Há 23 anos atrás um juiz queria separar a Microsoft em várias empresa. O que ele alegava para isso?

Ouvir essas palavras é como ter um “deja vu” com o que se passa atualmente!

Faz agora pouco mais de 23 anos, a Microsoft foi julgada por tentativa de monopólio de mercado. E foi condenada a dividir-se em várias empresas mais pequenas, o que acabou por não acontecer mediante promessas e comprometimentos da Microsoft que foram aceites.

Ora há 23 anos atrás o Juiz referia isto na sua sentença onde dividia a Microsoft em pedaços.

A Microsoft demonstrou que usará o seu prodigioso poder sobre o mercado e os seus lucros gigantescos para causar danos a qualquer firma que insista em perseguir iniciativas que possam ser danosas aos produtos nucleares da Microsoft.

Fonte

O caso da compra da Activision faz claramente perceber que estamos perante mais um caso equivalente ao que valeu a sentença em 1999 à Microsoft. Para “poder competir” com a Sony, a Microsoft, 10 vezes maior, propõem-se gastar um total mais ou menos equivalente ao valor de mercado da empresa concorrente.



O grande problema da Sony para a Microsoft é ela ser uma empresa Japonesa. Porque se assim não fosse, podem apostar que a Sony já tinha sido adquirida pela Microsoft!

O que impede isso é que a Sony sendo Japonesa, está sujeita às regras impostas pelo governo Japonês, e este impede que empresas Japonesas sejam detidas em mais de 10% por capital estrangeiro.

Daí que a Microsoft não pode pura e simplesmente terminar com a atuação da Sony no mercado, optando assim por usar o seu poder de mercado e capacidade financeira para tentar adquirir o maior produtor independente de videojogos, gastando com ele, e com outros entretanto adquiridos, o valor de mercado da totalidade da Sony.

E isto, a mim, soa-me a uma atitude de Deja Vu.

PS: Alguns podem entender que a XBox não é um produto nuclear da Microsoft, mas quem refere isso certamente está-se a esquecer que 69 bilióões representam a maior aquisição alguma vez feita no dominio das grandes empresas de tecnologia. E se a Microsoft ponderou essa compra para a XBox, é porque entendeu que, numa perspectiva ou outra, a consola seria nuclear.



38 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
15 de Fevereiro de 2023 12:30

Sem dúvidas, o “dinheiro” é a maior invenção da humanidade. E não falo isso como exaltação, pois vejo ele como mero instrumento usado para facilitar a troca comercial, uma evolução do “escambo”. Ele é a maior invenção da humanidade por ser um mero conceito abstrato (que pode ter resultado do seu uso materializado) capaz de convencer a quase totalidade das pessoas a se subjugar as outras aceitando imposições (até absurdas) sem praticamente qualquer consequência negativa para quem subjuga.

É impressionante a perpetuação da ideia (ou chamemos de crença) que os “vassalos” e os “soberanos” têm de “quem tem dinheiro, tudo pode”! O que entre os “soberanos” é até compreensível, pois advogam em causa própria.

Bem, entendo que dinheiro é algo que se tornou necessário a nossa subsistência, como forma de facilitar nossas trocas materiais e laborais, e que tem o seu bom lugar resguardado na sociedade quando resultado de trabalho, criações, boas ideias que melhoram nosso mundo… Uma pena é, na desculpa de se ter dinheiro, poder-se buscar o prejuízo de alguém ou algo, e ainda servir de pretexto para justificar ações imperialistas, e o pior de tudo, ainda encontrar muitos que apoiem.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Fevereiro de 2023 13:14

Aparece pra mim Mario.

Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Fevereiro de 2023 13:48

sim aparece…

comment image

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Fevereiro de 2023 13:52

Aparece sim. De uma loja bem conhecida de electrodomésticos…
Começa com W…

Andy Buh
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Fevereiro de 2023 13:54

Sei que você sempre manteve a política de ter a página mais limpa possível, mas se for para aumentar a receita Mario, eu não vejo problema em lidar isso, basta descer o ADs.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Fevereiro de 2023 13:55

faz mais ou menos 1 semana que apareceu, eu pensava ser do provedor que você utiliza

Andy Buh
Responder a  Livio
15 de Fevereiro de 2023 14:00

O curioso é que depois dessa provável atualização, meus 2 Adblocker ficou ativado na página!

Deto
Deto
15 de Fevereiro de 2023 15:08

É uma pena que o Juiz tenha deixado passar

Teria muito mais inovação e sucesso que WIndows Phone, Bing, MSN Mensager, etc…

simples, pq se as “partes da MS” tivessem fracassado como fracassaram agora somadas, iriam a falência.

