Eurogamer.pt apresenta título falso e enganoso numa das suas notícias

A notícia da Eurogamer.pt refere “Até agora, a Xbox Series X venceu a maioria dos comparativos do Digital Foundry”, com o subtítulo, “A PS5 venceu 2 de 15 comparações.”

Sinceramente, estou chocando com o que acabei de ler na Eurogamer.pt. O título é tremendamente enganador, e acima de tudo, completamente falso.

Como é possível que, um suposto website profissional, e acima de tudo, dito isento, coloque uma notícia com um título falso e um subtítulo enganador?

Segundo este artigo, publicado pelo Editor Jorge Loureiro, “Até agora, a Xbox Series X venceu a maioria dos comparativos do Digital Foundry”, acrescentando que “A PS5 venceu 2 de 15 comparações.”.

E isto é completamente, e absolutamente falso!



E porque motivo é falso? Porque a notícia é baseada num Tweet de Johnn Linnemann da Digital Foundry que refere o seguinte:

Como se percebe claramente, a lista com os 15 títulos não diz respeito aos títulos analisados pela Digital Foundry, mas apenas aos títulos analisados por Johnn Linnemann. Ou seja, a notícia peca logo aqui, ao ser completamente falsa e farsante quando refere que estas são as comparações da Digital Foundry ao longo dos anos. Na realidade não são! São as que foram feitas por este senhor, que é apenas um dos muitos colaboradores da DF.

A piorar a coisa, o subtítulo acrescenta que “A PS5 venceu 2 de 15 comparações.”, o que, no contexto do título anterior, dá a entender que a Xbox terá então ganho as restantes 13 comparações.

E como se pode perceber, mais uma vez, lendo o Tweet acima, na realidade a Xbox apenas vendeu 8 dessas comparações, com as restantes 5 a serem empates.

Aqui não se pode dizer que haja uma mentira, mas ao não se referir o contexto na sua totalidade, há claramente um logro!



Diga-se aliás que em 3 de janeiro de 2022, publicávamos este artigo. Nele havia uma compilação de todos os títulos comparativos entre a PS5 e as Xbox series, até essa data, e a contagem de títulos era de 33 jogos (já nessa altura muito mais que os 15 referidos por Linnemann) , incluindo, muitos dos títulos que Johnn Linnemann refere no seu Tweet.

Resumidamente, só por aqui se percebe que este artigo é completamente enganador, falso e destinado a flame war. Ou alternativamente, sendo supostamente este um website profissional, alguém foi incompetente naquilo que fez ao deixar publicar-se esse artigo!

Mas a coisa não termina por aqui. Porque mesmo para uma afirmação parcial, é preciso ver-se o que é que John Linnemann analisou e contextualizar.

E a maioria dos jogos que analisou foram jogos Retro, Remasters, ou jogos que sofreram patches para nova geração. Jogos onde todos sabemos à partida que a PS5, por não partilhar o mesmo API que a PS4, e ao não ter uma retro compatibilidade que permita tirar partido das ventagens do novo hardware, terá à partida desvantagem. Já a Xbox, partilhando compatibilidade hardware e software com as Xbox One, tem, naturalmente nesses jogos, à partida, alguma vantagem.



Mas depois temos os jogos de nova geração, onde isso pode ser diferente, sendo que na lista de Johnn Linnemann há apenas dois jogos que foram criados, ou tiveram versões criadas de raiz para as novas consolas.

Assim, dos jogos criados exclusivamente para as novas consolas, temos o Dirt 5, em que a PS5 vence o comparativo.

O restante jogo teve versões para as consolas de anterior geração, mas as versões de nova geração foram criadas de raiz para elas. Basicamente até à ultima da hora a versão para as consolas de anterior geração esteve em causa, pois o desenvolvimento não foi para elas. Falamos do Resident Evil Village, que John Linnemannn refere ter vantagem da Xbox.

Uma vantagem que, curiosamente, não é consensual, O conhecido analista NXGamer fez uma análise baseada não apenas nos primeiros níveis do jogo, como a Digital Foundry fez, mas sim em algum tempo mais elevado de jogo, que permitiu ir aos níveis mais avançados. E a média de FPS a que chegou mostra uma inversão face ao que a digital foundry encontrou ao analisar apenas os níveis iniciais, com a Xbox series a obter uma média de 59,21 fps, e a PS5 59.95 fps.

