Os principais motivos de compra das consolas revelados.

motivoscompra

Os motivos pelos quais se escolhem as consolas são diferentes para cada um.

motivoscompra

Um estudo veio revelar os principais factores de compra de cada uma das consolas de nova geração. E eles estão descritos na tabela de cima.

Playstation 4

Para a Playstation 4 o principal motivo de compra tem vindo a ser o facto de a consola apresentar regularmente melhores resoluções que a concorrência. No fundo um factor relacionado à potência gráfica, mas dado que nem todos associam tal a essa realidade, a situação aparece separada.

Curiosamente o segundo factor de escolha da PS4 é o leitor Blu-Ray. Aqui poderemos estar perante uma opção consciente, mas igualmente perante uma questão de falta de informação uma vez que a Xbox One está igualmente bem equipada nesse sector. A segunda hipótese torna-se plausível uma vez que efectivamente na anterior geração esse era efectivamente um factor de distinção entre a consola da Sony e da Microsoft.

O terceiro factor é a maior livraria de jogos. Apesar de muitas vezes aqui criticados e referidos como irrelevantes, os jogos Indie são parte do mercado, e vendem consolas. A prova está aqui ao termos esse factor como terceiro na decisão de compra.

O quarto factor indicado é a maior capacidade de processamento. E aqui incluiremos duas situações, aqueles que já possuíam consolas PS3 e decidiram fazer o upgrade para a PS4 pela sua maior capacidade de processamento, e aqueles que a escolhem por possuir o hardware com maior potência teórica.

Finalmente em quinto aparece o factor família. A família deseja a Playstation 4! Aqui os factores podem ser muitos pelo que é difícil perceber exactamente o que está aqui incluído.

Xbox One

Já para a Xbox o principal factor é a marca. Notoriamente o estudo é realizado em mercado Norte-Americano onde a marca, pelo nacionalismo existente conta como motivo de escolha (o mesmo se passa no Japão com a Playstation). Acredita-se no entanto que aqui se incluiu um pouco do quarto factor, os jogos exclusivos da consola (curiosamente um factor não referido na consola mais directamente concorrente e que possui igualmente muitos e bons exclusivos), bem como os serviços da marca. No fundo uma opção com um maior leque de situações abrangidas que não apenas os jogos, e daí o aparecer separada.


O segundo factor são as características inovadoras. Um factor de compra que deverá de certa forma estar a decepcionar alguns. O Kinect deixou de ser obrigatório passando a opção, e até hoje a Cloud não passou ainda de uma promessa, daí que, tal como no segundo factor da Ps4, poderá haver aqui alguma falta de informação. Vejamos no entanto se no futuro se a Microsoft altera essa realidade.

O maior poder de processamento aparece em terceiro lugar. Dado que a Xbox One não é a consola com maior potência teórica do mercado, salvo alguma falta de informação, aqui incluiremos apenas os casos onde há um upgrade da Xbox 360 para a Xbox One para um aumento da performance global.

Em quarto lugar aparecem então os já referidos jogos exclusivos. Halo por exemplo, um exclusivo Xbox, é um dos franchisings de maior sucesso dos videojogos, e um jogo especialmente querido em território americano. É um dos jogos favoritos dos americanos!

Finalmente em último aparece o factor diversão. Mais uma vez algo demasiadamente abrangente e subjectivo para ser facilmente perceptível, especialmente porque quase 95% dos jogos actualmente existentes são multi-plataforma. Daí que a razão não deverá deixar de estar associada ao factor 4, os jogos exclusivos!

WiiU

Em primeiro lugar aparece o factor diversão. E aqui a situação é clara! A consola vive basicamente de jogos exclusivos e onde o factor diversão de sobrepõem a tudo o resto. É uma consola Nintendo e está tudo dito!

Naturalmente o facto de os jogos Nintendo serem algo cartoonescos leva a que apareça como segundo factor de compra o facto de a consola ser melhor para miudos. Os pais preferem um super Mário a saltar e a matar cogumelos do que jogos como GTA, e isso é compreensível.

Preço/qualidade é o terceiro factor. Certamente uma relação a tomar em conta em qualquer compra, mas que certamente muitos questionarão. No entanto para quem adquiriu a consola acreditando neste factor, ele foi o seu terceiro factor de escolha. É certamente a consola mais barata e bastante divertida.

Retrocompatibilidade é o quarto ponto. E um ponto de peso! Um ponto que não dividamos apareceria nas restantes consolas se essa situação fosse uma realidade.

