Xbox Série X está mesmo a aquecer?

5 10 votes
Avalie o nosso artigo

Há fontes que dizem que sim, outras que dizem que não. A questão é que em qualquer uma delas, o aquecimento não é problemático.

Antes de começarmos este artigo vamos constatar uma realidade que passa por dois pontos.

O primeiro é que os equipamentos informáticos aquecem… E nesse aspeto, uma consola aquecer não significa forçosamente qualquer anormalidade.

O segundo é que um sistema informático aquecer é algo bem diferente de este ter problemas de estabilidade causados pela térmica. Como exemplo, os portáteis aquecem… e por vezes bastante! Mas daí a tal ser um problema que afeta a performance ou o funcionamento do mesmo vai uma grande diferença.

Nesse sentido há que se ter presente que uma Xbox que aqueça, mesmo que considerada quente por quem a usa, não significa uma consola com problemas.



Ora como começaram os relatos de suposto aquecimento da Xbox série X? Eles apareceram com umas capturas de ecrã de supostos fechos da consola devido a temperaturas excessivas. Relatos esses que no entanto não provém de fontes minimamente fiáveis, pelo que não os vamos dar como certos, especialmente numa altura em que, como todos sabemos, as táticas de FUD são uma constante.

Mas então, vindo de fontes de confiança o que é que temos relativamente à questão do suposto aquecimento da Xbox série X? Bem, temos relatos que nos indicam que a consola efetivamente aquece, e bastante. Eis duas dessas fontes:

No video de cima, aos 28m e 42 segundos, a pessoa presente no canto inferior direito, responsável pelo canal Giant Bomb, e que se encontra está com uma Xbox série X na mão, mostra o cartão SSD. E após o ter na mão algum tempo, atira-o para cima da mesa, dizendo que “está em chamas” e “super quente”, sendo mesmo obrigado a abanar a mão devido ao contacto da pele com o SSD.

Posteriormente, aos 29 minutos e 10 segundos, com o braço e a mão a abrangerem toda a consola, a mesma pessoa refere que esta esteve apenas em stand-by e que mesmo assim a totalidade da mesma está bastante quente (a little toasty)

Um outro vídeo chega-nos com igual informação sobre a temperatura da Xbox série X, desta vez vindo de um canal Twitch profissional dedicado a videojogos, o LESTREAM.
Infelizmente o video sendo do Twitch, não pode ser embebido neste artigo sem a instalação de extras, algo que optamos por não fazer dado que nunca raramente usamos seja o que for vindo dessa fonte. Assim pedimos que sigam este link para poderem ouvir o que é dito:



Podemos traduzir simplisticamente o que ali é dito:

Temos a Xbox série X aqui e ela é quente… ela é quente. Faz zero de ruido, mas por outro lado ela liberta CÁ UM CALOR… É violento. Quero dizer… É VIOLENTO. Sim, sim… é violento. Dá para nos aquecermos com ela.

Um terceiro relato chega-nos de Gez Jorden do Windows Central

Resumidamente o que se conclui daqui é simples:

Há consolas Xbox série X que estão a mostrar-se quentes!



Mas será que são todas? Há relatos que indicam que não! Como este aos 22m 10 s!

Mas então a Xbox série X aquece ou não?

Aparentemente algumas consolas sim, outras não, mas a grande questão, como dissemos no início do artigo, é que uma consola quente e uma consola com problemas de temperatura são coisas diferentes, e apesar de haver queixas sobre a sua temperatura, essas pessoas tambem referem que as ventoinhas não disparam, mantendo-se a consola silenciosa, não havendo relatos de crashes ou problemas no funcionamento, com a consola a funcionar como previsto.

E recorde-se. Tanto as consolas PS5 como as Xbox actualmente testadas são unidades de pré-produção (no caso da Xbox devidamente etiquetadas como “PROTÓTIPO”), ou seja, consolas que não são a versão final.



Que há consolas a aquecer, isso parece uma situação não discutível, mas como qualquer sistema informático de alta performance o aquecimento não pode ser considerado anormal se isso não se traduz em problemas no funcionamento da consola, o que parece ser o caso. Ou seja, este é apenas um efeito que, apesar de desagradável, não tem verdadeiras consequências.

