Digital Foundry questiona-se sobre o motivo das más performances da XBox

E informa que há mais jogos em teste que apresentam igualmente piores performances que a Playstation 5.

No seu último vide-o, a Digital Foundry discute o motivo porque os últimos jogos testados possuem uma performance consideravelmente pior na XBox face à Playstation, questiona-se a que se deverá isso, se ao API, a diferenças de Hardware ou a outros motivos.

Se há quem pense que a situação é pontual, John Linneman informa que há mais jogos em teste neste momento e que todos eles apresentam problemas da Xbox! Um dos jogos testados, Atomic Heart, chega a cair durante largos períodos sustentados, para 30 fps na Xbox, mantendo-se sempre a 60 na PS5.

Mas afinal, qual o motivo desta situação?



Vamos aqui colocar 6 hipóteses, todas elas efetivamente passíveis de estarem relacionadas com a situação. E pelo meio em 4 delas, vamos fazer referência à entrevista de Ali Salehi, Engenheiro da Crytek, logo no início da geração, numa entrevista a que os fans Xbox preferiram não dar ouvidos.

Será de deixar bem claro que não estamos a querer dizer qual das hipóteses é a real. E neste artigo, apenas indicamos as hipóteses que podem estar a levar a esta situação.

Hipótese 1 – As escolhas diferentes no método de obter a performance

A PS5 optou por uma forma de obter performance diferente da usada pela Xbox. Em detrimento de mais paralelismo, a PS5 optou por mais velocidade.
Isso implica que não só é mais fácil se tirar partido a 100% da PS5 pois o paralelismo necessário é menor, como a maior velocidade permite obter a performance uma forma mais direta, que a Xbox não consegue.

A consequência é que se torna mais simples obter performance perto da máxima na PS5, do que se consegue isso na Xbox. Aliás, a Xbox pode até ficar atrás da PS5 nesse campo.

Esta é no entanto uma situação que apesar de poder acontecer em alguns casos, não acontecerá sempre, pelo que este é o menos provável dos cenários de estar a causar esta diferença de performances.

Eis o que Ali Salehi referiu na sua entrevista:



Você falou sobre os CUs. A PlayStation 5 tem 36 UCs e a Xbox Series X tem 52 UCs disponíveis para o programador. Qual é a diferença?

A principal diferença é que a frequência de trabalho do PlayStation 5 é muito maior e como tal os CU funcionam com maior frequência. É por isso que, apesar das diferenças na contagem de CU, o desempenho das duas consolas é quase o mesmo. Uma analogia interessante de um repórter da IGN era que a GPU do Xbox Series X é como um motor de 8 cilindros e o PlayStation 5 é como um motor turbo de 6 cilindros. Aumentar a velocidade do relógio no PlayStation 5 parece-me ter vários benefícios, como no caso do gerenciamento de memória, na rasterização e outros elementos do GPU cujo desempenho está relacionado à frequência e não à contagem de CUs. Assim, em alguns cenários, a GPU do PlayStation 5 funciona mais rápido que o da Série X. É isso que faz com que a GPU da consola trabalhe com mais frequência no pico anunciado de 10,28 Teraflops. Mas para a Série X, porque o restante dos elementos é mais lento, provavelmente não alcançará seus 12 Teraflops na maioria das vezes e atingirá apenas 12 Teraflops em condições ideais.

Hipótese 2 –  O API

O API é uma das hipóteses abordadas na entrevista da Digital Foundry. O API da PS5 é um API moderno e bem estruturado, ao passo que o DirectX 12 é um API confuso e que requer um longo tempo de dedicação para se obter as performances desejadas, sendo que os custos associados a isso, não compensam financeiramente.

O Vulkan, sofre do mesmo. E ambos possuem este problema devido a serem APIs genéricos, e não dedicados. É uma situação problemática que tem levado a que mesmo equipas que foram pioneiras no uso destes APis de baixo nível os estejam a abandonar, como é o caso da Stardock.

Esta situação agrava-se pois o PC, que é o grande impulsionador do DirectX 12, passou por um mau momento durante a era Covid. E isso implicou que milhões de PCs recentes fossem vendidos com GPUs que estão longe das performances dos melhores GPUs de topo. A consequência de tal é que se formou uma fatia de GPUs de capacidade média/alta considerável que terá suporte nos próximos anos. E consequentemente os GPUs melhores ficam por explorar convenientemente, permitindo-lhes assim performances que superam apenas pela força bruta a necessidade da optimização do API.

Já do lado da PS5, o API é elogiado pela sua simplicidade. É um API dedicado de uso fácil e que permite imediatamente tirar partido da consola.

Daí que a Xbox poderá ter mais facilidade com maiores resoluções pelo seu hardware mais capaz, mas nem sempre isso se vai traduzir em melhor performance. Uma realidade que temos vindo a constatar em alguns jogos, onde a X tem melhor resolução nativa, mas piores fps.



Eis o que Ali Salehi referiu sobre ele, na pergunta seguinte à acima transcrita:

Essa situação não se vai esbater com o final da geração, quando os criadores se familiarizarem mais com o hardware da Série X?

Não, porque a API do PlayStation por norma dá aos criadores mais liberdade e, geralmente, no final de cada geração, as consolas da Sony produzem jogos mais detalhados. Por exemplo, no início da sétima geração, até jogos multiplataforma para as duas consolas tiveram um desempenho mau no PlayStation 3. Mas no final da geração, Uncharted 3 e The Last of Us foram lançados na consola. Eu acho que a próxima geração repetirá isso. Mas, de um modo geral, o XSX deve ter menos problemas a gerar mais pixels.

Ali Salehi terminou da seguinte forma:

Como programador e criador, qual você considera a melhor consola para trabalhar e codificar? Série PlayStation 5 ou Xbox X?

Definitivamente a PlayStation 5.

Como programador, eu diria que o PlayStation 5 é muito melhor, e não acho que você possa encontrar um programador que escolha a XBX em vez da PS5.

Para a Xbox, eles precisam do DirectX e do Windows na console, que tem muitos anos, mas para cada nova consola criado pela Sony, eles também reconstroem o software e as APIs da maneira que desejam. É do interesse deles e do nosso interesse. Porque existe apenas uma maneira de fazer tudo, e a deles é a melhor maneira possível.

O vídeo da Digital Foundry refere igualmente que os programadores preferem o API da PS5, dando assim razão ao referido em 2020.

Hipótese 3 – Os gargalos no Hardware

Quando analisamos o hardware de ambas as consolas, houve uma situação que nos chamou a atenção: A estranha configuração de memória da Xbox series X, e a forma como o uso de mais de 10 GB de RAM afectam a largura de banda disponível da consola atirando-a para valores inferiores aos da PS5 (392 GB/s contra 448 GB/s), e consideravelmente menores na RAM acima dos 10 GB (apenas 168 GB/s).

Esse artigo encontra-se aqui.



Apesar de este problema se encontrar basicamente superado com o uso bastante controlado da memória acima de 10 GB, limitando os acessos à mesma, e controlando assim a largura de banda, sempre nos questionamos até que ponto esta situação continuará a funcionar com o avançar da geração e as exigências crescentes de memória.

