Como evitar enjoos com os aparelhos de realidade virtual

Acima de tudo é preciso ganhar “calo”.

A realidade virtual tem um problema. Alguns utilizadores podem se sentir tontos, e até ficar nauseados com o movimento do VR, algo que acontece mais em jogos que apresentam movimento lateral. E tal pode causar desde náuseas, vómitos, dores de cabeça ou tonturas, com necessidade de a pessoa se deitar por algum tempo.

Isso são sintomas que são suficientes para se colocar o VR de lado!

Mas há formas de se treinar e se ganhar o “calo ” necessário para que isso não aconteça e se possa disfrutar do VR.

Os enjjos do VR e formas de se combater são coisas bem documentadas nas comunidades de realidade virtual, e ago que senti de forma clara quando jogava Driveclub VR. Vamos explicar o que se passa!



O enjoo do VR acontece pelo facto que o cérebro visualiza o corpo em movimento, quando na realidade ele está sentado numa sala com o VR colocado. Quem sofre de enjoos no mar com o movimento dos navios são pessoas mais suscetíveis a sentir esta situação onde o movimento afeta o cérebro.

O que acontece é que o cérebro ao visualizar o movimento sem o sentir activa um mecanismo de defesa anti veneno, acreditando estar sob efeito de algo não natural, ativando o enjoo e o vómito.

Basicamente isto acontece pelo facto que o cérebro fica confuso com o movimento lateral sem ação física. Isto devido a uma desconexão entre os dados dos olhos e do corpo recebidos no cérebro que o cérebro toma como garantidos. O cerebro humano aprende isto de forma instintiva desde que o ser humano começa a gatinhar.

E como impedir isto de forma a se tirar partido do VR?

Há muitos métodos ditos como funcionais como comer gengibre, rebuçados, usando pastilhas anti enjoo antes de se jogar, ou desistir do VR- E desistir pode passar pela cabeça de quem já sentiu as náuseas do VR, ao ponto de quase parecer loucura meter o capacete na cabeça de novo.

Acreditem… eu passei por isso!



Mas a melhor forma de se superar isso… é ganhar “calo”. Basicamente treinar o cérebro sobre como lidar com o VR, não o tratando como veneno, mas como algo natural e do qual se pode desfrutar.

Para se conseguir isto temos de começar por jogos simples, jogos com câmaras estáticas. E assim que conseguirmos fazer sessões com estes jogos, avançar a partir daí com sessões maiores.

Não é recomendado que quem seja sensível jogue jogos rápidos desde já, pois isso é esticar a corda! O enjoo do VR é algo que pode surgir do nada, e num momento podemos estar espetacularmente bem, e no outro estarmos totalmente incapacitados. E se isto não afeta todos, havendo quem não sofra nada com isto, nem todos somos assim!

Apenas quando estivermos bem com as câmaras estáticas em sessões de 5 a 10 minutos devemos avançar para sessões de 20 a 30 minutos, e por aí fora. Após algumas horas de treino o cérebro começa a suportar melhor o VR.

Já tens “Calo”?



Se seguiste o de cima, que acreditem é baseado na experiência, o corpo deve começar a deixar de tratar o VR como algo anormal. Alguns jogadores podem necessitar de mais tempo de ajuste que outros, pelo que o essencial é não esticar a corda e não exagerar. E algumas pessoas podem mesmo nunca conseguir ganhar este “calo”, pelo que essas pessoas poderão ter de estar sempre limitadas a jogos mais estáticos e pequenas sessões.

E se alguem se sentir enjoado ou nauseado, ou com qualquer outra perturbação, tem é de parar imediatamente.

Mas quem consegue… desfrute da viagem… Que vai ser uma viagem fabulosa!



22 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
2 de Março de 2023 10:40

Bem, Mário, como novato no VR, confesso a você que o mais difícil é realmente ir devagar. Mesmo já tendo lido bastante à respeito do motion sickness.

Felizmente pra mim, tem sido uma experiência fabulosa, mas não sem nenhum efeito colateral. Sou bastante resistente a sensações de desequilíbrio, nem lembro a última vez que senti enjôo ou vomitei com algo, e nem tenho fotossensibilidade exagerada, e tenho um ótimo senso de orientação espacial (ao menos, bem melhor que minha esposa ?)

Apesar disso, confesso que mesmo em jogos que alguns colegas sugeriram que eu começasse e não teria nenhum problema, como “Moss” (que é espetacular, diga-se de passagem, e que é uma pena não estar dublado/dobrado ou ter apenas legendas em português) sinto certa sensação, muito rápida e passageira, de desequilíbrio/desorientação. No Moss, por exemplo, acontece quando não me contenho e afasto-me um pouco da cadeira, ou até levanto-me um pouco pra ver o que têm por trás de algo por “curiosidade”. ?

O único jogo que em momento algum senti nada de anormal, até agora, é “Thumper” (uma das indicações do colega José Galvão), onde a visão é completamente fixa, e mesmo eu girando minha cadeira em exploração, pra olhar a pista que ficou para trás, nada senti de anormal.

