Estudo sobre o mercado dos videojogos e subscrições revela dados interessantes.

Um recente estudo de mercado veio referir que o mercado dos videojogos gerou 81 biliões de dólares, com o mercado de subscrições a gerar 3.7 biliões.

Um recente estudo veio dar a conhecer que o mercado de subscrições na Europa e Estados Unidos, terá gerado 3.7 biliões de dólares. Em comparação, o mercado de venda tradicional, com a venda de jogos, discos, DLC e outros, terá gerado 81 Biliões de dólares.

Este valor mostra que o mercado de subscrições ainda tem muito que evoluir.

Dos serviços de subscrições analisados, o Gamepass arrecadou 60% do total das receitas, o que se equivale a 2.22 biliões.

Estes são números interessantes para análise. Vamos por partes.



Com esta receita, quantos utilizadores tem o Gamepass se todos pagam o valor correto, e quanto realmente pagam os utilizadores se há 25 milhões de assinantes?

O Gamepass custa entre 10 a 15 euros por mês, dependendo se os membros assinam a versão normal ou a Ultimate. E foi anunciado pela Microsoft como tendo 25 milhões de assinantes.

Basicamente por aqui podemos fazer uma contas básicas.

Se todos os assinantes pagassem 10 euros, a receita do Gamepass deveria ser de:

25 milhões *12 meses * 10 euros = 3 biliões de receita.

Isto quer dizer que 2.22 biliões é um valor que fica aquém daquele que se esperaria de 25 milhões de utilizadores ativos.



Se todos pagassem os 10 euros, quantos utilizadores teria o Gamepass?

Esta parte é apenas um mero exercício teórico, pois todos sabemos muito bem que nem todos pagam o preço total pelo gamepass. Mas permite-nos ter uma noção da equivalencia em utilizadores pagantes, para a receita obtida, se todos pagassem 10 euros.

Basicamente dividindo os 2.22 biliões por 10 euros e por 12, disz-nos que esta receita se equivale a 18,3 milhões de utilizadores pagantes do preço total.

ou (e aqui entra a realidade de que nem todos pagam full price)

Dividindo os 2.22 biliões por 25 milhões de assinantes e por 12 meses, temos que em média o custo pago anda nos 8.8 euros.



Isto, tomando em consideração que todos os assinantes pagariam 10 euros.

Mas a realidade é outra, e o serviço é constituído por dois Tiers, um com o Gamepass base e outro com o Ultimate, pelo que as receitas esperadas do Gamepass na realidade deveriam ser superiores.

Quantos jogadores pagam o ultimate? Não sabemos pois a Microsoft não divulga números, mas vamos considerar um valor conservativo de 25% dos assinantes. Afinal a maior parte dos jogos apetecíveis tem componente internet, pelo que aqui estamos certamente a atirar um valor garantido (apesar que certamente fica bastante aquém da realidade).

Assim, se 25% desses utilizadores pagassem Ultimate, teriamos 6.25 milhões de subscritores a pagar 15 euros por mês, e 18,75 milhões a pagar os 10 euros por mês. E nesse caso a receita esperada seria superior:

18,75*10*12+6,25*15*12= 3.375 biliões em receita. Uma média de 11.25 euros por utilizador.



Perante os valores aqui estimados, vamos acertar os resultados de cima.

Assim, refazendo as contas, as receitas obtidas correspondem às que seriam obtidas por 16,44 milhões de assinantes, com 25% a pagar Ultimate.

ou

o valor médio real pago por cada um dos 25 milhões de utilizadores é de 7,4 euros.

Sinceramente, eu atrever-me-ia a dizer que o valor ainda é inferior. Porque sinceramente não me quer parecer que apenas 25% dos assinantes paguem o Ultimate quando a aposta da Microsoft está em jogos como serviço que requerem internet (Halo  Infinite).



Daí que, se estes valores apresentam alguma credibilidade, o gamepass não compensa claramente e está a ser seriamente financiado pela Microsoft.

Curiosidades

No seu último relatório financeiro, a Sony anunciou que o PSNOW e a PSN+ (não incluída no estudo de serviços de subscrição de cima), renderam globalmente um total de 3.5 biliões de receita. Quase tanto como todos os serviços de subscrição juntos. Se tomarmos em conta que a despesa de um serviço destes é claramente inferior à de um Gamepass, percebe-se claramente que o lucro do Gamepass é reduzido, e como tal não pode sustentar jogos de qualidade AAA por muito tempo, a não ser que financiado.