Quando a corda aperta o pescoço ninguém queima 7 bilhões comprando Nokia para 2 anos depois fechar tudo…

Também poderia ter a Nintendo hoje com console “high end” ou algum novo player, google, apple, amazon; fazendo um console de mesa e um trabalho muito melhor que o Phill Spencer, que só tem a oferecer entrevistas e twittes para jogar no xbox e fazer concorrência, ou usar grana do office e windows para tentar crescer diminuindo o playstation.

Talez consoles sejam um “duopolio” igual IOS vs Android; sem a MS para ficar avacalhando o mercado talvez tivesse uma empresa que preste para concorrer…

Last edited 1 ano atrás by Deto
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Fevereiro de 2023 16:39

Off topic: Saiu Returnal. De longe o melhor lançamento da Sony no PC. O único que mostrou uma verdadeira evolução. No entanto, a mesma Sony continua com a política de não destacar seus lançamentos. Difícil entender o que acontece. A teoria de que a empresa tomou essa decisão para agradar os estúdios internos, parece mais plausível. Só assim para justificar tamanho descaso com os próprios jogos.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Fevereiro de 2023 16:58

Mas a Sony foi assim com diversos jogos dela mesmo no PS, pela minha lembrança, Horizon Zero Down quase nem teve marketing próprio. O jogo se vendeu só pelo tempo e pelas pessoas o elogiarem após o lançamento.

Andy Buh
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Fevereiro de 2023 18:12

Aproveitando o OFF, gostaria da opinião de alguns usuários que se possível possa dar seu feed…
Meu controle Ps4 quebrou, minha gata derrubou de uma altura considerável e o analógico parou de funcionar.
Então estou a procura de um novo controle, mas procuro algo mais moderno, então fiquei entre o (PS5 DUALSENSE, XBOX ONE ELITE ou ELITE V2) se alguém já tem uma experiência com ambos ou algum desses, ficarei agradecido com a sua opinião de qual vale mais apena comprar.
Obs: controle é para usar no PC, não precisa se preocupar com os preços.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Andy Buh
15 de Fevereiro de 2023 18:29

Como é para utilizar no PC, vai de Xbox elite mesmo. Adoro o controle do ps5. Mas a maioria dos games não tem layout para o mesmo. Pessoalmente incomoda bastante ter que memorizar as teclas no inicio.

Juca
Juca
Responder a  Andy Buh
15 de Fevereiro de 2023 22:41

Eu uso o normal de xbox one com fio, é um bom controle e não tem problema de mapeamentos de botões, o x do controle é por padrão o x nos jogos. Sinceramente, eu evitaria controles “profissionais”, um barato desses quando dá drift na alavanca a gente já acha ruim, imagina um que é 2, 3 ou mais vezes mais caro… ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
15 de Fevereiro de 2023 18:28

O engraçado foi terem feito um State of Play com foco no flopadíssimo Godfall, e praticamente “ignorarem” Returnal até algumas semanas antes do lançamento.

Eu particularmente considero Returnal um dos melhores jogos que joguei nesta geração. Um roguelike nichado, que foi gradativamente ganhando mais atenção devido ao feedback positivo dos jogadores, já que sua gameplay é viciante, e a história é de certa forma intrigante. O sistema de áudio e partículas é muito bem feito, roda a 60fps no PS5. E todo esse resultado produzido na já “defasada” Unreal Engine 4.

E o jogo tem tudo para fazer um bom sucesso entre os PC gamers, principalmente entusiastas, já que os reflexos e sombras por RT estão ótimos. Mas ainda se trata de um jogo pesado, já que o Steam Deck está sofrendo para segurar 23~25fps em 800p, isso com os presets no mínimo (de acordo com o El Analista de Bits).

Penso que seria mais justo que o PS5 também recebesse um upgrade com otmizações suportando algumas destas melhorias. Mas talvez pensaram que não compensava financeiramente, já que talvez o jogo já tenha esgotado seu potencial de venda no PS5, e talvez a UE4 esteja atualmente melhor otimizada no PC.. não sei. Só hipóteses mesmo.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Fevereiro de 2023 23:12

Carlos, de que upgrades para o PS5 você fala? Eu ainda não comprei por não costumar gostar de jogos da Housemarque e também não curtir roguelikes procedurais, mas darei uma chance quando o preço estiver baixo, pois pelo tanto que falaram penso que vale eu ter uma opinião própria, assim como ainda fiz com Bloodborne.
Da Housemarque, pra mim até hoje só salvou Dead Nation que é razoável e também consegui gastar algum tempo com Resogun e Stardust, mas deve ser pq sou chato com alguns tipos de jogos mesmo! ?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
16 de Fevereiro de 2023 0:57

Por enquanto vi dois pontos centrais de melhoria.

