Cientistas descobrem como retirar eletricidade do ar.

Esta descoberta poderá permitir uma fonte de energia infinita e não poluente.

A energia é algo sem o qual a humanidade já não passe, e uma das bases de toda a nossa evolução tecnológica. Mas infelizmente a sua produção é limitada e pode escassear.

Nesse sentido torna-se imperativo que nas próximas décadas o mundo consiga obter novas formas de produção de eletricidade. E isso parece ter sido conseguido com os cientistas a descobrirem como retirar energia limpa do ar.

O mais fascinante da descoberta é que qualquer material pode ser utilizado para criar um dispositivo que recolhe de forma contínua a eletricidade do ar húmido, apesar que na realidade esta situação não se encontra pronta para aplicação prática.

No entanto, tudo o que o material precisa é de ter nanoporos com menos de 100 nanómetros de diâmetro, ou seja, algo com um milésimo da largura de um cabelo humano.



A tecnologia é designada por Air-gen, e simulam no material aquilo que vemos nas nuvens quando os relâmpagos são produzidos, com a diferença que aqui a energia seria direcionada para um acumulador.

O estudo está ainda numa fase muito inicial, sendo que neste momento apenas quantidades de energia foram obtidas, mas que não chegam sequer para alimentar um smartphone, mas a descoberta abre portas para investigação futura, e a possibilidade de uma fonte limpa e infinita fica em aberto.



2 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
8 de Junho de 2023 10:09

Com esse papo de eletricidade do ar e o avanço das IAs, só me veio a cabeça o mundo de Matrix, não falta muito pra tirarem nossa bioeletricidade. Lol

Brincadeiras à parte, penso que a evolução mais necessária pra nós hoje seria a de acumular grande capacidade de energia de forma segura e poder transmití-la de forma mais eficiente (sem grandes perdas) mas imagino que essas, sobretudo a última, seja uma barreira física problemática. Regiões mais equatoriais têm praticamente insolação o ano inteiro e a energia solar já é algo com o que se pode contar sem problemas e com muita abundância, os paineis solares estão cada vez mais baratos e eficientes, logo o grande problema seria mesmo reservar energia com eficiência para determinar o momento de uso, e poder transmitir essa energia por grandes distâncias, como por exemplo pra regiões mais polares onde a insolação pode ser bem menor e menos regular durante o ano.

Mas já existem tecnologias bastante interessantes e seguras do ponto de vista de geração de energia limpa, como as mecânicas eólicas e maremotriz… tudo só depende mesmo da boa vontade de se investir nisso.

Gervas69
Gervas69
8 de Junho de 2023 11:06

Acho que o problema nem é tanto a produção mas sim o armazenamento, se bem que já vi notícias de desenvolvimento de soluções ecológicas e biodegradáveis.
Pode ser que esta febre dos EV dê um empurrão no desenvolvimento

error: Conteúdo protegido