Michael Pachter – Gamepass vai destruir a Sony. A Sony vai deixar de existir

Michael Pachter continua a ser Michael Pachter… Mas não deixa de ter razão que o risco existe.

Se há analista de mercado que se mete em tudo que é consolas é Michael Pachter… E o seu histórico de previsões é de tal maneira ridículo que se segundo ele, nem a Playstation, nem a Switch existiram agora. E isso porque tanto Sony como Nintendo estariam na falência.

Nesse sentido, esta opinião de Pachter é apenas mais uma das suas previsões. Mais uma que certamente ficará para a história como uma das suas patacoadas habituais. E desta vez num programa apresentado pelo “Dealer”, um dos maiores fanboys conhecidos da Xbox, pelo que não seria de esperar que a conversa pudesse seguir outro sentido.

No entanto, apesar que o que Pachter refere não se escreve, o a preocupação em que  ele toca, alegando que daqui a 10 anos a Sony não existirá, é realmente uma preocupação, não para a Sony como empresa, mas para a Playstation.

Mas é um preocupação por motivos diferentes do que possam estar a pensar. Vamos ver então o que há aqui.



Porque motivo uma empresa que é líder de mercado, que possui dos IPs de maior qualidade e mais apetecíveis do mercado, iria desaparecer?

Que ele referisse que a Microsoft iria tomar a liderança era uma coisa, mas a sua frase passa pelo desaparecimento da Sony, e não pelo perder a liderança de mercado.

O que poderia levar a isso?

A Microsoft atualmente tem mais IPs? Tem!

Tem IPs de grande sucesso? Tem!

A Microsoft tem mais equipas? Tem!



Mas mesmo isso sendo verdade, será que um TLOU, um GOD OF WAR, um SPIDERMAN, um UNCHARTED, irão deixar pura e simplesmente de vender? E será que os estúdios da Sony, apesar de serem menos, não se podem aguentar? Uma Konami não se aguenta face a uma Activision? Porque haveria a Sony de não se aguentar

Claro que não! Caso a compra da Activision se concretize, a Microsoft mesmo assim não passaria a ser a empresa com mais receitas do sector das consolas, um argumento que eles mesmos tem usado junto dos reguladores para aprovarem a compra.

O que poderia então desequilibrar a coisa?

O Gamepass!

Sim, o Gamepass… Que poderá ser expandido para Xcloud para streaming dos mesmos jogos.



O Gamepass é um serviço que dificilmente será lucrativo para a Microsoft. O serviço que juntamente com o PSNow, O PSN Plus, o Live Gold, e o Nintendo Online geram 19% das receitas criadas pelas consolas, e que como tal está longe de ser algo marcante a nível de receitas.

Mas a Sony não pode ter um serviço de subscrição? Pode, claro que pode! Aliás empresas bem mais pequenas que a Sony possuem serviços de subscrição de jogos. A própria Sony tem o seu, o PSNow.

Mas o Gamepass vai muito mais longe que um mero serviço de subscrição ao incluir os exclusivos Microsoft no dia um, bem como outros títulos de terceiros. E se tornar um serviço de subscrição rentável já pode ser complexo, um nestes moldes muito pior, sendo que ele só pode ser rentável com uma base de clientes fixa muito grande. Uma base que para ser criada de forma sustentável tem de obrigar ao fornecimento regular de muitos jogos. E cada a necessidade de quantidade, o que sofre acaba por ser a qualidade e a necessidade de produção destes jogos a um custo inferior, obrigando a jogos como serviço, jogos mu!tijogador com transações, IPs de fácil reciclagem e lançados de forma regular com cara lavada, etc. E isto porque perante um serviço em crescimento, e com necessidade de quantidade não é possível que a maior parte do oferecido sejam jogos AAA, cujo custo de produção é de centenas de milhões de euros, e que seriam depois colocados num serviço ao preço da “uva mijona”.