Isto porque o que é colocado nessa memória precisa de ser controlado a nível de acessos, o que tem de acontecer com uma gestão manual, e que se tornará cada vez mais complexa com o aumento da necessidade de uso da RAM com o avançar da geração.

Nesse sentido não é de se descartar a possibilidade de estarmos perante uma primeira leva de jogos next gen only, com requisitos mais avançados a nível de RAM e que estão a começar a apresentar problemas. E isso significa que a possibilidade de situações de perdas de performance poderá aumentar, obrigando a muito mais atenção e cuidado na gestão da RAM por parte dos criadores de software.

Hipótese 4 – As vendas

Naturalmente que não é de se estranhar que a plataforma que gera mais receita seja a que tem mais atenção. E nesse caso a PS5 é claramente a plataforma que se destaca!

Em termos gerais, é a plataforma que mais vende e que mais receita gera.



A Xbox, por culpa das políticas da Microsoft, sofre atualmente de um problema acrescido. Não só a base de utilizadores é menor, o que implica menos vendas, mas a consola, pela implementação do Gamepass, sofre de uma situação de falta de necessidade de se comprar seja o que for para haver sempre jogos de qualidade para se jogar. Basicamente os assinantes deste serviço não só não precisam de comprar, como até desejam publicamente que os jogos não vendam, de forma haver maior possibilidade de entrar no serviço.

Como os documentos internos da Microsoft comprovaram junto dos reguladores, o Gamepass canibaliza as vendas, fazendo-as cair. E a consequência é que, devido às menores receitas, as versões Xbox não tenham a mesma dedicação a nível de optimização que as da PS5.

É uma das consequências da forma como a Microsoft dá relevância ao Gamepass, e a prova provada do dito “O barato sai caro”.

Mas há mais… O suporte ao PC é outro dos fatores relevantes que tem roubado vendas à Xbox. Pura e simplesmente porque motivo comprar a consola se os seus jogos estão no PC, e o PC é uma máquina superior?

A questão depois é a mesma… sem vendas, não há justificação para a dedicação extrema. E a otimização cai!



Apesar de ser apenas nos segundos finais, o vídeo da DF que se encontra no Tweet de cima, termina com Alex Bataglia a colocar esta hipótese de as más otimizações serem devido às fracas vendas.

Hipótese 5 – Um pouco de tudo o que se disse acima.

Esta é provavelmente a situação mais provável.

E repare-se que elas acabam por se interligar.

Sem vendas, não há tantos recursos dedicados para a optimização do software para gerir os recursos de hardware, nomeadamente a RAM, para se optimizar o DirectX 12, e explorar o paralelismo.

Basicamente se analisarmos estas hipóteses de baixo para cima vemos que para que tudo isto desapareça as vendas em quantidade são um fator fundamental.



E essa é uma situação que, caso não se altere, poderá não ajudar a se resolver estes problemas de performance no futuro, mas que vemos poucas hipóteses de se alterar dado que o Gamepass se entranhou de tforma radical em quem nunca percebeu os danos que este poderia trazer.

Hipótese 6 – É apenas algo pontual.

Quem lê os foruns certamente já leu que as culpas sempre foram atiradas para Kits de desenvolvimento prematuros.

Mas neste caso não só isso já não se aplica, como estamos a ver problemas de performance que não existiram antes. E isso aponta para que ha fatores novos em jogo.

No entanto, dado que estamos no campo das especulações, teremos de por esta hipótese aqui, junto com todas as outras…

E quem sabe os problemas venham a melhorar… e a X a superar a PS5.



 



69 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
3 de Março de 2023 8:29

Outros acréscimos podem fazer muita diferença a favor da Ps5 também, como:

1 – GE;

2 – SSD com picos de até 22GB/s. Aí você pode esvaziar e saturar 16GB de memória em pouco mais de 1 segundo;

3 – Ausência de check-in,

4 – Motores de coerência;
5 – Cache Scrubbers.

O principal problema do Xbox é ser usado pra infraestrutura. MS pensa mais em atender servidor que em jogos. Já a Sony pensa em fazer do seu console o melhor custo X benefício pro gamer, com o máximo de atenção para os jogos. Essa é a grande diferença.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Andy Buh
3 de Março de 2023 10:03

Por favor… Quem é fã de Xbox leiam o artigo, não pule direto para o comentário para ditar seus comentários que o Sr.Mario é “fanboy Sony, que recebe mimos, é ditador etc”.
Tome a coragem de pelo menos fazer o básico.

Deto
Deto
3 de Março de 2023 10:22

Outra: Compromisso com uso generico no Azure.

Na minha opiniao isso comprometeu irreversivelmente o SX…. tanto quando precisar de 8GB no Xone para TV e Sports e por causa disso acabar sendo DDR3 que o precisou do remendo da Sram que comprometeu o tamanho da GPU.

Acho que o vilão foi precisar rodar como Servidor de Xcloud e servidor genérico no Azure.

Por isso o clock baixo e o alto numero de CUs comparados a uma 6700.

Na Nvidia, que tem GPUs para servidores e jogos iguais, a GPU servidor é uma versão com clock Menor sempre.

Ate no primeiro artigo da DF do SX eles falaram que gastaram grana do desenvolvimento para fazer um tipo de memoria registrada (tipo ECC) para usar nas GDDR do xbox. Obviamente precisavam disso para Xcloud/Azure e NÃO para Jogos.

A Memoria tambem… Sao 20GB de Ram para 4 sessoes de Xbox One na Xcloud por servidor SX

Ai para nao mudar muita coisa no console ou pq ficou caro, caparam para 16GB e ficou esse negocio meio bizarro ai de memoria dividida

O More Law is Dead sempre fala isso, que o xbox e uma “apu de servidor” e por isso esta perdendo nos jogos.

Irônico, caixista tanto tentou difamar o PS5 ta ai “perdendo” para financiar Azure…

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
3 de Março de 2023 10:33

Se tivesse que apostar, apostaria da “não venda de software”, a Microsoft com o Gemepass criou uma legião de malucos, que acha que não devemos comprar jogos e sim esperar que saiam no Gemepass. Depois para piorar a consola não tem valor algum face a um PC, já que o PC também recebe os jogos da Microsoft no dar one no Gamepass. A Microsoft por ser rica anda numa de gastar dinheiro à toa, o problema é que pode acontecer o mesmo que aconteceu com a Sony nos anos 2000, que é a sua grandeza ir pelo c@ralh0 a baixo, ela anda foçada em criar o seu monopólio no mercado gaming, e o seu mercado Windows lentamente vai para o bilileu, ou não fosse cada vez mais as pessoas casuais trabalhar em telemóvel ou tablet para fazer projeto etc, e com isso Pc doméstico ou até portátil vai desaparecendo.

