Porque a Playstation comprou a EVO

4.6 5 votes
Avalie o nosso artigo

Inicialmente tornou-se difícil compreender o porque. E daí que fui pesquisar.

A maior parte dos jogadores de consola, que jogam no seu sofá não tem esta noção, mas os esports são um mercado enorme. Trata-se de um segmento que só por si gerou uma receita de 1.1 mil milhões em 2020, num número que se espera que suba nos próximos anos. Os valores envolvidos são tais que grandes nomes do desporto, como por exemplo o Paris Saint Germain, possuem equipas profissionais de esports.

A Sony, e em particular a Playstation, reconheceram isto à muito tempo, e apesar de as suas encursões neste mercado não tiveram grande repercussão nos websites de videojogos, vale a pena perceber-se o que se tem passado. É aqui que o Gran Turismo Sport se destaca, tendo-se tornado um esport de renome e com reconhecimento mundial, com receitas nos seus streaming ao vivo que igualam as de transmissões de desportos motorizados reais.

Mas a Sony não se tem ficado por aqui, sendo patrocinados de eventos como a Liga Call of Duty ou a taça Capcom, desde há vários anos, tornando-se assim um parceiro de peso e preferencial dos produtores destes videojogos de sucesso.

O Evo é o torneio de luta mais prestigiado do mundo. E um torneio que levou um sério revés no ano passado devido a ter sido cancelado por alegações relacionadas com assédio sexual. Essa situação, associada à pandemia, colocaram dúvidas sobre se o torneio retornaria.



Ora a Sony resolveu tirar partido disso, e perante esta desvalorização e má situação da EVO, adquiriu a mesma a um preço que se especula ter sido baixo. Claramente longe de um um grande investimento. No entanto, a EVO serve para ajudar a cimentar a marca como um local de jogo competitivo, para além do single player. Como nota, para que percebam como os jogos de luta são relevantes, a sony colocou um post no seu blog onde dava a conhecer que em 2020 se jogaram 1.1 mil milhões de horas em jogos de luta nas consolas Playstation.

Claramente um valor que é tudo, menos irrisório.

Aliás a Playstation já anda neste mercado à muito tempo, e apesar de pouco conhecido foram do mundo dos esports, possui o playStation’s Competition Centre no seu website, que se escontra cheio de eventos relacionados com jogos como o Mortal Kombat 11, FIFA 21, NBA 2K21,SoulCalibur VI, etc. Muitos com pequenos prémios associados e com eventos que ocorrem numa base quase diária.

Mesmo o canal oficial de YouTube da PlayStation está cheio de livestreams de competições. Vários deles com milhares de visualizações. Daí que com este foco crescente, não é dificil perceber como é que a EVO, sendo um dos maiores eventos sports do mundo, serve para elevar de forma significativa os interesses da Playstation nesta área, cativanedo inclusive jogadores profissionais de outras plataformas.

A compra da EVO cimenta assim assim a Playstation como a plataforma de eleição para jogos de luta, mas cimenta igualmente a posição da consola no mercado dos esports e dos jogadores competitivos, o que, pelo timming da compra, terá sido um investimento baixo, com grande valia.

 





4.6 5 votes
Avalie o nosso artigo
30 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

E tem gente achando um desperdício comprar a EVO. Hahaah… Compra estratégica, que coloca PlayStation na boca do mundo durante o torneio e que faz a marca valorizar.

Andrio
Andrio
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A Sony sempre teve grande participação na evo. Geralmente maioria dos main jogos rodam no PS. Tekken, street fighter, mk, guilty gear e por aí vai….

Espero que ela ajude nas premiações dos campeonatos.

Paulo Yutaka Toyoshima Girata
Paulo Yutaka Toyoshima Girata
5 meses atrás

Apesar de alguns desdenharem, eu achei a compra da EVO bem assertiva. Como o próprio artigo demonstra, os eventos competitivos são importantes geradores de renda. E eu vou além: penso, também, que tais eventos geram muito “marketing indireto” para os jogos ali presentes e, consequentemente, para as plataformas envolvidas. Claramente, a Sony vai continuar investindo nesse ramo que, ao meu ver, só tende a crescer. Independente do que digam, na minha opinião, essa compra foi uma jogada acertada.

Daniel Torres
Daniel Torres
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Ainda acho uma compra furada já que os principais jogos de luta neste torneio são jogados no playstation.

Ah esqueci aqui eu tenho que aplaudir a Sony e idolatrar tudo que ela faz, me desculpe a sinceridade Mário, mas a parte de comentários do site esta virando uma gamevicio/eurogamer, onde se as pessoas não forem da opinião que a Sony esta fazendo o certo viram chacota, quantos aos artigos são muitos bons e bem escritos, com isso eu encerro aqui minha participação neste site.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Mário, gostaria de dizer que não é nada contra você e que você é uma pessoa que eu tenho um imenso respeito.

O que eu referi foram os outros users e o maior exemplo esta no comentário do Deto, que já vi chingando, usando palavras que não são permitidas e por várias vezes já foi chamada a atenção.