Ora o grande problema do Gamepass é que ele consegue superar um pouco essas limitações, pelo simples facto de estar a ser financiado. Basicamente o serviço dar muito ou pouco lucro, ou mesmo prejuízo é irrelevante para a Microsoft, que como ela mesmo refere, está “all in” nesta aposta. Ela aposta nele como o futuro, e como uma forma de dominar o mercado, colocando uma oferta a um nível que, pelo custo e baixa rentabilidade, é pura e simplesmente impossível de ser acompanhado pela concorrência (isto apesar de ser esperada uma resposta com uma oferta mais concorrencial).

Basicamente, caso a coisa continue assim, e a Microsoft continue a esbanjar milhões e adquirir grandes empresas, este é um risco real. E uma situação que os reguladores necessitam de verificar como legítima.



Acima de tudo, penso que esta forma de pensar de Michael Pachter deve servir como alerta para os reguladores e para aquilo que eles podem estar a autorizar. O Gamepass pode esmagar a concorrência, mas um Gamepass com IPs de sucesso como os da Activision, pode fazer muito mais dano. E a Microsoft pode-se impor no mercado não pela qualidade do seu produto, ou pela realidade dos preços aplicados, mas porque é a empresa que mais dinheiro tem e mais dinheiro pode perder para conquistar um mercado.

O problema de um monopólio desse género é que tal depois colocaria a Microsoft numa posição onde poderia pedir o que quisesse. E isto desfalcando o mercado de outros grandes IPs. Basicamente não seria algo que os fans dos jogos realmente desejavam, mas sim o que lhes seriam impingido à base de preços baixos. E isso é algo que se percebe pelo facto de o Gamepass, mesmo que esteja a aumentar as vendas da Xbox, não está a colocar as vendas da consola da Microsoft num patamar superior.

Mas o maior risco que o Gamepass coloca para a Sony não vem diretamente da Microsoft, mas da espectável crise mundial que se avizinha.

O COVID criou enormes problemas nas empresas, com muitas a ficarem esganadas. Como se tal não fosse suficiente a falta de matérias primas e a crise dos semicondutores está a criar problemas adicionais, e desta vez mesmo aos gigantes (e não falamos só dá tecnologia, mas sim na sua globalidade). As empresas estão com a corda na garganta, e isso vai-se refletir na população, com grandes taxas de desemprego ou falhas nos salários.

Como se tudo isso não bastasse a guerra na Ucrânia está a criar um aumento generalizado do custo de vida. Cereais, trigo, combustíveis, óleo, néon (gás), e muitas mais matérias primas estão em falta pois a Ucrânia era um grande fornecedor. Espera-se que haja repercussão directa nos preços de muitos produtos pela diminuição da oferta), que a crise dos semicondutores se agrave (o néon é usado para afinar os lasers usados na produção de microchips), e que haja subidas indirectas de custos (pela subida dos combustíveis, que afetará tudo).



A realidade é que o estourar de uma crise mundial é algo expectável e bem real. E esta guerra não está a ajudar. E com ela, jogos a 80 euros serão incomportáveis para muitos e menos desejáveis para outros, sendo que uma oferta estilo Gamepass será cada vez mais super atrativa.

Mas não se enganem. Mesmo o Gamepass vai sofrer pois este requer utilizadores pagantes mensais, e isso obriga a pagar 180 euros anuais para o serviço, algo que cada vez menos deverá acontecer, com as pessoas a aderirem apenas quando precisam e cancelando depois.

Basicamente o serviço, tal como tudo, deverá ter quedas na adesão. Mas a questão é que certamente um serviço de subscrição sofrerá menos que as vendas a 80 euros, mesmo sofrendo quebras quer em qualidade, quer em quantidade no seu conteúdo.

Esperando-se assim que o mercado dos videojogos, como todos os outros, venha a sofrer, torna-se urgente que a Sony pondere um serviço igualmente competitivo a nível de custos, e o lance o quanto antes. Pois caso não o faça, apesar que não pelos motivos que Pachter está a pensar, o Gamepass pode mesmo vir a ameaçar a futura existência da PlayStation.

