Digital Foundry critica a Microsoft pela forma como apresentou o conteúdo dos jogos Forza

Alex Bataglia chega mesmo a considerar a apresentação desonesta e algo que deveria desaparecer, comparando a apresentação de Forza Motorsport com aquilo que durante anos e anos se fez com CGI, mostrando-se conteúdo que não corresponde ao que se tem no jogo.

Alexa Bataglia é colaborador da Digital Foundry e um bom entendedor das técnicas de Ray Tracing. E apesar do seu histórico dar a entender uma grande defesa da Microsoft, Alexa não gostou absolutamente nada da forma como Forza Motorsport foi apresentado, com uma série de situações que enganam claramente o utilizador, e mostram um produto com uma qualidade que não corresponderá no seu global ao que será entregue.

O motivo é que o clip mostra um conjunto de situações, todas elas com qualidade diferente, e todas misturadas. Basicamente há uma falta de transparência sobre o que é o quê, dando a entender uma qualidade geral superior ao que realmente se terá! E isso é deixado claro no vídeo que se segue (20:00m)

Para começar todo o trailer deu a entender que o jogo corria na Xbox série X, sendo mostrada uma apresentação de 5 minutos, sendo que há referencias específicas na mesma à Xbox series X e series S.

Tudo isso dá a entender que estamos a ver o produto nessa consolas, mas depois vem-se a saber que na realidade o que foi mostrado era executado no PC.



Mas eis que aparece outra demo mais curta, com conteúdo diferente do mostrado antes, e onde o que ali está possui uma qualidade superior ao que foi visualizado antes.

Vem-se a saber depois que essa outra demo é no modo de “replay” do jogo onde a iluminação Global por Ray Tracing está ativa (algo que não acontece no jogo).

A questão é que tudo isto é pouco claro e consequentemente transparente. O que é mostrado é uma real salgalhada e uma mistura de qualidades diferentes que não permitem de forma algum perceber-se sem sombra de dúvidas qual a qualidade do produto durante o jogo.

Alex é da opinião (que eu partilho), que estas demos devem ser claras ao mostrar o que vai ser efetivamente o jogo… e acima de tudo explicitar sem sombra de dúvidas qual a plataforma em que está a ser executada, e no caso de ser PC, em que hardware.

Para além disso, toda a equipa da DF se mostrou chocada com toda esta apresentação ligada aos Forza. E aqui inclui-se o video do DLC Hot Wheels para Forza Horizon5, onde é possível ver-se os mesmos reflexos Ray Tracing de Forza Motorsport, no jogo, quando na realidade Forza Horizon 5 não suporta Ray Tracing no jogo.

Richard Leadbetter refere que enviou um e-mail à Microsoft para esclarecimento do motivo pelo qual isso acontecia, e a resposta foi que o Forza Horizon 5 não iria receber qualquer upgrade para Ray Tracing, mas que se os reflexos por Ray Tracing estavam lá foi porque usaram uma build do motor que o suportava.



Por outras palavras, o representante da Microsoft reconhece de forma aberta que o que foi mostrado não corresponde à realidade. O que nem sequer deveria ter acontecido, a não ser que haja intuito de se  passar uma imagem superior ao real.

Após a critica à Microsoft Leadbetter faz um comparativo com o que se tem passado recentemente com a Sony onde tudo o que é na PS5 é referido como sendo na PS5, o que não é em tempo real é igualmente referido, e o que é em modos específicos é tambem identificado (24m 38s).

Eis o video da DF:

E um pequeno clip com as palavras de Alex Bataglia com legendas em Português.





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Júlio Esteves
Júlio Esteves
29 de Junho de 2022 9:24

É penha que a MS faça isto, não vejo o ganho que estas ilusões podem trazer! Como uma empresa que tem tanto dinheiro faz um marketing tão precário?

Last edited 1 ano atrás by Júlio Esteves
Deto
Deto
Responder a  Júlio Esteves
29 de Junho de 2022 17:03

Para falar mal da Sony.

Esses trailers ai já deram engajamento de fanboys falando “como forza, que ninguém jogou, é melhor que GT7”

mais da metade de tudo o marketing do xbox é implicitamente para falar mal do playstion.

No PS3 que a Turn 10 crio um trailer somente para mostrar que o Forza tinha “carro que amassava na batida”

Esss trailers nada mais foram que para tentar mentir e emplacar “forza supremo, tem RT no gameplay, GT7 lixo não tem”

E veja se não deu resultado? já deu “gritaria em forum e twitter”

Turn10 provoca Polyphony Digital ao confirmar Ray Tracing in-gameplay de Forza Motorsport: nós não estamos ENGANANDO ninguém!

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/abusada-turn10-provoca-polyphony-digital-ao-confirmar-ray-tracing-in-gameplay-de-forza-motorsport-n%C3%B3s-n%C3%A3o-estamos-enganando-ningu%C3%A9m.585042/

tá ai o motivo desses trailers fakes, é aquela coisa, se vc é melhor que a concorrencia não precisa tentar diminuir ela…

Se o Forza for tão melhor que o GT7, pra que ficar criando essas narrativas picaretas ai?

se o SX é tão bom, pq implicitamente vc faz um marketing para dizer que o PS5 tem clock fake e RDNA capado?

