Microsoft dececionada com Halo… em todos os sentidos

A realidade é que o maior jogo da Microsoft tornou-se motivo de gozo pela net. E as culpas vão a todos os níveis, pois as pressões para se lançar o jogo no estado em que estava vieram de cima.

Nota:. A fonte desta notícia não é ninguém oficialmente ligada às Microsoft, pelo que a veracidade da mesma não é confirmada.

Já o disse, e repito-o. Halo foi um jogo que me apaixonou desde o primeiro jogo para a Xbox original. Foi  motivo pelo qual sempre comprei a consola da Microsoft, e um dos jogos pelos quais mais ansiava. Também o disse e continuo a dizer, que Halo era dos franchisings que mais me apaixonava. Um dos poucos shooters que eu jogava a cada lançamento, e um IP que me apaixonava.

Mas com Halo Infinite, que joguei no PC, fiquei decepcionado, isto apesar de ter gostado bastante da campanha.

Quando jogo foi apresentado o que se via estava longe do prometido. Mas pior do que isso, o que foi mostrado era pura e simplesmente patético. Apesar de uma nova geração o Halo apresentado parecia ter recuado aos tempos da Xbox 360 e o seu grafismo decepcionava em todos os aspetos (luz, sombras, texturas, geometria, etc).



Nesse altura muitos saíram em defesa do jogo, mas a realidade é que os seus problemas foram reconhecidos pelos próprios programadores, e o jogo foi alvo de um tratamento gráfico que lhe corrigiu muitos dos seus problemas e que lhe melhorou um pouco o visual, mas sem lhe resolver todos os problemas de fundo, e muito menos as bugs, algumas delas ainda hoje presentes.

Segundo foi revelado por Bonnie Ross, o estúdio, pela complexidade do jogo, teve de cortar na sua visão, com um relatório da Bloomberg a revelar que na realidade esse corte foi de quase 2/3 do que estava inicialmente previsto. Relatos de vários dos developers revelam que as equipas estavam completamente divididas e trabalhavam de forma independente, quase como se a 343i estivesse a desenvolver 4 ou 5 jogos distintos. – Fonte

Se pensarmos que são precisos 9 meses para se fazer a gestação de um bebê no útero de uma mulher, neste caso a 343i trabalhava como se fosse possível a 9 mulheres conceber o bebê em 1 mês. Tinha tudo para dar raia!

A consequência é que a 343i falhou a todos os níveis, e tudo porque a sua gestão estava a ser patética. Estava e continuou a estar pois uma equipa com a dimensão e qualidade da 343i não conseguiu sequer dar vazão a um roadmap para o jogo. Tudo porque, segundo eles, o jogo tinha tantos problemas devido às pressões para o lançamento rápido, que o tempo era perdido em correções de problemas, mais do que em se criar novo conteúdo.

Tudo o que se passou internamente na 343i criou clivagens entre funcionários das mais diversas e quando o barco começou a meter água tornou-se difícil mantê-lo à tona, e o caos interno apareceu com conflitos e má gestão que levaram à saída de elementos importantes da estrutura, que culminaram agora com a saída de Bonnie Ross, que estava à frente do estúdio.

Entre o lançamento e a presente data, passou-se quase um ano. Um ano em que a Microsoft não se pronunciou ou tomou posição sobre o sucedido… até o barco bater efetivamente no fundo.



Mas com a Microsoft a continuar sem se pronunciar, quem vem a público abordar o assunto é Brad Sams, um conhecido analista com fortes ligações no seu passado à Microsoft.

Segundo este, apesar de a Microsoft ter gasto centenas de milhões de dólares com Halo Infinite (alguns rumores apontam para 500 milhões), esta está descontente com o projeto, a todos os níveis. Algo que não pode de forma alguma surpreender ninguém.

A novidade é que este senhor refere também que a saída de Bonnie Ross foi decidida pela Microsoft e deve-se a uma re-estruturação da Microsoft à 343i.

Curiosamente Bonnie Ross referiu que os motivos que o levavam a sair eram de natureza relacionada com “problemas médicos na familia, o que cria aqui uma situação onde alguém está claramente a mentir!

Segundo Brad Sams:



Todos sabemos qual é a realidade, Halo Infinite não está em boa forma, não está numa boa posição e não cumpriu com os objetivos traçados pela Microsoft para a 343 quando foi lançado. Também não está a cumprir com o lado financeiro, segundo o que ouvi. De forma quase universal, não cumpriu com as expectativas.

Ainda segundo Brad Sam’s, o Roadmap da Season 3 foi a última gota de água, e que nesse sentido serão anunciadas mais mudanças na gestão ao longo das próximas semanas.

O mais importante é que a mudança na gestão que todos esperávamos finalmente aconteceu. Foram precisos centenas de milhões de dólares e este título para lá chegar, mas estou curioso para ver o que acontece agora com a 343.

O único senão que coloco ao que é dito prende-se com uma situação aqui não abordada. Como referido há aqui uma contradição entre o referido por Bonnie Ross e o referido por Brad Sams. E a saída de Brad Sams, fosse porque motivo fosse, certamente arrastaria outras pessoas consigo. Nesse sentido, sem se perceber ao certo quem fala a verdade, irei apenas que, seja qual for o caso, as saídas indicadas por Brad Sams serão uma realidade espectável. Ou seja, as saídas, a existirem, não servirão para ver quem aqui está a mentir.

