PCManias Direct S01 E08

Um Direct diferente dada a hora da filmagem, onde contamos com Daniel Torres e José Galvão.

Desde que iniciei os Directs que pretendia convidar o leitor José Galvão, um dos leitores mais antigos da PCManias.

Tendo ele mostrado disponibilidade, marquei este novo Direct Especial, filmado bastante cedo, e num horário algo inadequado para os nossos habituais convidados Brasileiros. No entanto, dado que o Daniel Torres é um verdadeiro madrugador, acordando pelas 4 da manhã brasileiras, acabamos por contar com a sua presença, mas confesso que nem me atrevi a abordar este Direct aos restantes habituais participantes.

Eis os temas debatidos:

As aquisições das grandes empresas e os riscos para o mercado.
Aquisição da Bungee e Activision
O investimento – Diferenças
A regulação da compra



Sony, o futuro e as políticas
Os GaaS
Os jogos no PC
A polémica dos 10 euros no upgrade PS5 de Horizon Forbiden West

Como percebem, alguns temas já tinham sido abordados em outros programas, mas neste caso, dado o novo convidado, e o interesse em ouvir a sua opinião, abordamos novamente os mesmos, tentando abranger um outro prisma no sentido de não ser algo repetitivo.

Fiquem então com o Direct:



25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
18 de Fevereiro de 2022 7:03

Bom dia Mário ??? agora são 4:03 acordei um pouco tarde hehehhe

Mário Armão Ferreira
Responder a  Daniel Torres
18 de Fevereiro de 2022 10:28

Confirmo… A versão física do Horizon FW da PS5 não entrega a da PS4.
A PS4 são 2 discos, a PS5 um.
A versão mais barata oferece mais que a mais cara.

Last edited 2 anos atrás by Mário Armão Ferreira
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Fevereiro de 2022 10:50

Uma duvida que coloquei logo cedo e bem!
E que altera a balança do custo/beneficio desse artigo para pior, ou seja cada vez mais sabemos que essa versão fisica em especifico não vale a diferença de 10€!!

Isto fazendo uma avaliação comercial pragmática de todas as versões como sempre fiz e defendi.

É.. a Sony errou, e podia ter evitado!

(embora haja formas de mitigar o problema e a Sony informe na pagina da PS5 que a versão PS4 tem upgrade gratuito, nem toda a gente tem acesso a essa info principalmente quem compra fisico…logo não tem toda a informação para fazer uma escolha consciente !

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Fevereiro de 2022 11:02

Têm a certeza que na altura da decisão não estava ninguém bêbado?

Nos usados a versão ps4 tem argumentos para ser mais cara que a versão ps5 kkkkkkkk

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Eraser
18 de Fevereiro de 2022 11:19

Exacto foi sempre isso que tentei perceber, questionando!
Assim sendo a versão fisica PS4 é uma mais valia também!

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Oliveira
Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Fevereiro de 2022 11:48

Isto já deve andar a dar “conversas”.
A worten colocou as duas versões ao mesmo preço de 69,90 e não é nenhuma promo, é mesmo o preço.

Não há nada como esperar, na worten o HFW a 70 e ainda recebes 40% de desconto num jogo á escolha.

HFW+Elden Ring por 96 euros.

Last edited 2 anos atrás by Eraser
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Fevereiro de 2022 13:39

Situação similar aconteceu com o sackboy de PS4 e PS5. A versão de disco do PS5 não dá direito à versão de PS4. Contudo, ambas versões foram lançadas por 60 dólares. Acho que seria mais lógico a Sony deixar as versões de 70 dólares apenas naquelas exclusivas de PS5. Todas as Cross a 60. E esse mesmo impasse ocorrerá com GT 7 e God of war Ragnarok

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
18 de Fevereiro de 2022 15:59

Isso, e mesmo comprando a de PS4 e pagando o upgrade para PS5, ainda vale mais a pena, pois pelo mesmo valor, se levam as duas versões.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 16:24

Certo

AlexandreR
AlexandreR
18 de Fevereiro de 2022 13:16

Estou a ouvir o vídeo. E gostava de introduzir mais uma Publisher. A Bandai Namco!!

Segundo uma troca de tweets que tenho visto vejo uma relação muito próxima entre a PlayStation.

O que achariam desta aquisição?

Last edited 2 anos atrás by AlexandreR
Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
18 de Fevereiro de 2022 13:40

É uma aquisição que faria todo sentido, considerando que a Sony tem investido bastante nos Animes.

Do ponto de vista de cliente de PS, a mim é indiferente, tanto quanto a Bungie. Não tenho o mínimo interesse na aquisição da Bungie se não for pra fazerem Shooters singleplayer. Aliás, qualquer aquisição da Sony com o objetivo de fazer GaaS, eu dispenso e pra mim chega a ser ruim, pois não é o rumo que quero para jogos e para a indústria.