E infelizmente isso seria terrível para o Gaming, pois um serviço desses impor-se e destruir a concorrência num tempo de crise e de ofertas menores e de menor qualidade, com igualmente menos investimento da Microsoft, levaria a que muito dificilmente no futuroa a qualidade subisse novamente, perdendo-se assim o mercado dos AAA que é o que todos gostamos verdadeiramente.



 

 

 



53 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ki Sung
Ki Sung
17 de Março de 2022 7:44

Não conheço o cara mas acho engraçado declarações desse tipo. Realmente, existe o risco que o artigo cita da Micro criar um monopólio (não acredito que ocorrerá), mas uma realidade bem plausível seria a plataforma xbox superar o PS em números no geral.

Mas se há uma coisa que andei percebendo, por mais que a micro seja majoritária, por mais que empresas lixos ( EA, Ubisoft, Activision, Blizzard…) sejam líderes em vendas, jogos de qualidade nunca deixarão de existir, o PS com seus jogos First Party nunca deixarão de existir (desde que mantenham a qualidade). O motivo? Pq existe público o suficiente que apreciam jogos assim, não compram qlq lixo que lançam, concordo com o artigo que franquias da PS não deixarão de vender. Elden Ring está ae pra provar, jogo de nicho e com dificuldade elevadissima que afasta totalmente jogadores casuais mas sempre será apreciado pelo seu público. Aliás a Nintendo é uma outra prova.

Essas práticas predatórias da Micro nem são novidades mais pra mim. Agora no dia que a Sony embarcar nessa msm onda, ae começo a ficar preocupado com futuro dos games

Gervas69
Gervas69
17 de Março de 2022 8:33

Então o homem não acerta uma e os reguladores já têm de ouvir… Mais uma vez a malhar no gamepass…
Eu gosto de ler os seus artigos e dou valor ao trabalho que tem e da forma como vê as coisas, apenas não concordo na forma apocalíptica com que vê o gamepass.
Ainda não sei se já foi anunciado mas já rumores que a Sony vai lançar um serviço que pretende ser idêntico, pelo que vi e não me inteirei bem, o spartacus vai incluir o plus com o now, apenas não se sabe se vai ter jogos day one.
Depois veremos se a narrativa muda…

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Março de 2022 21:59

Falando em Netflix parece que já irão começar a testar a taxa extra por compartilhamento de contas e qual o motivo da taxa?

Segundo o comunicado, a medida é necessária para a empresa continuar a investir em séries e filmes de qualidade.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2022/03/procon-sp-notifica-netflix-por-possivel-cobranca-para-compartilhamento-de-conta.shtml

Rui
Rui
17 de Março de 2022 9:31

Ou seja a Sony para continuar a existir tem de fazer algo semelhante ao que Microsoft faz? Mas isso não é o mesmo que dizer senão os podes vencer junta te a eles?

José Galvão
José Galvão
Responder a  Rui
17 de Março de 2022 10:06

Diria antes que para não correr riscos, a Sony tem que fazer algo semelhante, e semelhante não quer dizer igual.

Eraser
Eraser
17 de Março de 2022 11:06

Primeiro temos de ter atenção que este sr. Analista é famoso por errar sempre na sua futurologia.

Segundo a sony não é nenhuma novata, tem excelentes produtos e vasto conhecimento, pelo que desaparecer é para mim muito improvável.

Agora se a consola playstation vai desaparecer? Talvez, não vejo futuro para hardware de consolas domésticas.

A sony quer é vender jogos, e pode continuar a vender milhões dos seus jogos sem playstation.

Uma coisa está a ser evidente, os serviços estão para ficar.

