Como se explica que no reino Unido, as vendas de COD Vanguard na Xbox tenham caido tanto face às da PS5?

5 3 votes
Avalie o nosso artigo

Há situações que por vezes dão o que falar. E neste caso as vendas de COD Vanguard na PS5 e nas Xbox series poderiam ser números que davam azo a bastante discussão. Mas aqui há uma explicação, e quando ela existe, convêm que ela seja trazida a público.

O mercado do Reino Unido não é o único do mundo… E nesse sentido tomarmos as vendas neste mercado como um indicador absoluto é um erro. Poderá dar indícios, poderá ser algo de discussão, mas não poderá ser tomado nunca como um todo.

Mas recentemente eis que vem a público alguns números de venda de Call of Duty Vanguard, e eles aparentam ser preocupantes para a Xbox.

Antes de falarmos destes números, vamos falar de outros. Das vendas de COD: Black Ops: Cold War em 2020.

Nessa altura a Xbox e a PS5 tinham acabado de ser lançadas, e as vendas deste jogo foram na seguinte proporção:



Black Ops: Cold War
– 17% PS5
– 39% PS4
– 34% Xbox One
– 9% Xbox Series X/S

Basicamente as vendas desse jogo na Xbox e na PS4 estiveram quase lado a lado. Já na PS5 vendeu quase o dobro da versão das Xbox séries.

Mas um ano depois, com o novo Vanguard, as vendas foram na seguinte proporção:

COD Vanguard

– 41% PS5,
– 29% PS4
– 19 % Xbox One
– 11% Xbox Series X/S

Basicamente a Ps5 tornou-se a líder a nível de vendas, com 41% das vendas totais. A questão é que se a PS5 cresceu dos 17 para os 41%, subindo assim na percentagem um total de 24 pontos percentuais, as Xbox séries subiram apenas 2%, cifrando-se agora nos 11%.



No que toca às consolas de anterior geração, a PS4 caiu 10 pontos percentuais, ficando-se pelos 29%, e a Xbox One caiu 15 pontos percentuais, cifrando-se noa 19%. Basicamente a diferença entre a PS4 a Xbox One que era de 5 pontos percentuais, passou para o dobro.

Basicamente isto é o que a realidade bruta dos números nos mostra, mas neste caso há aqui fatores conhecidos que explicam muito desta situação.

Para começar, as vendas não estão a dizer tudo.

Call od Duty Black Ops: Cold War vendeu 69% das suas cópias em formato digital. Mas COD Vanguard teve um acréscimo de 39% neste tipo de vendas. E isso implica que, forçosamente as vendas fisicas caíram. Segundo os dados revelados, foram menos 30 mil unidades fisicas que foram vendidas neste novo COD.

Eis os valores de venda neste mercado para o COD Black Ops Cold War:



Call of Duty: Black Ops Cold War Total – 1,528,985 Fisicas – 472,590 Digitais – 1,056,395 Proporção de digital – 69.1%

Esta situação altera toda a realidade comparativa, especialmente sendo que não sabemos que percentagem de quebras nas vendas físicas afetou cada uma das consolas.

Num outro dado, a acreditarmos nos dados do Statscounter, vemos tambem que no último mês a percentagem de consolas PS no Reino unido disparou, passando o mercado de um pequeno domínio Xbox em Setembro, para um claro domínio Playstation em Outubro.

Basicamente este é um caso onde a quebra de vendas na Xbox pode ser plenamente explicado, e que justifica explanar.

 



 



5 3 votes
Avalie o nosso artigo
guest
19 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, bom dia!
Há uma pequena confusão com as datas de lançamento, para mim não interfere no entendimento mas fica estranho.
Logo no início do artigo cold War foi lançado ano passado não em 2010. Depois se quiseres pode apagar meu comentário é só um adendo mesmo.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O que isto quer dizer, para mim quer dizer duas coisas. 1 – A playstation é líder absoluta, por um lado pode ser bom, por outro ruim. 2 – Se a percentagem também se manter assim nos digital, muita third pode abandonar a Xbox a nível de venda de jogos, más pior é que se as thirds virem que a Séries S for limitar muito a geração, eles não vão pensar duas vezes em abandonar essa consola. E antes que digam que sou maluco, temos um passado não muito recente com a Wii U, se enquadrar a Wii U nos dias de hoje, ela séria praticamente um Séries S.