Segundo Sams a ideia da Microsoft era criar com Halo um concorrente a Destiny:

Todos querem um serviço como Destiny e era esse o objetivo de Destiny, mas falhou em tantos aspectos pois acredito que o ‘scope creep’ é o inimigo de todos os projetos. Lido com isto na minha carreira profissional, o ‘scope creep’ é algo muito real e quem construiu alguma coisa sabe o que isto é. Não lançaram um produto minimamente viável, lançaram e continuaram a expandir e a consumir mais dinheiro. Consegues imaginar ir ter com a Microsoft a cada três meses e pedir mais 50 milhões de dólares para completar o jogo e três meses depois pedir mais 20. Isto continuou até se tornar num buraco financeiro gigantesco que, acredito eu, podia ter sido melhor usado na plataforma Xbox.

Ainda segundo Brad Sams a Microsoft enterrava dinheiro e mais dinheiro no jogo. Dinheiro esse que foi sendo cedido sem os resultados aparecerem.

Ora numa situação dessas, de quem é a culpa senão de quem o continua a ceder sem exigir resultados? Será que vamos ver Phil Spencer ou Matt Booty a assumir a culpa sobre o que se tem passado com este estúdio, bem como com todos os outros estúdios que estão com problemas de desenvolvimento? Vamos negar que há imensos estúdios sem entregar nada e outros que chegaram mesmo a fazer reboots recentes dos jogos que estavam a produzir, ou a entregar os seus jogos a terceiros por não os conseguirem produzir? Ou será que nesses casos o dinheiro necessário para tudo isso nasceu do ar?



Recorda-se que a maioria dos estúdios Microsoft mostraram trailers CG há 2 anos e depois…. desapareceram do mapa. Everwild da Rare, revelado em 2019 dizem ter sido cancelado e o projeto re-iniciado. Hellblade 2 foi mostrado em 2019, e o que se viu até agora foi um pequeno trailer ingame numa caverna e publicidade à caca das gaivotas nas pedras. Gears teve o seu ultimo jogo em 2019, State of Decay também apresentou um trailer CG e aparentemente foi refeito do zero para mudar de motor, Fable ainda não se viu, mas já foi dado a conhecer que a equipa está com problemas e que o jogo será bem menor do que o previsto, Avowed ainda não foi lançado e Perfect Dark está entregue à Square Enix.

São demais as equipas com jogos conhecidos com problemas ou com atrasos significativos.

A aposta em Halo Infinite saiu furada por mil e um motivos, e a aceitação das chefias em se lançar um jogo naquele estado e inacabado contribuíram para a destruição da imagem do IP. Se Bonnie Ross está agora a ser usado como bode expiatório, evitando-se uma limpeza mais profunda, então a Microsoft está a recusar-se a olhar para a real origem do problema, que nem está a ser exclusivo da 343i, e em resolver questões de fundo que se arrastam há mais vários anos por clara falta de capacidade dos dirigentes da divisão, nomeadamente Matt Booty e Phil Spencer.

Caso esta limpeza não aconteça é bem provável que a falta de capacidade administrativa compensa, pois com o atrasar de lançamentos chegaremos a uma altura onde a acumulação de títulos atrasados levará a uma fartura de lançamentos. E nessa altura, os mais esquecidos, irão elogiar fartura que haverá na altura, esquecendo que essas são as mesmas pessoas agora responsáveis pela atual seca de jogos, e esquecendo que a fartura não se deve a competência, mas sim à acumulação do que não foi lançado na altura devida .



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Carlos Zidane
Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 8:58

Infelizmente esse jogo foi uma vergonha pra Microsoft, que sirva de lição. Nem a campanha prestou, o online até joguei um pouco mas, está muito atrás dos shooters modernos. Não envelheceu bem e nem soube se reinventar.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 13:04

A campanha eu gostei sim pela continuação da história,mas não tem como negar que no geral ficou devendo e muito

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Ewertom
25 de Setembro de 2022 17:02

Acho que eu é quem ficou exigente demais, na realidade a campanha nem deve ser tão ruim, vai ver sou eu que ficou velho. Nem a campanha de Horizon Forbidden West me agradou.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 17:09

A minha maior crítica de Horizon Forbidden West é que as melhores coisas do jogo são aproveitadas apenas na metade final.

Aquela costa oeste de São Francisco por exemplo, é absolutamente deslumbrante. Mas leva tempo demais para o jogo se desenvolver até lá.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Setembro de 2022 19:35

Certo. Pra mim foi ao contrário até, o início me empolguei, aí apareceram os super high tech Far Zenith (perdoe se escrevi errado) e a coisa ficou muito interessante, daí avançou pra um grande vazio dessa ameaça, onde parecia que eles estavam escondidos num vácuo nunca preenchido, as estruturas usadas por eles não eram grandiosas e nem a ameaça que se propôs, eles apesar da idade milenar eram de uma maturidade/comportamento adolescente de vilões B, daí o plot final que aparenta ser algo terrível mas que fica a sensação deixada pelo que acabou de acontecer de que na hora será outra ameaça de papel… aí matou tudo. É uma história fraca. Felizmente há muita riqueza de detalhes nas tribos e máquinas pra abafar isso, a Alloy pelo menos, tem momentos inspirados e o gameplay aprimorado que é um ponto forte.
Minha humilde opinião né, não digo que nada disso seja a lei hehe.

Rui
Rui
25 de Setembro de 2022 9:42

O halo eu nunca gostei muito, apesar de lhe reconhecer ser o fps mais marcante de sempre nas consolas apenas depois superado pelos cod.
Não joguei a campanha, joguei umas 10h do multiplayer e gostei mas é uma velha questão eu não sou fã do estilo e jogabilidade mais tipo unreal tournament que o halo sempre teve.