Segundo foi possível apurar-se, os núcleos ZEN2 podem correr a 70 graus sem problemas, a DDR6 pode teoricamente passar os 100 graus mantendo-se em pleno funcionamento, e os GPUs alcançam facilmente os 90 graus. Ora a Xbox está quente! Até há quem diga que dá para aquecer uma sala com ela. Mas a realidade é que estes valores parecem longe de estarem a ser alcançados, pelo que dizer que a consola tem problemas de sobre aquecimento é algo prematuro.

 

 



5 10 votes
Avalie o nosso artigo
guest
42 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu nunca tive uma consola após a geração ps1 que nao aquecesse, se aquecer e for normal, no inverno ate da jeito, senao der raia como ylod ou rrod e não parecer a minha x360 original que parecia um boing 747 as vezes não ha crise.

A acústica é bem mais importante que a térmica, desde que a fiabilidade não esteja em causa.

Off: esperava um artigo da big navi e as considerações do sr mario.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Acho que deve ser coisa das unidades, a MS tem feito um trabalho muito bom nesse quesito hardware, dúvido muito fosse dar um problema feio desse, um feedback desse tipo de compradores finais é o suficiente pra eu passar longe de um aparelho.
Espero que não dê problema nenhum dos dois pois é muita chateação pras pessoas.
O PS5 me passou bastante confiança pelo que mostraram e pelo design interno. Agora é ver com a experiência dos usuários.

eduard08
eduard08
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Aqui perto de minha casa tem uma loja que ja tem a XSX para poder experimentar, se puder vou la passar este fim de semana e talvez ja possa dizer se ela aquece ou nao e talvez possar dizer um pouco mais sobre a consola

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 dias atrás

Eu vou la tentar ir la amanha, mas visto as medidas por causa do COVID, nao sei como se vai passar pois nao e a loja onde vou habitualmente e não conheço os vendedores, mas vou fazer de tudo para tentar experimentar a consola e falar um pouco com os vendedores para tirar um pouco de duvidas, e depois direi como se passou

eduard08
eduard08
Responder a  eduard08
17 dias atrás

Acabei de passar na loja e infelizmente nao pude experimentar a consola, no mail marcam que podemos descobrir a consola mas e mesmo so para ver e nao usar

José Galvão
José Galvão
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Aquecer pode ser normal mas existe um limite penso eu, tenho receio o que significa ter uma consola hot a médio e longo prazo.

Se de facto a consola expele assim tanto ar quente, deixo de jogar nela no verão?

By-mission
By-mission
Responder a  José Galvão
18 dias atrás

Pah estou a ser o mais sincero possível!
Se aquecer igual a PS4Pro eu ficaria preocupado… Aquilo tem vezes que parece um secador e o pior nem e fazendo algo de especial é só no menu dos jogos!

Estou deixando ela atrás da tv e vez em quando passo por ali para os outros cômodos, e simplesmente preocupante o quanto a PS4Pro aquece… Então se for abaixo estão tranquilos ontem fez 38° e ainda joguei 4 horas sem problemas.

Livio
Livio
Responder a  By-mission
18 dias atrás

Eu não entendo é o PS4 em alguns momentos girar loucamente a fan na UI ou quando dá pause no jogo mas quando está a jogar ela diminui a rotação e vai mais silenciosa

By-mission
By-mission
Responder a  Livio
18 dias atrás

Sim e exatamente essa a sensação, no Apex que ando a jogar ela fica louca quando procuro partidas, e este é um game tecnicamente mais simples, no TLoU ll que é sem duvida o jogo mais bonito da PS4 ela se mantém em rotação normal…

Edson
Edson
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Tenho mais preocupações com o Metal líquido no Ps5, do que com esse suposto aquecimento do XSX.

Livio
Livio
Responder a  Edson
18 dias atrás

Ele só é um problema se alguém sem cuidado o deixar escapar para a placa mãe. Se você viu o teardown deve ter visto que eles colocaram um protetor contornando o núcleo da APU para justamente evitar que escorra para os lados.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson
18 dias atrás

Na verdade o metal líquido veio para parar de abrir console todo ano e trocar pasta térmica, além de uma eficiência absurdamente maior no que propõe. É difícil eu ficar preocupado quando uma empresa dedicou 2 anos de pesquisa e testando um produto para só depois adotá-lo. Vindo da área de pesquisa da Sony, não me preocupa nenhum pouco, pois quando desenvolve algo com anos de pesquisa, geralmente se torna referência na indústria.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
18 dias atrás

Exacto

Livio
Livio
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Novamente a Eurogamer publica um artigo com mesmo teor no mesmo dia em que o daqui foi publicado… acho que temos um espião aqui!!!