Minha preferência por aquisições por parte da Sony, como cliente, é Square, Capcom e as ips da Konami, nessa ordem precisamente.

Do ponto de vista estratégico e de posicionamento no mercado, acho que as melhores aquisições pra Sony são Take Two, Capcom e From Software. EA também não seria má, mas não é uma possibilidade realista pelo próprio valor da EA. É meu ponto de vista.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 14:10

Eu só quero que seja uma aquisição que faça sentido. Não vale a pena comprar, para ter número…
Relativamente a Bungie, é uma aquisição que não faz moça a ninguém, mas permite que a Sony tenha rendimento em Gaas, no futuro.

Eu pessoalmente nem sei quais são os estúdios da Bandai Namco.

Juca
Juca
Responder a  AlexandreR
18 de Fevereiro de 2022 15:36

Bandai Namco está por trás de muitas franquias consagradas como Tekken, Soul Calibur, Ace Combat, Pac-man, Ridge Racer e etc.
E é uma grande publisher de vários games de Anime como os Dragon Ball, Naruto, One Piece, Sword Art Online…

Assim como a Activision, Capcom e Konami, a Namco, hoje Bandai Namco tem muita história na indústria e serviços prestados.

Ah! Dark Souls e Xenosaga são IPs de sucesso e de propriedade da Namco.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Bandai_Namco_video_game_franchises

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 17:22

Elden Rings pertence a Bandai Namco?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Edson Nill
18 de Fevereiro de 2022 18:07

Acho que não.

Aqui voud deixar o link do tweet:

https://twitter.com/BandaiNamcoUS/status/1494371083478347782?t=eq-sVA5ZwGTW4-zWZM5zyg&s=19

(Também há um comentário do Insomniac Games, a pedir uma visita)

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
18 de Fevereiro de 2022 20:37

Acredito que não, mas parece que sim pela matéria abaixo:

https://www.gamevicio.com/noticias/2020/05/bandai-namco-registra-trademarks-de-elden-ring-na-singapura/

A Sony parece que está correndo por fora e a gente nem imaginando! 🙂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 14:50

Acho a Ubisoft incrível nas mãos certas pelo tanto de ótimas ips!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
18 de Fevereiro de 2022 15:22

Ubisoft tem até variedade, mas as ips estão desgastadas e a criatividade em queda (minha ótica).
Acho os jogos muito parecidos em fórmula com os da Sony.
A Sony já tem muitos Sandbox, na minha opinião, Horizon e Ghost (que é um “AC” no Japão feudal) já são suficientes, eu preferiria uma Capcom pelo Survivor Horror e jogos de luta, têm mais a acrescentar ao catálogo e as companhias devem ter valores semelhantes. Mas no geral gosto de AC e FC, mas não os compro mais em lançamento faz tempo.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
18 de Fevereiro de 2022 15:17

Sobre aquisições, e a guerra comercial com a China, vale lembrar que a Tencent já é dona de 40% da ações da Epic (a engine mais usada do mundo?) e 5% da Ubisoft e 5% da Activision, então, as empresas meio que já são blindadas pelas possíveis aquisições chinesas.
Também não entendo muito o receio com a China em detrimento dos EUA no que diz respeito a aquisição, pois tudo é dinheiro e cada acordo de aquisição é algo combinado entre partes. Se não prezam por ser francesa, não vejo distinção em ressalvas para quem vai adiquirí-la, pois vira mero preconceito, inda mais se a Tecent já tem parte dela, e na minha ótica, é algo que até deveria dar preferência à Tencent.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 15:36

Concordo totalmente contigo, Juca!

Deto
Deto
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 15:50

tem gente que fala que o EUA quando começou a se relacionar economicamente com a China achou que naturalmente isso iria “democratizar” a China.

e que tá acontecendo o contrário, a China que esta exportando a ditadura deles como por ex filmes que nunca botão vilão chinês mesmo devendo ser (homem de ferro 3)

E por isso tem tanta gente que não quer saber de empresa chinesa comprando nada ocidental.

claro, eu ACHO que isso é verdade, a china exportando ditadura, mas tb não acho o fim do mundo.

Juca
Juca
Responder a  Deto
18 de Fevereiro de 2022 18:03

Cara, esse negócio político é tão obscuro, em tempos mais recentes, você têm inúmeros países invadidos e bombardeados por americanos sobre falsos pretextos, e quantos você vê por parte da China?

