Microsoft faz-se de ignorante face à FTC

Em resposta à FTC, a Microsoft diz desconhecer quando é que o Call of Duty foi lançado, qual a dimensão do jogo no mercado, e quais os recursos que a Activision atribui ao mesmo.

Apesar de pretender comprar a Activision por um valor de 69 biliões de euros, que subirão para 75 biliões após os pagamentos de todos os impostos, a Microsoft vem agora mostrar um aparente desconhecimento do que é o Call of Duty, o peso que ele tem no mercado, e os recursos alocados pela Activison ao mesmo.

Nas suas alegações, a FTC refere que o Call of Duty é um Franchising popular e de enorme sucesso. Mas na sua resposta, de uma maneira algo patética, a Microsoft refere desconhecer isso tudo!

Vamos ver as alegações da FTC:

6. A Activision e os participantes do setor reconhecem Call of Duty como a “franquia de produto principal” da Activision. Call of Duty foi originalmente lançado em 2003, e a Activision lança novos títulos para a franquia anualmente. A Activision aloca recursos substanciais para a franquia. Até XXX estúdios de desenvolvimento primário são dedicados a ele a qualquer momento e seu orçamento é significativamente maior do que outros títulos AAA.

7. De qualquer forma, Call of Duty é uma franquia AAA líder. É uma das franquias de jogos de consola de maior sucesso de todos os tempos. Desde o seu lançamento em 2003 até 2020, gerou US$ 27 bilhões em receitas. Call of Duty também tem muitos seguidores, com milhões mensais de YYY usuários ativos (“MAU”) em 2020, de acordo com um documento de estratégia da Activision. Sua base de fãs leais e apelo duradouro tornaram-no particularmente valioso, influenciando o envolvimento do jogador e adoção de produtos de jogos. A franquia alcançou um domínio sustentado na última década, com títulos Call of Duty compreendendo 10 dos 15 jogos de consola mais vendidos entre 2010-2019. Nenhuma outra franquia teve mais de um título no top 15. Call of Duty continuou no topo das vendas em 2020 e 2021, e sua última edição, Modern Warfare II, arrecadou mais de US$ 1 bilhão em vendas em apenas dez dias após o seu lançamento, e está a caminho de superar todos os outros jogos este ano, apesar de ter sido lançado apenas no final de outubro de 2022. O recorde anterior da franquia era detido por Call of Duty: Black Ops II, que levou 15 dias para atingir a marca de US$ 1 bilhão.

E agora a resposta patética da Microsoft:



6. Na medida em que as alegações citam documentos, a Microsoft respeitosamente remete o Tribunal aos documentos para uma declaração precisa e completa do seu conteúdo. A Microsoft afirma que não possui conhecimento ou informações suficientes para formar uma crença quanto à verdade das alegações sobre as percepções da indústria de Call of Duty e da data de lançamento do Call of Duty original; ou quanto à verdade das alegações sobre o lançamento de Call of Duty e o típico cronograma de lançamentos e recursos e orçamentos que a Activision aloca para Call of Duty, incluindo o número de estúdios que trabalham em Call of Duty. A Microsoft nega as alegações restantes contida no parágrafo 6.

7. A Microsoft afirma que não possui conhecimento ou informações suficientes para formar uma crença quanto à verdade das alegações sobre as receitas, vendas e atividades mensais de Call of Duty usuários. Na medida em que a alegação faz referência a documentos, a Microsoft remete respeitosamente o Tribunal aos documentos para uma declaração precisa e completa de seu conteúdo. Microsoft nega as demais alegações contidas no parágrafo 7.

Basicamente a Microsoft está a dizer, por escrito, que desconhece a dimensão do Call of Duty, que desconhece a data de lançamento do jogo original, que desconhece a periocidade de lançamentos, que desconhece as receitas do jogo, e que desconhece a data de lançamento do jogo original. Nada de anormal quando uma empresa se propõem gastar 75 biliões para comprar outra!

Curiosamente, e eu nem sou quem vai gastar 75 biliões para comprar a Activision, sei que o Call of Duty original foi lançado a 29 de Outubro de 2023, sei que a Sledgehammer games, a Treyarch, a Activision, e a Infinity Ward trabalham de forma rotativa neste jogo, sei que o jogo teve a segunda versão em 2005, e que desde essa data tem saído um novo jogo todos os anos. Sei ainda que o jogo obtém regularmente recordes de vendas, e de receitas.

