A realidade da Internet pelo mundo.

Será que a Internet é uma realidade universal?

A Internet. Nos países mais civilizados a mesma está presente nas nossas vidas de uma forma omnipresente. Aparece em tudo e mesmo nas pequenas coisas, pelo que há muita gente que a toma como uma realidade sempre presente.

Mas não é!

Mesmo nos países mais civilizados a realidade é que basta que nos afastemos um pouco das grandes cidades para perceber essa realidade, com a qualidade do serviço a piorar, falhar, ou mesmo a ser inexistente.

A realidade da Internet não é a que muitos conhecem. É bem diferente!



John Matherly é o criador do Shodam, um motor de pesquisa que corre a internet à procura de conexões de todos os tipos, sejam elas PCs, tablets, smartphones, tablets, routers ou até mesmo frigoríficos. Basicamente se está ligado à internet, este motor pode determinar a sua existência.

Assim, John dedicou o seu motor a fazer um ping a todos os IPs de internet existentes e colocar os resultados num mapa mundo.

Naturalmente o resultado possui falhas. Vários sistemas podem partilhar um único IP e naturalmente há sistemas protegidos que não respondem a pings. Mas no entanto o resultado é uma aproximação da realidade global que não deixa de andar muito perto da efectiva (podem clickar na imagem para uma versão um pouco maior).

internet

O que é fácil de perceber imediatamente é que a Europa e a América são as áreas de maior cobertura geográfica. No entanto o gráfico é reduzido não permitindo situações como o Japão, onde apesar da menor área, a densidade populacional é gigantesca.

Mas o gráfico permite igualmente ver outra realidade. A cobertura no resto do mundo está longe de ser idêntica!



Essa situação terá claramente grandes implicações que não se resolverão em meia dúzia de anos. Sistemas dependentes da internet possuem assim limitações a nível da dimensão do mercado global. E mesmo nas zonas de maior densidade de cobertura o gráfico não mede a qualidade das ligações e nem possui dimensão que permita ver as falhas mais localizadas na cobertura.



error: Conteúdo protegido