Andrio
Andrio
Responder a  Daniel Cardoso
15 dias atrás

Eu acho muito dificil as thirds abandonarem o xbox. Não acho que a microsoft deixe isso acontecer.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Daniel Cardoso
15 dias atrás

Daniel, são 2 pontos bem distintos! Ainda que o series S limite a geração, ele é bem capaz em comparação com o que foi o wiiu na época, além da Nintendo não ser tão atraente para a maioria das thirds, pois os exclusivos Nintendo matam qualquer vida não Nintendo na plataforma, salvo algumas exceções, além tbm da Nintendo não ajudar muito tbm!( Havia esquecido desse pequeno detalhe.rs) O Outro ponto é: A dona do xbox é a MS e não sei se alguma third grande teria coragem de boicotá-la.

nETTo
nETTo
Responder a  Edson Nill
15 dias atrás

Xbox só será abandonado pelas thirds quando o for pela própria Microsoft.

As vezes alguns de nós esquecemos que ambiente de desenvolvimento Xbox hj em dia é o mesmo do PC, logo, quase não há custos adicionais para incluir tais versões.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  nETTo
15 dias atrás

Exatamente!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Daniel Cardoso
15 dias atrás

Sobre o Xbox deixar de receber jogo third, eu tenho várias dúvidas à respeito.

Primeiro porque o Xbox está super integrado ao PC, não apenas pelo GDK, como também pelas features DX12U. Se um estúdio usa DXR para implementar Ray Tracing ou Mesh Shaders para fazer a gestão dos shaders, a integração com o Xbox é bastante facilitada, pois o suporte é total a essas features.

Entretanto, por mais que o Xbox seja tão integrado ao PC, não deixa de ser uma consola fechada precisando de optimizações específicas para sua respectiva arquitetura. Essas optimizações talvez não sejam necessárias para fazer um jogo que use GDK com DX12U funcione no Xbox, mas sim para que sua arquitetura fechada seja melhor aproveitada. Seria uma lástima que as consolas fossem apenas vistas como um dos diversos presets de PC, sem aproveitar nada da vantagem de se estar compilando o fonte para um produto fechado específico.

Então resumindo, Xbox receber jogo third q usa DX12U é fácil, mas precisa de tempo para espremer o potencial da arquitetura, e as dúvidas pairam exatamente nesse ponto, porque naturalmente quanto menor é o retorno sobre um SKU, menor tende a ser o investimento de tempo (horas trabalhadas) nele.

AlterX
AlterX
Responder a  Daniel Cardoso
15 dias atrás

hahahahahahaha

Elton
Elton
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Estes dados do statscounter não são para acesso à internet? Nesse mesmo site a nintendo não conta na listagem.

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Curiosamente o status muda drasticamente depois do lançamento do Edge Chromium para o xbox

Mário Armão Ferreira
Responder a  Elton
15 dias atrás

O titulo é “Quota de mercado por sistema operativo”, não por browser.
Tal como este.
https://gs.statcounter.com/os-market-share/all/united-kingdom

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

O ponto é como a identificação é feita.
No site explica https://gs.statcounter.com/faq#methodology

O que pode ter acontecido é a maneira de identificação da versão do edge chromium ter mudado após a atualização do xbox.

Quando falei da Nintendo mudança da contagem deve ser pq o switch identifica o navegador de alguma maneira que nao apareça mais como console e que deve ser algo parecido com o xbox

Livio
Livio
15 dias atrás

Uma explicação para o aumento da venda digital, salvo engano no Brasil não há mídia física para venda, logo quem quiser jogar o novo COD vai ter que ser digital

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

No Brasil? Creio que sim, pois onde vi foi em um grupo de PS

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
14 dias atrás

Até tem, mas muito limitada

Ontem mesmo estava em promoção Resident Evils Village.

Mas concordo que as ofertas são limitadas por aqui

error: Conteúdo protegido