Ou seja, os primeiros níveis deste jogos são enganadores, e na realidade, esta análise mais completa revela que a PS5 possui melhores fps.



Será de referir que na realidade eu não considero aqui haver um verdadeiro vencedor, pois as diferenças são o que se pode considerar como ridículas, mas dado que o tema é escolher o que se porta melhor, tendo a DF escolhido tambem baseado em em ninharias, esta referência não pode deixar de existir.

Numa outra nota é estranho que Johnn Linneman não tenha incluído na sua lista a análise a Matrix Awakens, sendo que esta demo jogável, e uma montra tecnológica do Unreal Engine 5, que será dos motores mais populares da geração, foi analisada por vários elementos da DF, nos quais ele estava incluído, e na qual a PS5 leva vantagem. Mas ok, aqui poderemos considerar que como se trata de uma demo e não de um jogo, ela terá sido excluída.

Mas um outro jogo em falta é Elden Ring, igualmente analisado por diversos elementos da DF, e incluindo Johnn Linnemann, onde, mais uma vez, a PS5 levou vantagem.

Será que aqui foi porque ele não analisou sozinho? Se é esse o argumento parece-nos pouco relevante pois as performances não deveriam alterar se fosse analisado dessa forma. E dado que se escreve algo que dá a entender uma eventual supremacia para um dos lados, questiono eu se… não seria mais correto incluir tudo?

Gostava que fosse percebido que, para nós se torna irrelevante quem tem mais títulos com mais performance ou quem tem menos, sendo que na realidade não há essa estatística atual vinda das análises da DF. O que basicamente se percebe é que as consolas não são iguais, mas são claramente bastante equivalentes, sendo que, contando os títulos, dificilmente haverá igual número de vitórias para ambos os lados, mas claramente um equilíbrio nas performances. Daí que, mais do que quem tem mais ou menos vitórias, o que está em causa é o teor de uma notícia que, criada de forma intencional, ou por mera distração (que num site profissional se revela incompetência), se revela uma clara e descarada mentira,



 

 



33 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
6 de Julho de 2022 8:18

Eu achei muito estranho tudo aquilo, não só o artigo em si mas todo o propósito do John naquele tweet…
Pelos vistos não sou o único a achar que no geral está tudo muito equilibrado, o que é desmerecedor para a Series X porque é algo que nem devia acontecer.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
6 de Julho de 2022 8:57

Com um título destes está já garantido outro cheque chorudo.
Admiro a postura da Sony ou talvez não.
Nem sei se nestes casos o melhor é mesmo não dar a devida importância deixando o ridículo ser debatido pelas redes sociais.
E o tsweet até veio de alguém mais dado a imparcialidades dentro da DF
É assim que andamos e depois temos outros comentários a defender o god of war da concorrência para dar uma imagem diferente. É um mundo muito sujo. Á já sei a MS não tem diretamente ou indiretamente qualquer responsabilidade. Curiosa situação. Isto tudo depois do artigo a criticar a postura da MS com o novo vídeo dos carrinhos.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Nuno Sousa
6 de Julho de 2022 10:34

Rapaz, teve o massacre nos EUA novamente e adivinha de quem é a culpa??? MS
O Brasil elegeu uma anta? também é culpa da MS!
O vulcão entrou em erupção… Culpa da MS!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Julho de 2022 11:35

rsrsr Mário, a eurogamer pt quis o flame apenas! Conseguiram ser patéticos? sim, mas não foi a primeira vez que conseguiram!rs

José Galvão
José Galvão
Responder a  Edson Nill
6 de Julho de 2022 12:28

Massacres e vulcões não digo, mas a esmagadora maioria das polémicas que envolvem a Sony, são perpetradas pela comunidade Xbox com a conivência da própria Xbox, e tanto pode ser o típico troll da net como um jornalista ou mesmo uma DF que tem acessos exclusivos, e esta forma de estar tem como objetivo, massacrar a concorrência e ao provocar autênticas erupções vulcânicas na comunidade.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Nuno Sousa
6 de Julho de 2022 12:23

Cheque chorudo como assim?
Quem é que deu o cheque a quem?
Tenho as minhas próprias desconfianças mas agora fiquei curioso.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
6 de Julho de 2022 13:20

Bem a DF no preview do lançamento da Series recebeu uma excursão all inclused para os EUA… isso ao menos é público e notório. De resto é difícil afirmar, mas se aceitaram o convite, não é difícil imaginar que aceitem outras “permutas”! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
6 de Julho de 2022 16:39

Isso já vinha desde o xbox one X, foi exatamente a mesma coisa com o lançamento dele.