Finalmente em quinto aparecem os jogos exclusivos. E naturalmente não podiam deixar de aparecer. Afinal é basicamente deles que esta consola vive! E são bastantes e bons!

Publicidade

Readers Comments (30)

  1. Faltou a Microsoft um pouco de malandragem para abordar essa questão da resolução. Na geração passada, a Sony gritou para todos os lados que o PS4 seria o único console capaz de 1080p, e sabemos que ele tinha saída de hardware comowtivel isso mas inúmeros jogos não chegaram nem em 720p.
    Muitas pessoas desinformadas acreditam que o Xbox One é fisicamente incapaz de apresentar uma resolução de saída de 1080p. Se a Microsoft fosse um pouco mais malandra, poderia ressaltar que o console tem capacidade de saída de 4K, apesar de que nunca vai ter um jogo nessa resolução, porem, ai também entra a imprensa, que na geração passada não deu relevância nenhuma aos jogos em 640p do PS3 mas dessa vez tratou como uma bomba os jogos em 720p e 900p do Xbox One.

    • Só completando, ouve um grande trabalho de desconstrução da imagem do Xbox One como console de nova geração por causa do assunto resolução. Isso aliado a historia do sempre online, quase tornaram o console um fracasso de proporções nunca vistas. E para vermos como a hipocresia é grande, Destiny, um dos jogos que mais venderam no PS4 e teve apoio da Sony como se fosse um exclusivo, requer o always on tao criticado pela empresa e os fans do console.

      • Sejamos sinceros que grande parte desse trabalho foi feito pela própria Microsoft.

        Destiny é um MMO. Mas outros exclusivos, como The Order, Infamous SS, Killzone SF, não necessitam de ligação online para nada. Aliás tu foste do que criticaste a ausencia de multijogador em Second Son. Uma coisa é um jogo pontual que necessite de ligação à net constante. Outra, uma consola que para funcionar precise de ligação constante. Onde está a hipocrisia aqui. Isto sem falar que o always on era apenas a ponta do iceberg. O DRM que vinha atrás é que realmente era execrável.

        Relativamente a essa malandragem, isso ocorreu. Na apresentação da consola, a microsoft ressaltou output 4k, enquanto a sony especificou os 1080p para jogos e 4k para filmes ( percebes o que quero dizer? A microsoft não mentiu, apenas ocultou.

        Na geração passada este assunto não estava tanto em dia como está agora. Mas recordo que a imprensa criticava o pior alliasing em multi na ps3.

          • Mas isso não invalida uma situação, a Sony falou sobre 1080p no PS3, e existiam trocentos jogos abaixo de 720p, o que não era tao levado em consideração na época. Talvez em parte por que assumiram que o padrao da geração seria720p e não 1080p. As analises falavam mais dos efeitos gráficos ausentes, piores texturas e pior frame-rate, mas não diziam tanto de resolução. Nessa geração, a principal diferença é resolução, e não tanto aspectos gráficos que saltam os olhos, apesar de existirem alguns casos.

          • Do mesmo modo que não invalida a Microsoft a falar de jogos a 4k. E convenhamos, que apesar de tudo, houve alguns titulos ps3 entregues a 1080p.

          • Houve nos dois consoles. O primeiro jogo em 1080p foi um remaster de quake para o Xbox 360, 1080p 60fps que foi lançado antes mesmo da revisão de hardware que incluiu saída HDMI no console. Mas foram bem raros esses jogos.

          • Ninguém diz que não. Mas estás a confundir coisas. Há 7 anos atrás estávamos no ínicio da era da alta definição, nem as Tvs nem os monitores eram o que são hoje (falo por experiência dado que acabei recentemente de trocar de aparelho de um que saiu no ínicio da geração anterior, para um modelo do ano passado). Há muito mais detalhe e a importância da resolução foi algo que com o evoluir dos ecrãs e mesmo nesta última geração se tornou um assunto forte.

            Acho que agora a discussão existe porque agora esse assunto tem importância. Há 7 anos atrás não. Como tudo, o que estamos a ver é uma mudança de perspectiva que se tem arrastado a tudo, incluindo a análise aos jogos.

    • É bem isso mesmo que o fernando disse.

      a Microsoft em parte fez o sucesso do PS4, os americanos amam o Xbox mais depois de tudo que a microsoft tentou empurrar pra cima deles e com o PS4 a $100 mas barato no lançamento, eles não viram outra opção.

      O gráfico deixa bem claro isso pois os esclusivos do playstation não foram o motivo da escolha.