Basicamente, sei mais do que a Microsoft… E sei eu, e sabe qualquer um que gaste 30 segundos a pesquisar por “Call of Duty” no Google. Um desconhecimento deveras muito estranho para alguém que vai gastar 75 BILIÕES numa empresa, e se isto não é fazerem-se de ignorantes, de forma a tentar desfazer a argumentação da FTC, não sei o que é.

Infelizmente aqui a Microsoft não está a falar para os seus fans, mas para um órgão oficial do governos e às portas de um potencial julgamento..

Mas há mais… é que legalmente a Activision é obrigada a divulgar todos esses dados como parte das diligências da transação, pelo que estes dados teriam de ser do conhecimento da Microsoft, mesmo antes de ser anunciada a compra. Mas mesmo que isso não tivesse acontecido, alguém acredita, de boa fé, que a Microsoft está a comprar algo sem saber o que está a comprar? Porque se sim, então está aqui provado que a Microsoft não é competente na sua gestão, e nesse caso, todas as argumentações de que a Sony isto ou a Sony aquilo, caem por terra.

O curioso é que no processo Epic vs Apple, foi revelado um documento de 67 páginas, vindo da “Gaming Business Planning & Strategy Team”  da Microsoft, que mostrava ao pormenor estimativas de todas as receitas de vários concorrentes da Microsoft, incluindo dados da Sony, da Epic, da Apple, da Activision, da Tencent e da Google.

Ou seja, num processo em que a Microsoft não era a interessada direta, ela tinha todos os dados da competição, mas agora, que é a interessada, desconhece os números da Activision. Números que, como foi referido, lhes terão sido divulgados ao pormenor no processo de acordo da compra.



Mas o mais chocante aqui nem é a Microsoft querem fazer-se passar por ignorante… É mesmo o acreditar que todos os restantes… são ignorantes, e vão comer o que eles dizem.

Talvez algo que surja na sequencia de mais de 10 anos a apregoar situações que não acontecem, vendo os seus fans a acreditar nelas.



75 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
5 de Janeiro de 2023 11:18

Engraçado como a Microsoft, cujo seu responsável pela Xbox, está na divisão à cerca de 20 anos e diz-se gamer, desconhece a história e o impacto do COD…
E mais caricato ainda é o facto de a Microsoft ter tido um acordo de exclusividade no cod na era da 360 e revelar tamanho “desconhecimento”…

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 14:00

Não acredito que isso aconteça até porque o CMA parece estar em linha com a FTC, penso inclusive que este caso venha a servir de exemplo para as outras grandes techs, além de que seria um perigoso precedente.

Eu vejo meio mundo a dizer que apesar de tudo, a compra passa mesmo com algumas restrições, mas à meses que eu sou da opinião de que esta compra está mais próxima de ser cancelada do que outra coisa.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
5 de Janeiro de 2023 14:36

as mesmas pessoas que dizem que vai passar agora, com restrições, diziam que iria passar “tranquilamente” antes.

sabe o que não mudou até hoje e está assim desde o início? o valor de ação da Activision, definido por wall street.

Para eles a compra continua na mesma, não vai ser aprovada.

a verdade que continua a mesma, a tendência é que o negocio não de certo.

minha aposta é a mesma da quantidade de negocios que passam para a segunda fase no CMA, 80% de chance de não dar certo e somente 20% da compra passar.

Last edited 1 ano atrás by Deto
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 21:17

Por mim era bloqueada e pronto.
O ser regulada podia dar azo a muitas interpretações e violações, mas mais do que isso, não vejo com bons olhos alguém usar o livro de cheques para ofuscar o trabalho de anos como o da Sony e até Nintendo que demoraram anos a construir a sua rede de estúdios, a mim causa-me uma certa revolta esta atitude de não construir nada mas antes comprar o que está feito, é a lei do esforço minimo além de que lhe retira todo e qualquer mérito, é como já dizia o Steve Jobs, a Microsoft não tem gosto e na realidade é mediocre, só que esconde esse facto com a sua conta bancária.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 21:25

sobre a concorrência… se a MS não consegue fazer skyrim, fallout, doom, quake, halo, forza, gears, fable(?), etc competir com a Sony eles não conseguem competir… Activision seria ai apenas para prejudicar a concorrência e não fazer melhor que a concorrência;

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Janeiro de 2023 11:42

Confesso que agora fiquei confuso com o teu comentário porque não é essa a ideia que passas nos teus artigos e comentários.