Quanto a Microsoft se está desiludida é continuar a apoiar o jogo e fazer uma transição de equipa para liderar a franquia halo no atual e futuro.

Convém também dizer que o destiny inicialmente foi trucidado pela critica, mas com o tempo veio a ser um sucesso, pode ser que o halo siga o mesmo caminho.

Juca
Juca
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 10:24

Olha, não tenho como comparar com Halo infinite e nem lembro o que a crítica falou de Destiny, mas o problema de Destiny pra mim foi o “sempre online” e a quantidade de conteúdo inicial pela proposta com a ideia de expansões a preço de um novo jogo, de resto o jogo até surpreendia pelo gameplay bem feito e o modo como o online funcionava, com encontros com outros jogadores de modo quase natural.
Mas sinceramente, a lore de Destiny não me apetece da mesma forma de Halo. Entendo que para os criadores de conteúdo seja melhor ter mais liberdade criativa, mas penso que teriam mais sucesso criando um game com uma lore mais realista atual tipo uma guerra civil ou mesmo uma guerra entre países a assemelhar-se aos dias de hoje.
A melhor solução pra Halo deve ser entregar a gente “nova”, mas experiente, pra mim a melhor opção seria ID, ou se passar, pro pessoal do CoD.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 11:52

Essa é uma história engraçada. Destiny foi trucidado pela mídia e com razão. O gameplay era fantástico. Mas tinha uma história ruim, muita repetição e grinding. A questão é que Halo tem um gameplay ruim, história fraca e extremamente repetitivo. Ainda assim, foi bem avaliado pela mesma crítica. O sucesso de cada um está aí para provar quão imparcial são essas avaliações.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
25 de Setembro de 2022 12:39

No geral as críticas costumam ser justas, mas não tem como se negar em alguns casos um certo patrocínio e mesmo o poder histórico de algo pelo qual muitos anseiam.
Mas é verdade que Destiny tinha bons gráficos, ótimo gameplay e um online que funcionava muito bem dentro da proposta do jogo, mas o enredo era “boring”.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Hennan
25 de Setembro de 2022 12:40

Depois vou dar uma olhada nas notas de destiny e comparar com Halo

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
25 de Setembro de 2022 12:52

Tirando alguns, o jogo foi avaliado bem por pelo menos uns 10 sites voltados a jogos de Xbox xD

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hennan
25 de Setembro de 2022 17:10

Críticas da mídia, premiações, pesquisas, essas coisas hoje em dia não valem mais nada, pois falta lógica em muitas delas.
A melhor forma de avaliar jogos na minha opinião é ver se as pessoas estão engajadas com os games, se vender muito mas depois ninguém estiver jogando, o único sucesso foi o da conta bancária da empresa mas os jogadores ficaram chupando dedo, tinha isso com o Cyberpunk, aí recentemente a animação da Netflix fez o game voltar a ser jogado e vendido, isso sim é marketing inteligente (e talvez até sem querer)

Rui
Rui
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 17:37

Ou seja o jogo que eu provavelmente mais detesto o fortnite afinal é um dos melhores jogos de sempre?

Juca
Juca
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 18:49

Fortinite pra xbox é 85 no metacritic, 81 pra PC e 78 pra PS4, aí você julga se as notas são coerentes com os demais jogos tidos como bons em cada plataforma.

Ser melhor não necessariamente é ter mais gente jogando, sobretudo se algum jogo é f2p e não requer pagamento pra se jogar.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 19:17

It Takes two levou o prêmio, mas a galera tá jogando CoD, Fortnite, Mine e GTA por exemplo. Será que um jogo é tão bom que as pessoas nem querem jogar?

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 19:56

Será que o que é realmente bom não é ficar num looping infinito do mesmo a ter experiências diferentes e deslumbrantes sempre que possível?

Conceitos de bom ou ruim levam em conta qualidade, por exemplo, há quem goste de um bom vinho, mas pelo preço costuma tomar dos mais baratos. É uma equivalência errada entender o que é melhor como aquilo que é mais usado, embora possam por vezes coincidir nalgum produto.

Muitos jogos são vistos como melhores por trazerem inovação, um tipo de experiência diferente ou emocionante e mesmo pela qualidade de produção perceptível. Por exemplo, temos vários jogos bem semelhantes na indústria que se diferenciam basicamente pela qualidade, ou gêneros, mesmo batidos como os Souls, que embora de nicho, são visto como melhores.

Não é questão nem de elitismo, mas há experiências e experiências, e sempre há quem prefira o comum.

Qualificar um produto é basicamente olhar pra sua qualidade e o que ela traz, confundir qualidade com a capacidade de viciar o usuário é um equívoco.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 20:15

Juca… não querendo te afrontar nem nada, só conversando, mas, o que você chama de vício não é diferente de estar jogando entre qualquer fila de games single player mais introspectivo a jogar games excelentes em unir pessoas por milhares de horas. Ainda hoje tenho minha turma pra curtir o velho e bom multiplayer que ocupa o mesmo espaço que um single ocuparia. Nem gasto dinheiro extra como muitos fazem, me divirto tanto quanto. Num exemplo, eu trocaria todos os jogos da Sony pelo GTA Online sem pensar 2x. Se for vício, é só vício em algo com custo benefício muito melhor.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Zidane
Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 22:51

Pra ficar claro, qualidade não é gosto.
Você pode me oferecer o melhor caviar do mundo que meu paladar de pobre vai rejeitar 🙂 , mas ninguém duvidará que o melhor caviar do mundo é uma iguaria de qualidade.