    • Malandragem coloca os dois dedos na testa… Já me cheira a famosa “lavagem cerebral” http://www.eurogamer.pt/articles/2013-11-23-microsoft-franca-xbox-one-e-mais-potente-que-ps4

  2. Mário, o terceiro factor de compra da ps4 será a livraria de jogos e não a grande livraria de jogos. E suspeito que o factor não sejam os indies mas o trabalho que a Sony fez na geração anterior com a ps3.

    Relativamente à melhor resolução isso era óbvio de se esperar. Afinal foi precisamente por esse motivo que muitos escolheram a 360 na geração anterior.

    O leitor bluray, não sei o que pensar a não ser talvez a pouca importância que a Microsoft tenha dado ao mesmo desde o início, o que levou a desinformação.

  3. Pra mim que possuo Xbox os itens relevantes foram

    Item 2 Inovação , apesar de muito Criticado eu Gosto do Kinect e uso frequentemente seus comandos de Voz , e gosto muito do login por reconhecimento facial , concerteza focar todo o conceito do console em cima do kinect não foi e melhor forma de difundi-lo mas realmente o kinect do One proporcionou uma mudança de experiencia em relação ao 360 com otimo reconhecimento de voz e Face.

    Item 4 Jogos Exclusivos, Este item foi o mais decisivo para mim principalmente após a MS ter confirmado a compra de Gears pois Mesmo sendo Criticadas por ter apenas Gears Halo e Forza estes 3 jogos pra mim são suficientes para decidir pelo One e o que tiver a mais é Lucro.

    Item 5 Diversão, Mario entendi seu argumento no que diz respeito aos multiplataformas mas mesmo diante das criticas do Kinect eu acredito que ele motiva muitos pais de familia a adquirir o console, pois pelo menos para mim os consoles Xbox 360 e Xone representam o casamento entre Hardcore e Diversão , quando temos almoço em familia aqui em casa as mulheres da familia domiam o console com seus jogos de Dança e ai de quem tentar impedir no 360 eu gostava muito dos jogos Kinect Sports no One ainda não tive oportunidade de compralo por um preço justo, então acredito que seja valido o fator diversão entrar na lista do Xbox One.

    Agora algo que me surpreendeu com a Pesquisa é que aparentemente os usuarios do Xbox acreditam no fator potencia de processamento do Console e isso pesou na escolha mas ignoraram completamente a resolução, o que de certa forma prova que toda essa discussão de Resolutiongate que ocorreu o ano passado não pesou na escolha de quem opta pelo console sendo um fator preponderante para quem escolheu o PS4 um console que a Resolução ficou em primeiro e a diversão foi ignorada demonstrando que são propostas bem diferentes

    • Ziel… O factor resolução nunca podia ser o escolhido na Xbox! Isso seria optar por um produto por um factor onde até hoje a consola não possuiu vantagem.

      • Então mario como Fatores como Blu Ray e aquilo que a Familia quer foram escolhidos no PS4 não vejo vantagem alguma dele nestes quesitos.

        A questão pra mim é bem clara os Fans do PS4 consideram resolução mais importante do que qualquer outra coisa é simples assim, mesmo que algumas vezes a diferença da resolução seja imperceptivel para a grande maioria este é o fator mais importante imagino que se o jogo knack fosse executado a 4k que o mesmo teria vendido bem mais.

        • O factor Blu-ray é efectivamente má informação. A XBox faz o mesmo. Mas convem não esquecer que estamos a falar apenas de um dos motivos de compra. Há sempre que juntar os outros.
          O factor familia conta muito. Se um filho prefere uma consola porque quer trocar jogos com os amigos, terás de ter isso em conta. A não ser que sejas adolescente e não tenhas irmãos ou adulto e sem filhos e a mulher tambem não ligue a isso.
          De resto o factor resolução acho-o o mais relevante de todos. Não só ele está associado a performance, como as pessoas querem tirar partido do HD. As pessoas tem em casa leitores BD que reproduzem filmes a 1080p e TVs 1080p, naturalmente que querem consolas que lhes deem os 1080p.
          O que dizes é uma falsa questão. Se a XBox te der jogos a 1080p tu agradeces. 1080p deveria ser o standard na actual geração, especialmente quando o Standard 4k começa já a aparecer em força.
          Daí que a realidade é só uma. Se podes ter jogos a 1080p sem sacrifícios, porque não os hás-de ter? Esta ideia é a que passou na cabeça dessas pessoas.