Brincadeiras a parte!

Lendo o artigo da Eurogamer, a resposta do AAron e depois descendo para os comentários uma coisa me chamou a atenção, na verdade 2 comentários:

1- Aaron diz que o aquecimento não é diferente da One X, então se o Series aquece muito com jogos retro imagine quando rodar jogos que tirem total partido do hardware.

Não sei até que ponto o comentário está certo, mas tem sua lógica, se usar todo o poder logo irá aquecer mais.

2- mas se de facto gera mesmo muito calor é porque o seu sistema de refrigeração não é assim tão eficiente, é apenas suficiente, e o ser suficiente pode ser um problema com implicações a médio e longo prazo

E isso pode ser verdadeiro em possível redução de custos, o Series não teria uma larga margem para temperaturas mais altas e desligaria por proteção.

Eu não sei quem está certo ou quem está errado, mas ultimamente venho a perceber as diferentes atitudes das duas empresas, não sei se tem relação com a filosofia das diferentes culturas (oriental e ocidental), mas sempre que tem algo que possa deixar a Xbox para trás logo vem alguém da MS a passar panos quentes e a (tentar) apagar o incêndio, enquanto a Sony tem vários pontos do FUD a colocar o PS5 para baixo e a mesma fica calada, assumindo um comportamento de “o tempo e o momento certo verão que estão errados”

Rui
Rui
Responder a  Livio
18 dias atrás

Salvo erro o RROD custou à microsoft 2 bilhões, a xbox one fat era enorme e bem ventilada por causa desse problema, não me parece que iriam cair numa falha de fiabilidade outra vez.

Quer dizer a ps4 passou a geração toda feita um boeing 747 e não ha problema, a SX ainda nem saiu e já vai ter problemas de fiabilidade? Se a consola é silenciosa é porque a fan não precisa de arrefecer mais o sistema senão tinha de acelerar, na x360 original acelerava e bem e na ps4 idem.

Livio
Livio
Responder a  Rui
18 dias atrás

Quem saiba?? Para deixar o sistema todo compacto, visto que One S e One X foram bem elogiados perante a isso PODE (até porque tudo relacionado a Series e a PS5 é suposição no momento) ser que eles optaram por ter um aparelho com poucas dimensões e se confiando na dissipação por câmara a vapor. PS5 vou de velho sistema de arrefecimento com metal líquido.

Se o PS4 passou a geração feita um Boeing não teve relatos dela ter pelo menos quase queimado a mão de quem o tocasse. Quem tocar o PS4 nesse estado de fan girando alto vai sentir que o aparelho está aquecido mas não ao ponto de jogá-lo ao lado como o carinha do vídeo fez com o SSD.

Nos últimos 2 dias o Aaron tá vindo a público só para “apagar fogo”…….

José Galvão
José Galvão
Responder a  Livio
18 dias atrás

Esse comentário é meu. 🙂

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 dias atrás

Não sei se sabes mas neste meio que sigo diariamente à cerca de 37 anos, és a unica pessoa em quem confio, por vezes sai um assunto relevante e penso logo no que o Mário irá dizer, só que não consegues meter 7 ou mais noticias por dia, e já muito fazes tu, mesmo com implicações para a tua saúde, portanto acabo por ir lá e comentar mais, mesmo à custa de alguma insanidade mental.
Ali vejo com cada barbaridade que tenho que comentar, ali à uns 50 Medeiros, e tenho que comentar, às vezes é só mesmo para distrair a rir um bocado, algo que não faço aqui por respeito a ti e à excelente comunidade
que aqui temos.

Edit: tens que explicar essa das filosofias orientais. 😉

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 dias atrás

Prometo participar mais, eu sei que já te ando a prometer um artigo mas fiquei sem PC, estou a ver no que vai dar as novidades da amd e Nvidia.

Por vezes a opinião de quem tem menos conhecimento técnico pode levantar questões que escapam aos mais entendedores.
Para ti aquele calor é normal, e acredito em ti, mas para mim é preocupante, depois de passados os 2 anos de garantia, qual é o desgaste provocado nos componentes pelo bafo continuo?
A minha PS3 de 60gb que corria jogos PS2 morreu porque eu decidi meter la um hdd de 7200rpm que fez aumentar a temperatura geral do sistema o que fez com que ao fim de 6 meses a board estava queimada.