Jogo multiplayer por si só não é viciante, e querer passar mais tempo com amigos é gosto/preferência. No geral eu prefiro conversar com amigos pessoalmente e sobre assuntos menos nichos como videogames, embora eu tenha uns amigos que gostam dessas conversas. Quando falo de vício, falo de jogos que são construídos usando de técnicas para viciar, tipo o pagar por tarefinhas, esperar o tempo pra concluir tarefa, farming infinito pra poder comprar ou construir algo, colecionismo infinito, disputa infinita por ranking, coisas desse tipo… que zumbificam os jogadores pra passar mais tempo ali pra cumprir tarefas, como a maioria dos f2p faz.

Raramente um singleplayer prende o interesse nele próprio senão pelo conteúdo, e singleplayer por si só têm tempo pra terminar, salvo os jogos de atari e outros raríssimos casos, então o risco de vício é baixo (mas conheço alguns viciados no paciência e tetris 🙂 ).

Na minha ignorância frente a algumas coisas que mal conheço posso estar sendo injusto com os Fortinite da vida… mas foi isso que quis dizer, é que generalizações são sempre muito complicadas.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 23:30

Não vejo diferença se a pessoa está jogando o mesmo jogo ou jogos de 60 horas cada se no final o que todos esses estão fazendo é estar de frente da tela.
Minha preferência foram os single por muito tempo, mas depois acabei percebendo o valor dos multiplayer e que acabaram esses por me valer mais. E só percebi isso quando os single começaram a falhar e se tornaram frustrantes, um tremendo caso é o já citado Death Stranding, o qual nutri enorme hype por ser uma obra com imenso fator “Lost” onde ninguém sabia o que era e com grandes nomes e visuais, e ser obra do grande Kojima… Acabou por ser uma das piores experiências que já tive, daí vem o TLoU 2 e dá o tiro de misericórdia nas grandes experiências narrativas.
São só opiniões diferentes, tudo certo.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
26 de Setembro de 2022 1:00

A questão é que você vê como “melhor” aquilo de que gosta mais, e não necessariamente isso é verdade, mas pode certamente coincidir.
Melhor só é o que você gosta mais na esfera subjetiva.

Por exemplo, você pode gostar mais de um shooter genérico AA, mas é difícil convencer alguém de que ele é melhor que o Call of Duty Warzone ou outro Shooter bem conceituado.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 20:06

Tem ainda a questão do CxB, pagas por exemplo 150 reais por jogo e 150 ou nem paga pelo outro e o primeiro jogas 60 horas é outro jogas 5/6 anos.
“Há, mas há aqui uma grande narrativa que marcou e estará marcada pra sempre” … mas no outro também terás grandes momentos. Inesquecível pra mim quando jogava campeonatos com meus amigos de PES, do Fifa, grandes lembranças do tempo de Counter Strike, de Street Fighter. Das corridas nos antigos NFS e GT, Top Gear, Super Mario World, PUBG, GTA Online etc.
Todos tem grandes lembranças, nuns tem premiação pra discutir em fóruns e outros tem centenas de horas de alegria genuína.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 19:14

Pra mim e pra você não, mas se tem milhões de pessoas jogando diariamente e falando muito sobre então ruim não é. De que adianta um jogo ser espetacular e as pessoas não jogam? O ser humano é quem importa e não uma nota de rodapé na história que ninguém liga.

Carlos Ziane
Carlos Ziane
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 21:51

Mário, a opinião de vocês não se sobrepõe a milhões de pessoas. Ou seriam vocês entidades superiores de outra dimensão?! Fortnite é tão bom quanto The Last of Us, só depende do cliente
Eu não jogo Fortnite, mas não fico aqui falando que os jogos da Sony são os únicos que prestam.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 23:26

Tudo muito bem dito, sem mais…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 23:35

Diz amém pro teu Papa, mas quero ver é colocar milhões de pessoas agora na Twitch assistindo ou jogando teu GOTY single da mãe Sony.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Zidane
Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
26 de Setembro de 2022 1:05

E porque é importante por as pessoas a assistir Twitch? O interesse de assistir não é necessariamente o interesse de jogar. E não sabes que crianças assistem milhões de vezes a mesma coisa e não é porque aquilo é boa coisa?!?! Mas enfim, gostos são gostos… Eu não fico assistindo ninguém jogar, principalmente singles com enredo em que se perde toda a graça se for assistir.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 23:34

Mas essa é a sua opinião do que é bom Mário, o que estou mostrando é o que manda é o povo, se fosse tão bom a maioria jogava Xadrez e não uma elite de nariz empinado que acha que o seu é melhor que o do povão.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 17:57

Mas prêmios vc tem que levar em consideração o conjunto e não só um. Se o game é super premiado em vários eventos já te dá a certeza que se trata de algo especial. Death Stranding, por exemplo, não ganhou o The Game Awards como Goty, mas foi o jogo que mais ganhou prêmios lá e o mais premiado de 2019 em outros eventos, como jogo do ano.

Carlos Ziane
Carlos Ziane
Responder a  Sparrow81
25 de Setembro de 2022 21:55

Death Streaming podia ter até um templo em Israel ou Meca pra adoração que ainda sim seria o jogo que as pessoas detestam.