O primeiro seria implementar RT Reflections, que aparentemente ficou muito bom no PC.

comment image

O segundo e mais importante seria fazer o render entregar uma melhor qualidade de imagem. No PS5 parece que o render entrega 1080p nativos, depois faz uma combinação de reconstrução temporal com checkerboarding para alcançar o output de 4k. Parece que essa solução borra a imagem de certa forma onde esconde a qualidade das texturas. O Alex abordou isso em seus resultados preliminares:

https://twitter.com/Dachsjaeger/status/1625888178027601924?s=20&t=2pBN4DVppt12cnoXqyocSw

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Fevereiro de 2023 6:29

??

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
15 de Fevereiro de 2023 16:50

Off: parece que a administração dos estúdios da Microsoft está ruim! Apesar de eu estar muito satisfeito com os jogos que ela lançou nos últimos anos com excessão de 2022, ela está com os estúdios passando com problemas nos seus projetos! Como o caso do desenvolvimento conturbado do Halo Infinite, Everwild que foi reebotado etc… E eu estou com medo do Starfield ser um Cyberpunk 2.0! Tomara que isso melhore o mais rápido possível!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Fevereiro de 2023 17:45

Agora imagina se não tivessem investido 7 bilhões na Bethesda.

Podemos observar que a maior parte das entregas first-party da Microsoft estão concentradas na Bethesda, seja de adicionar valor ao Gamepass (Doom Eternal, Skyrim, etc.) ou lançamentos recentes e futuros (Hi-Fi Rush, Redfall, Starfield, Deathloop, etc.)

Isso me lembra um comentário do Deto aqui na Pcmanias, onde ele disse que a tendência seria de que em um futuro próximo, toda a divisão Xbox iria ser administrada pelo Todd e a Bethesda. O mundo gira em torno de resultados, então é bem possível.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Carlos Eduardo
15 de Fevereiro de 2023 20:50

Isso é normal! Os estúdios menores que a Microsoft comprou eram muito pequenos e estão passando por ampliações para ter capacidade de lançarem jogos AAA de alto orçamento! Fora isso eles começaram projetos do zero depois de serem adquiridos! O que implica em mais tempo de desenvolvimento já que os jogos que a Bethesda lançou já estavam em desenvolvimento antes da aquisição da Microsoft!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
16 de Fevereiro de 2023 9:09

Como aconteceu com a The Initiative né? Foi construído do ZERO e agora tá fazendo sucesso absurdo. Só que não!!

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
16 de Fevereiro de 2023 0:41

Acho que da Bethesda só rodou a galera do RH, contabilidade e esse pessoal ai de sei lá, galera de compras.

pq o pessoal que administra tudo relacionado a jogos deve ter continuado e ainda por ser subsidiária responde diretamente ao Nadella sem passar pelo Phill.

ai fica fácil, manda o Phill e sua trupe embora pelo fracasso e prejuizo de 3 bilhões na Activision e bota o pessoal da Bethesda na chefia do xbox.

Acho que o Todd iria escutar mais desenvolvedores na hora de fazer o proximo xbox que o Phill escutou fazendo o SS.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Fevereiro de 2023 21:09

Eu não acho isso! É só um problema de administração! Não tem nada haver com as políticas de mercado da empresa! Ela só tem que rever como gerir os estúdios! Não é algo difícil, e o Phil Spencer não decepcionou na minha visão! Ele não está só mudando o Xbox, ele está mudando toda a indústria pra melhor com as políticas adotadas por ele pro Xbox!

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Fevereiro de 2023 21:35

Ah não hahahaahah

Ewertom
Ewertom
Responder a  PAULO KAUFMANN
16 de Fevereiro de 2023 2:37

Sem jogo amigo,sério isso que tu falou,jogos medianos para baixo,não foi para isso que comprei um SX não,se for como esta melhor ter ficado no One X aqui.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
16 de Fevereiro de 2023 9:14

Como assim sem jogo? Ele está maravilhado com Halo Infinite, mais um Forza copia e cola, FS, State of Decay e Sea of Thives. Só jogão!!

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
15 de Fevereiro de 2023 20:57

A Microsoft nunca compraria a Sony, mesmo se ela não fosse japonesa! Simplesmente por que os órgãos reguladores impediriam isso! Isso sim seria um monopólio, não a compra da Activision!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Fevereiro de 2023 21:19

Calma que o Krusty virá..

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Edson Nill
15 de Fevereiro de 2023 21:37

Não entendi o que você quis dizer! O que eu disse que faz parecer que eu sou um “cliente da padaria”?

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
15 de Fevereiro de 2023 23:14

Hoje, certamente não, mas vale lembrar que quando a MS entrou nesse mercado, tentou logo abocanhar a Nintendo!

error: Conteúdo protegido