Deto
Deto
Responder a  Eraser
17 de Março de 2022 14:37

pessoal do PC tá acreditando mesmo que o Streaming vai acabar com consoles… console é mais prático que streming, porque console é em tudo tão fácil de usar quanto streaming, mas não depende de internet e também atende todo mundo que tem limite de conexão ou conexão muito lenta.

o lugar onde o streaming ganha em tudo é no PC

todo mundo no PC usa mídia digital, no fim acaba precisando de internet…

com o preço das GPUs de PC já é mais barato jogar streaming e não se preocupar com BIOS, Drivers, AntiVirus, windows update…

enquanto somente PS5 Digital custa menos que uma placa de video equivalente a ele no PC…

Last edited 2 anos atrás by Deto
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Deto
17 de Março de 2022 17:32

Deto desculpa nem consoles nem pc’s, são mais praticos do que streaming, o que é maiis pratico que baixar no seu celular/tv/pc um app e plugar um controle? Isso sem precisar gastar 1 real com placa de vídeo etc…

Honestamente não vejo o grande público (que no final é o que importa) se incomodando com inputlag e afins, já que são pessoas não muitos exigentes.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
17 de Março de 2022 20:41

Daniel, acho que o grande público só se interessa por outras possibilidades na medida que começa a conhecer aquele mundo e começar a avaliar se tem jeito melhor pra usufruir.

Indiscutivelmente hoje a mentalidade a sociedade tem mudado, na minha opinião há uma ilusão de que pode se viver melhor sem ter, mas chega a um ponto em que muitos entenderão, provavelmente muito tardiamente, que é preciso fazer patrimônio, pois momentos difíceis existem, e pra esses momentos, ter patrimônio, faz a diferença.

Sem dúvidas a ideia de serviços é bastante atrativa, se você não fala dos problemas e só das aparentes facilidades. Lembro ainda que é preciso sempre entender que consumidores das diferentes plataformas são diferentes e que mercados se fazem de hábitos do consumo e não da vontade do mercado em reger o modo do consumo.

Deto
Deto
Responder a  Daniel Torres
18 de Março de 2022 3:32

acabou a internet, acabou o jogo.
no console segue a vida

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Deto
18 de Março de 2022 20:12

Hoje em dia, acabou a internet acabou o jogo em todas as plataformas. Alguém ainda usa console offline em 2022?

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
18 de Março de 2022 20:16

Sim, PS1, PS2, PS3, SNES, GameCube, Saturn, Dreamcast! Você não especificou qual console! 😛

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
18 de Março de 2022 20:25

Eu uso bem tranquilo.

Não vou usar pq? E o meu Ps5 ainda é o digital

Trevisan
Trevisan
17 de Março de 2022 11:10

Este cara ganha muito dinheiro para falar asneiras e ainda sem fundamentos. Tudo futurologia. É mais cômico do que literalmente um profissional de análise.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
17 de Março de 2022 11:35

Ironia demasiadamente elevada – Eu tenho certeza que a Sony vai sobreviver ao Gamepass afinal como ela mesmo disse no lançamento dele que é fraco, não funcional… e por aí vai.

Eles estão criando um modelo semelhante porque querem, não é por livre e espontânea pressão não.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Março de 2022 11:53

Ué mas então líder não significa nada mais então.
Líder que não controla as tendências do mercado não é líder.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Março de 2022 12:22

Boa sorte em gerenciar recursos humanos, Mário. Tarefa mais difícil e frustrante não há!

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Março de 2022 13:17

Não me digas que é no 8 ball pool!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
17 de Março de 2022 12:11

“Michael Pachter não acredita no sucesso da Switch a longo prazo”
“A $300 venderá no máximo 50 milhões, diz o analista.”

https://www.eurogamer.pt/articles/2017-08-14-michael-pachter-nao-acredita-no-sucesso-da-switch-a-longo-prazo

Eu não gosto dessa idéia de atacar o argumentador, mas já que o assunto são previsões e futorologia, não tem como ignorarmos o histórico do sujeito lol

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Março de 2022 13:06

Ele também disse que até 2020 os consoles não existiram mais. Profissional de primeira! Kkkkkk

https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n92115/analista-preve-morte-dos-consoles.html

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Março de 2022 13:26

Wii, X360 e PS3 como as últimas consolas foi de doer hahahahaha

Depois dessa aí ele deveria pedir demissão desse cargo e nunca mais abrir a boca para falar disso.

