Nasa colide com sucesso um satélite contra um asteroide

A ideia era testar a eficácia do método para desviar asteroides que possam ameaçar a terra.

Numa experiência para uma situação de defesa da terra em caso de ameaça por um asteroide, a Nasa enviu uma sonda contra um asteroide com 780 metros de diâmetro, com o intuito de lhe desviar a rota.

Nesse sentido, o choque foi um sucesso, mas há que se esperar algum tempo para se perceber que tipo de desvio o choque causou… Se algum.

O choque ocorreu no dia 26 pelas 19h14, hora local na Costa Este dos Estados Unidos (00h14, em Lisboa), a 9,6 milhões de quilómetros de distância, com a sonda da Nasa, de nome DART a embater no asteroide a a 22.500 quilómetros por hora.

A missão custou 325 milhões de dólares (cerca de 338 milhões de euros) e foi a primeira tentativa realizada pelo homem de mudar a posição de um asteroide ou qualquer outro objeto natural do espaço.





38 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
5 de Outubro de 2022 9:53

Off topic:

O que acha disto Sr: Mário ⬇️

https://www.eurogamer.pt/grandes-aaa-singleplayer-da-playstation-vao-demorar-pelo-menos-um-ano-a-chegar-ao-pc

A narrativa dos 2 anos caiu agora, agora é 1 ano, daqui a pouco 6 mêses, e brevemente day one.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Cardoso
5 de Outubro de 2022 10:14

Narrativa de 2 anos teve por parte de quem? Da Sony? Me manda um link que eu não vi. No mais, pelo menos um ano ja esta acontecendo com alguns jogos da Sony. Também tem o trecho que ele diz que nem tudo que sair no Playstation vai sair no PC. Ou seja, continua na mesma!!! Nem garantias de que todo jogo sairá no PC e muita gente tá fazendo uma tempestades em cima disso. Bobagem demais!

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 14:52

Pera lá, Mário, como não?!?!
Postei o link da entrevista do Hulst, leste a matéria…
Sabes muito bem o que o Hulst disse: “Tipicamente… 2 anos”
Agora já fala de não antes de 1 e GaaS Day One. Se entendes tipicamente 2 anos a enquanto comercialmente viável só podes estar a usar licença poética! E falo com todo o respeito, não são nem de perto a mesma coisa.

Ao se dizer “Típico”, “Normal”, “Comum” em 2 anos é no mínimo, na maioria das vezes sairá em espaço igual ou maior que 2 anos, isso é em matemática, lógica e semântica. O que ele diz agora pode não ser um contradito total, porém não tem como ser contempladocom lastro na realidade, a menos que você acredite que a Sony te ao menos 21 jogos de PS pra serem lançados até 2026 e que depois dos 10 GaaS, ao menos os outros 11 jogos restantes serão lançados no início do 3o ano após o console. E não me parece razoável que a Sony vá lançar 21 jogos dela até 2026, e todos esses 11 ainda aguardem dois anos pra ir ao PC. Hulst não falou parece ter falado claramente a verdade.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 16:10

E como acreditas que a média se dará com 10 GaaS Day One até 2026? A Sony irá lançar pelo menos 10 Singles ou mais games até lá e na maioria das vezes esperarão 4 anos ou mais pra poder dar uma “média” de 2 anos?!?! Não me parece razoável… mas só o tempo pra comprovar.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2022 15:03

Não acho bobagem, não gosto de empresas me tirando escolhas, quando compro um console, compro porque ao escolhê-lo considerei o diferencial que ele me traria, e esse diferencial está cada vez menor, tirando “utilidade” do produto.

Eu poderia muito bem ter guardado dinheiro pra fazer um upgrade agora se a Sony me dissesse ao inicio da geração que seus GaaS sairão dia 1 e que seus AAA single poderão sair após um ano no PC.
Quando uma empresa fala que acredita em gerações e exclusivos e depois flexibiliza isso sem que o cliente soubesse ela está a fazer o produto que o cliente comprou não ter motivo claro de escolha, e não é por preferir PS que vou fechar os olhos a isso.

É preciso parar de achar que o que o outro pensa é besteira, o mundo entra em guerras por isso, e por isso é melhor sempre manter discussões saudáveis, e sim, obviamente também existem idiotas existe.