Numa outra curiosidade, a industria dos videojogos terá gerado um total de 81 biliões de dólares. A Microsoft gastou 7.5 biliões numa Zenimax e pretendo gastar 75 biliões numa Activision.
Por outras palavras, a Microsoft gastou mais em aquisições do que a Industria dos videojogos gera. Uma industria, da qual a Microsoft apenas tem uma pequena fatia.

Se este tipo de investimento numa industria que, na sua globalidade, gera um total estimado de 81 biliões por ano, para manter um serviço que as contas mostram estar a ser financiado, e que a própria Microsoft não define como lucrativo, mas como sustentável, não é concorrência desleal… eu não sei o que é! E os reguladores deveriam analisar bem estes valores!

Resumidamente, as contas da Divisão Xbox não estão no vermelho… elas estão tão enterradas que já nem se veem num gráfico. E daí a necessidade da afirmação do “All In”, pois perante este investimento, isto é mesmo um tudo ou nada… com a intenção do tudo!



Nota: Os cálculos efetuados neste artigo estão devidamente explicitados, podendo ser comprovado que não há aqui qualquer deturpação da nossa parte. As conclusões aqui presentes, baseadas nos dados do estudo, e em informações públicas, são uma realidade, e limitamos-mos a apresentar aqui conclusões baseadas nesses mesmos valores.

Naturalmente a única coisa que não podemos garantir é a fiabilidade desses estudos, mas vindo eles de uma empresa com boa reputação de mercado (Ampere Analisys), não havendo da parte da Microsoft a libertação de qualquer dado que permite sequer levantar questões sobre a veracidade dos dados, teremos de as tomar como fidedignas e o mais próximas da realidade possível.



63 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
11 de Abril de 2022 10:57

Mário, esses 60% dos serviços não incluem assinantes Live Gold junto (onde você pegou a informação não seria a parte do Xbox/Microsoft)?
A última informação que tive foi de que o Gamepass possuia 22 milhões de assinantes, não sabia que já estava em 25! Parece que a MS têm enviado vouchers com dinheiro pra alguns de seus assinantes…

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
11 de Abril de 2022 11:09

A MS quer a força aumentar volume de utilizadores quase de forma artificial, saiu uma noticia que na Alemanha existe uma campanha para troca de PS4 por XBOX S
em que a XBOX S fica por 19.99€…

Neste caso em parceria com uma loja e por tempo limitado a MS “paga” para despachar consolas e aumentar numeros a todo custo.
(não é novo as consolas serem vendidas com prejuizo, mas a este nivel eu não me lembro de ver).
A MS está numa cruzada, vamos ver como acaba. (espero que bem, para bem da comunidade gamer não fanática)

Não postei o link mas vi a noticia no Eurogamer.

Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
11 de Abril de 2022 11:16

Um excelente negócio pra quem quer aderir ao gamepass. E na boa, assim como receptores de TV a cabo ou modens, um console “pra serviço” deveria ser “dado” sem cobrar nada bastaria a fidelidade de 1 ano de assinatura.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
11 de Abril de 2022 11:25

Esse ponto de vista é excelente e concordo.

Mas pelo menos aqui em Portugal esse tipo de equipamento como Modens e box ou compras ou alugas.
Não sei se será assim em todas as operadoras mas em algumas funciona assim, com a maioria dos clientes a optarem por alugar o equipamento.

O que seria uma solução também interessante para a visão da MS sobre este mercado.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Oliveira
Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
11 de Abril de 2022 11:41

No Brasil, no geral, é cedido no tipo “comodato” um acordo de deixar o equipamento com o usuário enquanto este mantiver a assinatura.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
11 de Abril de 2022 13:36

a alemanha parece o BR nesse aspecto.

aqui tb o PS4 tá mais caro que o xbox SS…

Hennan
Hennan
11 de Abril de 2022 11:17

Na realidade é evidente que o gamepass não é sustentável com o número atual de assinantes e duvido que algum dia se torne rentável. No futuro, caso o serviço cresça, não tenho dúvidas que a Microsoft vai mudar o modelo e focar em micro transações. Outra coisa que fica claro é que mesmo subsidiando seus consumidores, a adesão do serviço é muito lenta. Como já disse anteriormente, o consumidor de consoles é um público diferente. É um nicho, mas um nicho fiel ao modelo tradicional.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
11 de Abril de 2022 11:44

