Lina Khan explica os motivos pelos quais as promessas da Microsoft não valem de nada.

Resumidamente, como Lina Khan refere no subtítulo do seu artigo: ” O nosso trabalho é evitar fusões ilegais, não tornar o mundo um lugar melhor.”.

Num artigo escrito por Lina Khan esta explica porque motivo as promessas de um Investimento Socialmente Responsável (ISR que corresponde à sigla ESG em Inglês), onde as empresas oferecem supostos remedeios e garantias para a aprovação da compra, não valem de nada quando a FTC lhes move um processo.

Eis uma tradução do artigo de Lina Khan, onde coloquei a negrito aquilo que a FTC tem de provar para barrar uma compra, que é apenas um potencial ou uma possibilidade, e não uma certeza:


ISRs não vão parar a FTC

O nosso trabalho é evitar fusões ilegais, não tornar o mundo um lugar melhor.

Eles estão enganados. As leis antitruste não nos permitem fechar os olhos a um acordo que consideremos ilegal apenas porque as partes se comprometem com algum benefício social não relacionado. As leis que aplicamos são explícitas: elas proíbem fusões que “podem diminuir substancialmente a concorrência ou tender a criar um monopólio”. Eles não nos pedem para escolher entre bons e maus monopólios. O nosso mandato estatutário é de interromper a diminuição da concorrência “em qualquer linha de comércio”. Portanto, não podemos agir como negociadores, permitindo a redução da concorrência em um mercado em troca de algum compromisso ou benefício não relacionado em outro.



Nas palavras do Supremo Tribunal Federal, uma fusão ilegal “não é salva porque, em alguma avaliação final de débitos e créditos sociais ou econômicos, ela pode ser considerada benéfica”. Se uma fusão esmagar a concorrência, as partes não podem obter uma dispensa jurando usar seu poder para qualquer coisa que considerem o bem maior. Se os executores agirem de outra forma, isso prejudicaria o propósito da aplicação de atos de concentração.

O esforço mais amplo para garantir a concorrência leal na economia está em um momento crucial de revigoramento. Parte-se da ideia de que um mercado competitivo bem estruturado, no qual os consumidores têm escolhas significativas e os empresários e trabalhadores têm oportunidades reais, tende a produzir os melhores resultados

O mundo enfrenta desafios que exigem soluções políticas além do que a aplicação de fusões pode oferecer. Encontrar essas soluções costuma ser um trabalho para legisladores e outros formuladores de políticas. As corporações também são livres para seguir políticas que acreditam que farão do mundo um lugar melhor. Só não esperem que isso salve uma fusão ilegal.

Lina Khan


Basicamente quando alguem refere que a FTC está a defender a Sony, desengane-se! Pelas suas regras, à FTC não lhe compete avaliar o estado do mercado, eventuais monopólios ou domínios pré existentes, ver se eles já existem, ou trocar um por outro para criar igualdades. A FTC, como qualquer regulador, analisa as aquisições e as alterações que estas podem trazer ao mercado, e avalia o potencial de tal poder diminuir substancialmente a concorrência ou tender a criar um monopólio. Note-se aqui o uso da palavra “poder”, que implica apenas a existência de uma mera estrutura conjetural que possa permitir isso, seja essa a intenção ou não!

A FTC entende assim que uma compra da Activision não só retira produtos da concorrência, como beneficia claramente a Microsoft. Daí que o dano se torna claro. E a capacidade incomparável com a da concorrência, quer financeira, quer de estrutura de Cloud criam condições únicas à Microsoft de domínio do mercado que podem derivar num potencial monopólio.



Torna-se aliás caricato a Microsoft dizer que a sua estrutura cloud nem se adapta aos jogos, ou que não é uma vantagem dada a fraca adesão, quando há algum tempo atrás Phil Spencer em entrevista referia que tanto Sony como Nintendo não eram já os seus principais oponentes, mas sim a Google e a Amazon, detentoras de estruturas cloud, sendo que nenhuma delas se encontra, atualmente, a apostar na cloud para jogos, o que torna o monopólio nessa área uma possibilidade bem palpável.