Andrio
Andrio
Responder a  Daniel Cardoso
3 de Março de 2023 13:08

Esse lance de gamepass é muito sério mesmo.
Os caras sempre forçando a narrativa sobre GP

Sony might be forced to reveal how much it pays to keep games off Xbox Game Pass. A judge in the FTC case has sided with Microsoft to force Sony to reveal records, internal documentation, and emails from the company’s PlayStation unit. Details here:

https://twitter.com/tomwarren/status/1631608298100121601?s=20

Juca
Juca
Responder a  Andrio
3 de Março de 2023 14:30

Imagina, a Sony pagar toda a publicidade do jogo pra depois, assim como o MLB, sair “de graça” no gamepass! Fora que parte da mídia fala como se todo Dev quisesse estrear seus jogos no Gamepass, e se não estreiam lá é porque a Sony malvadona está por trás!
MS passou a vida a pagar por exclusividades, e muito provavelmente, inclusive, de franquias consagradas com Ninja Gaiden, Ace Combat, Tomb Raider e agora os fanboys ficam na ladainha de a Sony pagar pra tirar jogo de Gamepass e de FF, como se até gostassem de JRPGs…

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 14:42

Esse é exatamente o ponto. Estão simplesmente jogando a culpa na sony sobre os jogos nao irem para o gp xD

Andy Buh
Responder a  Andrio
3 de Março de 2023 14:54

Eu não entendo essa galera que esta com toda essa choradeira de “Sony falida” faz isso e aquilo, tira jogos aqui e ali, mas quando lança jogos na Gamepass o sujeito nem joga!
Halo infinite fala por si só e o jogo “goty” da Xbox (Hi-Fi rush) é a tampa do caixão.
Eles não joga os games que sai para Xbox, eles querem os jogos no Gamepass para fazer listinhas e flame.
Mas na cabeça desses (…) 2 milhões de (PLAYER) significa sucesso absoluto, destronou a Playstation, 5 milhões de cópias vendidas de GOWH em uma semana é um fracasso absoluto.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
3 de Março de 2023 15:18

E 2 milhões de players pra um jogo com acesso praticamente gratuito, é bom lembrar disso, presumindo-se que nem vendido foi… Se isso é sucesso, aí nem sem mais o que é sucesso, talvez seja a modalidade de sucesso sem ganhar dinheiro, ou de ser muito apreciado por pouca gente… Complicado é entenderem que saco vazio, mesmo com grande “sucesso”, não se põe de pé.
E só pra ficar claro, não ponho em questão a qualidade do jogo, que nem sequer joguei, e pelo que vi, me pareceu legal. Se eu tivesse Gamepass, certamente estaria entre esses 2 mi aí.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 22:54

é a modalidade de 2 pesos 2 medidas que estes utilizam.

Vi comentários a citarem que GOW vendeu + que 2 milhões em 1 semana, mas para o GOW é um flop em relação a base, mas Hi-Fi Rush foi jogado por 2 milhões em 4 semanas (1 mês) é um sucesso, mesmo quando foram ver que destes 2 milhões poucos realmente zeraram o jogo.

Aí tu tira:
GamePass tem em torno de 30 milhões de assinantes.
Hi-Fi Rush foi jogado por 2 milhões de jogadores (6,666666667% dos assinantes do Gamepass)
Em torno de 10% dos que jogaram(em torno de 200 mil) terminaram o jogo em qualquer dificuldade (0,666666667% dos assinantes do Gamepass)

Sucesso!

*Não desmerecendo a qualidade do jogo, o que se julga são os modos de definição de sucesso ou não.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
4 de Março de 2023 11:10

Livio perai amigo ,não entre nessa jogada não.Ex:Quantas unidade se vendeu de God Rag com uma base de ps4 e 5.ou seja um AAA com publicidade e tudo
Existem varios fatores que precisam ser medidos.

Netto
Netto
Responder a  Ewertom
4 de Março de 2023 12:21

PS4 118 milhões
PS5 32 milhões

Total 150 milhões de uma hipotética base (pois sabe-se que há um % dessa base no PS4 que já foi pro saco por N motivos).

GoW vendeu 2 após 2 meses de lançado 11 milhões de cópias.

Olhando pro lado comercial, Sucesso, 11 milhões x 65 dólares (valor medio) = 715 milhões de dólares em 2 meses

Olhando pra base estipulada acima, pouco menos de 10%

Agora vamos pro jogo Hifi Rush

Vendas? Não sabemos, mas sem marketing algum e entrando num serviço que custa 1 dólar, deve ter números patéticos de vendas, nem vale citar

Agora quanto a base, Xbox Series PC

Xbox Series +- 18 milhões
PC +- 400 milhões de PC Gamers? Ou podemos considerar qualquer PC com Windows?

Enfim, a situação não é digna de aplausos.

O jogo parece interessante e não é minha intenção diminuir ele, mas tentar diminuir GoW com todo sucesso que tem feito é atitude de Fanboy

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 de Março de 2023 0:48

Olá Ewertom!

Se lembras bem sempre fui um dos contras em relação a justificativa vendas em relação base instalada e nesse caso só quis mostrar a hipocrisia de muita gente, mas vi que errei pois o que eles fazem é vendas em relação a base e não jogadores.

Concordo com você que o jogo não teve publicidade, não teve até o evento do Xbox ocorrido em 25/01/2023 pois a partir desse dia houve a publicidade em que a MS não gastou um centavo, a publicidade dos portais de games elogiando o jogo e de streamers a falarem o mesmo, fora a publicidade de que está no Gamepass, onde se podia se jogar o game a um baixo custo.

O jogo é de nicho e aí está a jogada da MS que pegou a estimativa de jogadores, pois qualquer um que fizesse o download e iniciasse o jogo já entrava para a estatística. Agora vê quem realmente jogou, a estimativa é muito baixa logo para um jogo que está de “borla” num serviço de potenciais 30 mihões de assinantes só 2 milhões não acho um sucesso.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Livio
4 de Março de 2023 11:58

Essa discussão de “quantos % da base” que é usada no console war é muito fora de lógica.

Ecossistemas como PC, Playstation e Xbox são heterogêneos, existem diversos perfis ali. É muito difícil que um único jogo rompa todas as diferentes bolhas que existem neste ecossistema.

Já o universo da Nintendo é mais homogêneo. Todo dono de Switch sabe quem é o Mario. Aliás, meus filhos pequenos mesmo jogando em PS5 sabem quem é o Mario, a Princesa, o Yoshi. Mas não sabem quem é Kratos, Master Chief, Marcus Fenix, Ellie ou Nathan Drake.

Então um jogo que alcança 11 milhões de unidades vendidas a 50~70 euros em 2 meses (e em um ecossistema heterogêneo) é sucesso, independente se a base tem 100 milhões ou 1 bilhão de usuários.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Eduardo
4 de Março de 2023 14:36

Alguém escreveu de insucesso amigo, Cara o que referi são apenas argumentos vazios qua pessoas usam como o Livio citou e o que me choca é a comoção Sonysta aqui sobre o assunto, videogame ê sobre diversão e não outra coisa , infelizmente o mundo gamer está louco igual ao mundo que vivemos, colocando valores naquilo que não existe. Entendam o que eu escrevi, mentes fechadas coração vazio

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Ewertom
4 de Março de 2023 21:03

Não sei se você percebeu, mas a minha resposta foi diretamente ao texto do Lívio, que foi antes do teu.