Juca
Juca
6 de Julho de 2022 11:03

Eurogamer.pt aderiu ao flame pra aumentar a movimentação de suas páginas. Constatou que há muito mais comentários e entra e sai de notícias se agir assim. A vantagem pra eles é que não podem ser mais acusados de serem a “EuroSony”.

Sobre a DF eles têm uma tendência ao Xbox (o que não seria problema se não trabalhassem com comparações de plataformas), e alguns deles deixam isso bem claro com escorregões, o Linneman, por exemplo, estava eufórico com as aquisições de MS e comemorou sobretudo da Activision. Quando da Aquisição da Bungie pela Sony veio a lamentar o rumo da indústria… Battaglia nem se fala, antes de ver o PS5 só falava asneira como se fosse a maior autoridade em RT mundial a bater o martelo na grande vantagem do Xbox…
Quer comparar os 2, é só olhar pro que tem saído e não pro que já saiu. E a Demo do matrix é o maior indício de que, se não insignificante é a diferença for pra fanboyada, ela parece estar mais é a favor de PS que de Xbox. Mas mesmo assim, irrizória.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
6 de Julho de 2022 12:36

O mais triste disso tudo é que a MS usa seu poderio financeiro apenas pra isso. Comprar e pagar esses caras para que falem bem do Xbox e desmereçam a Ps5. O problema disso? Muitas pessoas se sentem enganadas ao comprar um SX ou um SS e olhar pro outro lado da cerca e ver o que se joga no PS. Se a Microsoft tivesse preocupada tb com a qualidade dos jogos e em valorizar a plataforma Xbox, talvez o FUD contra o Ps5 teria resultados melhores, mas como o que se tem do lado do console da MS são só promessas vazias e uma caixa que é mais servidor que console, o Playstation vai continuar vencendo, em vendas, com jogos de altíssimo nível e que são considerados os melhores da indústria.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
6 de Julho de 2022 16:50

eu já escrevi aqui algumas vezes que o FUD a longo prazo queima a marca que sobrevive nas mentiras de internet.

ficaram arrotando “clock sustentável” “full RDNA2” e o Alex bukete ficou com a borga fumegando defecando sobre isso na internet.

e agora tá mudinho, de vez em quando ele defecava lá no beyound 3d que “as ferramentas chegariam” dai virou “precisa das ferramentas e jogos true true next gen”

Agora sumiu os bostejamentos dele…

como vc falou, quem acreditou nessas groselhas e enxerga a realidade se decepcionou com o xbox

pode ser até inconsciente, mas o xbox acaba se queimando com quem enxerga a realidade… cedo ou tarde ele percebe que a avalanche de bla bla bla do xbox não serve pra nada e daqui a pouco não acredita nem quando for verdade, se um dia for.

imagine que o xbox SX 2 venha realmente 40% mais poderoso

Sujeito vai lembrar do “poder dos 12tf, full RDNA2, clock sustentável” e pensar “pfff, a MS só sabe falar, mais mentiras”

daqui a pouco a MS fala a verdade e ninguém acredita (digo as pessoas normais que compram video games, pq os alex boketes da vida irão correr pela internet com a borga fumegando hypando mesmo que tenham errado antes)

Last edited 1 ano atrás by Deto
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Juca
6 de Julho de 2022 12:29

Aderiu e já não é de agora.

Juca
Juca
Responder a  Juca
6 de Julho de 2022 13:53

Correção: *irriSória

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
6 de Julho de 2022 11:16

Normalmente os artigos Digital Foundry publicados pela eurogamer.pt são traduções (más) do eurogamer.net.

Quando ontem vi o artigo na .pt, fui logo ver se existia na .net, porque achei o título demasiado flame war e tipicamente a .net é mais moderada neste domínio.

Foi sem grande surpresa que vi que a .net não tinha publicado nada disto e que a eurogamer.pt distorce por completo os factos do tweet do John Linneman (de acordo com a análise do Mário porque eu não li o artigo da eurogamer até ao fim).

