Enquanto analisa a compra da Activision, FTC multa a Microsoft em 20 milhões de dólares

Em causa está a retenção de dados de menores de idade sem obtenção do consentimento dos seus pais.

A Microsoft vai ter de pagar uma multo no valor de 20 milhões de dólares, devido a acusações da  Federal Trading Commision de que esta violou o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA) ao ter coletado informações pessoais de crianças que se inscreveram na sua consola Xbox sem que tivesse existido uma notificação aos seus pais ou sido obtido o seu consentimento para a recolha de dados pessoais das crianças.

Como parte da ordem proposta apresentada pelo Departamento de Justiça vinda em nome da FTC, a Microsoft será assim obrigada a tomar várias medidas para reforçar as proteções de privacidade para os utilizadores menores de idade que usem o seu sistema Xbox. Mais ainda, o despacho deixa claro que os avatares gerados a partir da imagem de uma criança, e informações biométricas e de saúde, são abrangidos pela Regra da COPPA mesmo que obtidas em conjunto com outros dados pessoais.

Agora esta ordem deverá ser aprovada por um tribunal federal antes de entrar em vigor.

A situação em análise aqui é que os jogos Xbox da Microsoft permitem que os os utilizadores joguem e conversem com outros jogadores por meio do Xbox Live. Assim, para se aceder jogar numa consola Xbox ou para usar qualquer um dos outros recursos do Xbox Live, os utilizadores necessitam de criar uma conta.



Esta conta exige o fornecimento de informações pessoais, incluindo nome e sobrenome, endereço de e-mail e data de nascimento. Mas quando o utilizador informava a Microsoft que possuía menos de 13 anos, deveria ser indicado que fornecesse informações pessoais adicionais para identificar os pais e obter as permissões necessárias.

Nas isso não estava a acontecer criação da conta do menor tinha de ser terminada com a inserção de todos os dados, antes do processo de introdução de dados e autorização dos seus pais.

Assim, de 2015 a 2020, a Microsoft reteve os dados – às vezes por anos – que coletou de crianças durante o processo de criação da conta, mesmo quando os pais não conseguiram concluir o processo.

Agora, para além da multa, a Microsoft será obrigada a:

  • Informar os pais que não criaram uma conta separada para seus filhos.
  • Criar proteções de privacidade adicionais para as crianças por padrão;
  • Obter o consentimento dos pais para contas criadas antes de maio de 2021 se o titular da conta ainda for criança;
  • Estabelecer e manter sistemas para excluir, no prazo de duas semanas a partir da data de coleta, todas as informações pessoais que coleta de crianças para fins de obtenção de consentimento dos pais, caso não tenha obtido o consentimento dos pais, e para excluir todos os outros dados pessoais coletados de crianças depois de serem não é mais necessário para cumprir a finalidade para a qual foi coletado; e
  • Notificar os produtores de videojogos quando divulgar informações pessoais, que o utilizador é uma criança, o que exigirá que os editores apliquem eles mesmos as proteções da COPPA a essa criança.


36 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
15 de Junho de 2023 8:40

Essa FTC está é de perseguição a pobre Microsoft, a coitada capturava tudo pelo Kinect e nunca teve problema nenhum, que perseguição, agora, só os smartphones é que podem explorar as criancinhas…

Brincadeiras à parte, os pais também devem supervisionar e orientar as condutas das crianças em qualquer coisa conectada a internet, pois não há legislação ou orgãos fiscalizatórios que inibam eficazmente a sanha dessas empresas por dados privados, e o que falo aqui não é direcionado só a Microsoft.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
15 de Junho de 2023 9:57

Um problema que tenho reparado na Microsoft, é que ela acha que tem mais poder que estado.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 12:45

É a “ditadura das bigtechs” se impondo sobre o bem comum dos povos!
Agora, imagina esse povo com as IAs a serviço deles, vai ser pior, e muito, que os filmes do Robocop!

