Direct Storage pode acelerar também os discos HDD

Naturalmente que os ganhos não serão comparáveis aos do SSD, mas ao remover a descompressão do CPU, a leitura acaba por ser mais rápida.

Um dos motivos que tornam a leitura lenta é a descompressão de dados em tempo real no CPU. Basicamente mesmo com um SSD, se os dados estiverem a ser descomprimidos no CPU, a leitura acaba por ser lenta, uma vez que se torna necessário processar os dados do CPU antes de se pedir mais.

O Direct Storage resolve isso ao enviar os dados a processar para o GPU, o que torna o processo muito mais rápido, permitindo assim que a nova leitura ocorra bem mais cedo.

O resultado é que, mesmo os discos HDD acabam por ganhar nos tempos de leitura, não por mérito seu, mas pelo simples facto que os dados são pedidos mais rapidamente, e os tempos perdidos na descompressão são assim menores.

Infelizmente até agora, para que este ganho acontecesse, os developers tinham que especificar o método manualmente. Mas com o novo DirectStorage 1.2, esse processo passa a ser feito de forma automática, simplificando assim o processo que permite os discos HDD retirarem partido da situação.



A situação é particularmente interessante pelo facto que muitos utilizadores de PC possuem ainda HDDs, quanto mais não seja por estes serem a forma mais económica de se ter múltiplos terabytes de espaço de forma económica.



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Tiohildo
Tiohildo
30 de Abril de 2023 10:38

OFF:
Outra análise da ferramenta do Tio Hildo.
Jogo: Star Wars – Jedi Survivor para PS5

Jogo tem 2 modos: Performance – 60 FPS ( que o jogo diz que vai até 1440p) e modo Resolução 4K 30 FPS.

Na primeira parte do vídeo temos a análise do modo resolução que fica a 30 FPS.
A resolução nesse modo é de modo geral 4K mas parece ser uma reconstrução de resolução mais baixa indo até 1250p.
Já no modo Performance a resolução é praticamente 1296p o tempo todo ( bem perto do 1440p).

Quanto a performance, o jogo não consegue muito manter os 60 fps no modo performance. No começo do jogo, igual mostrado no vídeo, até que consegue, mas quando começa o gameplay mais pesado, fica dando muito screen tearing e o fps cai pra faixa 50-60 fps.
Não deu tempo de testar como fica a performance no modo resolução, joguei bem pouco nesse modo.

Para analisar corretamente esse jogo tive que implementar a detecção de screen tearing, pois estava afetando a contagem de FPS.
Veja na última parte do vídeo que cada vez que é detectado um tearing, aparece um risco branco na tela onde aconteceu (implementação minha só para mostrar onde foi).
Ainda estou melhorando a detecção.

Link:
https://youtu.be/X-_nS9FcIdY

Last edited 11 meses atrás by Tiohildo
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Abril de 2023 16:03

Cada jogo fica um aprendizado. Não tive muito tempo pra ajustar os parâmetros e deixar as medições melhores. Decidi publicar assim mesmo. O modo resolução precisa de mais ajustes. Eu desconfio que seja o montion blur. Estranho que a contagem no modo performance não varia quase nada. Também não tive muito tempo de fazer contagens manuais para comparar. O que ficou melhor foi a análise do modo performance com a detecção de tearing. A ferramenta teve outras melhorias, posso já fazer a saída em vídeo h264 ou h265. Conta também com preview em uma janela com o resultado enquanto está processando.
Ainda tem muita coisa para melhorar.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 de Maio de 2023 0:40

Vejam as contagens abaixo.

Modo Performance.
Analista de bits: “Performance mode limits the resolution to 1440p from 1080p-972p”
Nx Gamer: 2560 x 1440 TAA – 2048 x 1152 couting
DF: 864P ( 1152 x 648 – 1536 x 864 ) Dynamic Res / Reconstruction

Modo Resolução:
Analista de bits: “Quality mode increases the maximum resolution to 2160p with temporal reconstruction from approximately 1440p”
Nx Gamer: 3840 x 2160 TAA FSR2 – 2560 x 1440 counting
DF: 1440P ( 1728 x 972 – 2560 x 1440 ) Dynamic Res / Reconstruction

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
30 de Abril de 2023 13:00

Parabéns, Hildo, pareces estar sempre a progredir!

Jorge S
Jorge S
Responder a  Tiohildo
30 de Abril de 2023 18:15

incrivel como os Devs estão ruins hoje em dia. Ps5 10x mais podereso que o ps4 com o desempenho pessimo. Achei que essa geração o padrão ia ser 4k 60 fps.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Abril de 2023 22:21

Vou discordar. Quando um jogo não consegue utilizar mais de um núcleo de forma adequada, claramente o problema não é a arquitetura do PC. Daqui a 6 meses vai estar rodando mal, mas com o dobro dos fps igual ao Gotham knights. Entregaram um jogo em alpha. Mesmo no ps5 é inaceitável ver um game rodar a 720p para alcançar 60 fps. E menos de 1440p no modo de 30 fps. Fica ainda mais feio quando acabou de sair a dlc de horizon.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Jorge S
30 de Abril de 2023 20:53