Logo, o que você escreveu não está diretamente contemplado no meu texto.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andy Buh
4 de Março de 2023 10:05

É fácil de entender… É apenas ver o nível desses caras…

Veja exemplos de quando a cabeça serve apenas de decoração:

https://twitter.com/Andre_EP812/status/1631724250213097474?t=tEVoMiYG_sknIxOLmglsMQ&s=19

https://twitter.com/Marrent0Pira/status/1631115247145697282?t=cOpAmclpJg_RCJW8hMVsxA&s=19

Aí tu percebe com quem tá lidando… Geralmente ou são crianças ou pessoas com algum problema, seja cognitivo, carência, baixo autoestima e por aí vai…

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Março de 2023 22:59

Ou até mesmo o número de jogos que as 1st party da MS estão trabalhando.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Março de 2023 23:07

Por incrível que pareça, Mário, tem muito advogado fraco!

Matt Semog
Matt Semog
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Março de 2023 23:27

tambem me pergunto isso:
“quer provar a disparidade dos negocios e como é uma briga injusta? mostra aí os lucros do xbox e veja como o negócio é mal administrado.”
sony devia pedir isso.

Rui
Rui
3 de Março de 2023 12:13

É claro e óbvio que é sempre um pouco de tudo mas na realidade são os pontos 2 e 4, principalmente o 4.

E isto supondo que existe esta tendência que eu não tenho verificado, o ultimo comparativo que vi a xbox venceu foi o DeadSpace, não vi o atomic heart ainda.

A prova que as vendas afetam consideravelmente os recursos gastos em determinada versão podemos observar na geração anterior em que tinhamos uma consola superior em todos os aspetos expecto na api (a microsoft perde de certeza na api, não porque tenham menos capacidade em criar uma api melhor, mas porque a api para o directX tem de ser mais abrangente que a da Sony e as layers de abstração não são as mesmas forçosamente por esse motivo), mas voltando ao assunto da geração anterior a PS4 PRO por exemplo sendo inferior em tudo à xone x perdia os confrontos mas não por muito e existia alguns casos em que em fps era mais estavel.

Isto não pode ser explicado apenas pela API, o facto de vender mais numa versão e ser essa a versão principal ajudava a ps4 Pro a não ficar muito para trás porque o desenvolvimento de certeza que era direcionado primeiro as consolas playstation.

Se avançarmos ao atual vemos a mesma situação e concordo que o gamepass nesse aspeto não veio ajudar (vendas), o gamepass na minha opinião é para manter tem é de mudar os moldes para não prejudicar noutras vertentes.

Ainda a questão da API é super relevante basta ver na altura quando o mantle foi anunciado falava se salvo erro em ganhos de performance para a mesma maquina de 25%.

Não acredito que a api seja mais eficaz que a o diretX numa magnitude dessas mas creio que é possivel extrair mais com menos pela condicionante que o directX tem.

Por fim a questão da memória, a XSX é uma consola cara, mais cara que a ps5 porque o hardware é superior, a questão de memória exigia um bus maior para a largura de banda e essa foi uma medida cost-cutting para contra-balançar o resto.

A Microsoft é trilionária mas não é infinitamente rica, pode absorver perdas mas existe limites, eles já perdem um valor considerável por consola e assumir um bus maior para garantir toda a capacidade de largura de banda deve ter sido considerado demasiado.

Juca
Juca
Responder a  Rui
3 de Março de 2023 23:20

Sinceramente, entendo seu argumento, mas não justifica. Se por subsidiar com 100 dólares a mais ela teria uma outra máquina, indiscutivelmente superior (o que ainda seria um achismo), era melhor ter feito.
Agora a gastar 70bi pra ver se o
Gamepass decola com o CoD lá com retorno totalmente incerto e que precisaria de algumas décadas pra se pagar, e ainda dá Gamepass praticamente de graça… por que não subsidiou o console, 100 dólares a mais não seria nada, dinheiro jogado fora eles estão a fazer aos montes, todos os dias. Só 1 bilhão de dólares já subsidiaria 10 milhões de console.

Sobre a API, a MS em momento algum é obrigada a fazer um API único, se o faz é por escolha.

A Sony sempre fez as escolhas dela, PS3 a 600 dólares, falta de retrocompatibilidade pra ter uma melhor API mais próxima do metal sem compromissos, jogos a 70 dólares… E a culpada sempre foi a Sony nas escolhas dela. Tá na hora é dos fãs de Xbox culparem a MS e parar de passar a mão na cabeça dela pelas escolhas que ela faz, errar acontece, mas não justifica é fingir que não foi culpa dela.

O que acho mais engraçado da MS é que estão sempre a substimar a Sony, mesmo levando taca diuturnamente, exceto pelo período do 360, onde tomaram muitas atitudes melhores que a Sony, mas isso já é passado, o que faz o futuro são as ações continuadas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
4 de Março de 2023 3:10

No PS4 era pq eles eram os criadores do DX e nao tinha como o PS4 ser mais poderoso

No PS5 era o RDNA capado e a performance insustentável e por isso o SX era mais poderoso (esse eu nao sei se era FUD ou a MS acreditava nisso mesmo, talvez as duas coisas)

E eles nunca aprendem

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Março de 2023 14:22

bom, todo mundo dizia que o FTC iria aprovar e que tudo aconteceria tranquilamente.

agora cada vez que aparece um rumor é sempre a favor

zero rumor que o FTC iria tentar bloquear, zero rumor que o CMA iria indicar que o melhor jeito de aprovarem a compra era a MS vender COD

agora o rumor é que a comissão europeia vai aprovar graças ao acordo de 10 anos da MS

sempre é aprovando de acordo com o que a MS está fazendo.

os rumores nunca são negativos para a MS em nenhuma situação

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Março de 2023 17:12

Mário, não sei suas fontes, mas o “rumor” que li veio da Reuters, só que a Reuters ultimamente tá mais pra porta voz de malandro.

Não sou contra a aquisição da MS, só acho-a absurda pelo que é, o uso de poder financeiro para impor uma vontade a quem não sabe, ou não, quer criar valor no mercado de manter um mercado de games saudável, são 70 bilhões que poderiam gerar nova estrutura, criar novas vagas de emprego, criar novas ips… Um dono de plataforma comprar um estúdio que já existe e anda com as próprias pernas é apenas transferência de título de posse, e retirada de jogos de alguma plataforma, vide a Zenimax.

A compra da ABK trará precedentes que valerão pra outros gigantes da indústria e para novas grandes fusões. Se isso passar, apenas a capacidade financeira vai limitar qualquer coisa no ramo de aquisições, e a exceção vai virar regra.

Esperemos o próximo capítulo!