Mais uma vez, esse presidente da MS está a fazer terrorismo digital.. ele acha o que, que um governo eleito tem menos legitimidade que a MS pra saber o que é melhor para a população? Se os governantes não acordarem logo, será tarde. Essas bigtechs precisam é ter mais limites. São idiotas com muito dinheiro e poder, e isso é sempre muito perigoso.

Eu gostei foi dessa resposta aqui:

https://twitter.com/LukeOtis94/status/1668389933348798465

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
15 de Junho de 2023 13:48

OFF:

Análise de FPS do Jogo: Final Fantasy XVI Demo para PS5

Outra análise da minha humilde ferramenta, dessa vez apenas de quadros por segundo.
Infelizmente tive que retirar a análise de contagem de pixels desse jogo.
Como o jogo apresenta muitos elementos de HUD e esses, nesse caso, afetam o algoritmo bastante.

As capturas também estão muito limitadas, não tive tempo de pegar partes mais interessantes ou muito diferentes, me desculpem.

Jogo tem 2 modos: Performance – 60 HZ e Quality a 60 HZ ( Não cheguei a colocar 120 HZ ou VRR pra ver se mudava alguma coisa)

Modo performance não está muito otimizado. As partes onde realmente ficam a 60 FPS são poucas, sendo mais frequente o intervalo de 45 a 55 FPS. Vamos ver a versão final. As cinemáticas rodam nos dois modos a 30 FPS.

Modo Qualidade fica bem estabilizado a 30 FPS, pelo menos na única captura que eu fiz.

Link:

https://youtu.be/nRc70lLVD-c

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 15:15

Nesse caso ainda precisaria escolher muito bem a área pra não ficar caindo nos VRS… Mas essa questão de análise de resolução está cada vez mais complexa… Talvez uma ferramenta que analize percentualmente uma parte das resoluções em forma de cruz (de trechos de linhas completas horizontais e verticais) que possam ser posicionadasao gosto do analista e deduzir o resto da resolução por regra de 3 baseado na proporção de tela que se pegou na horizontal e depois vertical…

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 18:25

Seria ótimo esse métodos, só não vejo muito como implementar isso …

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
15 de Junho de 2023 19:09

Assim, pra explicar o raciocínio, seria depois de capturado um vídeo em Full HD, por exemplo, você geraria um primeiro vídeo pra contagem de pixels horizontais do tipo 20% da largura X altura total.

Pra escolher de onde você quer começar é só determinar o tamanho do “crop” que você quer fazer no vídeo de cada lado, e este não precisa ser simétrico, isso determinaria a posição da sua faixa no vídeo.

Exemplificando, pra pegar uma faixa de um vídeo bem central num vídeo 1080 x 1920, você faria o “crop” do vídeo nas laterais de 768px (2/5 da largura) de cada lado do vídeo e renderizaria apenas uma coluna de 384px x 1080px e dessa coluna você calcularia os pixels horizontais e multiplicaria por 5.

Depois você repetiria o raciocínio para obter os pixels verticais, tipo uma faixa horizontal de 216px X 1920px, com o mesmo raciocínio um crop de 2/5 superior e outro de 2/5 inferior, se quisesse pegar 20% da resolução pra depois multiplicar por 5.

Pode ser até que apesar de passos a mais no processo, o processo de contagem fique mais rápido pela quantidade e tamanho dos vídeos a ser analisada.

Você também poderia fazer até duas capturas direto com o crop no processo, o problema é que não teria como sincronizá-las em tempo real pois seriam capturas diferentes e não teria como ver a coisa de forma dinâmica como você faz.

Mas veja, Hildo, é só uma maneira de fazer, você pode achar um jeito mais simples mantendo a lógica. Você poderia até fazer um crop de um único retângulo diretamente proporcional as resoluções horizontal e vertical apenas, e depois usar um fator multiplicador pra obter a resolução total, mas pode ser que as contagens fiquem menos precisas, é o caso de testar se um retângulo único em determinado local, com um fator multiplicador aplicado posteriormente, dá a mesma precisão da contagem geral ou mesmo do processo usando duas faixas de resolução, pois o importante é precisão.