Certamente todo serviço só quer ser um entreposto de controle de microtransações. Por isso não faz sentido se pagar para acessar jogos como serviço, mas tudo o que querem é isso: ter uma mensalidade já garantida para esperar as microtransações de cada jogo vingarem ou não. Uma Google Play ou Apple Store com acesso pago.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Cherokee Bill
Cherokee Bill
11 de Abril de 2022 12:18

Matéria puramente especulativa no tom de “vamos supor que”.

Esse tipo de informação apresentada aqui é completamente interna da divisão do XBOX. Então a menos que eles divulguem os dados. Concluir que o Gamepass está sendo financiado pela Microsoft e que não compensa é um tiro no escuro.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2022 14:51

“Quantos jogadores pagam o ultimate? Não sabemos pois a Microsoft não divulga números, mas vamos considerar um valor conservativo de 25% dos assinantes. Afinal a maior parte dos jogos apetecíveis tem componente internet, pelo que aqui estamos certamente a atirar um valor garantido (apesar que certamente fica bastante aquém da realidade).”

É bem aqui que começa a parte de “vamos supor que” de toda essa sua aritmética. Então não é apenas o estudo que pode estar incorreto, são todas essas suas visões matemáticas.

A matemática é exata sim. Quando os parâmetros de entrada dos cálculos são conhecidos. E a gente não os conhece.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Cherokee Bill
11 de Abril de 2022 17:42

Só uma dúvida. Por que a Microsoft não divulga os dados?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
11 de Abril de 2022 18:13

Pq se ela divulgar provavelmente vai ter um colapso em acionistas e as ações vão despencar!

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 18:27

???

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 18:38

Despencar acho pouco provável. Mas iriam pedir a cabeça do Spencer e provavelmente fechar a divisão.

Paulo
Paulo
11 de Abril de 2022 12:30

Eu não me interesso pelo Gamepass, apesar de consumir os produtos Xbox. Pra mim, não é inteligente investir nesse serviço, pois acordei que o dinheiro da Microsoft seria melhor gasto desenvolvendo jogos melhores, não num sistema de aluguel de jogos

Sparrow81
Sparrow81
11 de Abril de 2022 12:51

Tá aí a prova que serviço não vai sustentar porra nenhuma. É algo a se considerar e colocar como secundário pra um console, nunca o primordial. A MS, mais uma vez, vai se dar mal com isso. Acostumou seus fanáticos com falcatruas e agora tá querendo desmamar essa galera. Vai ser feio!

Livio
Livio
11 de Abril de 2022 13:35

[OFF – Relacionado] Quem quiser coloco uns PS4 fat a venda!!!
https://www.eurogamer.pt/alemaes-podem-adquirir-uma-xbox-series-s-por-1999-se-entregarem-uma-ps4

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2022 13:51

Eu não vou trocar, vou vender uns PS4 fat que tenho aqui na coleção para quem quiser trocar!!! 😛

Francis
Francis
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Abril de 2022 4:36

Não sei se foi irônico, mas seu comentário foge da realidade, pois se você fala daquele jogo da série Final Fantasy, nas próprias análises mostram que as versão de PS4/Pro possuim texturas ruins do mesmo nível (PS2). Além que o Xbox Series S obviamente é mais poderoso do que um PS4 e é um console da nova geração. Logo mais, irei dar minha opinião sobre o artigo.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Abril de 2022 9:15

E qual o futuro da S? Parecer jogos ps3 com texturas ps2 ou apresentar resultados como dead by daylight 2, re8 e matrix awakens?

Sparrow81
Sparrow81
11 de Abril de 2022 13:57

OFF – Sony investiu mais 1 bilhão de dólares na Epic.

https://twitter.com/Nibellion/status/1513503506086432774?t=N10q31vj_CDOL5VYtHVlNw&s=19

marcio
marcio
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 14:31

Com certeza a ue 5 rodará melhor na ps5, hahahaha, brincadeiras a parte méritos da Sony e da Playstation se antecipar e prever que uma grande maioria de jogos utilizariam o UE, visto que os estava cada vez mais caro e complexo produzir e manter um motor proprietário, tivemos alguns exemplos no final da geração passada como cyberpunk, a tendência e cada vez mais ver ue5 em projetos, salvo excessão claro. Ainda defendo motor proprietário pois tenho medo de ver os jogos cada vez mais “genéricos” e extraindo menos do hardware das consolas por assim dizer.