Daí que, perante estes argumentos, a situação se torna clara. De nada adianta à Microsoft fazer promessas uma vez que isso não elimina o potencial risco encontrado. E não compete à FTC aceitar minimizações a todo o processo, mas sim parar os processos que criem os riscos acima referidos.

Ora como a FTC refere, não lhes compete verificar se atualmente a posição das empresas é boa, se é má, se há empresas que dominam ou que são dominadas. A eles não lhes compete tornar o mundo melhor. Tudo o que eles tem de fazer é analisar a possibilidade de uma aquisição trazer prejuízos a terceiros e poder criar uma posição de domínio do comprador. E perante esta postura, todos os argumentos da Microsoft de que tal é bom para o consumidor (só pode estar a falar dos seus clientes, certamente), e de que até vai colocar o jogo X aqui e ali, de nada parecem valer.

Note-se que a lei Anti Trust não obriga a provar que vai ou não haver um monopólio ou danos à concorrência. No seu corpo do texto toda ela se baseia na mera possibilidade de isso acontecer. E não hajam dúvidas, pelo menos da forma como vemos as coisas, que aqui estarão reunidas todas as condições não só para haver dano na concorrência derivada da compra, como igualmente para que a Microsoft possa assumir uma posição de protagonismo em vários mercados, em particular no da Cloud, onde fica sem qualquer concorrência e numa posição de domínio esmagador dada a compra da Activision e do maior IP atual do mercado, o Call of Duty.

Basicamente, se a FTC cumprir com aquilo que entende serem os seus princípios, ela não irá ouvir as ofertas da Microsoft. Teremos de ver se será mesmo assim, dado que a Microsoft pretende arrastar a discussão para um tribunal federal o que pode forçar a negociação a ter mesmo de acontecer.





26 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
4 de Janeiro de 2023 11:35

E esse fanboy trouxa pedindo gamertag pra Lina Khan ??

https://twitter.com/geek_head188/status/1607704300783812609?t=xRWhAfBpinmOc80Fs42oyQ&s=19

Mario, no titulo e no texto o nome dela está errado. É Lina Khan e não Lisa Khan.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
4 de Janeiro de 2023 13:10

Mário deve ter misturado ,sem querer, ao nome da chefona da AMD, Lisa Su.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
4 de Janeiro de 2023 13:12

Foi o que imaginei tb

Hennan
Hennan
4 de Janeiro de 2023 12:36

Off topic: Terminei GOW. É impressionante como os estúdios da Sony conseguem entregar excelentes trabalhos. Uma aula de level design e apresentação para todos. Uma pena ser crossgen. No mais, minha única crítica é a história. Achei que faltou desenvolvimento pra alguns personagens e que o final foi pouco impactante. Tudo se resolveu de forma simples e um pouco corrida. Agora resta esperar pelo próximo trabalho.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Janeiro de 2023 13:11

Ó o Spoiler, Mário!

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 de Janeiro de 2023 13:47

Como desfecho para história do kratos. Concordo. Mas não como desfecho do Ragnarok. Mas respeito sua opinião.
Uma coisa que não devo fazer é platinar. Diferente do primeiro, tem muita coisa pra pegar. No mais foi uma excelente experiência.

Juca
Juca
4 de Janeiro de 2023 13:17

Pessoal confunde políticas antitruste e regulação econômica com direito do consumidor de uma empresa.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
4 de Janeiro de 2023 16:54

Olá,

Escrevo-lhe por parte de uma agência europeia chamada Ads-Supplier.

Temos um parceiro interessado em anunciar (banner publicitário) no seu site.

Campanha pré-paga.

Podemos avançar com uma oferta?