Se não tem forza para competir com GT7, é so fazer marketing picareta sobre RT e mandar o Greeberg manipular os fanboys do xbox…

Marco Antonio Brasil
29 de Junho de 2022 9:47

Esse tipo de marketing enganoso não é exclusividade da MS. Mas a forma como é feito por ela às vezes passa a impressão que a MS se preocupa em alimentar a flamewar!

Juca
Juca
Responder a  Marco Antonio Brasil
29 de Junho de 2022 12:38

Eu tenho certeza de que ela gosta… flamewar cria engajamento.

Veja, 100 ou mesmo menos fanboys em comentários em diversos sites criam uma onda de destruição e desinformação que pra quem não tem muito o que perder pode ser bom.
É só olhar a seção de comentários de eurogamer.pt, gamevício, ign… Ali são ondas de desinformação e de difamação da concorrência sem fim, daí, é só se perguntar quem ganha ou qual o propósito daquilo?

A MS só recua nessas coisas quando é pega com a “boca na butija” como fez quando tirou patrocínio de um youtube brasileiro tóxico que falava impropérios preconceituosos. Mas é sempre na técnica do “morde-assopra” como quem testa limites do aceitável, é sempre na técnica do Good Cop/Bad Cop… É o Phil bondade e o Greenberg no ataque sempre que pode…

Deto
Deto
Responder a  Juca
29 de Junho de 2022 16:02

Eu acho que isso é para criar a falsa percepção de que o xbox está 1:1 com o Playstation, baseado em “gritaria do twitter”, para iludir os acionistas

Quem sabe daqui uns 10 ou 20 anos tenha filtros para diferenciar fã engajado de Fiel de Seita, talvez xbox desaparece se descontar quem VIVE de mentir na internet para hypar o xbox.

Essa deve ser a principal métrica deles, lembra quando o Phill disse que “adoro como nosso fãs estão se divertindo com a zueira do macaco craig”?

Eles vão lá e fazem um relatorio falando como “gerou engajamento” para os acionsitas, que não entendem NADA de video game e não conseguem perceber a diferença entre “estão rindo da MS” e “estão rindo com a MS”

e mais sobre o flamme, não é a toa existir o xbox milgrau, alguma identificação ele teve que ter com a Marca para fundar uma Seita dela enquanto no playstation nao tem.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Junho de 2022 23:57

Eita, errei aí… Estava falando da “gritaria” de internet… Digo 1:1 na gritaria do twitter… Ou “engajamento”

Juca
Juca
29 de Junho de 2022 12:26

Isso é algo complexo, a Sony já fez das suas no marketing enganoso ou de meias verdades mesmo nessa geração (GT7), só não lembro da Nintendo fazendo isso, exceto pelas tech demos em gerações passadas.

Convenhamos, os Forza já são bastante bonitos mesmo sem RT. Apesar disso não justificar a enganação.
No caso de FH5 e sua DLC não critico a DF porque o game está aí e é realmente enganoso trazer num vídeo atributos que ele não tem nem com um PC mais parrudo.

Agora, é ilusão pueril de que não vão usar a melhor plataforma para exibir seus jogos e fazer o marketing com uma confusão proposital entre plataformas, fora que marketing truncado não é novidade vindo da MS.
De qualquer forma, acho que o melhor é esperar sair o jogo e fazer análise daí e comparação com a propaganda feita agora e mostrar a enganação. O jogo ainda tem um bom tempo de polimento e otimização até sair; os games serão exclusivamente de nova geração; em matéria de RT é dito que a GPU do SX teoricamente é mais capaz; e temos mesmo maravilhas como modos RT (reflexos) a 60 no PS5 em jogos crossgen de mundo aberto como Spiderman, mesmo que a resoluções 1080; então, na minha ótica possível que tenhamos um jogo daquele, apesar de rtgi ser bastante pesado ainda.

Marketing enganoso, infelizmente, ainda são comuns na indústria. Aliás, Marketing é a “ciência” de fazer as coisas parecerem melhores do que o que são pra se venderem mais fácil!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Junho de 2022 15:16

Também acho errado tudo isso, Mário, a questão é que sem o jogo estar entre nós de verdade é difícil afirmar que aquilo se trata de mentira deslavada. Como um jogo não lançado, penso ser precipitado, analisando um trailer que certamente passa por edições fechar um pensamento e dá-lo como certo de que é o produto final.