Alexandre Gouveia
Alexandre Gouveia
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Março de 2022 17:28

Não se pode dar credibilidade a alguém que faz afirmações dessas… é como disseste no artigo, se me disserem que daqui a 10 anos o xbox é lider de mercado eu ainda acredito, agora dizer que a sony vai desaparecer… Nem brincando.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
17 de Março de 2022 13:04

Esse aí tá no mesmo nível dos analistas de sofá e dos engenheiros de Hardware do Twitter. Kkkkk

netto
netto
Responder a  Carlos Eduardo
18 de Março de 2022 0:48

?

Juca
Juca
17 de Março de 2022 12:17

Penso que quem muito “chuta”, alguma acerta.
De uma coisa eu tenho certeza, esse negócio de serviços pode até vingar, mas não vai ser com minha ajuda, antes disso é mais fácil eu adotar jogos como serviço que um serviço de jogos, mas mesmo assim, acho que é mais fácil eu me aposentar ou viver do que acumulei no re-jogo eterno.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
17 de Março de 2022 13:09

Nem com a minha.
Na minha visão, os consoles não vão morrer tão cedo. Ao meu ver, tem mais umas duas gerações de consoles pela frente e a seguinte dependendo do sucesso da anterior pra aí sim ver como o mercado se comporta. Ps5 sendo um sucesso de vendas, não dá pra imaginar não existir um Ps6 e assim por diante.

Lembrando que recentemente a Sony registrou marca até o PS10!

https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/10/sony-registra-nome-de-futuros-consoles-ps6-ps7-ps8-ps9-e-ps10.ghtml

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
17 de Março de 2022 17:22

Ela registrou, mas não sei se teremos algo como o ps6, André! Eu uso o Xcloud aqui e cada vez que assino o gamepass, fico impressionado com a evolução do streaming! Hj apareceu um game da Massive games por 400 reais na loja, dando a entender que o preço dos games aumentarão ainda mais, ou seja, o que o Mário fala do gamepass não é nenhum absurdo quando entendemos que game nunca será prioridade para ninguém, quando comparado com alimentação, moradia, etc… Se a crise persistir, a MS poderá atingir um nível absurdo de assinantes e do jeito que as coisas estão indo, não duvidaria disso!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
17 de Março de 2022 21:01

Edson, Ps6 não tem como não existir, ainda mais confirmando o sucesso do Ps5. Você pode estar gostando da Cloud hoje, mas coloca lá mais uns 20 milhões jogando simultaneamente e o caos vai se instaurar. Uma coisa é streaming de vídeo, outra é jogo. Você colocar mais uma galera que joga em consoles lá a experiência vai ser uma merda. E não se esqueça que jogar localmente sempre vai ser mto superior que por streaming. É óbvio

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
17 de Março de 2022 17:35

Sparrow geralmente quando se registra como a Sony fez é para não vim algum espertalhão e se apropriar dos nomes, mas não quer dizer que a Sony confirmou um ps7 ou 8.

Eu concordo quando você fala que os consoles não acabaram tão cedo, mas isso depende do grande público infelizmente.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
17 de Março de 2022 20:57

Mas foi o que eu disse. O Ps6 certeza que existirá. Agora um Ps7 vai depender do sucesso de um Ps6.

Julio Santos
Julio Santos
17 de Março de 2022 16:27

Seria bom o mercado e esses senhores refletirem sobre uma obra de nome elden ring. As pessoas não querem single player? Não querem jogos focados em campanha? Não querem jogos sem DLCs e venda de itens por moeda real? É trágico mas é real, é mais fácil esse senhor esticar as canelas (ou mesmo eu ou qualquer um de nós) antes de o mercado como conhecemos hoje acabar.