Acho que ditadura é sempre algo ruim pra população, mas aqui no Brasil vejo que muitos defendem a ditadura que lhes for conveniente, pagam pau pra “Arábia Saudita”, por exemplo, porque têm dinheiro, ora, porque não pagam pau pra China que também tem dinheiro?!
É só porque, pra cá, parece ser conveniente usar o tal “comunismo”, que já não existe mais, em palanque político pra alcunhar opositores políticos e pra aterrorizar os ignorantes, enchendo o ego de reaças pseudo moralistas!?
Eu acho que negócios são negócios, e a questão democrática e cultural de cada país tem de ser avaliada individualmente, e cada um se deixa influenciar como quer.

É opção dos americanos se abrirem ou não a qualquer cultura, e eles o fazem quando o que têm de volta é a sua própria cultura espelhada, como é o caso do K-pop.
Aqui (Brasil), sofremos muito da interferência cultural americana, sobretudo na ditadura militar, algo muito visível pela mentalidade dicotômica do brasileiro médio. Não há ponderação e meio termo no raciocínio da maioria dos brasileiros.
Aqui, um presidente já foi espionado, e não foi por uma ditadura, diga-se de passagem.

Então, penso que os países devem se posicionar primeiro em prol da sua população, e defender ideologias humanistas, tentando manter boa relação com todos os demais, até onde se respeitem os valores básicos e a história e a cultura individual de cada um.

Já essa questão de guerra comercial sob falsos pretextos eu não concordo, acho que é mero argumento para convencer a aprovação de negócios que de outra forma não seriam vistos como algo bom, daí, nada como evocar esse sentimento nacionalista e belicoso pra mexer como a ideologia e moralidade de quem apenas precisa julgar algo com fins na praticidade e consequências do resultado do negócio.

Last edited 2 anos atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
Responder a  Juca
18 de Fevereiro de 2022 20:55

Eu disse que o negócio da Activision vai para a frente porque acredito que um dos argumentos da Microsoft perantes os reguladores é o de que, se não forem os americanos a comprar, compram os chineses.

O receio de que falas, é que a China é um verdadeiro oásis para o modelo gaas, microtransações e loot boxes é o que há mais no mercado de videojogos chinês, os casinos e jogos de sorte e azar são algo cultural na China e nos povos asiáticos em geral, é uma verdadeira pandemia, e além disso a Tencent é uma das maiores empresas de um país que vive uma autêntica ditadura, portanto mesmo que não ache os americanos uns santos, antes eles que os chineses.

O que me choca nisto é que uma pessoa não pode ter uma opinião, fundamentada diga-se de passagem, que é logo preconceituoso, isto é absolutamente ridiculo e augura uma sociedade, um futuro, bem pior que o tema que se está a tratar, mas enfim.

Juca
Juca
Responder a  José Galvão
18 de Fevereiro de 2022 21:33

Editado: Só pra esclarecer, nada do que escrevi foi direcionado a você, foi mais uma resposta ao Deto relatar que a China está a ter penetração no mercado norte-americano e que por isso não se vêem mais vilões chineses no homem de ferro. Minha visão sobre isso é de que a indústria que lucra simplesmente sabe que o mercado chinês é bom de ser abocanhado e que o identitarismo com vilões pode não ser boa coisa pro negócio, o que é bem simples de perceber.

Entendo perfeitamente o seu receio, José, mas numa guerra comercial o que se avalia é o comércio. O que eu expus é que não vejo sentido a Ubisoft – que é uma das que ruma para os GaaS – preterir a Tencent, que já é dona de 5% dela por razão meramente de ser Chinesa, mas enfim, como negócio, cada um pode fazer o que quiser até dizer pra quem não se quer vender.
Qual foi o problema com a Tencent ter adquirido a Riot e o Lol? Um empresário chinês estar a ganhar dinheiro?

Doutra forma, a Arábia Saudita também é outra ditadura e seu Estado também têm comprado partes de companhias de games, mas não vejo ressalvas da mesma forma, seria preconceito!? Penso que é uma situação complexa.

https://olhardigital.com.br/2021/02/19/games-e-consoles/arabia-saudita-comprou-u-33-bi-em-acoes-da-ea-take-two-e-activision/

PS: Sobre a Activision ser vendida a americanos, não vejo problemas, o problema está em estar na mão de uma Mega Corp. Doutra forma, a Activision pode ser fatiada e vendida em pedaços menores para várias empresas americanas maiores ao invés de ir tudo só pra Microsoft. Também vejo como um direito de uma empresa americana ser vendida apenas para americanos, só não podem é ficar gritando aos 4 ventos que são os liberalistas econômicos se usam de protecionismo nacionalista, mas sem problemas.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
19 de Fevereiro de 2022 5:39

Até a IGN fez um vídeo para Horizon FW e incentivando comprar a versão de PS4: https://www.youtube.com/watch?v=uGv5fio2uDU

error: Conteúdo protegido