No mais acredito que Sony pictures também tirara proveitos desse investimento.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 16:28

Sony perdeu foi o bonde, no período certo teria feito como a Tecent e abocanhado boa parte da companhia por muito menos.
Talvez fosse o tempo de investir na Unity enquanto com pouco se faz muito!
Mas pelo que entendi aí é um investimento direcionado a porcaria do Metaverso da Epic! ?

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2022 17:19

Claro, a Tecent apostou… 330 milhões e levou 40% da Epic que hoje vale 35 bi, ou seja 330 milhões viraram 14 bi! ? Agora, na boa a Unreal já era bem popular entre os devs indies assim como a Unity, é questão de querer apenas esperar resultados. Se bem que no caso da Epic, muito da hipervalorização certamente se deve ao Fortnite.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 18:27

Na minha humilde opinião, isso se chama desespero. X box series s encalhados.

Juca
Juca
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
11 de Abril de 2022 20:36

É uma oportunidade de roubar clientes, por isso forçaram a mão com a Activision. Estão All-in como disse o Nadella.

Andrio
Andrio
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 21:27

A falta do dinheiro infinito faz a sony tomar decisoes estrategicas e isso me parece mais acertivo.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
11 de Abril de 2022 16:23

Boas.
Alguém surpreso?
Nem de longe acho eu.
Aqui em terras tupiniquins, com o dólar em quase seis reais até pouco tempo atrás o serviço GPU saia por 45 reais ou pouco mais de 7 dólares mensalmente. Se fizer a gambiarra legal de assinar a gold por 200 reais (em promoção por 160 reais) mais um mês de GPU pra conversão e ficar com 13 meses de GPU, sairia a bagatela de pouco mais de 33 dólares. Desses 33 dólares dividido por 13 meses, a bagatela final de 2,75 dólares mensalmente de GPU.
Ou seja, financiam o serviço de acordo com as regiões também.

Juca
Juca
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
11 de Abril de 2022 17:23

Acredito que o Brasil é um ótimo mercado para o Xbox, é natural o “investimento” que fazem aqui, até a Sony aprendeu um pouco por essas bandas com a MS e em alguns casos como na Plus, adequou um pouco os preços a situação local. Muitas vezes o preço dos jogos também saem abaixo dos análogos americanos e europeus tanto no xbox quanto no ps.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2022 17:50

Mário, esses “serviços” é só pras pessoas terem acesso a jogos como serviços (que não precisariam dos próprios serviços), por enquanto, chamamos isso de “investimento” justamente por não ser algo sustentável e os fãs acharem que é um bom negócio, quando não é. Mas se é o que o sujeito gosta, fazer o quê?

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Juca
11 de Abril de 2022 18:13

Ponto chave. Investimento. Veja a Netflix, que desde 2012 teve apenas um ano no azul. O resto operando no vermelho.
Creio que a MS veja esse serviço de subscrições como uma futura mina de ouro. Investem agora para ganhar no futuro. Imaginem o que se poderia ganhar só em publicidade dentro do serviço.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Abril de 2022 20:40

Mário, o mercado aceita deslealdades, veja aí se faz sentido vender o Series S por 20 euros pra poder retirar um cliente do PS. E isso aí não é Europa? Cadê os reguladores? Que tipo de concorrência é essa na Alemanha?
Isso não é promoção pois o aparelho não tira os custos nem assinando Gamepass por 10 anos, quando provavelmente ele já até pifou! ?
Outro dia vi uma notícia aí de que em um mercado na Europa puseram em frente aos PS uma placa para tomar cuidado pois o Call of Duty agora era da MS!!! ? Isso é prática desleal em qualquer lugar!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Francis
Francis
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Abril de 2022 4:46