Mas uma empresa não pode ficar a enganar intencionalmente clientes, a só falar seus planos ou ficar a soltá-los propositadamente a conta-gotas depois de um cliente fazer uma escolha e é disso que se trataa questão.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
5 de Outubro de 2022 17:24

Nossa, eu penso exatamente assim.
Se soubesse teria investido o dinheiro do PS5 em um PC para me atender essa geração, outra coisa que pouco me agrada é em manter o suporte a geração antiga, olha ja estamos em 2022 e não vi nenhum jogo que a ps4 não rodasse, novamente eu compreendo a situação e a escassez de chips e talz mas estamos entrando no 3 ano da nova geração e não vejo nada tirando proveito da mesma salva alguma situações como loads mais rapidos, ou resolução maior.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 18:29

Returnal sim, ratchet estou esperando sair na plus premium tambem, mas sinceramente unica coisa que me chamou atenção ate agora foi a demo da Matrix…

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
5 de Outubro de 2022 10:34

Pior que é que é por aí mesmo, eu vou adiar as compras dos lançamentos da Sony, eles precisam aprender de alguma forma, estou com vontade até de cancelar minha pré compra de GoW…

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
5 de Outubro de 2022 17:42

No lançamento também não pretendo comprar. Mas baseado nos últimos lançamentos do PC também não vale a pena esperar tanto. O ideal é comprar no meio termo durante uma promoção. Por exemplo, tenho uma 3080 12gb. Rodo a versão de spiderman melhor que no console. Mas não vale a pena esperar um ano para pagar fullprice em troca de umas sombras, textura levemente melhor e mais resolução no ray tracing. Da forma que a Sony vem trabalhando ou o cara utiliza uma versão alternativa e investe em um PC ou tem que comprar o ps5 mesmo. Na realidade, o melhor custo beneficio é ps5 + serviço.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Outubro de 2022 19:25

Hennan o problema é não permitir que o consumidor faça sua escolha sem se ter todas as cartas na mesa, tudo que vem de mudança na política de PS é pós lançamento do PS5. Porque não informaram das intenções às claras já no lançamento?

Vai ter gente que vai achar que valia esperar (tem gente a esperar jogos sairem nos serviços).

É quase o mesmo que fez a MS no Xbox One, só que lá foi de modo mais radical, mas tinha a desculpa de que não cultivava as exclusividades (mesmo pagando por elas) e o xbox estava estagnado e teve lançamento desastroso.

A Sony, mesmo tendo alta demanda e a vender bem está a falar basicamente o mesmo mas soltado em “doses homeopáticas” pra reduzir o impacto da mudança, na minha ótica, é sacanagem na mesma, mas cada pessoa vê isso como quer.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 20:20

Mário, cada vez a conversa deles afunila mais, veja dessa vez a “garantia de 1 ano de exclusividade para singles”, e foi a isso que se reduziu ao console, se não fosse pelo “serviço” novo da Sony. E esses singles nem se sabe quais são, por enquanto Spider 2 e Wolverine!? Eu entendo que você possa achar que estou a “sofrer por antecipação”, “exagerando”, mas a conversa esta gradualmente mudando, isso é percepitível, por enquanto têm horado os 2 anos como bem falei, mas já estão a sinalizar outra vibe vindo aí… sinais indicam.

Last edited 1 ano atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
5 de Outubro de 2022 20:43

Não estou defendendo a política da Sony. Concordo plenamente com suas críticas. Só acho que mesmo com essa péssima política da Sony, o PS5 ainda tem muito valor. E também tenho o mesmo receio que esse seja só o início dos problemas.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 22:26

Verdade. Mas como disse, gato escaldado tem medo de água fria.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 14:41

Então 1 ano também é balela, pois um jogo pode não ser comercialmente “viável” de cara, como se alega claramente aos GAAS… Jogos como The Order e Driveclub hoje sairiam com menos de 1 ano já que foram flops relativos de cara?!?!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 16:24

Oxe, mas você não já usou o “enquanto comercialmente viável” e não vistes o Shuhei a falar de 3 meses ou mais… O homem aí havia falado tipicamente 2 anos, como se chega a essa “média” com GaaS a possíveis Day One e Singles a no mínimo 1 ano? Matematicamente só se desconsiderarmos os GaaS e esperar qua até 2026 a Sony lance pelo menos 10 singles e que esses 10 singles ainda ficarão 2 anos longe do PC, isso é algo que não me parece crível. Mas vai que né!!!