  4. Eu tive quase todos os consoles lançados até hoje, é o qual mais sinto saudade é o Mega Drive, preferia muito mais ele do que Super Nintendo!
    Nessa Gen o que definiu eu ter o Xbox One foi o fator preço e o desrespeito da Sony Brasileira, como eu já disse, pretendo ter um PS4 somente quando o preço official estiver aceitável.
    Mas se tivesse o PS4 e Xbox One o mesmo preço aqui no Brasil da forma oficial, apesar de eu gostar de muitos exclusivos do PS4, eu compraria o Xbox One, no meu gosto pessoal eu prefiro quase tudo nele, live, controle, jogos, dash,aplicativos, como minha tv possui somente 2 entradas hdmi, eu ligo a sky nele.
    Pra mim é o console que preenche melhor meus requisitos de necessidade.

  5. Chamar o xone de inovador é o mesmo que chamar o WII de potente,Qualquer Smartv faz oq o xone faz e pela metade do preço,Smartvs surgiram antes do Xone então o xone de inovador não tem nada,qualquer Smartv tem comandos por gestos/voz,realmente não sei como tem gente que compra o XOne depois da lambança que a M$ fez,com politicas ruins como always-on,DRM e pisar na cara do consumidor com frases como “sua internet não é boa?sem problemas pegue o X360”

    • Falo por experiência minha dado que a minha tv é uma LG de 2014 com o web OS.

      A interface da xbox ONE e a sua integração com a TV é uma coisa que eu desejaria que as empresas de televisão por cabo que aqui comercializam e adoptassem. Aliás julgo que uma boa forma da xbox ONE se conseguir implementar no mercado nacional, aqui em Portugal, seria mesmo através de um acordo com algum operador nacional para comercialização enquanto box. Aí, acredita que venderia e seria uma séria ameaça à hegemonia da sony.

      O que quero dizer é que: se o aparelho fosse pensado noutra forma e as suas características comercializadas noutro contexto, poderia ter sido um sucesso. O web os de 2014 é a coisa mais lenta! A minha anterior televisão, que nem era smart tv, era mais rápida para trocar entre entradas.

      Aliás, acho mesmo que se a Sony quer recuperar de alguma vez o negócio das Tvs deve olhar àquilo que a xbox ONE tentou implementar e deve aproveitar isso nas suas TVs.

      Sinceramente as funcionalidades da xbox enquanto set-top box estão bastante boas e são uma necessidade que o mercado tem. Mas o modo como foi implementado é que foi precisamente desastroso.

      • Sinceramente de inovador eu escolheria o PS4 pois aquele botão Share eu nunca vi em aparelho algum,Um aparelho que basta um simples apertar de botão “click”já grava 15 minutos do seu gameplay e manda pro facebook e Youtube,isso sim é inovação,o Xbox vc Fala e ele grava,mas o PS4 grava 3X mais tempo de gameplay,então,vitória do PS4 mais uma vez.

    • Opa Vitor fiquei muito interessado nessa TV, uma TV que CDs, DVDs, suporte a DNLA,( transferência do Onde a um computador) armazenamento físico, mais de 25 aplicativos de streaming ..
      Poderia passar o modelo dessa TV?

  6. @Vitor PG
    Cara respeito seu comentário mas tem muita coisa para por na balança.
    Antes de mais nada, se for Brasileiro a Sony fez muito pior para nós do que a Microsoft e o pior ainda não voltou atrás, ai te pergunto como um Brasileiro ainda tem coragem de comprar um PS4 da Sony Brasileira.
    Todas as empresas visam o lucro e se tiver que passar em cima do consumidor vai passar como um trator sem dó nem piedade, por isso não defendo marcas, ainda mais defender a suja da mal lavada.
    A Sony já fez inúmeras cagadas assim como a Microsoft, e cada uma paga pelo preço por isso, não é atoa que a Sony está em uma crise financeira terrível.
    Mas falando apenas em console, o PS3 teve muito prejuízo e conseguiu recuperar no final, mas ficou no vermelho alguns anos, você se lembra quando eles falaram a Geração só começa quando PS3 for lançado e pagaram pela arrogância.
    Nessa Gen quem paga por isso é o Xbox, fizeram um console menos potente por causa do kinect que hoje é completamente secundário, quiseram ridicularizar o consumidor colocando regras como ter que ficar online, ou quem não tem uma boa internet joga o 360.
    Mas voltou atrás não porque é boazinha e quer agradar mas sim porque não iria vender nada, mas ainda bem que voltou, mesmo sendo porque o único prejudicado seriam eles mesmo.
    Agora em relação ao console é gosto pessoal, eu particularmente estou bastante satisfeito com o produto hoje em dia, eles voltaram, e entrega um produto que me diverte, faz eu ter entretenimento e tem aplicativos bem uteis, porque eu não iria comprar? Porque eles foram gananciosos?
    Hoje em dia tenho o Xbox One com bastante satisfação mas eles ainda pagam, pelo erros, o PS4 vende quase o dobro, se a E3 deles não fosse ruim, se o kinect tivesse dado espaço para mais potencia, poderia ser o Xbox liderando o topo de vendas, então quem se ferrou foi eles não eu, pelo contrario agora eles correm atrás do prejuízo tentando melhorar a cada dia o Xone.
    Se for olhar para as empresas que pensam somente no dinheiro não podemos fazer mais nada, agora quando nos prejudicam de forma completamente direta como a Sony Brasil fez, ai já é outra conversa.