Carlos Ziane
Carlos Ziane
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 21:54

Halo é “dado” como diz e pouca gente está interessada. Fortnite o pessoal gosta tanto que gasta uma grana preta, eu não apoio isso mas, é o que é.
O que é bom é bom, não interessa se nós concordemos.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 23:01

São critérios deles, algumas pessoas não eleitas pra representar a comunidade até onde sei, ou seja, opinião da mídia ou quem paga ela, a opção “voto da galera” poderia ser o mais relevante porém como as pessoas vão avacalhar nem nisso dá pra confiar, no entanto o engajamento das pessoas não mente

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 22:00

Meus comentários foram apagados sem que eu tenha ofendido ninguém. Pelo menos pra mim não estão aparecendo

Last edited 1 ano atrás by Carlos Zidane
Carlos Ziane
Carlos Ziane
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 22:55

Voltei agora para conferir a situação e está publicado Mario, havia fechado o navegador suspeitando de bug mas não aparecia nada mesmo assim em 2 aparelhos, achei estranho, mas agora está normal. ?

Last edited 1 ano atrás by Carlos Ziane
Deto
Deto
25 de Setembro de 2022 12:38

Veja so como foi bem fabricado a narrativa

O “pai” esta decepecionado com o “erros do filho”

Como se Halo tivesse ido lá consumir drogas e tivesse acabado virando um cracudo.

Claro que o Mario sabe que a culpa é tambem do Phill e da MS e escreveu na notícia.

Mas o papinho do Brand Sans ai, “jornalista especializado da MS”, serviu para empurrar q MS tambem sofre e é vitima do Halo em geral pela internet.

O Phill foi a vitima da Bonnie… igual era tudo culpa do Matrick…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
25 de Setembro de 2022 13:46

OFF

Cyberpunk 2077 pelo visto ressuscitou, também bastante ajudado pelas temporadas do Edgerunners.

https://www.eurogamer.pt/cyberpunk-2077-regista-122-mil-jogadores-em-simultaneo-na-steam

Eu terminei a campanha principal e fiz quase todas as missões secundárias (não comprei todos os carros, sem paciência ?). Deixando de lado a capa do superhype em torno dele, achei que no final das contas é um bom jogo, a proposta em si é muito boa, night city, futurística, chips pra lá e pra cá, etc.. Também existem missões secundárias muito bacanas, personagens com histórias muito bem desenvolvidas (adorei o sotaque da Panam e a turma dela ?). A campanha principal a meu ver foi morna em vários momentos, mas teve alguns highlights divertidos.

Só acho que o jogo tinha potencial para muito mais, principalmente com relação às interações na Night City, seja com a polícia, estabelecimentos, pedestres, etc.. Fizeram um superhype em torno do jogo, e no final entregaram um produto final com qualidade inferior ao que foi prometido. Isso porque já joguei no patch 1.5 de nova geração, logo não convivi com os diversos bugs e instabilidades do lançamento em 2020. Quem jogou esse game no lançamento deve ter visto um circo de horrores.

Engraçado que infelizmente as redes sociais adoram extremos. De um lado pessoas que acham esse jogo um lixo total. E do outro lado pessoas que acham Cyberpunk uma revolução e só teve alguns “probleminhas” de bugs no lançamento. E a verdade é que se trata de um bom jogo com seus devidos atrativos, mas infelizmente superestimado, elevado a um hype irreal.

Espero mesmo que façam uma sequência onde toda essa ambição em torno da IP seja devidamente implementada.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Setembro de 2022 17:16

Esse jogo nunca me agitou no hype mas quando lançou eu me animei com as possibilidades desse game, daí avancei na história e já a descartei pois é tão ruim quanto o desempenho do game no One Fat, o gameplay é bastante precário e a IA do jogo é ridícula. Mas de resto aquele jogo nas mãos certas tem muito a oferecer, podia ser o GTA da CDPR se eles tivessem um foco em trazer um online com atualizações de conteúdo constantes como é no jogo da rockstar. Uma pena. Uma cidade daquelas tem um potencial gigantesco.
Ainda não terminei a série da Netflix mas, está sendo divertida.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Setembro de 2022 11:41

Eu joguei logo no inicio na PS5, e sempre reportei isso aqui.
Não é um mau jogo, é um bom jogo (não uma revolução).
Dito isto não entrega o que foi prometido e foi uma oportunidade meio perdida, mas se jogarmos por aquilo que é e não pelo que foi prometido é um bom jogo.

Quanto a bugs reportei dezenas de crashes mas fora isso (que já é muito) não tive mais problema nenhum de maior.
Comecei agora a fazer uma segunda Run com perfil corporativo e com o ultimo patch.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
25 de Setembro de 2022 16:34

Mais um [OFF] hoje. No terceiro eu peço música.

https://www.resetera.com/threads/angstromomics-ps5-refresh-oberon-plus-6nm-shrink-exclusive-leak.636210/

https://wccftech.com/sony-updated-ps5-console-6nm-amd-oberon-plus-soc-smaller-cooler-power-efficient/

Parece que o modelo recente do PS5 que foi colocado à venda no oriente está usando um novo chip de litografia 6nm (o PS5 lançado em 2020 faz uso de litografia 7nm), reduzindo o die size de 300mm2 para 260mm2. Ou seja, os rumores do passado se confirmaram.

Creio que esse novo modelo ataca 3 questões centrais:

1) A TSMC possui bastante concorrência na fabricação de chips com litografia 7nm. Com o PS5 usando 6nm de litografia, a tendência é que mais PS5 possam ser fabricados, já que a concorrência é baixa nessa litografia.

2) Com a redução do die size, cada wafer poderá fabricar mais chips de PS5. O artigo fala em um aumento de 20% de chips com o mesmo custo de produção.