Então se a Xbox afundar ainda mais, tem que se permitir mais em nome da concorrência?

Se não existe concorrência, neste momento é porque a própria Microsoft se enfiou nesse buraco, sinceramente caso seja aprovado vou encarar como um passar a mão no pêlo da Microsoft.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 14:18

Sua conversa fez eu lembrar do “Robocop”, as distopias e ficções estão cada vez mais reais.
Precisamos só tomar cuidado pra que no nosso receio de nos afastar de determinado mal, não caiamos em outro igual ou assemelhado por permitirmos qualquer medida pra fugirmos do primeiro. A ponderação em busca do equilíbrio das coisas sempre costuma ser o melhor caminho, ao menos é o que tenho percebido.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 14:27

Com uma afirmação dessa era para a compra ser bloqueada na hora, um dos motivos é o que você refere, mas tem outro mesmo que a compra agora passe com restrições todas as big techs vão saber que se elas forçarem a barra como a Microsoft fez, elas vão conseguir o que querem e podem acabar com o mercado de uma forma ou de outra.

Afirmar uma coisa destas é de extremo perigo, não só para a indústria de jogos como a indústria no geral.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 15:07

isso de esperar a UE e CMA aprovarem é papo de fórum… antes era o CMA “sonysta”, agora é o “CMA salvador”

é mais fácil ser o contrário… CMA e UE se inclinarem mais ainda por não aprovar a compra por causa do FTC.

Uma previsão aqui, caso a compra não seja aprovada, se depois disso a MS começar a “fechar” o xbox; eu vou ter certeza que o objetivo deles era comprar todo mundo e monopolizar o mercado e irão desistir pq perceberam que não vão conseguir fazer isso.

é só uma previsão SE acontecer isso, da compra ser barrada e depois a MS começando a “tirar o cheque em branco” novamente do xbox e a gente começar a perceber desinvestimentos no xbox, igual lá quando fecharam a Lionhead.

Juca
Juca
5 de Janeiro de 2023 12:05

Mário, o problema é que a MS usa o Bing, por isso são mal informados ou desinformados mesmo! ???
Brincadeiras a parte, entendo o propósito da MS mas a ideia de se fazer de à toa ou ignorante no mercado não vai dar em coisa boa, era melhor que alegassem que buscam essa aquisição pra tentar ter “um pé de igualdade” com o PS e que querem entrar com pé direito no mercado de móbile. E que por último estariam lançando jogos no PS quando fossem estrategicamente convenientes, e que devido a isso pediam a aprovação as comissões de regulação econômica. Mas o ser humano é livre pra ser estúpido, desde que dentro da lei.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
5 de Janeiro de 2023 12:32

[OFF]

Prévia do filme GT:

https://www.youtube.com/watch?v=_jUYYF0VxwM

Se morasse em Portugal, convidaria o colega Rui para a estreia pra que ele possa “jogar” um GT sem precisar ter um PS! Brincadeira, Rui, não se chateies, pois FM 8 será melhor, ou não! 🙂
—–

Eurogamer diz que GT7 terá suporte ao VR2 já no lançamento.

https://www.eurogamer.net/gran-turismo-7-is-now-a-psvr2-launch-title

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 13:44

Prometeram muito em FM8. Espero que sejam capazes de entregar. Seria um salto gigante pra o gênero.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Janeiro de 2023 14:11

É esperar pra ver! Nos consoles não imagino grandes salto pelo limite de hardware mesmo. A menos que queiram entregar um belo jogo de corridas a 30fps. No PC sim, o céu é o limite, pois pode tudo por RT, os consoles já são muito limitados pra isso. É esperar pra ver, como fã de games de carro, espero que façam um excelente trabalho apesar de estar a tentar brincar para atiçar um pouco o Rui, que não pode ver ninguém elogiar GT7! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 14:17