Não que um errado justifique o outro, mas lembro que GT7 nos deixou crer por um tempo que tudo rodaria a 60 com RT, e depois foram “consertando” as coisa pra sabermos que o RT só estaria no CGI ou Real Time da apresentação ou no Replay a 30 fps. Pra mim, ambos estão errados, mas ao menos a MS ainfa tem a desculpa de dizer que o jogo está a rodar no PC e que no PC poderá estar daquele jeito. De qualquer forma, a análise da DF não faz sentido se não pegaram no jogo, é como penso. Entendo quererem especular sobre um vídeo (precisam de conteúdos novos) pra tentarem adivinhar o que pode vir dali, mas continua apenas um vídeo. Estão a analisar em cima de propaganda, e isso só serve a especulação,no meu entendimento, e a DF só perde com esse tipo de coisa.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Junho de 2022 16:28

Sua 3090 certamente tem capacidade pra rodar tudo aquilo com RT e RTGI (se o jogo for daquele jeito), e a MS não estaria mentindo 100%, mas óbvio que a MS deixa a rolar a “dúvida” em seu benefício em prol do Marketing… ?
PS: Lembro ainda que o F1 já roda a 60 com RT nesses consoles e nem é vindo de um First Party ou um game apenas de nova geração. Então, só resta saber se a iluminação será do tipo global a 60 fps mesmo…

Last edited 1 ano atrás by Juca
Vitor Hugo
Vitor Hugo
29 de Junho de 2022 13:09

Creio que o Xbox series s está limitando o Xbox series x nesse jogo. A Microsoft errou bastante em seu marketing e nessa opção mas baixa que nivela sua própria plataforma. O que acha Mario?

Fernando Molina
Fernando Molina
29 de Junho de 2022 16:25

Na minha opinião, a DF está se precipitando, fazer análise de um vídeo de apresentação de um game e já ir tirando algumas conclusões, acho mais prudente esperar o game sair, assim como também achei bem precipitado os elogios da mesma DF ao Starfield, muito cedo, tá parecendo querer gerar conteúdo e engajamento com polêmica desnecessaria, tudo muito precipitado

Marco Antonio Brasil
Responder a  Fernando Molina
29 de Junho de 2022 20:08

Também achei, ainda mais com o histórico do Alex rsrs. A DF só perde credibilidade com essas presepadas.
E olha que sou fã dos jogos da Bethesda e gostei do vídeo de starfield, mas chamar de “espetáculo de nova geração” foi um exagero.

Juca
Juca
Responder a  Marco Antonio Brasil
29 de Junho de 2022 22:09

O grande mérito que vi em Starfield é está mais bonito que o comum para um jogo da Bethesda. Mas tenho certeza que se fosse um jogo de PS os fanboys estariam falando de mundo vazio e de mais um “walk- simulator”… Mas as coisas são assim mesmo. Do que vi, me pareceu bom e interessante, e achei uma pena a falta de viagens espaciais ingame, mas ao menos parece que vai haver algum tipo de batalha. A depender do que vão fazer com a história, por enquanto tem parecido muito o No Man’s Sky

Gervas69
Gervas69
29 de Junho de 2022 21:35

Acho que é a mesma história de que quando vemos os anúncios dos hambúrgueres do McDonald’s.
Independentemente de qualquer que seja a empresa vai apresentá-lo da melhor forma possível para que venda.
Contudo, sempre achei que a divisão de marketing da Microsoft muito fraca e com uma visão muito local para uma empresa global.
O Motorsport não é para mim, mas a manter o legado não irá decepcionar os fãs

Cherokee Bill
Cherokee Bill
29 de Junho de 2022 22:17

Porque a DF está levantando a bandeira do Global Ray Tracing sendo que ele já foi confirmado pelo diretor do jogo em Live? E confirmou no jogo inteiro diga-se de passagem. Querem mais o que além deste compromisso firmado ?

Precipitada essa análise.

Única vacilada que se deu foi o evento do trailer estar rodando em PC. Mas houve garantias de que se teria paridade de qualidade do PC na SX.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Junho de 2022 13:25

Pelo que o diretor afirmou não é isso que você leu.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Junho de 2022 19:46

A única máteria que encontrei que deve ser fonte dessas conversas (e nem sei se é um site confiável) é onde o desenvolvedor fala genericamente de RT, e não necessariamente de RTGI. sombras em RT ou Reflexos (eu diria que devem ser apenas reflexos pois é o mais econômico em processamento), mas em momento nenhum nessas manifestações ele fala especificamente do console.

Então é aquela velha técnica do interprete como quiser, e obviamente os mais fãs vão pender para fora da lógica e do que se tem visto na real nos consoles. Lembro ainda que até hoje que o modo RT de Halo nunca saiu… ou seja, no marketing tudo é maravilhoso.

https://www.videogameschronicle.com/news/forza-director-insists-were-not-misleading-you-over-in-game-ray-tracing/

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
30 de Junho de 2022 20:36

e mais uma vez quem vem trazer a (possível) fonte não é o usuário que está a afirmar tais declarações.

Juca
Juca
Responder a  Cherokee Bill
30 de Junho de 2022 19:31

A paridade PC e SX é impossível, a menos que se limite propositadamente o PC pra fazer o SX parecer melhor do que o que é, mas na minha ótica isso que nem faz sentido.
No SX os devs tem compromisso com limites de hardware, e PC teoricamente não a partir do momento que que existem settings. E na boa, RT em sua plenitude e RTGI não são limitados como no PC como costumam ser nos consoles até então. A menos que você ache que a MS ainda tenha truques guardados na manga.

Last edited 1 ano atrás by Juca
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