Se há coisa odiada entre os criadores de software para Android é a fragmentação do mercado… E sim, a foto que ilustra este artigo permite ver que ela existe e em grande escala.
Aliás a imagem mostra uma foto da Animoca, uma empresa sediada em Hong Kong e responsável pela criação de aplicações para smartphones. Esta empresa é responsável por várias apps que, no global, já totalizaram mais de 70 milhões de downloads, e é uma das que se queixam da fragmentação do mercado.
É que para assegurar algum controlo de qualidade naquilo que produzem a empresa vê-se obrigada a testar o produto em mais de 400 aparelhos Android… E isto é apenas uma pequena parte do mercado Android, e que tem de ser feito para cada aplicação produzida.
A empresa em causa tenta verificar todo o tipo de aparelhos Android que aparece registado com aplicações suas, mas tal tem sido difícil. A empresa alega que apesar dos seus testes em 400 aparelhos, a mesma já detectou mais de 600 tipos de aparelhos diferentes com aplicações suas.
Um dos grandes problemas com estes aparelhos é que, apesar de possuírem versões do Android actualizadas, os mesmos estão sempre a ver novas versões e já não se fabricam. Ora sendo telefones que obtém cotas de mercado extremamente baixas a facilidade de se obter um e/ou de se justificar uma análise de qualidade acaba por não se justificar.
Mas a Animoca não é uma empresa qualquer, sendo que possui apoios da Intel Capital e da IDG-Accel, o que lhes permite ter os recursos para assegurar este tipo de controlo de qualidade. Depois há dois outros tipos de empresas a registar. As maiores e que produzem aplicações em muito maior quantidade, que se vêem assoladas com um numero arrasador de testes a serem efectuados, e as mais pequenas que de forma alguma possuem recursos para testar as coisas em tantos sistemas e que como tal não executam sequer controlo de qualidade.
Curiosamente e devido a este facto, o site Appcelerator, que cria ferramentas de desenvolvimento para aplicações Android, realizou um estudo que envolveu 2,100 dos seus clientes que desenvolvem aplicações e chegou à conclusão que o interesse pela plataforma está a estagnar.
De acordo com esta empresa, os mercados iOS e Android são bastante diferentes e se uma aplicação não funciona no iOS os utilizadores deixam más análises e abandonam a mesma. Já no mercado Android o simples facto de as aplicações funcionarem, mesmo que com bugs já se revela um motivo de felicidade para os utilizadores.
Por esse motivo, e apesar dos inconvenientes, a empresa é adepta do seu controlo de qualidade. A fragmentação não tem necessariamente de ser uma coisa má e a Animoca até a prefere face ao “um modelo para todos”. Falta é ver se estes custos adicionais justificam este controlo.



Sorry, the comment form is closed at this time.