3) Naturalmente se reduziu a litografia, os requisitos de resfriamento tendem a serem menos rígidos, logo poderá economizar em componentes como o heatsink por exemplo.

Com isso, me parece claro que essa terceira revisão foi feita para acelerar a produção e suprir a demanda de PS5, e já junta “o útil ao agradável” reduzindo custos de fabricação.

Eu acredito que o futuro PS5 slim deverá usar uma litografia ainda menor. O PS4 fat em 2013 era fabricado em litografia 28nm, e o slim de 2016 foi fabricado em litografia 16nm, logo reduziu quase a metade. O PS5 fat foi fabricado em litografia de 7nm, acredito que o slim será 5nm ou 4nm como a NVIDIA está usando agora na sua nova linha Ada Lovelace.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 17:06

Oi Mário,

É uma piada aqui no Brasil, que quando se faz algo pela terceira vez, tem direito de pedir música ?.

Essa piada foi inspirada em um programa das noites de domingo, onde caso um jogador faça 3 gols em uma mesma partida, ele possui direito de pedir uma música para ser tocada enquanto mostra os gols que foram feitos ?.

Rui
Rui
Responder a  Carlos Eduardo
25 de Setembro de 2022 17:40

Porreiro é tudo uma maravilha, agora paga lá mais 50 euros pelo mesmo produto de há 2 anos atrás.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 17:44

No Brasil não aumentou o preço.

Juca
Juca
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 18:52

Vale lembrar que ainda se compra o PS5 digital mais barato que o Series X na Europa, mesmo com o aumento.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 19:39

Sim, mas com isso levas a consola sem drive, com menos espaço em disco, com menos performance e sem gamepass. Por 50 euros.

Isto sendo factual.

Sendo subjectivo podes dizer mas eu gosto é de zelda e do super mario, tens ainda mais barato a switch, ou gostas mais do spider man ou do ratchet tens a ps5.

Acaba por ser sempre uma questão do que valorizas.

Juca
Juca
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 20:11

Por um preço mais em conta que o Series X, tens um console com mais performance na maioria dos jogos, com modos 60fps e 120fps quase sempre melhores.

De quebra não abres mão de um serviço de jogos com +800 títulos, bem mais que a concorrência, tendo AAAs dos melhores da indústria e ainda se livra da seca de 2 anos com quase nenhum jogo AAA da concorrência. E logo também poderá ter a opção de jogos em VR.

Mas sim, no fim é tudo questão de preferência, posso dizer que prefiro jogar o novo God of War, mas há quem prefira a uma nova DLC do Sea of Thieves.

Acaba por ser uma questão do que valorizas.

Mas no fim, o console da Sony, mesmo com o aumento, ainda consegue ser mais barato que o da concorrência e tem tido performances melhores no geral e com belos lançamentos.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Rui
Rui
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 20:14

Juca desculpa lá, mas não sei o que andas a ver a series x vence basicamente todos os comparativos já a algum tempo, o que falas foi no início da geração em que havia vitorias e derrotas atualmente falamos em 90% ou mais dos comparativos favorecem a consola mais poderosa eu se ha coisa que vejo sempre é os comparativos. Os da DF não falho um por exemplo.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Setembro de 2022 22:25

Ele deve ter se empolgado com o Deathloop que recebeu melhorias de desempenho sobre a versão o PS5, e esqueceu que era da MS, que já disse que teria as melhores versões dos jogos dela! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Rui
25 de Setembro de 2022 22:14

Coleguinha, pare de viver em negação, e passar informação falsa, todos vídeos abaixo têm menos de 1 ano e são da “amada” DF de vocês, nem vou usar os do NX Gamer 🙂 :

CoD Warzone

Modo de 120 melhor e mais estável no PS5, o vídeo é de julho desse ano (a partir dos 59 segundos), e não recebeu versão de raiz pra PS5 apenas ajustaram a retrô usando mais o poder do PS5:

https://www.youtube.com/watch?v=ETfOkIj1Rfc&t=763s

GTA V

Também sem versão nativa, vídeo de 6 meses, performance praticamente cravada em 60 no PS5, Series X com quedas mais frequentes (12:30):

https://youtu.be/mZ2lOMQTOYc?t=750

Continua…

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 22:16

BF 2042

Novamente, 60 fps mais estáveis no PS5
Vídeo de 9 meses (a partir dos 8 min):

https://www.youtube.com/KRTRN9WDa5E?t=476

CoD Vanguard
Vídeo de 10 meses e novamente, modo performance melhro no PS5 (vídeo a partir do min (11:50):

https://www.youtube.com/QZBF7Gj0sYU?t=715

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 22:34

Elden Ring
mais uma vez, melhor performance no PS5

https://youtu.be/uVcfiBnX1c0?t=961

Cyberpunk
novamente melhor performance no PS5

https://youtu.be/uDQ8A3XWYiA?t=1083

Vou parar por aqui, mas não é possível que depois dessa você ainda fique a falar essas besteiras de melhor performance no SX… Pare de fazer guerra de desinformação para embasar seu haterismo ao PS.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 23:06

Eu particularmente acho isso meio vergonhoso pro Xbox, ter 2 teraflop na mesma arquitetura, mesma fornecedora de tecnologia e ainda perder em algumas circunstâncias, e pra piorar os fanboys ainda vem dizer que o SX é o único RDNA2 e o PS5 estaria em overclock pra alcançar os 10 ou menos Tflop. Kkkk.
Sem dúvida o Mark Cerny criou com sua equipe uma obra de arte tecnológica, verdade seja dita.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 23:20

O que parece ter acontecido, é que além de saber o que fazia (competente), a equipe da Sony dialogou mais com os fazedores de jogos e ficou com mais noção do que mais importaria, isso de certa forma valeu mais que especificações brutas tiradas de um fabricante de peças, mas presumo que foi uma escolha com risco calculado, pois obviamente a Sony deveria ter ideia de que a MS tentaria ao menos dobrar o poder da GPU dela apelando para mais núcleos.
Mas é aquela coisa, em modos RT, devido a escolhas da GPU da MS ela costuma ter ligeira vantagem, a questão é que no geral esse modos costumam ser à apenas 30 fps, e a ligeira vantagem que ela poderia ter em resolução, agora com técnicas de reconstrução fica cada vez mais insignificante.