Nem começaram explorar os consoles ainda, Juca. Vamos ver o que vai ser Spider 2, que como o Carlos Eduardo disse a mim, fazendo uma comparação da geração passada pra essa, acredito que será como The Witcher 3 e Uncharted 4foram pra geração passada: Foi ali que se viu algo que realmente se justificava a nova geração e impossível na antiga. São os melhores tecnicamente da gen? Não! Mas ali foi o parâmetro e a gen desenvolveu dali pra cima a partir desses jogos. Então ninguém sabe do potencial verdadeiro dessa nova gen em RT e tudo mais.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 17:42

Não estou a por todas as fichas no Spider 2, só disse que, ao meu ver, DEVE ser a segunda fornada de Next gen, que começou com um show de Ratchet and Clank. Deve evoluir muito em cima do último jogo da Insomniac e ser o piso de partida da geração, como foi com Ubcharted 4 e The Witcher 3 na geração passada. Vimos aquilo e sabíamos que era realmente impossível aquele grafismo na geração anterior. A geração se desenvolveu depois disso e chegaram jogos ainda superiores, tanto de mundo aberto como lineares. São exemplos de mundo aberto superiores ao The Witcher 3 tecnicamente: Red Dead 2, Horizon: Zero Dawn, Ghost of Tsushima;

São exemplos de lineares superiores ao Uncharted 4 tecnicamente: Tlou2, God of War e alguns outros.

Em tempo: Alguém, em sã consciência, achava que TLOU2 chegaria naquele nível na geração passada? Eu não acreditava no que estava vendo num console de 2013, lançado com uma CPU “bosta”! ?

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
5 de Janeiro de 2023 17:41

Cara, eu já tô satisfeitíssimo com o que é hoje o Spider e o Ratchet, agora, óbvio que uma demo do Matrix daquelas é soberba e tem tudo que quem é fã de consoles sempre quis em termos visuais, mas penso que não dá pra esperar 60 fps daquela qualidade toda nos próximos dois anos, penso eu, pois já até optaram por reconstrução ali mesmo pra rodar a 30.
Bem, Forza Motorsport 8 já sai agora, e se derem esse “salto” agora, a mim, vai surpreender. Não espero mais do que a exploração de uma única feature de RT de maneira a tentar deslumbrar, isso se o jogo for correr for correr a 60 com tal “real” qualidade 4k.
Não acredito em todas as features em RT com qualidade nos console (RTGI, Reflexos RT, sombras RT e etc.) a 60fps num jogo com gráficos de primeira e nos 4k, mas vai que… Se conseguirem, estarão de parabéns!

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 18:16

O RT para mim é o de menos. O que mais espero são as evoluções da física que foram prometidas.
Na minha opinião, os triple A deveriam utilizar RT o mínimo possível e utilizar o hardware para outras coisas que causam muito mais impacto. Jogos como GOW e Horizon mostram que as técnicas de rasterização podem entrega excelente imagem sem destruir o desempenho.
RT deveria se limitar a estúdios menores que não tem recurso humano para dedicar tempo aos detalhes de iluminação, reflexo e sombras.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
5 de Janeiro de 2023 18:54

Eu concordo e discordo de você, Hennan. Concordo porque realmente há maneirais mais inteligentes e econômicas de se entregar bons resultados ou resultados até bastante similares visualmente, e também concordo de que possam existar coisas melhores a se fazer com o poder computacional das máquinas, mas não podemos negar que, se não fossem limitações computacionais de hardware, as soluções de “screen space” (pra generalizar) já teriam sido, muito provavelmente, aposentadas.

Agora, também não concordo, porque anseio por mundos mais realistas e porque vejo como tedência natural o maior uso do RT pra obter isso. Também não concordo de que por serem estúdios grandes ou com dinheiro tenham de trabalhar mais pra obter os resultados almejados devido a limitação do hardware. Então, não fosse a falta de poder pra fazer RT das máquinas de modo mais robusto e ainda dar conta de físicas e IAs, talvez nem estivéssemos aqui a discutir sobre o uso ou não de RT em detrimento de outras coisas.
Entendo a sua ótica, entendo a questão do uso inteligente de recursos, mas ainda assim anseio pelos jogos com visuais realistas que imitem mais adequadamente nossos mundo e que sejam capazes de serem rodados fluidamente e com qualidade excelente, independente de serem indies ou AAAs.