Eu no verão jogo menos porque aqui em casa faz muito calor, imagino isto a debitar calor ao ponto da sala se transformar numa especie de sauna, e se faz imenso calor agora que o tempo está mais ameno, imagino em dias quentes mais o pó acumulado a dificultar ainda mais a ventilação, portanto sim, pode ser suficiente mas não é eficaz.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 dias atrás

No caso das filosofias fui eu a comentar aqui, exceto se estás a falar do suficiente e eficiente

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 dias atrás

Sem problemas, o comentário do Galvão foi somente o que tem na citação.

Sobre as filosofias foi algo que percebi logo após o teardown, pois a MS em pouco tempo veio passar panos quentes em relação a posição horizontal/vertical do XSX(interessante que o processo do XSS deve ser bem semelhante ao PS5 e eles nem citaram fora que a base do XSS deve ser adquirida por fora), ao SSD proprietário que no momento só a Seagate produz, do calor emanado pelo XSX, já já aparece algo relacionado aos 4000 jogos retro que são (aqui a Sony confirmou) compatíveis com o PS5, aliás este foi outro ponto do FUD ao qual a Sony ficou calada, incluindo o uso do DS4 no PS5, bem como outros acessórios

Fernando Molina
Fernando Molina
18 dias atrás

Espero que não tenha problema nenhum, já comprei um e o espaço que tenho pra ele não é lá muito grande

Trevisan
Trevisan
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu me lembro bem da minha infância jogando por horas a fio num Mega Drive 3 e Super Nintendo Baby que tive e eles praticamente “torravam” depois de muitas horas de jogatina. Provavelmente deva ser isso. As coisas aquecem, mas não quer dizer que isso é um problema. Se a MS está usando peças de boa qualidade na construção do console não nem o que temer.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Trevisan
18 dias atrás

Eu derreti muitas fontes jogando Atari 😃

Deto
Deto
18 dias atrás

O problema para mim é o cartão de memória.

Se o que falaram no vídeo se confirmar, jogando em calor de 40 graus, tem chance de queimar a mão se a pessoa quiser retirar o cartão sem esperar esfriar

Marco Antonio Brasil
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Depois do que a MS sofreu com as famigeradas 3RL eu não acredito em problemas de superaquecimento no SX. Como muito bem colocado no artigo, esquentar é uma coisa, mal funcionamento decorrente de aquecimento excessivo é outra.
Mas não deixa de ser ironico, após meses de insuportável boataria sobre o arrefecimento do PS5, que justamente o SX esteja “pegando fogo” 😂

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Marco Antonio Brasil
18 dias atrás

Realmente, não é possível que depois do 360, a Microsoft me vá cair novamente nesse problema, aí é muito amadorismo, e o medo agora que to com o SX comprado kkkk

AlexandreR
AlexandreR
18 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Tens toda a razão, Mário! Aquecer pode não ser um problema.
A Ps5 poderá aquecer mais que a Xbox SX e estar dentro dos parâmetros de funcionamento.
Sinceramente o que importa para min é o barulho. Tive a ps4 e tenho a ps4 pro e são barulhentas! Aquecem? Claro, como qualquer aparelho eletrônico. Até o meu telemóvel, aquece!!

Danilo Marciel
Danilo Marciel
17 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Não existe um problema de aquecimento nos consoles até o momento.

Mas pelo jeito não é ele que esquenta mais não…

https://www.gamevicio.com/noticias/2020/10/rumor-temperaturas-medias-do-playstation-5-e-xbox-series-s-x-sao-reveladas/

Livio
Livio
Responder a  Danilo Marciel
17 dias atrás

O legal que é um conhecido insider que só vim conhecer depois de acessar o link.

Deto
Deto
Responder a  Livio
17 dias atrás

Antes mesmo de abrir eu já imaginava q iria falar, nem que fosse por 1 grau, que o PS5 esquenta mais. Não falha um desses “insiders”.

Todos Astroturfing.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 dias atrás

Pior ainda é esses cara ter acesso a esse tipo de informação. Ele teve acesso como?

E é temperatura de exaustão do ar? Do dissipador de calor? Do DIE da APU?

Essa diferença não está dentro da margem de erro?

error: Conteúdo protegido