Deto
Deto
Responder a  Juca
26 de Setembro de 2022 0:43

Eu acredito q seja Compromisso com o xcloud.

Por isso o xbox nao rende os 20% a mais.

GPU de servidor “mais ou menos” é GPU de placa de video com clock mais baixo para bater no melhor custo benefício em consumo de eletricidade no data center, por isso o Downclock e o numero de CUs para inflar o poder teórico

O PS5 tem custo benefico de performance para Jogos

Last edited 1 ano atrás by Deto
Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Zidane
25 de Setembro de 2022 23:48

Apoiado.

Juca
Juca
Responder a  Juca
25 de Setembro de 2022 23:43

só corrigindo os links:

BF2042

https://youtu.be/KRTRN9WDa5E?t=498

Cod Vanguard

https://youtu.be/QZBF7Gj0sYU?t=715

Last edited 1 ano atrás by Juca
Ewertom
Ewertom
Responder a  Juca
26 de Setembro de 2022 1:14

Juca,só quero pontuar duas coisas que não sei se tu andavas aqui, mas te pergunto pois não tenho mais o ps4 desses 800 jogos que tens, tem algum day one ou só jogo de gerações passadas.Cara eu lembro de quando s Mic colocou a retro aqui neste site tivemos acho eu 2 matérias falando sobre isso, baixa adesão,ninguém quer e até uma matéria do Yoshida que comentou que os jogadores não queriamjogos “velhos” e hoje ver você comentar isso é bem bizarro.Pois da aquela impressão de que quando tá na concorrente não vale,vale agora.Eu dou muita risada,agora em qualidade mencionada se colocar somente os jogos do Ps3 e 4 o serviço deve ser muito bom,mas fica aquela questão anterior né,antes não valia,agora. vale jogar jogo. “velho”há tem Stray tá blz,mas e o resto desses 800 jogos.

Last edited 1 ano atrás by Ewertom
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Ewertom
26 de Setembro de 2022 2:59

Essa matéria que você refere de “jogos velhos”, foi dita pelo Jim Ryan, e em um contexto específico:

“Eu estava em um evento recente de ‘Gran Turismo’ no qual eles tinham os jogos de PS1, PS2, PS3 e PS4, e os jogos de PS1 e de PS2 pareciam antiguidades. Por que alguém jogaria isso?,”

https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2017/06/05/por-que-alguem-jogaria-isso-diz-executivo-da-sony-sobre-games-antigos.htm

Ou seja, uma coisa é você estar jogando Gran Turismo 7 (2022) e chamar Gran Turismo 1 (1997), Gran Turismo 2 (1999), Gran Turismo 3 (2001) e Gran Turismo 4 (2004) de jogos velhos (veja que o Jim foi claro em se referir aos Gran Turismos de PS1 e PS2). Outra coisa é você estar consumindo um serviço onde tens disponíveis vários jogos que foram lançados nos dois últimos anos como Ghost of Tsushima, Assassin’s Creed Valhalla, Demons Souls Remake, Returnal, Final Fantasy 7 Remake, Spiderman Miles Morales, Deathloop, Marvel’s Guardians, dentre outros, e chamar esses jogos relativamente recentes de velhos. Existe uma diferença de várias gerações aí nessa discussão.

Jogos day one em serviços são um diferencial, mas desde que esse conteúdo em day one seja atrativo o bastante para valer o seu tempo. Por exemplo, Destruction All Stars entrou em day one na plus, e foi acompanhado com a versão do PS5 de Control e o Concrete Genie. O rótulo de “day one” do Destruction All Stars não bastou, logo preferi jogar Control. Claro que isso é subjetivo, mas para mim a qualidade do que entra no serviço é mais importante do que o rótulo de “day one”. Mas até que me diverti com alguns “day one” da plus como Stray, Oddworld, Bugsnax, o remake do Virtua Fighter 5, etc.

Isso vale para qualquer lado. A Gamepass por exemplo possui Doom Eternal, que eu acho um jogo excelente. Caso eu ainda não tivesse jogado, iria achar a adição de Doom Eternal na plus mais interessante do que o day one “Stray”. Da mesma forma que acho uma futura inclusão de Assassin’s Creed Valhalla na Gamepass mais interessante do que jogos day one como Sniper Elite 5 ou MBL the show 22. Mas como falei, é subjetivo, cada um com seus gostos e prioridades.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Setembro de 2022 3:29

É igual falar que as pessoas querem jogar FIFA 2 (dois) e nao FIFA 22

Nao vejo ninguem falando em jogar Forza 1 (um) no lugar de jogar o 7.

Sim, tem jogo descartavel, de esportes e MPs, um fica obsoleto e outro morre pq depende de pessoas on line jogando para sempre.

Deto
Deto
Responder a  Ewertom
26 de Setembro de 2022 3:31

Entao a baixa adesao ao assunto “retro” so reforca que é recurso secundário.