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 19:47

No mundo ideal você tem razão. Mas a verdade é que o desenvolvimento sempre será limitado pelo hardware. Logo como consumidor prefiro que foquem naquilo que gera mais impacto.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 19:31

Difícil conseguirem full RT nessa geração… E quanto ao 4k, creio que os Studios vao reconstruir cada vez mais, pois 4k nativos é desperdiçar recursos que deveriam ser usados em coisas mais importantes… 1440p com injeção temporal ou outras técnicas pra alcançar o 4k você vai ver diferença de lupa apenas. Vai que conseguem reconstruir de 1080p pra 4k com uma qualidade de imagem muito próxima do 4k nativo, aí pouparia muitos recursos pra serem usados em outras coisas no jogo.

Pedro Martins
Pedro Martins
5 de Janeiro de 2023 15:02

Mário, você colocou 29 de Outubro de 2023, acredito que seja 2003

Edson Nill
Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 17:14
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 17:34

Isso ficou meio óbvio pra mim na apresentação que desmontaram o console. A caixa estanque não é preenchida totalmente com metal líquido e na vertical ficaria sempre uma área sem contato com ele. Também optei pela horizontal porque tenho toque e na vertical fica aquela coisa horrorosa do compartimento de disco destoando totalmente o design. Já na horizontal esconde e fica mais harmônico. Fora que parece que está flutuando, uma nave. Muito mais bonito. ?

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 17:38

mais um FUD…. e esse ainda é requentado, no meio do ano fizeram um igual…

alias, não esquece que um dia antes e um dia depois dos eventos da Sony sempre tem um fake news.

antes da CES era a Square “falando que faliu pq a Sony obrigou ela a produzir exclusivos”

depois da CES é “PS5 queimando na vertical”

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
5 de Janeiro de 2023 19:38

Deto, temos que parar com isto de FUD, FUD, FUD. Tenho um irmão que é engenheiro metalúrgico e quando mostrei pra ele o sistema de resfriamento do ps5, ele na época, ficou impressionado e preocupado ao mesmo tempo. As fotos estão aí e há vídeos tbm, onde pode ser algo mais grava com o tempo ou não, mas se tudo que mostrarmos do ps5 ser FUD, não podemos mostrar nada!

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 20:15

?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 20:16

Rsrsrsrsrsrs

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 21:23

Por enquanto estou de acordo com o Deto, estamos no terceiro ano da geração e até o meu conhecimento não há relatos que sugiram um pânico a exemplo dos 3RL e Ylod.

E se caso isso aconteça e seja realmente um erro de projeto a Sony tem obrigação de realizar a manutenção ou a troca do aparelho, mesmo naqueles que não estão mais no período da garantia.

Em conversa com o Andrio abordamos o fato de serem unidades com problema na fabricação pois nem tudo é 100%, semana passada vi um vídeo da linha de montagem das TVs Aiwa no Br, elas ocorrem na antiga fábrica da Sony, que foi adquirida pela Mondial e lá os equipamentos da linha de montagem tem uma percentagem de perfeição maior que o da fábrica da Sony no Japão e mesmo assim depois de algumas milhares de unidades produzidas surgem algumas que não corresponde ao especificado.

Estou com um pouco mais de 10 meses com o meu, por enquanto tudo tranquilo, a única exceção foi eu ter removido as faceplates e a ventoinha para limpeza pois já estava acumulando um pouco de pó, mas mesmo assim o PS5 continuava silencioso.

E o Deto deu uma dica, perto de alguma conferência em que o PS esteja presente há sempre notícias de teor negativo.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Andrio
Andrio
Responder a  Livio
5 de Janeiro de 2023 23:37

Vou para o 3 ano com PS5 e até agora sem problemas. Me recuso a deixar esse vídeo game deitado pq fica horrível ?
Seja o que Deus quiser ???