Eu quero mais jogos, mas também quero ter confiança e previsibilidade dos gestores da plataforma, e obviamente não estou em busca de GaaS, até porque a grande maioria já é e será multiplataforma, se fosse pra isso poderia ter considerado outras opções.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
5 de Outubro de 2022 17:34

Não vejo so o tempo como problema, eu vejo com o compromisso com o PC como o problema tambem, um jogo para tirar proveito do SSD superveloz do PS5 nunca vera a luz do dia, pois em 1 ano ou 2 ou 3 tera que ser portado para o PC com especificações bem a quem do que o videogame pode oferecer, ja que infelizmente essa é a grande base do PC, e as otimizações e os motores exclusivos sera que não sera mais viavel portar tudo para U5 o que facilitaria bastante o porte para PC depois??
UE5 é um excelente motor nada contra, mas aquele ‘tcham’ a mais que os exclusivos da sony tem pode ser que acabe…

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 18:37

Ok, mas se quiserem atender o maior publico no PC para angariar dinheiro para financiar novos jogos como é dito, seria inteligente atender especificações de PC que a maioria dos jogares tem, ninguem vai desenvolver um jogo apenas considerando o melhor, logo se isso é considerado no inicio do projeto, atender esse futuro porte logo ele limitara o jogo em alguma coisa correto? Pois voce faz um jogo considerando todo o sistema i/o da PS5 e depois porta isso para o PC? Claro considerando o PC do cidadão medio.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 18:40

Outra coisa que foi dita é o manter o suporte a PS4 em novos AAA em 2023 ????
Não te faz pensar porque comprar o console?
Acredito que se tivesse ficado na ps4 estaria bem servido.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Outubro de 2022 19:22

Mas exatamente isso que parece que deixaria de ser ps5 only para ser crossgen.
Ok mas para um jogo que correria na ps4 de qualquer forma logo nao aproveitaria 100% da ps5 o que seria uma pena.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Daniel Cardoso
5 de Outubro de 2022 16:32

Pra mim, o que a Sony dizia lá no começo da geração é totalmente diferente do que ela diz agora, eu não acho certo, mas tem quem não ligue, tem os que defendem só por ser da Sony, cada um pensa da maneira que quiser

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Cardoso
5 de Outubro de 2022 17:45

Como disse no outro tópico. O grande problema dessa entrevista é saber como fica a questão do online. Se será pago em ambos ou grátis para todos. E o mais importante, como a Sony vai conseguir manter a produção de single player, gaas e a manutenção dos mesmos. Ou descobriram o pote de ouro, ou vai dar errado. Só o futuro dirá.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
5 de Outubro de 2022 18:33

Não descobriram o pote de ouro, apenas diversificaram ainda mais os jogos. Sony quer englobar vários públicos e esses GAAS estão sendo feitos, na sua esmagadora maioria, por equipes adquiridas recentemente e não por Studios AAA single player. Pode pintar um TLOU 2 facções que seja um GAAS, mas o foco de Studios que fazem jogos single player continua o mesmo, podendo ou não ter conteúdo GAAS nas suas vertentes multiplayer… Muitos dos Studios da Sony dobraram de tamanho nos últimos 2 anos e teve aquisições de equipes que vão focar em GAAS e tem Know-how nisso. Como é o caso da Haven e da parceria com a Deviation, que após fechar com a Sony já montou um novo Studio no Canadá, pra cuidar de um novo projeto. Esse acredito que seja um Studio Playstation já, pois toda a decoração tem referências à PS.
Então pra quem gosta de single player vai continuar com lançamentos constantes e quem curte multiplayer vai ter mais opções dentro da plataforma PS. Se o foco fosse outro, eles não teriam dito que a maioria dos lucros vem dos single player de alta qualidade.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
5 de Outubro de 2022 18:46

Espero que assim seja. Mas como diz o ditado, gato escaldado tem medo de água fria.

Juca
Juca
5 de Outubro de 2022 10:30

Resta saber é se não desviaram foi esse pra agora colidir com a Terra, já que há de se esperar um tempo pra perceber o que a colisão causou! 🙂

Last edited 1 ano atrás by Juca
Gervas69
Gervas69
5 de Outubro de 2022 18:08

Pela no notícia que só li aqui e nao tendo mais pormenores acho que sera o mesmo quando um mosquito bate no para-brisa do carro

error: Conteúdo protegido