CarlosP
CarlosP
17 de Março de 2022 16:40

Se neste momento jogo, é porque existe os exclusivos da Sony. Com todo o respeito pelo resto, na minha opinião os exclusivos da Sony estão em um patamar que eu acho acima de tudo o resto. Esta é só a minha opinião. Aliás se sou cliente da Sony é apenas e só por isso. Não tenho cá essas maluquices e fanatismo por marcas. Agora, confesso que começo a ter uma certa aversão à Microsoft, porque acho que com todo o poderio financeiro que têm, deveria de fazer muito, mas muito mais do que está a fazer. Os biliões que gasta deveriam ser investidos em jogos ao nível dos da sony e em mais quantidade porque isso sim garantia clientes. Mas o que eles querem é agarrar o mercado nem que seja a a perder dinheiro. E isso é óbvio.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  CarlosP
18 de Março de 2022 18:10

No geral os exclusivos da Sony estão acima da média sem dúvida. Mas que existem jogos de estúdios que não são da Sony e mesmo assim são jóias memoráveis isso também não há dúvida. A citar apenas algumas franquias: Wolfenstein, Metro, Batman, Souls, Ori, The Evil Within, Doom, GTA, The Witcher, Dying Light. A lista é grande. Se não experimenta destes acho que está perdendo algo grande.

Alexandre Gouveia
Alexandre Gouveia
17 de Março de 2022 17:22

supostamente ja não deveriam existir consolas de mesa e ainda cá estamos.. Alguém há-de acertar algum dia.

Hennan
Hennan
17 de Março de 2022 18:55

Me preocupo pouco com o impacto do gamepass na Sony e muito com a ganância da mesma. Acho que as pessoas tem dificuldade de entender que consoles de mesa são um nicho. Mas é um nicho de clientes fiéis. Independente do preço, Enquanto Sony e Nintendo oferecerem produtos de qualidade, terão seu público cativo. O problema é quando a empresa quê atingir a todos. Se a Sony focar no seu nicho será eternamente lucrativa. Mas se tentar expandir. Pode dar muito certo ou complementarmente errado. Independente do gamepass.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
17 de Março de 2022 20:44

Perfeito! Estão brigando pelos que não têm e deixando os que os sustentam irritados.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
17 de Março de 2022 21:04

Concordo plenamente.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Hennan
18 de Março de 2022 9:22

Concordo, muito assertivo.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Hennan
18 de Março de 2022 9:49

Concordo.

netto
netto
18 de Março de 2022 0:46

Na torcida pra que isso nunca aconteça

Fernando Molina
Fernando Molina
18 de Março de 2022 14:16

Mas ainda dão ouvidos pra esse cidadão???

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
18 de Março de 2022 20:25

Ele errou, a Sony não vai deixar de existir, talvez um console Playstation deixe de existir, e esse nome seja usado para um serviço, mas vai demorar anos. A SEGA não deixou de existir e era muito mais fraca financeiramente.
O que pode acontecer mais rápido é a Sony não ter poder financeiro para fazer um Playstation competitivo em termos de hardware, como ocorre com a Nintendo. O faturamento e liderança do Playstation dependem de jogos de terceiros e o consumidor comum pode acabar se mudando para plataformas de streaming ou consoles com serviços como o Gamepass onde jogar é mais barato. A MS comprou editoras de jogos populares de massa que podem criar novas franquias que apelem ao mesmo publico e não estejam no Playstation.
Se o PS4 não tivesse sido um sucesso, o PS5 talvez seria um PS4 Pro 1.5, igual o Wii foi um Game Cube 1.5 que ganhou notoriedade pelo apelo casual do controlador de movimento. Se o PS5 perder participação de mercado igual o PS3, e o PS6 não reverter esse quadro, ou ir até pior, as chances dessa mudança de direção são grandes. Ainda devemos estar a uns 15-20 anos de distância do momento onde o streaming será indistinguível do hardware local. Ainda deve ter umas duas ou três gerações de protocolos e tecnologias de rede sem fio para chegar nisso.

error: Conteúdo protegido