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Março de 2023 17:35

Eu não li nada sobre isso, mas vou manter meu ponto apenas para fins de argumentação e considerações de outra possibilidade, então:

Cada vez que a MS define o que ela quer, aparecem todos os rumores que irá acontecer como a MS quer…

Antes, quando não tinha nenhuma concessão da MS os rumores eram que o negocio iria passar tranquilamente, FTC por ex iria aprovar sem problemas.

Depois que o FTC se opôs, que ele seria destruído pela MS no tribunal.

Agora a MS veio com o negocio de 10 anos, eles escolheram isso de concessão, e os boatos já começaram que “agora vai” até a Sony vai aceitar e já está negociando com a MS.

O motivo desses boatos seriam pressionar os orgãos reguladores, passar um ar de normalidade para a compra, que se os FTC, CMA ou UE se opusessem estariam na contra mão do normal

os rumores sempre aparecem favorecendo o que a MS escolheu fazer.

a ideia é convencer todos que o normal é sempre o que a MS escolheu fazer no momento e por tabela pressionar os orgãos reguladores

entre os fanboys do xbox isso já é o normal, no resetera tem vários falando “que o sentimento é que o negocio vai ser aprovado”

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Março de 2023 16:57

Só não soa-me é que seja o que acontecerá (refiro-me a condições iguais), mas a UE deve estar sabendo o que faz.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
3 de Março de 2023 12:57

Sobre a Hipótese 2 (API), acredito que a API do PS5 mantém um certo nível de interoperabilidade com a GNM do PS4, herdando as vantagens da GNM (como por exemplo a flexibilidade), e ao mesmo tempo facilitando o seu uso, já que os desenvolvedores começaram uma geração já relativamente familiarizados com a API, e possivelmente até reaproveitando um pouco de código dos frameworks desenvolvidos sobre a mesma.

Seguem algumas evidências para suportar o parágrafo acima.

1) Nas primeiras entrevistas sobre a API GNM do PS4, foi dito que é bastante flexível (ou seja, o programador possui controle sobre o que fazer), mas ao mesmo tempo demanda certo esforço em construir funcionalidades do zero (ou “from scratch” como dizem).

“No nível menor existe uma API chamada GNM. Isso dá-te quase controlo total da GPU. Dá-te muito potencial poder e flexibilidade sobre como programas as coisas. Conduzir a GPU nesse nível significa mais trabalho.”

“The Crew usa um subconjunto do leque de funcionalidades D3D11, portanto esse subconjunto é na maior parte facilmente portável para a API PS4. Mas a PS4 é uma consola e não um PC, portanto muitas coisas que são feitas por ti pelo D3D no PC – tens que o fazer tu próprio. Significa que existe mais ‘Faz tu próprio’ mas dá-te muito mais controlo sobre o que podes fazer com o sistema.”

Fonte: https://www.eurogamer.pt/digitalfoundry-how-the-crew-was-ported-to-playstation-4-9

2) Entrevista do pessoal da Jetpack interactive (que portaram GOW para o PC), dizendo que construíram todo um framework de partículas para o GNM (já que não existia), e que precisaram adaptá-lo ao PC. Isso mostra que existe flexibilidade, mas ao mesmo tempo um trabalho extra para construir do zero.

Digital Foundry: Were there any advantages or differences from that console lower-level API that caused issues, where you had something on GNM (the PS4 rendering API) that you couldn’t necessarily do on PC?

Steve Tolin: A couple things in the particles, because the particle system was non- existent, there was no framework, it was written specifically for Orbis [PS4’s codename] and targeting specific Orbis hardware. Right. So, Kyle here at jetpack basically focused on that early and we solved the problems there.

Fonte: https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2022-god-of-war-pc-tech-interview

3) Cory Barlog concedeu uma entrevista em 2020 dizendo que a transição para o PS5 seria mais suave sem precisar voltar à estaca zero.

Fonte: https://www.videogameschronicle.com/news/god-of-war-director-says-ps5-ssd-is-just-amazing/

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
3 de Março de 2023 13:12

Tudo colocado no artigo é verdade, mas no final do dia poderia ser contornado se os desenvolvedores dedicassem mais tempo na otimização do Xbox. A questão que mais tempo significa mais dinheiro e a Xbox vende cada vez menos games. Logo a tendência é piorar. O próprio relatório da Activision mostra a tendência de queda.

Andy Buh
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
3 de Março de 2023 14:01

Tudo que não quero, é a Sony e a Nintendo sozinhas no ramo de consoles e jogos, ambas são carne e unhas, e o histórico de ambas não é das melhores,

Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Março de 2023 21:19

Que não é o caso infelizmente!
Onde a Ms poder usar seu “dedo de Midas invertido” ela vai usar.

Juca
Juca
3 de Março de 2023 13:40

Ainda não deixo de me surpreender com a aparente mudança de postura do Richard ao afirmar que ambos os hardware dos consoles têm “capacidades bem similares”, já que no começo da geração a balança parecia pender para um determinado lado, ao menos, a “empolgação” que os integrantes da DF me passavam era bem essa, mesmo quando ao final da apresentação do PS5, mostrando jogos impressionantes como Miles Morales, Horizon 2 e Ratchet & Clank chamaram-na de uma apresentação bem “OK”, enquanto adjetivos como os do tipo “awesome” foram “amplamente” usados quando apenas se avaliavam as features de Xbox naquela visita à convite da empresa!

Sobre a questão principal que o texto aborda, acho todas as hipóteses levantadas bastante plausíveis e críveis, e apostaria como a mais provável a hipótese 5, já que como sabemos bem, pela nossa própria vivência, que quando algo não ocorre bem, normalmente é resultado de vários fatores, mesmo que haja algum mais preponderante que, nesse caso em específico, eu atribuiria as vendas mais fracas nos console Xbox – seja por uma base menor, seja pela priorização da empresa por outro tipo de modelo de negócios que não esteja a agradar a parte dos desenvolvedores que podem estar a ver suas rendas diminuírem com o novo modelo.

Eu ainda poderia sugerir mais uma hipótese, essa um pouco menos plausível e mais pro lado conspiratório, diria que digna até de posts dos mais “trashs” do Reddit… A de uma “sabotagem proposital e progressiva”, na qual parte do mercado já se apercebeu pra onde a MS os está a arrastar, e por não querer se indispor com a “gigante de Redmond”, tomando medidas mais radicais do tipo “não lançar seus games no Xbox”, e afim de não chamar para si um enorme poder de destruição – seja midiático ou de demais influências da empresa mais poderosa do mundo – e fechando portas (ou “janelas” – o “capitão américa” entendeu essa) de possibilidades futuras. Mas sim, sei que soa um tanto estranho imaginar que algum Dev não se esmerasse ao máximo para ver sua criação chegar, da melhor forma possível, em todos os lugares. No fim, ao que parece, serviços só são interessantes para quem os oferece, e é dono do catálogo, e mesmo assim ainda seria algo questionável tendo em vista que não sabemos das contas dessas empresas para sabermos da viabilidade do negócio.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 13:49

Não vejo possibilidade de ter sabotagem. Não é questão de querer ou não entregar o melhor trabalho. Mas que isso consome tempo. E tempo é dinheiro.