O melhor é nem lhe dar importância e clicks, este artigo da .pt só visa click bait e flame war. Temos de filtrar cada vez mais o que lemos na comunicação social, há muito lixo.

PS: E obrigado Mário, pela tua análise. Quando vi isto ontem pensei logo, ora aí está um bom artigo para o Mário dissecar.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Cardoso
Sparrow81
Sparrow81
6 de Julho de 2022 11:40

Deve ter rolado uma cobrança lá por parte da MS, após Alex meter o pau na MS sobre as apresentações enganosas de Forza Motorsport. Porque o John claramente está querendo colocar o Xbox acima e ele mesmo foi tendencioso nessa.

No mais, o senhor John foi, no mínimo, desonesto intelectualmente. Aí já se vê que a DF não anda servindo pra muita coisa, além de passar um belo pano pro Xbox e sempre ter alguma vírgula para falar sobre o PS5. Só que tem horas que a vantagem do Ps5 é tão clara, que não tem como esconder e esses senhores ficam fazendo ginástica mental nas análises para tentar tirar algo de bom do lado Xbox. É incrível como são tendenciosos. Só não vê quem quer!

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
6 de Julho de 2022 13:10

O problema é que parece que foram tão bem tratados com as benesses da MS para lhe apresentarem o Series (excursão para os Estados Unidos e etc), e não receberam o mesmo pela Sony, que acreditaram que isso deveria ou poderia influenciar o próprio trabalho deles. Daí, depois que os jogos começaram a sair e a realidade não bateu com a ficção criada que ficou ruim pra eles e até hoje tentam justificar as opiniões anteriores.

Não vejo problema nas pessoas serem parciais, quase todos somos, mas além de não cair bem no tipo de trabalho que fazem, não gosto e não acho ético quando se pregam de imparciais, e pior, tentam justificar equívocos com sofismas.

Cheguei ao ponto de ver casos que quando a contagem de pixel não favorecia o console do Xbox, Battaglia disse termos chegado a uma nova era em que a contagem de pixels não revelava mais a qualidade do jogo, o que só posso achar lamentável, pois passaram uma geração a julgar qualidade por 10% ou menos de pixels numa geração inteira de consoles, quando na verdade, isso nunca foi muito relevante pra quem joga em uma plataforma. Mas as coisas são assim mesmo, é da humanidade.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
6 de Julho de 2022 12:19

Achei muito estranha essa postagem do John, porque ele é um dos que mais reclama de sofrer ataques de fanboys, e também costuma dizer que evita fazer artigos comparativos entre plataformas porque não gosta de flamewar (https://twitter.com/dark1x/status/1542552210978099201?s=20&t=25kud3nZkGya38XyXqixcQ), etc.. e no final das contas ele fez uma postagem dessa justamente para atrair tudo o que ele diz evitar.

E como ele atraiu fanboys, inevitavelmente as pessoas vão pegar qualquer mínima incoerência, como por exemplo ele mesmo já ter dito que Crash 4 roda melhor no PS5 ( https://twitter.com/RandoSandro/status/1543130824949768193?s=20&t=25kud3nZkGya38XyXqixcQ), ou que Need Hot Pursuit tinha drop de frames no SeriesX enquanto estava locked 60fps no PS5 (https://twitter.com/MMajik322/status/1543009973940133889?s=20&t=25kud3nZkGya38XyXqixcQ). Além disso, jogos como Biomutant nem sequer possuem versão de PS5, o estúdio simplesmente não fez. O PS5 roda em modo retro com o PS4.

Mas o pior de tudo isso é que no geral PS5 e XSX rodam os jogos de maneira muito similar, raramente se tem diferenças realmente notáveis. Uma “vitória” em uma plataforma está ocorrendo por causa de alguns pixels ou pouquíssimos fps de diferença. O mais curioso é que o próprio John já falou sobre isso, dizendo que quando está diante da TV, um jogo rodando em 1800p TAA vs 1600p TAA, ambos com output 4k, a diferença é quase imperceptível. Mas a diferença de qualidade visual tende a ficar mais nítida se diminuir a resolução, por exemplo, 1080p vs 900p ou 720p vs 640p.