Ou pq vc acha que faz 5 anos que a MS nao dovulga horas jogadas na retro?

Juca
Juca
Responder a  Ewertom
26 de Setembro de 2022 10:58

Quase não tem day One praticamente, mas tem exclusivose acho que nenhum de First Party é lançado Day One. Eu não assino serviço de catálogo, só pra deixar claro, mas quando vem alguém aqui a se vangloriar de serviços com vantagens temos de mandar a real do que ele finge não conhecer ou não conhece. Jogos como Stray, no geral, estão a nível dos Day One do Gamepass, e os jogos antigos são o que o pessoal da MS sempre gostou de exaltar com a retrô…
Agora sim, você tem Demon’s Souls, Returnal, Miles Morales e coisas mais recentes por lá, só não tem é Day One, pois a Sony demora de 6 meses a 1 ano pra por qualquer jogo lá.

Eu particularmente não compro jogos velhos pro PS5, mas isso não quer dizer que eu não jogue alguma coisa dada pela Plus Essential a cada mês, eu, por exemplo, estou a jogar NFS Heat (2019) a esses dias, mas jamais o compraria…
Agora, cada plataforma tem suas vantagens e são consoles com desempenho equivalentes, vai de gosto e é escolha de cada pessoa, o que não pode é se pode é “criar narrativas” pra embasar os gostos individuais.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Ewertom
Ewertom
Responder a  Juca
27 de Setembro de 2022 0:46

Obrigado pela resposta.

Livio
Livio
Responder a  Rui
26 de Setembro de 2022 0:43

menos espaço em disco, correto, agora compare o tamanho de instalação dos jogos para Xbox Series e PS5

Vamos comparar Deathloop, que provavelmente é o jogo que você se baseou na argumentação acima:

Xbox Series:
Você pode pré-instalar o jogo agora no Xbox e, se for fazer a pré-encomenda em vez de usar o Game Pass, receberá “Character Skin: “Storm Rider” Colt” e “One Trinket (buff equipable)” como um bônus. O site oficial do Xbox atualmente o lista com um tamanho de 39,1 GB; portanto, se você quiser fazer o download remoto, precisará de tanto espaço ou mais.
Fonte: playtrucos (16/09/2022)

PS5
Deathloop : 17.322 GB (01.001.000)
Fonte: Playstation Game Size (18/07/2021)

Do que adianta ter um pouco a mais de espaço sendo que a instalação é maior se comparada ao PS5? E a questão de tamanho de instalação entre os consoles já foi abordada por aqui.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Deto
Deto
Responder a  Livio
26 de Setembro de 2022 3:25

Parece que os caras estao sempre tentando emplacar alguma narrativa na interntet depois de um tempo para ver “se engano alguém”

Agora, depois do assunto “tamanho dos jogos” ter esfriado, voltaram e falar do tamanho do SSD… assunto que ja tinha morrido

Do mesmo jeito o seu Fernando ai veio tentar emplacar a narrativa de “horizon zero dawn tech demo” para ver se as pessoas tinham esquecido de TODOS os GOTYs que ele ganhou.

Ja faz tempo que todo mundo sabe que tem varios jogos com tamanho (GB) bem menor no PS5

Sem falar que na Aliexpress um SSD para PS5 de (2) DOIS TB esta 980 reais.

O SSD do xbox de 1 (UM) TB esta 2 mil reais.

Engraçado que fa de xbox nunca lembra disso, vc nunca vai ver eles falando que SSD barato e veloz de padrao aberto, importa.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
26 de Setembro de 2022 11:08

Pois é, o único console que é preciso ter realmente uma questão de gerenciamento de espaço chata é o SS, e daí o pesssoal finge não ver que pra expandir o espaço lá precisa pagar por outro console…

Ewertom
Ewertom
Responder a  Juca
27 de Setembro de 2022 0:50

Na época eu achava que a Sony iria fazer algo proprietário para o armazenamento externo do Ps5 e falei se isso acontecer,vai ser muito caro e o user Bruno me respondeu que só a Mic iria fazer e eu respondi será,E ele estava certo,até nisso a Sony acertou o psvita foi uma grande lição,Agora os cartões do Xbox é caro mesmo,

Livio
Livio
Responder a  Livio
26 de Setembro de 2022 19:42

Rui, parece coincidência,mas olha o que a Ubisoft publicou:

Assassin’s Creed Valhalla Update 1.6.1 Size :

PlayStation®4: 8.6 GB
PC: 9.12 GB
Xbox One: 10.6 GB

Xbox Series X|S: 11.9 GB

PlayStation®5: 1.6 GB

Esse é um dos casos que menos é mais! 😛

fonte: https://twitter.com/PlaystationSize/status/1574386043067027456?cxt=HHwWgMC-xfjwq9krAAAA

Last edited 1 ano atrás by Livio
Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
27 de Setembro de 2022 0:54

Isso eu elogio demais a Sony e a Nintendo seus métodos de compactação são muito bons

Fernando Molina
Fernando Molina
26 de Setembro de 2022 11:44

Não foi só a Microsoft que ficou decepcionada não, eu também fiquei

Ewertom
Ewertom
Responder a  Fernando Molina
27 de Setembro de 2022 0:52

2

Júlio Esteves
Júlio Esteves
26 de Setembro de 2022 13:42

Mário, bom dia! O site está com algum problema, pois não encontro a notícia referente ao dia 26/09/2022?

Livio
Livio
Responder a  Júlio Esteves
26 de Setembro de 2022 13:59

Deve ter ocorrido algo.

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