Sobre “crop” usando ffmpeg (que é o que eu acho que é o que você usa aí), tem exemplos aqui:

FFmpeg: How To Crop Videos, With Examples – Linux Uprising Blog

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 23:12

Obrigado pela ajuda, Juca. Você e o Mario sempre me ajudando. Por coincidência, eu fiz foi um crop nos vídeos mesmo, usando o ffmpeg. Eu também fiz uma abordagem de preencher com pixel branco as áreas dos HUDS. Achei que o preenchimento seria melhor que o crop, mas no final o crop se mostrou mais preciso. No caso do jogo que estou analisando agora é o ‘Lies of P’, então ele tem HUD a esquerda e a direita, então o crop pega só a imagem do meio.

Comando para preencher com branco as áreas de hud:

ffmpeg.exe -i entrada.avi -vf “select=eq(n\,1876),drawbox=x=0:y=0:w=880:h=ih:color=white:t=fill,drawbox=x=iw-w:y=0:w=660:h=ih:color=white:t=fill” -vframes 1 -vsync 0 -y saida.png

Comando para cortar fora ( crop):
ffmpeg.exe -i entrada.avi -vf “select=eq(n\,1876),crop=iw-880-660:ih:880:0” -vframes 1 -vsync 0 -y saida2.png

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 18:26

Sim, isso está no meu TODO. Mas ainda não tive tempo pra fazer isso. O mais fácil está sendo desligar os Huds no jogo, quando permitem.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 23:05

Obrigado. Depois das sugestões de vocês, eu pensei aqui um pouco fora da caixa e consegui fazer de outra maneira o corte do ecrã. Fiz por coincidência o que o Juca tinha sugerido abaixo. Fazer um crop com o ffmpeg. A explicação está na resposta a ele abaixo. Obrigado pelos insights.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
15 de Junho de 2023 15:16

Trabalhando sempre arduamente Tio Hildo, mas cada vez mais se aprimorando.

Mais importante aí pra um jogo da Square que gostei de ver foi o frame-time cravadinho nos 30… uma belezinha.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 15:35

Obrigado Juca. Eu vi outras análises do modo qualidade e ele é bem regular nos 30 FPS mas também não é perfeito, as vezes cai um ou dois frames.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
15 de Junho de 2023 16:26

Hildo, achei interessante, que na minha TV, o modo Gráfico ficou tão “macio” que minha impressão foi de estar jogando num modo 40 fps ao estilo dos games da Sony. Mas talvez seja apenas porque as animações estão bem feitas e o frame-time do jogo bem certinho. Gostei bastante da demo no modo gráfico, que será o modo eleito, por mim, pra jogar.

Espero que o jogo saia de igual pra melhor no que foi apresentado nessa demo, estou com boas expectativas.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 18:24

Eu não cheguei a jogar muito. Fiz praticamente só a captura. O modo qualidade parece estar bem estável no frame time, então dá uma sensação de fluidez depois que se acostuma com o 30 FPS.
Parece estar legal mesmo o jogo.

Deto
Deto
15 de Junho de 2023 16:10

off:

Já q o Mario reclama que eu só falo mal do xbox…

Tô achando que a MS deu um 180 e desistiu de GP, assinatura e outras ideias, já percebeu que flopou o Xcloud para celular por ex e que GP não tem penetração além de ~25M de assinantes

Agora vai começar a tentar vender jogos e vender consoles, para alegria do Mário 😛

Os Astroturfing já começaram a tentar criar um tendência artificial de “starfield vai virar a balança das vendas”MS lança o SS 1TB para ver se aumenta as vendas do consoleJá começaram a inflar vendas de jogos no mercado que o xbox menos vende jogos e menos vende consoles.[imgcomment image[/img]

Já não era sem tempo da MS perceber que Xcloud no celular, viver de GP não tem futuro e sempre foi e sempre vai ser questão secundária.