Como eu já comentei antes, seu comentário dando a entender que o Xbox Series S é inferior ao PS4, por ter jogos comparados ao PS2 é algo que não tem sentido, visto que no Stranger of Paradise no PS4 também tem texturas níveis PS2 e o PS4 é mais fraco e de uma geração anterior ao Series S.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
11 de Abril de 2022 20:54

Mina de ouro num nicho extremamente restrito como videogame? A Netflix até minha tia de 60 anos assina e assiste, games é uma coisa muito mais restritiva e a MS vai cair DE NOVO do cavalo com força. Não adianta entrar num mercado e querer mudar ele, sempre vai dar merda. Ainda mais vc deixando seus utilizadores mal acostumados e que não querem gastar nada pra jogar.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 21:24

A loucura da MS está em achar que o público sem console vai aderir massivamente ao Gamepass.
O público do smartphone e do PC… Pode ser que até funcione com os paga paus de Microsoft, mas parece algo difícil de atingir o que o Phil Spencer pensa que pode… Mas vá lá, já vão a 25 mi vendendo o SS a 20 euros… ?
E vêm aí os tais planos familiares pra vender 1 pra 5!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Sparrow81
11 de Abril de 2022 21:28

Aí que está um ponto importante. Netflix alcança muito mais assinantes. E opera/operou no vermelho. Desse jeito precisariam oferecer o x box gratuito em troca de fidelidade na assinatura por certo tempo se quiserem alcançar 2 bilhões de base em consoles.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
12 de Abril de 2022 5:50

Quem não caiu do cavalo foi o Phill…

Ganhou mais 15 anos de salário e umas promoções, tudo que teve que fazer foi mentir para o Nadella falando que casual de celular vai assinar Xcloud para jogar no Smartphone 5G Halo Infinite, Forza e Gears.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Eraser
Eraser
12 de Abril de 2022 7:31

Agora com o game pass seria a altura ideal para a MS fazer o que fez no passado com a x360.

Com a xcloud, game pass e know how que a MS atualmente tem, poderia negociar com os ISP e fornecer consolas em vez de boxTv assim como pacotes a incluir os seus serviços. Isto foi feito (de maneira mais superficial) com a x360 e a vodafone.

Livio
Livio
20 de Abril de 2022 15:23

[OFF] Terá um artigo abordando as últimas notícias da Netflix? A queda de assinaturas e por consequência a queda do investimento(qualidade vai de tabela?) nas produções?

Deto
Deto
Responder a  Livio
20 de Abril de 2022 16:43

bem interessante isso.

se o Netflix estacionou em 220M de assinantes, qual o teto de assinantes para streaming de video games?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Abril de 2022 17:33

sobre as partilhadas tinha visto uma notícia, creio que até anexei em algum artigos dias atrás, que começariam a testar o bloqueio em alguns países da América central e do sul

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Abril de 2022 19:35

Estou sem Netflix há uns 3 anos e não sinto vontade de assinar só para assistir o F1 survive(pois gosto da categoria).

Pelo que li no https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/04/20/acoes-netflix-queda.htm a Netflix esperava um aumento de 2.5 milhões de assinaturas, teve um decréscimo de 200mil ocasionado pelo bloqueio do acesso para a Rússia que tem + ou – 700 mil assinantes.

Então se não estiver errado eles até tiveram um acréscimo de 500 mil assinantes, queriam 2.5 milhões, até ocorrer o bloqueio para a Rússia.

Creio que já já irão reativar o acesso da Rússia!

Fora isso estão com a ideia de colocar propaganda no streaming, péssima ideia na minha opinião(pagar e ainda ver publicidade? No way), sabe quem quer fazer isso também? Disney + e GamePass. (Parece que o HBO Max já tem)

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
20 de Abril de 2022 19:56

HBO Max não tem, quem tem é a Amazon Prime. Mas por 10 reais por mês não tem nem como reclamar. E a publicidade é sempre no início de algo que vá assistir.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Abril de 2022 20:35

Segundo o link que coloquei é o HBO Max:

Os rivais da Netflix já têm versões com base em anúncios ou estão considerando tal medida —o HBO Max oferece uma assinatura suportada por anúncios, enquanto o Disney + disse recentemente que lançará um formato similar….

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
20 de Abril de 2022 20:36

Só se colocaram agora, pois da última vez que assisti algo, uns 2 meses atrás, não tinha isso.

error: Conteúdo protegido