Ainda nem testei todos os jogos que tenho aqui disponíveis para o VR, em especial, o próprio Horizon e GT7, e o motivo não foi o de deixar o “melhor pro final”, foi apenas porque, por instinto, imaginei que quanto mais realista, maior pode ser o risco de ter algum efeito colateral se der uma “falha na matrix”.

Com Resident Evil 8 (que tem de ser muito macho pra jogar no VR), por exemplo, senti outro efeito colateral que não tinha sentido com nenhum jogo até então, que foi o que acredito chamarem de “dissociação”, uma sensação de que, ao “voltar pro mundo real”, meus braços não eram meus, ou estavam a responder com “lag”, uma espécie de “viagem letárgica” daquelas que se têm o direito quando os níveis de álcool no sangue estão bem elevados. Pra mim foi até hilário, mas sei que algumas pessoas poderiam ficar aflitas com isso.

Por enquanto, devo ter umas 10h no VR e o que joguei foi Thumper, Rez Infinite, Moss, Resident Evil, Kayak VR.

Sobre o gengibre, onde aqui as balas são de fácil acesso nas farmácias, acredito que seu mecanismo de ação deva ser similar aos das pimentas e gincobiloba que são vasodilatadores naturais e aumentam a irrigação sanguínea do cérebro, impedindo apagões e melhorando o sistema “labiríntico” que é nosso sistema de orientação espacial básico. Penso ser uma opção melhor que apelar logo ao “dramin” ou ao “vonau”, dois remédios anti-heméticos (vômito) de cara.

Enquanto isso, continuarei meu “lento”, ou nem tão lento assim ??, adestramento ao mundo virtual!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Março de 2023 11:18

Sim, comprei logo o combo Moss I & II, eu tinha o 1o da versão da Plus que davam só o de PS4, não resisti, e sai mais em conta… O VR vai levar todo o meu dinheiro! ???
Moss é um espetáculo de encantamento! Me desculpe pelos possíveis exageros, estou deslumbrado pelo negócio como se fosse uma criança! ?

Thumper e Rez Infinite da pra pagar só os upgrades dos jogos dados pela Plus ao menos.

Mário, gostaria de saber melhor como aconteceu o seu problema no driveclub, você tinha pouco tempo de VR, foi jogar cansado?!?! Você associa a algo além de um movimento brusco de câmera ou cabeça?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Março de 2023 11:48

E essa pequena sensação de desequilíbrio nos jogos “nunca” some!? Como esse povo joga de pé?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Fernando Molina
Fernando Molina
2 de Março de 2023 13:36

Eu passei muito mal quando fui jogar o Resident Evil 7 no VR1, larguei e pensei inclusive em vender, mas insisti pq a experiencia era muito boa, o que me ajudou foi chiclete de menta, hoje consigo jogar quase sem problema nenhum

Juca
Juca
Responder a  Fernando Molina
2 de Março de 2023 14:49

Ficar mastigando pode ser uma alternativa interessante desde que o óculos fique bem firme. Funciona muito bem em regular a pressão intra auricular em decolagens e pousos de aviões, é meio como bocejar… vou tentar aliar as dicas e procurar por um chiclete de gengibre! ? Tirando a brincadeira, vou experimentar até pra também servir pra colegas e familiares que queiram experienciar o VR.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
2 de Março de 2023 13:40

Pretendo adquirir o VR2 em meados de agosto, um estilo de auto-presente!!

Mas tenho experiência com o VR1. Ao usar pela primeira vez confesso que fui logo nos jogos rápidos por exemplo GT Sport e Driveclub VR, tive sensações leves de desequilíbrio ao qual logo me acostumei. Lembro que também tive um pouco de desequilíbrio nos primeiros minutos de Astro VR e também logo me acostumei.

Tive só um momento estranho e tempos depois de já ter o VR, no ano passado um colega que tem canal no Youtube perguntou se eu poderia gravar um vídeo no GT Sport/Driveclub VR para ele fazer uma pegadinha de 1º de abril, aceitei a ideia e fui gravar e mesmo com contato anterior com o VR nesse caso fiquei com enjoo e passei 2 dias meio enjoado, com náuseas.

Não senti nada no VR do Ace Combat

Juca
Juca
Responder a  Livio
2 de Março de 2023 14:54

Talvez seja a necessidade de readaptação por um tempo distante da VR, ou sei lá, pode ser só a questão de momento, vai saber… o Mário mesmo disse que sentiu repentinamente.