Livio
Livio
Responder a  Andrio
5 de Janeiro de 2023 23:46

PS5 é o primeiro video game que deixo na vertical porque na horizontal além de estranho, é grande e a saída da ventilação não tem muito por onde sair devido o pouco espaço onde ele está. Na vertical eu o utilizo diferente da maioria em que ele fica de frente, eu o deixo de lado, com a faceplate que tem o PS virada para mim, para justamente facilitar a saída do fluxo de ar dele.

Maioria dos vídeo e fotos eu vejo o PS5 na vertical, por isso que se for um erro de projeto a Sony vai levar um baita prejuízo, caso isso que alegam realmente aconteça.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 21:28

só me convenceu pq segue o padrão de ser um dia depois de evento da Sony.

se fosse em data aleatoria só iria falar “la vem o tecnico falando groselha” e não de ser FUD.

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 17:46

Putz… Vou deitar o meu agora, o uso há mais de ano na vertical! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 18:20

Sinceramente. Não acredito nisso. Diria que essas unidades sofreram de algum tipo de impacto durante sua vida. Seria um erro de design bem absurdo para uma empresa com tanta história de mercado.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
5 de Janeiro de 2023 19:02

Pode ser um certo terrorismo (FUD), porém, imagina-se que pelo posicionamento do console, eventuais falhas no isolamento do metal líquido, e devido a gravidade, realmente possa acontecer mais facilmente e se espalhar pela MB. Mas é preciso uma certa estatística pra dizer.

Sobre histórico, a Sony já teve alguns problemas com o PS3 onde por muito tempo se suspeitou de derretimento de soldas gerando mau contato da GPU, apesar de depois terem sido refutadas essas situações e atribuídas a capacitores na MB. Então, nenhum projeto é infalível, mas pode ser FUD.

Livio
Livio
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 21:44

E infelizmente são as soldas, mas as que ficam no substrato e acoplam o die, estava acompanhando uma thread e mesmo com a ajuda do log de erro do syscon tiveram alguns PS3 que voltaram a dar defeito mesmo após a troca dos capacitores, a nova solução para os fats é fazer o PS3 Frankstein, que consiste em trocar o RSX do fat pelo RSX de um PS3 slim.

A geração PS3/360 foi de um belo aprendizado para a Sony e MS, depois dela ambas se preocuparam mais nesse quesito de estresse térmico, portanto creio que tais problemas que ocorreram (ainda não li o artigo do link) possam ser de modelos que saíram com defeito da fábrica e não foram detectados pelo controle de qualidade, agora se for um problema que afeta uma boa quantidade de unidades então a Sony deve se responsabilizar, principalmente nos aparelhos que ainda estão selados de fábrica.

Andrio
Andrio
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
5 de Janeiro de 2023 21:01

Eu penso da mesma forma e sem % pra saber quantos deram problema nao tem como afirmar nada.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Edson Nill
5 de Janeiro de 2023 20:15

Se o console foi vendido podendo ser usado na vertical também, vou continuar usando assim, se caso isso for verdade e der problema, é processo na dona Sony

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 21:31

aqui no BR é mais tranquilo isso…

o CDC inverte o onus da prova, no BR é a Sony que tem que provar que o PS5 não tem problemas se a gente abrir um processo.

e ainda dá para fazer a Sony BR pagar a conta do teu advogado…

fora o “vicio oculto” que é simplesmente um defeito de fabricação que tem “garantia infinita”

se for o metal liquido que escorre e estraga o PS5, pode ser daqui 5 anos que ainda dá para abrir processo e ganhar obrigando ainda a Sony e pagar a conta do processo e do teu advogado e ainda levando uma indenização por danos morais.

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
5 de Janeiro de 2023 21:43

Vício oculto geralmente resolvem rápido no Brasil. Já tive dois casos com a Samsung. Uma TV que deixou de ligar. Pagaram o valor de um modelo compatível, porque não existia conserto. E um galaxy s20 que apresentou uma lista verde na tela. Trocaram a tela e bateria. Ambos fora da garantia. Bastou acionar a assistência técnica.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 21:47

Digamos que isso tudo seja verdade, que a Sony cometeu uma bela cagada no aparelho, mesmo assim ela o vendeu dizendo que eu posso usar tanto na vertical como na horizontal, mas o meu aparelho morreu por eu ter usado na vertical(mesmo a fabricante dizendo que não tem problema, inclusive na caixa do aparelho a foto do produto é na vertical), o que seria o correto fazer?