    • Falou tudo.
      Eu não defendo a SONY sei que nenhuma empresa é santa,Acredito que a SONY só decidiu que o PS4 seria U$399 depois que a M$ disse que o Xone seria U$499,e a SONY entende bem de marketing.Agora o preço do PS4 no Brasil é um absurdo e isso é indiscutivel,Mas o governo teve 60% da culpa do preço do PS4 aqui no Brasil,pode apostar que o governo embolsou uma boa grana da importação do PS4 para cá,não digo que a SONY está isenta de culpa pois o Xbox é mais barato no Huezil mas a gente sabe o governo que temos.

  7. O governo não teve nada a ver, ainda mais dizer que 60% foi culpa do governo? lol
    http://www.gamegen.com.br/o-problema-da-sony-brasil-uma-simples-questao-matematica/comment-page-2/
    acho que deveria dar uma olhada nesse link, nosso governo é um dos piores do mundo mas querer por a culpa nele por uma coisa grotesca e mentirosa da Sony é outra coisa.

    • Realmente o governa cobra os impostos e eles são pesados, a questão é que a Sony aproveitou pra surfar nessa onda e querer uma margem de lucro maior que de outros mercados, até por que brasileiro consumista não tem costume de pesquisar preços para descobrir se esta pagando o justo.

  8. Um montão de fulano fala que a culpa maior é do governo,um bando de beltranos falam que a culpa maior é da SONY.A verdade é que ninguém sabe como funciona,eu digo que ambos tem culpa,mas eu conheço a podridão do nosso governo e como eles sempre ferram a gente,A SONY só sei que pensa em dinheiro(ou vc acha que as empresas fazem consoles por caridade?)É estranho o preço tão absurdo do PS4 no Brasil,enquanto no mundo real o PS4 é barato(ou pelo menos mais barato que nessa porcaria de país)Porque a SONY resolveu só ferrar com o Brasil?Não estou dizendo que ela não tem parcela de culpa pois sua parcela é alta mas o governo tem sua boa parcela tbm afinal aqui tudo é mais caro.

    • Simples Vitor, por que o Brasil é o unico país do mundo onde se coloca o preço que quer e se colar colou, a maioria acha normal. Veja o preço dos automóveis por exemplo. Os carros mais caros do mundo, o iPhone mais caro do mundo, o PS4 mais caro do mundo. A única coisa no Brasil que não é mais caro que em outros paises é alimentação. Ai sim podemos dizer que os estrangeiros andam bons carros, compram bons eletrônicos por menor preço mas em compensação gastam fortunas para comer coisas que para nós são comuns do dia a dia.

      • Nem em alimentos.
        Pegue por exemplo a rede MacDonald’s que no Brasil o sanduiche tem tamanho reduzido e preço maximizado,nos EUA é o oposto,é um sanduichão bem barato.Por isso a população dos EUA é obesa pois os fast foods são muito baratos,daí o pessoal americano deixa de comer em restaurantes para lanchar nos fast foods de lá.

        • Estrou falando de alimentos saudáveis. Veja quanto custa as frutas, o café, os cereais. Fast food é mais barato lá sim, mas isso é porcaria.
          Quanto você gasta pra tomar um xícara de café e comer um croissant em uma padaria qualquer de sua cidade?
          Um conhecido que trabalha com turismo me disse que gastou 45 euros por isso em Paris, e o sabor era semelhante a de qualquer padaria de esquina do Brasil.
          No ano passado,minha irma passou 30 dias no Canada em férias, e nesses 30 dias ela comeu… Macarrão… Isso era a comida diaria da familia na casa onde ela ficou hospedada, e diziam à ela que o que ela estava acostumada a comer era muito caro…
          Essa ainda é a única vantagem que temos.

Os comentarios estao fechados.