Tá ai Mário, talvez a MS tenha dado um 180 e volte a tentar competir no mercado “convencional” depois de desistir, que não era sem tempo, de emplacar delírios de “casual de celular assinar Xcloud para jogar Halo no celular por streaming”

Tinha falado aqui q se as firulas da MS que ela sonha em emplacar não dessem certo o xbox fechava… bom, antes de fechar talvez eles tentarão voltar para o mercado convencional

Não tinha imaginado isso, mas faz total sentido

Não deu certo o GP, xcloud e outras bobagens? pq fechar o xbox? tenta novamente o mercado convencional

Last edited 10 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
15 de Junho de 2023 16:43

Sem querer te alimentar no discurso que você faz, e de que o Mário já não aguenta, mas você acredita mesmo que a MS ia mudar assim tão rápido? Deto, a água corre pro mar, não importa as barreiras que você ponha no caminho dela, ela, mais cedo ou mais tarde encontra o caminho.

E na boa, é só uma opinião e que você considera se quiser, mas acho que o problema maior do seu discurso é a repetição das mesmas ideias insistentemente, o que soa como pregação, e pode soar como fanatismo. Eu até compartilho de algumas das suas ideias, mas você precisa ser, ou ao menos parecer menos tenso, senão as pessoas tenderão a te ignorar e você ainda vai infartar! lol

Essas coisas que você vê, muita gente também percebe, e você não está só no mundo, portanto, acalme seu coração, pois como diz o ditado: “o que é do homem o bicho não come”, e eu na minha liberdade poética complemento… só outro homem. lol

Então, Deto, o que tiver de ser, vai ser, vamos ver como um mundo gamer vai passar por tanta adversidade, parecem ser tempos de grandes mudanças e muito vendaval.

Deto
Deto
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 16:48

Eles vivem dando 180 no que fazem, qual o problema de começaram e apostar em vender jogos e vender consoles e deixarem GP e Xcloud como secundário?

Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Junho de 2023 7:45

A questão é que a mudança de discurso de nada vale, pois a intenção da MS sempre foi a mesma, levar a batalha pra outro lugar, tirar atrativo do mercado de consoles.
Não à toa a MS tenta levar o mercado pra outro rumo, aliás, nunca estiveram à toa, as estratégias já foram várias.

É preciso tentar ver o que é artimanha de marketing e o porque da MS entrar no mercado de consoles e o porque do papo do Phil Spencer de cancelar uma divisão de consoles (se é que é verdade) por que não vai bem, se ela é um mercado importante pra MS.

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
15 de Junho de 2023 17:19

Sua teoria tem um pequeno problema. A versão do PC será muito melhor que a do console. Logo vai fazer justamente o contrário.
Forza horizon 5 é até agora o grande destaque do Xbox. No series X roda em 4k30. No PC é tão otimizado que uma 6600xt ou 3060ti rodam 4k60 no máximo. Como você justifica a compra do console? Hoje no Brasil é mais barato montar um PC com desempenho superior ao Series X e você não fica preso a plataforma, nem paga pelo online. Logo a Microsoft está pouco se lixando em vender console.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
15 de Junho de 2023 18:14

dizer hoje em dia que qualquer jogo vai ter a melhor versão no PC, rodar melhor no PC de mais ou menos o mesmo valor, é muito otimismo teu.

E também não adianta rodar 60fps todo ferrado de stutter no PC.

Mas se o que vc falou acontecer mesmo, estou curioso para ver se vai ter tabelinha do Alex Bugaga com xbox sx vs PC para as pessoas tirarem print fácil e floodarem na internet 😛

Last edited 10 meses atrás by Deto
Hennan
Hennan
Responder a  Deto
15 de Junho de 2023 22:16

Não é todo jogo. Mas a maioria ou todos os games da Microsoft. Posso estar completamente enganado, todavia não vi nenhum game recente deles que estivesse rodando melhor no console(Forza 5, Halo, Redfall) . Para mim a plataforma base deles é o PC e depois fazem a adaptação para o console, não o contrário.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
16 de Junho de 2023 3:27

Eu nem considero Redfall e Starfield na parte técnica jogo da MS, para mim ainda continua sendo jogos da bethesda nesse aspecto.

Mas vamos ver o que saí disso ai…

Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Junho de 2023 7:54

Eu concordo com a questão do Sttuter no PC, de um modo generalista, Deto, mas a Bethesda nunca foi exemplo de otimização, e tradicionalmente não faz jogos com foco em consoles.

