensor das pilhas sempre fui !

Mas concordo plenamente que se elas viessem inclusas com o controle seria bom demais.

Porque no meu PS4 enquanto eu já carreguei 3x o controle no Xbox as pilhas recarregaveis ( por grande ironia da Sony ) ainda estão firme e fortes.

Então pra mim pela facilidade de não precisar ficar plugado pra jogar e por só trocar as filhas e continuar eu sou defensor delas mas pelo custo de ter que comprar um controle e comprar as filhas que não são nada baratas por sinal apesar de durar muitos anos eu acho que sim deveria vir junto e falo de pilhas recarregaveis mesmo não de bateria porque a bateria do controle do Xbox dura pouco igualzinho a do PS4

Fernando Molina
Fernando Molina
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Consegui comprar um em 2002, caro pra caramba, e aquela época deixar de comprar um playstation ou um dreamcast pra comprar um console novato no mercado te chamavam de maluco, porém ao verem a máquina funcionando o queixo caia, Halo, PGR, Splinter Cell nele parecia outra geração comparado aos outros, enfim, mas ali começou meu carinho pelo Xbox que dura até hoje, inclusive ainda o tenho aqui já um pouco riscado e bem velhinho, mas funcionando perfeitamente ainda

José Galvão
José Galvão
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Ainda me lembro de ir à abertura do Jumbo de Setúbal para comprar a Xbox original no dia de lançamento, e era o único.
Passados 4 anos, lá estava eu no mesmo sitio e mais uma vez sozinho, para comprar a 360 Premium no seu primeiro dia.

A One para mim foi um desastre, comprei em promoção e apesar de ter tido bons momentos com ela, podia muito bem ter passado sem ela.

A Series por enquanto tenho ZERO interesse, eu quando compro uma consola nova, espero algo novo, e a Series de novo não tem nada, quer é fazer passar o velho por novo.

E já agora Mário, gostava de saber a tua opinião, e porque não um artigo, acerca do DRM da Series, o Modern Vintage Gamer fez um video muito interessante acerca disso e as conclusões são assustadoras.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  José Galvão
28 dias atrás

Seria bom um artigo do Mário sobre isso. Utilidade pública.

Julio Santos
Julio Santos
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off: testei o dual sense com o Metro Exodus no PC. Muito bom! Esse veio mesmo pra dar uma refrescada no mercado de joysticks. Que venham mais jogos com suporte ao dual sense nativo no PC.

nETTo
nETTo
Responder a  Julio Santos
28 dias atrás

Testei o mesmo hj com Astros Playroom, e rapaz, isso sim é algo diferente em.

Álias, que mancada absurda da Sony não ter tornado Astros Playroom num game a nível de Ratchet & Clank, é incrivelmente bem feito e divertido, aliado ao boost de gameplay com dualsense ficou imperdivel.

Livio
Livio
Responder a  nETTo
28 dias atrás

Isso pq você não deve ter testado o Astrobot, aquele para o VR, aliás muita coisa que tem no Playroom derivou do Astrobot, pois vi muitos vídeos do Playroom antes de jogar Astrobot e quando finalmente joguei Astrobot lembrei de ter visto algo a respeito nos vídeos do Playroom

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
28 dias atrás

Não joguei o Astrobot, mas se for deve ser incrível porque o Playroom já muito acima da média dos jogos de plataforma

Deto
Deto
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Nessa epoca jogava no PC e sequer lembro de alguém falar em xbox.

só ficou conhecido no X360.

acho curioso como o X360 era o console mais popular no BR, e agora é PS4 e PS5.

pessoal pegou X360, pirateou… jogou de graça e não foi fidelizado pela marca para comprar PS4 e PS5 que são mais caros que o xone e xoneSX ainda.

Fernando Molina
Fernando Molina
28 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Um artigo muito legal escrito pelo Mario pra parabenizar o Xbox, seria legal os comentários do pessoal com sua lembrança da época e do console, os de sempre que só falam mal e não conseguem enxergar nada de bom na marca, favor deixem pra comentar a partir de amanhã em outro artigo. Obrigado kkkk

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
28 dias atrás

kkk

error: Conteúdo protegido