Esse jogo precisa de mais otimização. Acho que mais ou menos depois de um mês com novos patches e ele fica bom. Não achei bugs grandes no jogo, problema é só polir a performance.
Hoje em dia nem mais o day one patch está vindo com jogo polido, os prazos nunca são cumpridos e o jogo sai assim. Mais um mês aí e o jogo fica bom.
Por exemplo, a versão do disco do Callisto Protocol é quase injogável, lotado de bugs e problemas de performance. Menos de um mês depois do lançamento já estava muito melhor, joguei ele e não tive problemas.
Eu sempre imagino, não dá para as desenvolvedoras fazer uma build polida pra versão gold? Aí no dia do lançamento é só um patch day one para terminar o polimento, mas é o contrário, o jogo só fica bom depois de um mês de lançado.
Quanto ao padrão 4K 60 fps é até possível mas não vai utilizar todo potencial do console, as desenvolvedoras tenta extrair até a última gota de performance, e isso é normal.

Deto
Deto
30 de Abril de 2023 17:35

Off

estava aqui lendo… fechei o navegador e PULA NA TELA uma BARRA GIGANTE de pesquisa, no meio da tela e gigante, de Buscas do Bing

com um prompt “vc gostaria de deixar a barra ai?”

só pode ser brincadeira…. a MS agora lança windows com adware?

olha… esse PC que eu uso é só para navegar na internet mesmo, faz tempo que ando com nojo das barras de propagandas da MS no windows…

é “bolsa caiu o subiu” “urgente” na barra de tarefas? sou palhaço agora?

Jorge S
Jorge S
30 de Abril de 2023 18:16

OFF:
New $69.99 price may negatively impact PS5 game unit sales, data suggests (tweaktown.com)

Mesmo vendendo mais consoles as vendas de jogos estão menores.

Deto
Deto
Responder a  Jorge S
30 de Abril de 2023 21:29

Opa, vendas voltaram a importar.

Mas q queda de 30% na venda de xbox nao importa.

Adivinhei?

Hennan
Hennan
Responder a  Jorge S
30 de Abril de 2023 22:17

Acho fascinante como as pessoas chegam a conclusões simples para temas complexos. Vi muita gente repetindo esse artigo como se fosse algo certo. Mas existe três fatores que não são levados em consideração. 1) Covid. 2020 e 21 foram anos de isolamento social.
2) Títulos lançados. Não tem como comparar vendas sem considerar o principal fator que são os games.
3) Transição da base instalada. Muitos podem adiar a compra até a aquisição de um novo console.
Por fim, ainda temos de considerar a piora econômica global e os impostos dos serviços por assinatura nas vendas. Vamos precisar de muito mais dados pra chegar a qualquer conclusão.

Juca
Juca
Responder a  Jorge S
1 de Maio de 2023 1:20

Aí na verdade voltou a níveis pré-covid, se for verificar, subiu em relação a 2019, já 2020/2021 foram atípicos.

Se pensarmos que o mundo beira a recessão, e ainda com guerra beirando quase um conflito mundial, é até incrível que tenhamos números melhores que em 2019!
E lembro que os novos consoles, mesmo com aumento em lugares como a Europa, estão vendendo como nunca, será um ótimo ano para a indústria de games!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Jorge S
1 de Maio de 2023 4:48

A receita com venda de jogos aumentou, logo não está menor. O que está menor é a quantidade de jogos vendidos. Veja no próprio relatório fiscal da Sony, página 10 – https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q4_supplement.pdf

Game Software (físico, digital, add on)

FY2021 (abril/2021 até março/2022) – 1,553,377 ienes ou 11,351 bilhões de dólares.
FY2022 (abril/2022 até março/2023) – 1,716,484 ienes ou 12,543 bilhões de dólares

Ou seja, aqui se tem um aumento de 1,19 bilhão de dólares na receita com vendas de jogos. E como mostra o relatório, os dois principais ofensores foram o aumento de venda nas mídias físicas e digitais. Add-on teve um crescimento muito baixo no último ano fiscal (853,617 em FY2021 vs 862,113 em FY2022). Ou seja, o aumento da receita não ocorreu com venda de DLC, microtransação, etc.

Quantidade de jogos vendidos

FY2021 (abril/2021 até março/2022) – 303.2 sendo 43.9 first-party
FY2022 (abril/2022 até março/2023) – 264.2 sendo 43.5 first-party

Ou seja, apesar da venda de jogos first-party estar virtualmente a mesma (diferença de 400 mil unidades), houve de fato um decréscimo em 39 milhões de unidades vendidas)

Com isso, é natural que se pergunte:

Mas se a Sony teve uma redução de 39 milhões de unidades de jogos vendidos, como conseguiu aumentar a receita com venda de jogos em 1,19 bilhão?

O mais provável é que a Sony está vendendo mais jogos nas suas respectivas épocas de lançamento (a preço cheio), e vendendo menos jogos “baratos”, pois muitos destes jogos estão na psn plus, logo o mais provável é que as pessoas devem estar jogando por lá ao invés de comprá-los.

Então se você tem um acréscimo de 10 milhões de unidades sendo vendidas a 70 euros (700 milhões de euros), e um decréscimo de 49 milhões de unidades sendo vendidas a 10 euros (490 milhões de euros), ainda assim você está com saldo positivo de 210 milhões de euros, mesmo vendendo 39 milhões de unidades a menos. Isso ajuda a explicar por que a receita com venda de jogos aumentou.

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo
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