Sobre Ace Combat, nada foi falado sobre suporte VR, mas um indie, que é meio que clone dele e tem no PC, parece já confirmado, Wingman. Deve ser outra experiência incrível, é já que me fazem comprar um Hotas 4 também! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
2 de Março de 2023 15:15

Tem sim, no PS4 https://youtu.be/l8T_xKtq5ZI (o final é a parte que mais gosto)

Até tenho que voltar a jogar

** as entendi que você falou sobre o Ace no PSVR2

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
2 de Março de 2023 16:38

Sim, falo do PSVR2. Do PSVR1 tem uma bela biblioteca de jogos, de Star Wars Squadron a IPs próprias da Sony. Um pena não serem compatíveis, eu mesmo tenho muitos que foram “dados” na Plus.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
2 de Março de 2023 17:03

Pretendo comprar um PSVR2 em breve sim… e pelo jeito o negocio embalou bem, já está esgotado no BR por ex

E não adiantou o FUD dizendo que as “pré vendas estavam baixas” e a Sony tinha cortado a fabricação.

Se aqui é termômetro para “hardcore” o PSVR2 deve vender uns 10M de unidades se o PS5 chegar a 100M e consoles vendidos.

Como eu digo, tanto enfiam FUD na Sony que eu acho que já fez o efeito normal e esperado, ninguém mais leva a sério noticias “rumores” negativos contra a Sony.

Juca
Juca
Responder a  Deto
2 de Março de 2023 18:49

É espetacular, Deto, pena que não é livre de efeitos colaterais. É a experiência em games mais incrível que tive o prazer de experimentar, sem exagero nenhum.

Agora, só precisa saber que a imagem não é tão nítida quanto se vê na tela da TV, e que é meio como um óculos de graus novos, tem seus pontos ótimos de visão e requer um tempo de adaptação. Então, não idealize o negócio, e nem fique em busca de defeitos, que você certamente vai se encantar.

Antes, em termos de tecnologia, o mais incrível que me lembro de ter experimentado foi uma montanha russa do Harry Potter em Orlando que mistura realidade com VR e também os hologramas dos personagens, mas pra mim, a experiência com o PSVR2 supera, é tudo muito surreal, é uma máquina de teletransporte dentro da sua casa.

Pra quem não tenha problemas de equilíbrio, fotossensibilidade, exaquecas e coisas do gênero, e também não for sacrificar prioridades reais ou ficar aperreado financeiramete, recomendo fortemente, há tempos não me empolgava tanto com um “brinquedo”!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
2 de Março de 2023 19:11

Agora, só precisa saber que a imagem não é tão nítida quanto se vê na tela da TV…

Acho que quem já tem o PSVR1 ja está ciente!

Foxtrot
Foxtrot
Responder a  Deto
2 de Março de 2023 21:34

Kkkkkkkk larga de ser mentiroso, o PSVR 2 não está esgotado no Brasil em loja grande nenhuma. Inclusive a Americanas tá oferecendo um desconto de 200,00 reais se vc pagar à vista no Pix.

Last edited 1 ano atrás by Foxtrot
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 de Março de 2023 23:38

Realmente não está esgotado e nem vai. Crise financeira interna, mais preço elevado e produto ainda pouco atrativo. Difícil vender.

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
2 de Março de 2023 23:47

Ontem quando eu procurei nao tinha nem na Shopb e nem na Amazon BR

Deto
Deto
Responder a  Foxtrot
2 de Março de 2023 23:46

Vi ontem na Shopb e Amazon.

Deto
Deto
Responder a  Deto
3 de Março de 2023 0:39

E agora, continua esgotado na ShopB e Amazon US

Juca
Juca
Responder a  Deto
3 de Março de 2023 1:19

Realmente na Amazon Brasil não está tendo… embora não conste entre os 100 mais vendidos na área de games por lá.

https://www.amazon.com.br/s?i=videogames&bbn=7791986011&rh=n%3A7791985011%2Cn%3A20971488011&s=price-desc-rank&dc&qid=1677806048&rnid=7791986011&ref=sr_st_price-desc-rank&ds=v1%3AfggGmRB61BiWk5FAg9tV1X8ju3pGYEQw8uOjJ8OYWlc

Acontece ainda que muitas lojas daqui vendem como se tivessem em estoque e quando se compra o produto, na hora da etapa da separação vêem com o “aguardando reposição de estoque”, na Kabum está acontecendo comigo com o carregador do VR que diziam ter e depois que efetuei a compra, colocaram esse aviso de que estão “aguardando reposição de estoque”.

Agora, certamente que não tem muito estoque de PSVR2 por aí, pois é um produto caro e importado, já que a Sony nem fábrica tem mais no Brasil.

Mas há lojas como o Extra (mas com prazo pra chegar até 11 de abril – ou seja, estão vendendo mais não têm estoque, por isso o prazo longo) e as finadas americanas que dizer ter em estoque, mas eu não faria um pix pra Americanas nem a pau! 🙂 Na americanas também diz, retirar na loja à partir de 23 de março, ou seja, está sem estoque.

https://www.extra.com.br/playstation-vr2-sony-ps5-horizon-call-of-the-mountain-bundle-55056744/p/55056744

https://www.americanas.com.br/produto/6741660372?pfm_carac=playstation-vr2&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=6400d9bb401db3b86b478d2d&cor=BRANCO&voltagem=BIVOLT&condition=NEW

Last edited 1 ano atrás by Juca
error: Conteúdo protegido