Livio
Livio
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 14:52

Como diz o Lito do canal Aviões e Música: ” Mais um elo que se fecha na corrente”, A hipótese 5 é a corrente e as hipóteses anteriores são os elos.

Juca
Juca
Responder a  Livio
3 de Março de 2023 15:22

Lívio, não tem como deixar de notar que você frequenta uns canais de youtube um tanto esquisitos! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 15:26

Pode até ser em uns que antigamente fiz inscrição(e deva aparecer na lista de canais), mas o do Aviões e Músicas não acho esquisito.

Tem muito canal ali que faz tempo que não assisto a um vídeo

Juca
Juca
Responder a  Livio
3 de Março de 2023 15:32

Sei não, hein… Um cara que se apresenta como “Lito” do Aviões e Música já me soa meio esquisito, embora o canal possa ser legal! ?

Andy Buh
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 15:57

Um dos molhes BR.

Hennan
Hennan
3 de Março de 2023 13:59

Off topic: Hoje saiu o Wo long. Teoricamente o sucessor de Nioh 2 que foi lançado em 2020. Há uma parceria com o Xbox para o lançamento no gamepass e curiosamente o game é uma involução em todos os aspectos em relação ao antecessor. Fiquei decepcionado. Dá impressão de que é uma versão de baixo custo. Será apenas coincidência que ocorra juntamente ao estar no gamepass? Por outro lado, a mesma empresa já anunciou um exclusivo para 2024 no ps5. O engraçado é que pelos vídeos está anos luz a frente.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
3 de Março de 2023 14:10

Não entendi, Wo Long é exclusivo do Xbox? E tem uma sequência anunciada apenas para Playstation?

Editado: Fui olhar aqui e tem versão no PS, mas olha o lado bom, no PS tá 300 contos pra jogar o mesmo jogo “de baixo custo”, então, diria que pode ser mera coincidência. Não acredito muito em sorte, mas pode ser que a mão da MS traga “sorte” pra essas coisas! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
3 de Março de 2023 17:28

Pode ser coincidência, mas é muita coincidência. De toda forma é uma decepção, principalmente de uma empresa e um jogo que gosto tanto.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
3 de Março de 2023 16:18

Vc está confundindo a causa e o efeito….

O jogo não é ruim pq está no GP, ele está no GP pq é ruim… Quem gerenciava o desenvolvimento do jogo sabia as limitações do jogo, sabia que iria ser um jogo “fraco” e por isso foi oferecer para a MS botar “day one”

“ah mas pq Stray era otimo e estava Day One na Plus” ?

Pq a sony não somente assinou cheque igual um playboy abobalhado que só sabe “pagar a conta do trabalho”, a Sony trabalhou no jogo pq “sabe trabalhar”

Se alguns aqui, amadores, já perceberam que o xbox tem uma energia de “playboy incompetente com dinheiro do papai” vc deve imaginar que é profissional dessa área pensa do xbox

E não digo somente quem faz jogos, o programador, diretor etc; falo tb da galera engravatada competente.

Imagine vc querer trabalhar no marketing do xbox, no mesmo departamento do “Penello, não tem como o PS4 ser mais poderoso, nos criamos o DX”? Só se vc não tiver alternativa.

Por isso o xbox está nessa sinuca, precisa comprar third party e rezar pra a galera competente de lá não sair

Esse é o motivo na minha opinião de jogo no GP ser ruim e do xbox não conseguir acertar nada… mão de obra que eles atraem com a groselhada do Phill Spencer, com o FUD de “ps5 desempenho insustentável e RDNA capado” é gente que combina com esse tipo de comportamento.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Deto
3 de Março de 2023 22:51

Será? Minha dúvida é o seguinte. Eles não são um estúdio tão grande e vão entregar 3 jogos em 3 anos. Stanger of Paradise ano passado, Wo long esse ano e o Ronnin em 2024. No caso do Stranger. A Square financiou o jogo e saiu um negócio medíocre, mas inovador. O Ronin parece a evolução e vai ser exclusivo da Sony. Já o Wo long é uma cópia dos assets de Nioh, mal otimizado e sem a profundidade no combate. A Microsoft teria de ser muito burra para fazer um acordo desses sem testar o produto antes. Só pelo sucesso de Elden Ring? Fora que investiram uma nota em marketing.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
3 de Março de 2023 23:38

Hennan, decisões ruins existem, a Sony, por exemplo, apostou no Forspoken.
E outra, pelo que li, Ronin é um projeto de mais de 7 anos e a Sony se não está a bancar do começo, já está a algum tempo. Acredito até que a Sony deva estar nessa como a Bandai ou a Sony com a From, as IPs são da Bandai (Dark Souls e Elden Ring) e da Sony (Demon Souls e Bloodborne). Logo, Wo Long é só um jogo feito porque a empresa precisa estar lançando algo para entrar dinheiro e pra não cair no esquecimento. Bem, sobre Ronin ser IP da Sony, é especulação minha, mas a Sony tá ficando esperta, como a Bandai já é.

Editado: Rise The Ronin é uma IP da Koei Tecmo.
https://tmsearch.uspto.gov/bin/showfield?f=doc&state=4806:1g9imw.2.1
E está a ser desenvolvido junto com a Sony desde 2015.
https://en.wikipedia.org/wiki/Rise_of_the_R%C5%8Dnin

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
4 de Março de 2023 0:25

Duvido que a Sony tenha pago pela exclusividade do game. Não vejo problema em dá suporte, mas provavelmente pagaram uma nota para lançar o Wo long em dayone.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
4 de Março de 2023 1:39

Se você fala de Forspoken a Sony certamente fez todo o Marketing do jogo e por vezes ajuda com suporte de otimização, é meio como um artigo que saiu recentemente sobre o FF16 e porque fizeram acordo de exclusividade com a Sony. E não vejo problemas nisso, veja, o Kojima vai fazer jogo com a MS, são acordos, não dá é pro sujeito comprar as coisas pra tirar do outro em definitivo qualquer possibilidade de se ter as franquias que sempre estiveram lá.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
4 de Março de 2023 1:06

Eu acredito que não esperavam o sucesso de Stray. O jogo foi revelado no evento “PS5 – The Future of Gaming Show” em 2020, e na época houve pouco hype em torno dele. Dentre os indies, Kena estava chamando muito mais atenção. Caso conseguissem prever que Stray teria todo esse sucesso (inclusive na Steam onde foi vendido), talvez não seria gratuito day one na Plus.

Durante o processo de desenvolvimento, devem avaliar que jogos como Bugsnax, Destruction All Stars e Oddworld não possuem nível suficiente para serem vendidos por pelo menos 30 dólares, e lançam day one na plus. Já jogos como Sifu e Kena tem nível de qualidade mais diferenciado (para um indie), logo conseguem vender.

E claro que eles erram. Apostaram em Godfall, teve State of Play para esse jogo, e qual foi o resultado? Flop colossal. Já Returnal, que recebia pouca atenção, foi um dos jogos mais aclamados de 2021 (melhor jogo de ação na TGA).