Então pra mim se torna uma discussão vazia. Diferenças gráficas pra mim são Red Dead Redemption 2 do Xbox One X vs demais consolas ou Resident Evil 4 do Gamecube vs PS2, ou Skyrim do PC vs PS3/Xbox 360. Aí sim temos uma diferença bem notável e que influencia na tua própria experiência com o jogo. Agora ficar cantarolando vitórias por causa de diferenças praticamente imperceptíveis, a meu ver é só lenha para se jogar na fogueira do flamewar.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Julho de 2022 13:16

Pois é, é um sarcasmo bem idiota esse 4:3:8! Mas melhor nem dar muita atenção a esse povo.
Depois que vi a euforia dele com a aquisição de 70 bilhões da MS em um vídeo e vir meio que criticar a aquisição da Bungie pela Sony de 3.6 bi (e bem superfaturada até a minha ótica) não o relevo mais, pois claramente a balança dele está muito desbalanceada.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Julho de 2022 14:40

Eu escrevi no comentário acima dizendo que Biomutant ainda não possui versão no PS5, e coincidentemente acabaram de anunciar que a versão do PS5 chega em Setembro deste ano: https://twitter.com/Biomutant/status/1544668243436224512

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Andrio
Andrio
6 de Julho de 2022 13:36

[OFF ] Gow Ragnarok 9 de novembro 2022 <3

https://twitter.com/PlayStationEU/status/1544667993908682753?s=20&t=bPMKijNSVP9GwQitSvY-pA

[OFF 2] Novo patch do horizon FW com melhorias para ps5

VRR, HFR e modo 40fps

https://twitter.com/Guerrilla/status/1544637182912126978?s=20&t=bPMKijNSVP9GwQitSvY-pA

Last edited 1 ano atrás by Andrio
Juca
Juca
Responder a  Andrio
6 de Julho de 2022 14:07

GoW 2 agora é só comprar com uma pré-venda com desconto legal! ?

Modo 40 de HFW é interessante! Apesar de que estão dizendo que os 60 está tão bom que quase não tem mais diferença pros 30 em termos de qualidade na resolução.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
6 de Julho de 2022 19:07

Vou dar uma testada mais tade pra ver como ficou. Aproveitar e fazer uma 2 run no game xD

Daniel
Daniel
Responder a  Andrio
6 de Julho de 2022 15:08

Que ano mágico para a Sony, mas também meio que fecha o ciclo de AAA first party para o Ps4 (já era hora), desconsiderando claro alguns gaas da vida que obviamente devem aproveitar um pouco mais o console de geração passada.

Andrio
Andrio
Responder a  Daniel
6 de Julho de 2022 19:08

Muito bom esse ano de 2022. Unico que não comprei foi o GT7 pq não sou fã desses estilo de jogo. Tiver alguma promo eu arrisco em comprar xD

Juca
Juca
Responder a  Andrio
6 de Julho de 2022 22:10

Fiquei um pouco triste com adiamento do Forspoken que era o outro game que eu mirava para o último trimestre, mas também não dá pra reclamar com Horizon, GT7 e GoW por parte da Sony.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
6 de Julho de 2022 22:44

Eu fiquei com a impressão de que adiaram para evitar a colisão com TLOU Remake e GOW Ragnarok. Adiamento de apenas 3 meses (Outubro para Janeiro), é um prazo apenas para um polimento final e retirada de alguns bugs.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
7 de Julho de 2022 0:22

Pode até ser, Carlos, só que pra mim que sou cliente das antigas esse TLoU não vende. Está muito bonito, e eu até pagaria um preço módico por um upgrade pro PS5, nunca um preço cheio.
Mas eles devem ter suas razões comerciais, só que pro ano que vem já vai ter o FFXVI da Square, o qual espero que não seja adiado!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
7 de Julho de 2022 14:55

A minha hipótese é porque se tivessem adiado sem data específica, por ex: “Spring 2023”, eu ficaria mais preocupado. Mas colocar justamente em Janeiro de 2023 pareceu algo estratégico, porque a princípio não tem um grande jogo para essa época. Por hora só me lembro de RE4 remake para março.

José Galvão
José Galvão
7 de Julho de 2022 14:02

É devido a casos destes e a muitos outros, que já não existe praticamente ninguém em que eu confie nesta industria, já estou numa fase em que não me interessa a opinião/análise de alguém que tenha assinado um NDA.

error: Conteúdo protegido