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 22:16

Mas você acredita que isso tem alguma chance de acontecer e a Sony ter cometido esse erro mesmo Mario?

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
5 de Janeiro de 2023 22:21

Algo me veio a cabeça, e os PCs que usam metal líquido? Não sofreriam do mesmo? Ou o projeto da Sony é tão inovador que se difere da mesma refrigeração de metal líquido no PC?

Lembrando que a maioria dos desktops ficam também na vertical

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Livio
5 de Janeiro de 2023 22:44

Por isso que disse que não acredito em uma cagada dessas da Sony

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
5 de Janeiro de 2023 23:06

O problema não é na CPU e sim do metal líquido na GPU na vertical.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Janeiro de 2023 12:02

Se não passar, creio que será 90% por causa dessas mentiras absurdas da MS. Como confiar na palavra dessa empresa?

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
5 de Janeiro de 2023 23:28

sim mas os PCs que usam metal líquido, independente em CPU ou GPU, não está na vertical?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
6 de Janeiro de 2023 11:01

A placa mãe fica na vertical, mas o soquete da placa de vídeo deixa ela na horizontal.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Janeiro de 2023 14:30

Encerrando esse OFF deixo esses 2 trechos de um site relacionado a notícias do PS:

Sony já havia comentado sobre desempenho do PS5 na vertical

Vale lembrar que, no final de 2020, o engenheiro mecânico da Sony, Yasuhiro Ootori, comentou que o cooler não seria impactado caso o PS5 ficasse na vertical ou na horizontal. Curiosamente, ele sugeriu melhorias na dissipação do calor se o console estiver posicionado em pé.

Em dois anos desde seu lançamento, o PlayStation 5 não apresentou problemas nesse sentido. Inclusive, com 30 milhões de unidades vendidas (estatística oficial), erros assim seriam provavelmente relatados constantemente na internet — afinal, foi o que ocorreu com o “drift” do DualSense.

Fonte: https://meups.com.br/noticias/deixar-ps5-na-vertical-nao-ser-boa-ideia/

Last edited 1 ano atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Livio
6 de Janeiro de 2023 20:32

Eu disse que ia parar neste off, mas vi esse vídeo de uma pessoa que faz manutenção e sendo a maioria PS5 e ele aborda o assunto sendo que ele diz que já presumiu que isso pudesse ocorrer pois é a lógica da gravidade.

https://youtu.be/dslLcebNd5o

Pelo que entendi ele já viu de 15 a 20 casos nesses 2 anos, mas casos variados em que dá para ver que o metal líquido começa a escorrer.

Ele também fala que não é motivo para pânico, que ele acha que a solução que a Sony fez em que inclui uma espuma e um adesivo forma bem intencionados, mas para a opinião dele é inadequado.

No final ele reforça que não precisa pânico, pode ser que você tenha a infelicidade de presenciar tal problema (lembra quando sempre falo que um equipamento é 50% como você cuida e 50% sorte?).

E como ele falou, se está em garantia não se desespere e abra o PS5.

Como não tenho a fluência no ouvido para o inglês e o tradutor automático pode estar errando eu não sei ao certoo o que ele fala a partir dos 8:00. Para mim o que ele deve tá falando(e que entendo ele falar) é que se não for um sintoma de fonte de alimentação defeituosa ou de luz azul (acende e depois apaga) ou verifique logo o metal líquido, mas no tradutor automático fala que se for sintoma de fonte de alimentação ou de luz azul olhe logo o metal líquido.

Deto
Deto
Responder a  Livio
6 de Janeiro de 2023 23:06

Garanto que daqui uma semanas ele vai vender “troca de pasta termica” com “garantia”

“Nao deixe seu PS5 morrer”

No PS4 e 3 no BR tinha o “kit de refrigeração” que acelerava o ventildor do PS3 e depois PS4 da tal “neotecnologia”

Toda a semana o cara mandava um video la no youtube do “consoles e jogos Brasil” fazendo terrorismo como o ps3 e ps4 iriam “queimar” se vc nao comprasse o “kit” dele.