No mais, é o que você falou. Espera-se que um dirigente da Square saiba diferenciar o retorno esperado em Outriders, Forspoken e Final Fantasy 16. Tanto Microsoft quanto Sony possuem dinheiro para bancar os três jogos day one nos seus serviços. O problema é que cada um vai possuir um preço diferente para tal. E como serviços giram muito em torno de volume, talvez seja melhor que eles coloquem “10 outriders” day one do que “1 final fantasy”.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Felipe Horvath
Felipe Horvath
3 de Março de 2023 14:16

Uma coisa que ninguem leva em consideração é a quantidade de series x vendidas. Além do ps5 ter vendido bem mais unidades que os xbox series , a quantidade de series s vendidas é maior que a de series x. Imagino que exista muito pouco series x na mao dos consumidores em relação ao series s. Acho que isso tambem deve contar na hora de escolher a qual console dar mais atenção na hora de otimizar.

Juca
Juca
Responder a  Felipe Horvath
3 de Março de 2023 14:45

Não sei o quanto de Devs tem essa informação, Felipe, penso que pra eles conta mais saberem quanto venderam pro xbox num projeto anterior, ou mesmo a troca de experiências entre diferentes os colegas de desenvolvimento de como foi lançar os games em cada plataforma.

O certo é que em termos de MS, pra quem ainda lança games cross gen, tem 4 plataformas de console mais o Windows PC pra otimizar. Pra PS tem basicamente 3, mas com expectativas futuras de um logo abandono de duas delas, já quem a presunção é de que a base de PS5 já é relativamente boa, e que os consumidores que mais facilmente podem por dinheiro em seus jogos são aqueles que acompanham a indústria e estão nos consoles mais novos, quem quer economizar – tenta sempre evitar gastos.

Desenvolver pra Xbox tem a vantagem de aproveitar um mesmo projeto pra várias plataformas, mas em compensação exige muito mais pra otimizar pra cada uma delas, e talvez isso explique, em parte, o porque sofrem mais de falta de otimização.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
3 de Março de 2023 15:25

Achei muito fraco esse episódio 100 do Direct DF. Por ser uma edição especial e comemorativa, poderiam ter investido em trazer alguns desenvolvedores para revelar algumas informações interessantes, ou fazer acordo com alguma publisher em divulgar algum “furo” de notícia. Para um canal com tantos milhões de views e o alcance da DF, penso que isso era plenamente possível.

Mas infelizmente o episódio foi basicamente focado em discutir assuntos com pouca relevância, perguntas pessoais, e respostas cheias de hipóteses (e poucas certezas) como essa que é o foco do artigo.

Algo que tenho percebido nestes últimos anos, é que são raros os casos onde DF, NXgamer ou outro possuem informação realmente privilegiada sobre o desenvolvimento de jogos em si. Muitas dessas discussões se resumem a construir deduções e hipóteses, usando o background que possuem nessa área.

Apenas o pessoal dos estúdios de jogos (principalmente os devs) possuem as informações que realmente queremos saber.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
3 de Março de 2023 16:35

Eu escuto o More Law is Dead, tem a versão youtube e o podcast dele

ele deixa a marcação do tempo direitinho por assunto, assim vc não precisa ficar escutando o que não quer e ainda volta e meia tem engenheiro da Intel por ex lá.

Netto
Netto
4 de Março de 2023 9:42

Sobre a hipótese 6, o Devs de Dirt5 já falavam no início de 2021 que os Devkits do Xbox Series eram bons pra eles

De modo que na opinião deles nunca foi um problema

Francis
Francis
5 de Março de 2023 0:56

O complicado do Red Dragon, é que ele distorce o que foi dito (desenvolvedores já desmentiram ele) ou não coloca todas as partes da conversa, tanto que vi que ele corta partes da explicação do Alex (depois vou assistir melhor) e ainda cria teorias de vantagens de poder. Mas, vejo que é uma geração complicada, onde as pessoas vão tentar invetar vitórias para validar argumentos, seja no Xbox ou PlayStation, onde um exemplo é o Wild Hearts, onde li a análise pela Eurogamer da Digital Foundry e vejo que é um jogo que entre Series X e PS5 está quebrado nos dois, não dá para colocar como vitória para nenhum lado e nem indicar vantagens de hardware.

Minha conclusão, é que o Series X tem mais poder bruto, mas não no mesmo nível do One X em relação ao PS4 Pro, onde o console da Microsoft poderia ter poder de sobra para suprir desafios que o Series X enfrenta hoje em dia.

Agora uma dúvida (atualmente não acompanho muito o site), Mário, você tem um Series X? Seria intetessante para saber uma análise sua do hardware e de sua arquitetura.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Francis
5 de Março de 2023 13:38

“Não dá para colocar vitória para nenhum lado”

De fato o artigo aponta problemas visuais em todas as plataformas, mas é claro em dizer que o PS5 tem vantagens perceptíveis:

it seems that PS5 does actually run at a higher average frame-rate overall (at least for this section) with a 10-12fps advantage at best in PS5’s favour.

https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-wild-hearts-a-potentially-great-game-impacted-by-tech-issues-on-all-platforms

“e nem indicar vantagens de hardware”

Não se pode indicar vantagens de hardware usando nenhum jogo isoladamente, seja qual for. Qualquer benchmark decente de GPUs envolve teste com vários jogos de engines diferentes.

Series X tem mais poder bruto, mas não no mesmo nível do One X em relação ao PS4 Pro

Isso é um fato, Series X tem uma APU maior. Isso sempre foi dito por aqui. Entretanto, as customizações do PS5 permitem que ele “compita de igual para igual”, resultando que na esmagadora maioria dos casos, a diferença seja marginal entre as duas plataformas.

O problema é que caso tenha acompanhado as discussões em 2020, muitos não aceitavam essa conclusão de que seriam diferenças marginais. Influencers conhecidos apontavam 30~50fps de diferença a favor do Xbox Series X, sites conhecidos no Brasil apontavam que o Xbox Series X rodaria jogos em 4k nativo e o PS5 em 4k dinâmico, e por aí vai.

E alguns ainda não aceitam até hoje. Veja que nestes últimos 2 anos, a cada nova onda de lançamentos, uma nova “narrativa” era inventada. Eis alguns exemplos:

1) Início da geração com PS5 rodando melhor Dirt 5 e Assassins Creed Valhalla – a desculpa era que o devkit GDK do Xbox não estava pronto, logo estavam usando o antigo devkit XDK do Xbox One. Mentira, é só conferir o xml com a info do jogo na própria consola. E embora estes jogos tenham recebido patch melhorando a performance no Xbox Series, continuava marginalmente abaixo do PS5.

2) Devil May Cry 5 SE com diferenças marginais de performance a favor do Xbox Series X sobre o PS5, e sem Ray Tracing no Xbox Series S – a desculpa era que a Capcom optou por usar “Ray Tracing via Software”, sem fazer uso do “hardware dedicado de Ray Tracing do Xbox Series”. Outra mentira deslavada. A Capcom sempre deixou claro que estava fazendo uso do DXR no Xbox Series. Alguns começaram a perceber o choque de realidade.