O histórico de jogos voltados pra PC é melhor, o que me parece ser o problema de sttuters são jogos feitos com consoles ou alto perfil de hardware em mente, ignorando máquinas mais modestas, ou seja, projetos de cima pra baixo, aí fica difícil não ter problemas de sttuters, ou mesmo de corrigi-los depois…

Me surpreenderá se a
Bethesda tiver feito Starfield com foco no console, ou mesmo se a MS tivesse pedido isso pra ela, mas vai que é a primeira vez…

Juca
Juca
Responder a  Hennan
15 de Junho de 2023 19:21

Era isso que eu tava falando, o recomendado no PC (lembro que recomendado não é o mínimo), costuma ser aquilo que lá faz um jogo rodar a 60fps, independente de resolução.

A Bethesda está dando como requerimentos recomendados um Ryzen 5 3600x* e uma GPU Nvidia 2080*.
Pô, vai rodar 60 fps com isso e não vai rodar no SX?

O que pode justificar uma coisa dessas?!?!

* corrigido após fala do colega Hennan.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 19:35

Só corrigindo. Starfield é um 3600x e uma 2080 para o recomendado. Ainda assim seria possível encontrar tal desempenho no Series X. Mas se os últimos jogos servem de exemplo. Quando uma empresa lança um game sem modo performance é porque não está estável nem a 30fps. A galera está falando muito em 30 consistente, provavelmente vai bater nos 20.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
15 de Junho de 2023 19:52

Tens razão, devo ter lido errado a informação e levei o erro adiante, obrigado por me corrigir. De qualquer forma, a CPU que tem sido alegada como o problema pro jogo não ter um modo 60 (pois são muitos cálculos nunca feitos), no PC um processador 3600x resolve, o 3600x é processador teoricamente inferior ao do SX. 3600x é um 6-12 cores, com clock básico de 3.8Ghz podendo ter boost até 4.4Ghz. O “processador” do SX é tido como Zen 2 (mesma geração do 3600x), mas pode ter até instruções de Zen 3 (especulação minha), e tem 8-16 cores com clock de 3.8 ou 3.66Ghz em HT.
E apesar de um clock ligeiramente menor, tem dois cores e 4 threads a mais pra multiplicar esses clocks e transfomar em entrega.

Aí você vai ver computadores com especificações similares ou até inferiores com um modo 60 aceitável, pois é difícil PCzista engolir um 30fps, e o SX sem um modo 60.

Fora que, teoricamente, é mais simples otimizar para uma plataforma fechada, que seria o console.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 20:05

Exato. Sinceramente, ficarei surpreso se esse game rodar a 30 fps estáveis. Provavelmente estão tendo problemas em utilizar os vários núcleos e teremos mais um game rodando mal por gargalo em um único núcleo da CPU.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
15 de Junho de 2023 23:28

Se esse jogo tiver uma performance ruim nos consoles mesmo a 30 FPS, aí não tem como defender mesmo. Mas eu acredito que vai rodar bem, não perfeito, mas numa escala aceitável.

Hennan
Hennan
Responder a  Tiohildo
15 de Junho de 2023 23:36

Segundo a DF durante a apresentação Starfield rodava em 1260p. Não me parece um bom sinal.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Hennan
16 de Junho de 2023 0:06

Isso deve ser a resolução interna. Deve ter um upscale bom pra 4k. O mais importante é o resultado final. Essa resolução eles mediram de algum vídeo?

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
15 de Junho de 2023 20:12

Só para complementar. Redfall mesmo não roda a 60 no consoles por mal otimização. Tanto que mesmo em cpus boas é muito instável. No meu i9 9900k, variava entre 60 e 120fps. Sem explicação lógica para tamanha variação.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Junho de 2023 22:19

Entendo as vantagens do console. Mas se o desenvolvedor não tirar vantagem das mesmas, do que adianta? Ou pior, se o desenvolvedor for obrigado a prioriza o PC ao invés do console.

error: Conteúdo protegido