Livio
Livio
Responder a  Deto
7 de Janeiro de 2023 12:05

No Brasil te garanto que isso vá ocorrer, para a pessoa do vídeo ela mesma diz para não se preocuparem, aliás somente limpeza e troca do metal líquido não parece ser um dos serviços dele.

Esse da Neo até “se mudou” para o interior e o canal morreu, mas tem um que tá conhecido, que faz parceria com uma loja, que de vez em quando faz um merchan para o acelerador do PS4, o do PS5, segundo alguns vídeos antigos, ainda não estava pronto.

Sempre fui contra a tais aceleradores pois na minha opinião diminuem a vida útil da ventoinha além de propor mais ruído ao aparelho e de puxar mais poeira para dentro do mesmo. Já teve PS4 que adquiri com defeito que veio com uma marmota dessas e a primeira ação que fiz foi remover e jogar no lixo, pena que a carcaça foi danificada com um furo para ajustes do acelerador.

Livio
Livio
Responder a  Livio
10 de Janeiro de 2023 4:11

Por incrível que pareça o canal que falei sobre os aceleradores (não é a Neo) fez um vídeo abrindo um PS5 de 2 anos de uso e foi constatado que não há vazamento de metal liíquido.

Ele citou um caso de vazamento, mas foi de um PS5 que foi mexido anteriormente, principalmente na área da APU. Fora esse caso ele nunca viu vazamento, ele crê que possa ser problema de algum lote.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Janeiro de 2023 3:15

Aqui é possível acionar a justiça gratuíta até determinado valor (eram 10 salários mínimos – o que equivaleria a um pouco mais que 2 PS5 por aqui), inclusive sem advogado. Não sei como está hoje.

Livio
Livio
Responder a  Juca
6 de Janeiro de 2023 5:08

Limite de 20 salários mínimos, o resto está igual

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
5 de Janeiro de 2023 22:03

Eu creio que , caso o aparelho ainda esteja selado de fábrica, mandar para análise de alguma assistência oficial e solicitar o relatório, caso o problema tenha sido por vazamento do metal líquido aí sugeria entrar com processo judicial.

A queima do processador devido a gravidade que coloca o metal líquido para baixo e não cobre toda a APU eu não acho que ocorra porque esses aparelhos possuem sensores térmicos tanto na placa quanto na APU( pelo menos no PS3 era assim)

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Janeiro de 2023 22:09

No Brasil há a justiça cível, mais conhecida como pequenas causas, lá não há custos, pode entrar com processo até mesmo sem advogado( com isso creio que algum advogado do ministério público faz a defesa da pessoa), a restrição é que o valor do que está em causa não ultrapasse 20 salários mínimos, o PS5 custa um pouco mais de 4 salários mínimos.

E por incrível que pareça é um modo em que os processos até são resolvidos em pouco tempo. Tive um processo lá que em plena pandemia e trabalhos remotos foi resolvido em menos de 1 ano, no caso entrei com advogado próprio. O que me deixaram em dívida tinha o valor de R$ 382,50 , ganhei a causa e a indenização foi mais de R$ 6 mil, paguei 30% do valor para o advogado. E o motivo para tudo isso foi porque dificultaram uma edição de dados/boleto algo que poderia ser feito em menos de 10 minutos e dificultavam ao máximo toda vez que eu entrava em contato.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Deto
Deto
Responder a  Fernando Molina
5 de Janeiro de 2023 21:28

aqui no BR dá vicio oculto fácil fácil isso ai se der problema

ou seja, no BR a garantia para isso ai é “infinita”

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Deto
5 de Janeiro de 2023 21:49

Eu sei dessa Deto, apesar que eu sinceramente não acredito que a Sony cometeria uma cagada dessas, seria o equivalente as 3rls do xbox

Deto
Deto
Responder a  Fernando Molina
6 de Janeiro de 2023 0:51

obvio que não, mas sabe como é… agora esse tecnico vai poder vender “troca de pasta termica”

agora até na gringa tem isso… já não bastava no BR os caras inventando groselha do console para vende “kit de refrigeração” ou “troca a pasta termica urgente” agora tem fora do BR.

error: Conteúdo protegido