3) Hitman 3 rodando em 4k nativo no Xbox Series X e 1800p no PS5 – aqui começaram a falar que os jogos rodando melhor no PS5 foi apenas no começo, e essa seria a diferença real dali em diante.

4) Resident Evil Village rodando com média de 3fps a mais no Xbox Series X – vi a comunidade eufórica comemorando vantagem de 3fps. Para quem falava de 30~50fps antes do lançamento das consolas, pelo visto mudou bastante. Aliás, o desespero por conclamar vantagem era tão grande que até modo foto de Control estava sendo usado de argumento, mesmo com o PS5 tendo vantagens na gameplay.

5) Após 1 ano de lançamento das consolas, o Xbox Series estava com vantagem em resolução dinâmica, enquanto a PS5 vencia em performance. A nova justificativa era que o RDNA 2 full ainda não estava sendo usado. Quando os “mesh shaders” forem usados em larga escala, a diferença deixará de ser marginal. Aliás, a paridade continuava tão grande que Battlefield 2042 possuía melhor resolução no PS5 e melhores reflexos no Xbox Series X. E Farcry 6 era exatamente o contrário, ou seja, melhor resolução no Xbox Series X e melhores reflexos no PS5. Ou seja, cada um que escolha sua “narrativa” favorita, mas fato é que a paridade continuava.

6) Vendo que o tempo passava e tudo continuava na mesma, começaram a apelar para mostrar vantagens a favor do Xbox Series em jogos que rodavam em modo de retrocompatibilidade no PS5, como Psychonauts 2 e Biomutant.

7) Vendo que o Xbox Series S estava consistentemente sendo deixado de fora das versões com Ray Tracing, a estratégia do “Ray Tracing via software” foi modificada para “Ray Tracing é desnecessário”. O importante é que o Xbox Series S tem mais jogos a 120fps que o PS5, logo é mais poderoso. Só faltou dizer que tais jogos rodam em modo retro.

8) Cada novo lançamento em que o Xbox Series S deixava de receber modo 60fps virava alvo de histeria coletiva, agora os devs é quem são preguiçosos. Vide Dying Light 2. Pelo menos deu certo em alguns casos, e cortes foram feitos para que o modo fosse adicionado.

9) Quando FSR foi lançado, a narrativa é que seria o DLSS do Xbox, e o PS5 não o suportaria. Logo o Xbox teria vantagem.

10) Elden Ring rodando melhor no PS5 – dev japonesa.

11) Callisto Protocol rodando melhor no PS5 – foram os desenvolvedores da Sony quem sabotaram a versão do Xbox Series.

12) Toda a discussão que o Xbox Series S teria apenas um downgrade de resolução em relação ao X envelheceu igual leite fora da geladeira. Só alguém extremamente fanático para continuar negando a realidade e continuar acreditando nisso.

Enfim, foram alguns dos que lembrei, deve ter muito mais. Até agora foram 26 meses de geração, PS5 e Xbox Series X com bastante paridade. A diferença é que alguns não aceitam isso como relatei acima.

Concluindo, olha como muitos foram enganados, acreditando em um nível de performance que na prática nunca existiu.

comment image

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Março de 2023 14:45

tá marcado no tempo:

https://youtu.be/AE17zy0x0Fw?t=3237

por causa desse teu post resolvi assistir a parte da Live que a DF responde sobre o PS5 estar melhor que o SX…

o papo do alex bugaga que as “ferramentas estão chegando” no xbox sumiu

Agora é que “as ferramentas são mais fáceis de usar no Xbox, acaba que isso faz o PS5 rodar melhor”

impressionante que o alex bugaga, ele não consegue… o normal era dizer:

“a API do PS5 compensa a diferença de poder nesse aspecto, culpa da MS que quer fazer “full rdna2 de prateleira do PC” no xbox ao contrário de customizar igual a Sony, incluindo software e hardware”

Não…

É “o PS5 é mais difícil de fazer RT funcionar e por isso eles passam mais tempo trabalhando nele”

O cara não consegue elogiar o PS5, inventou até argumento esdrúxulo para tentar “equilibrar as coisas” e enfiar um “mas o PS5 é mais difícil de programar e por isso é melhor”

o caso impressionante do console que é melhor pq é mais difícil programar pra ele

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Março de 2023 16:00

bom, é o alex bugaga… felizmente agora as bobagens que ele fala não tem mais repercussão nenhuma.

veremos no PS6, se irão dar palco para esse sujeito…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
5 de Março de 2023 20:19

A parte do Alex é estranha, ele “fala pelos cotovelos”, como dizem por aqui. Ou seja, não é claro, ele fica jogando informações que não se ligam direito, aproveita até para reclamar que os estúdios não dedicam tempo suficiente nas versões do PC rsss

Mas do que eu entendi, ele alega que os desenvolvedores dedicam tempo otimizando para as APIs proprietárias do PS5, enquanto que no Xbox Series X|S eles estão apenas portando o código DXR feito para o PC. A fala dele nos leva a entender que ao invés de customizar no Xbox usando DXR 1.1, preferem usar DXR 1.0 com o código “black box”, ou seja, sem customizações específicas, só usando o que já está pronto na API.

Eu acho que essa fala do Alex possui diversos vieses. O primeiro é que cada estúdio possui metodologia própria de trabalho. O fato dele obter informações pontuais com um ou outro desenvolvedor não significa que exista uma predominância de tal comportamento na indústria.

Por exemplo, em uma entrevista, o pessoal da 4A disse que talvez não vão usar Mesh Shaders em jogos futuros (https://wccftech.com/4a-games-tech-qa-rtx-3000-is-in-a-different-league-for-rt-but-amds-approach-is-more-flexible/). Ok, é um posicionamento deles, mas não podemos pegar essa fala e sair generalizando que a feature é inútil. Talvez outro estúdio faça bom uso.

O segundo viés é que ele não mencionou o esforço de trabalho para sair do “DXR black box” e customizar. E se for muito alto ao ponto de ser inviável para estúdios menores? Então com isso, talvez a situação seja outra, que envolva viabilidade. É muito complicado de colocar as coisas da forma como ele colocou sem ter feedback de pelo menos uma dezena de estúdios.

Já vi algumas pessoas dizerem que a paridade entre Xbox e PC é a melhor alternativa, que o PS5 é o “patinho feio” da história porque trabalha com ferramentas proprietárias ao invés de “seguir a corrente”. Me falta conhecimento para discutir melhor sobre isso, mas sei lá se é realmente uma vantagem viu. Um Direct à respeito seria bem vindo.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Vítor PG
Vítor PG
8 de Março de 2023 20:26

O poder bruto de ambos os consoles é bem parelho/ similar, a única diferença realmente gritante é o SSD q o do PS5 é revolucionário e inovador, estou de volta ,SONY WINS P?$RA!

error: Conteúdo protegido