Com os melhores cumprimentos,

Juca
Juca
5 de Janeiro de 2023 1:56

[OFF] Acabo de assistir a conferência da Sony na CES, anunciaram que GT7 receberá para atualização para dar suporte ao VR (que eu percebesse, não falaram data e nem se será apenas um modo limitado e à parte), nada foi falado sobre novos modelos de PS5, nem sobre novos jogos não anunciados, apesar de mostrarem a Jade do “Haven” e um dos chefões da Bungie a falar “abstratamente” que estão trabalhando em jogos. A Sony também lançou um controle com vistas a acessibilidade e totalmente modulado (Project Leonardo).
Os jogos “de trabalho” apresentados pra esse ano, dados a entender, são Forspoken, FF16 e Spiderman 2. Foi falado ainda que o VR2 receberá versão do Beat Saber.
Sony atualizou a venda do PS5 para 30 milhões de unidades vendidas e de que divulgou que o último fim de ano foi o melhor período de vendas de PS5 até agora.

No mais, promoveram seriados e filmes (The Last of Us e GT), fizeram promoção se seus equipamentos e mostraram o protótipo de um carro da “Sony Honda Mobility Inc” (nova companhia que é metade da Sony e metade da Honda), o AFEELA, fruto da parceria Sony-Honda e com participação da Qualcomm (chips e connectividade) e da Epic (extensão da parceria com Sony Pictures na criação de ambientes virtuais) no projeto.

Pra quem quiser assistir: https://www.youtube.com/watch?v=UVMcjxW68Bc
Project Leonardo: https://blog.playstation.com/2023/01/04/introducing-project-leonardo-for-playstation-5-a-highly-customizable-accessibility-controller-kit/

Comentários finais: O chefão da Sony parece o Robert De Niro japonês com a língua presa! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 9:55

Até mandei pro livio o print do vgchartz de 2 dias atrás informando que o PS5 tinha vendido 28m. Hoje a Sony diz que vendeu 30m ?

Livio
Livio
Responder a  Andrio
5 de Janeiro de 2023 12:41

Mais de 30M

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 10:52

E o Vgchartz erra novamento por mais de um milhão a menos de Ps5 vendidos… engraçado como eles geralmente erram pra menos no caso da Sony e pra mais pro Xbox. Duvido muito que os números do Xbox sejam o que vgchartz vem mostrando.

Livio
Livio
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 12:42

Segundo a Eurogamer a atualização do GT7 para VR2 será no lançamento do PS VR2.

OFF: Jucá pede a tua esposa para enviar um vídeo p/ a minha para incentivá-la a me dar um PSVR2!!!

Mas como falei num grupo de GT, dependendo do suporte do VR2 e do GT7, principalmente se puder usar em corridas, incluindo o online, eu fico balançado e pego o VR2 parcelado que nem fiz no PS5 (que paguei a última nesse mês)

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Livio
5 de Janeiro de 2023 14:43

Ah Lívio, tens a questão da nossa privacidade aqui, não sei se ela toparia! Rsrs
Tua esposa teria de acreditar por áudio em mim, no máximo, e posso mandar a captura de tela da “Kabum” com o pedido feito… rsrsrs
Se ao menos a gente morasse na mesma cidade, pediria pra minha esposa conversar com ela! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 15:45

Os caras tentado entrar na mente das esposas. #gostamos ???

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
5 de Janeiro de 2023 18:36

É que é quem sempre tem poder de veto! 🙂

Livio
Livio
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 15:59

Vai dar certo não, cometei para ela e a resposta foi um singelo NAM

Juca
Juca
Responder a  Livio
5 de Janeiro de 2023 18:34

Rsrsrs

Livio
Livio
Responder a  Juca
5 de Janeiro de 2023 15:58

Afeela: No NE do Br esse nome vai ter um outro significado dito pelo proprietário quando um carro da marca apresentar problema.

Juca
Juca
Responder a  Livio
5 de Janeiro de 2023 18:36

Certamente, vislumbrei o potencial imediatamente quando vi! 🙂

error: Conteúdo protegido