Deto quanto ao seu comentário, não ando por esses sites odeio a parte de comentários e me desgasta mentalmente ficar lendo tanta besteira vinda deles, outra coisa eu não referi que iria para de ver as notícias, apenas de participar, pois Mário sempre posta boas notícias e escreve de forma imparcial.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Mário posto esse último comentário diretamente a ti e ao Carlos Zidane, eu não vou parar de ler seus artigos como citei você escreve bons artigos, quer dizer artigos que para mim são de excelência e por muitas vezes para mim você foi um professor, mas eu vou demorar um tempo para reconsiderar voltar a participar aqui. Carlos obrigado por seu apoio e o que escreveu no seu comentário faço minhas as suas palavras e tive a mesma impressão.

Ps: Sparrow eu não quero gerar brigas, mas são por comentários assim, que de novo beiram a ofensa que eu desisti de participar e outra não sei porque é tão agressivo em suas respostas, isso só afasta as pessoas que querem ter uma conversar tranquila com você.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Daniel Torres
5 meses atrás

Lamento muito seu desagrado Daniel, não gostaria que deixasse de participar. Mas se é para seu bem estar, você sabe melhor que nós.
Aqui é dos poucos locais decentes pra ler inclusive os comentários, na maioria dos sites já não dá.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Onde ofendi alguém aqui, Mario? Vocês andam muito dodói. Eu hein… Respeita meu jeito de escrever. Eu não ofendi ninguém no meu comentário e sempre fui respeitoso com todos. Apagar um comentário meu pq provoco não é o caminho. É meu jeito e não mudarei. Se estão incomodados, paro de comentar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
5 meses atrás

Não quero conversa fiada. Eu falo a real. De fatos. Não fico aqui chutando coisas e com achismo. Se vc quer alguem pra falar sobre possibilidades que não tem nada a ver com o real, não é comigo que você vai ter essa conversa. Simples assim.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Daniel Torres
5 meses atrás

Concordo com o Daniel, fanboys Sony ou MS tanto faz, são todos tóxicos inconvenientes (embora confesso que as vezes me divertem). Penso que o Bruno abandonou o site inclusive por ter se deparado com tamanha vista grossa desses fãs diante das situações desagradáveis sobre a gestão da Sony, assim como fazem os mil grau pra tudo.
O Deto sugeriu que o Daniel fosse pra um site que não merece o nome citado, um antro “caixista”, porém o Daniel pelo que me lembro não é fanboy da MS e nem da Sony, foi injusto.
Desde que frequento aqui posso elogiar pelo menos dois users pela honestidade de suas opiniões; o Edson e o Fernando Molina, que tem suas preferências mas isso não os impede de serem equilibrados.
Bom trabalho na gestão do site Mário, tem sido justo mesmo diante de toda essa pressão de gente sem educação como eu mesmo já fui. Espero que tenhamos bons assuntos a tratar nos próximos tempos apesar da dura realidade.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Carlos, obrigado por lembrar de mim! Eu tenho as minhas preferências, mas creio que por eu ser um fã de Nintendo e a polarização estar muito em cima de xbox e play, consigo ser mais imparcial. Creio que o xbox como console vai se deteriorando pela própria MS, mas a estratégia da MS de expansão com o game pass, pode vir a dar frutos. Enquanto a Sony, é a empresa mais equilibrada das 3, com vários exclusivos de qualidade, além de ter toda um apoio das thirds e tbm bons serviços. Se pegar meus comentários, eles costumam basear nisso, porém eu gosto das 3 plataformas, mas o amor é a Nintendo, a paixão é o play e o xbox é a razão por nos dar acesso por preços acessíveis, ainda mais falando do Brasil e o dólar nas alturas.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Edson Nill
5 meses atrás

Concordo. Me surpreendeu o Sparow falar que é fã da Nintendo… Aqui falou em Nintendo, falou em Edson ou Shin hahahaa
Na época do Super Nintendo até eu era fã de carteira mas não viamos esses disputas, era um tempo bem mais sadio. A partir do Wii minha relação com a Nintendo foi pra vala :p

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Até hj, a galera da Nintendo é mais light! Por ex: Os canais de YouTubers nintendistas sempre focam mais em conteúdo Nintendo, nunca atacando xbox ou PS e percebo que isso afeta alguns, ai( Sonystas e caixistas) vivem atacando os caras na Internet, chamando-os de burro, dizendo que só jogam Mário, etc… E os caras, fingem que nem é com eles. Rsrsrsrs

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Não existia disputa, sabe porque existe isso hj? Pq a empresa Microsoft fomentou isso durante décadas. Nem Nintendo e nem Sony tem esse perfil.

Deto
Deto
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Acho que se flopar essa compra comparado com o que pode ser o sucesso, é um bom investimento.

li faz tempo não sei onde que diziam que a próxima moda de jogo, depois dos battle royale, seriam os jogos de luta.

eduard08
eduard08
5 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Um a parte, acabou de sair o patch 1.2 de cyberpunk com uma lista de mais de 500 correctivos que “pesam” 34gb no px e 41.1gb na xbox
Haver se e desta que o jogo fica como devia ser a saida

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  eduard08
5 meses atrás

Eles podem até melhorar o desempenho sofrível do jogo nos consoles da geração passada, porém aquilo que foi prometido de conteúdo e de inovação pela CD não está no patch, então ainda falta muito pra esse jogo ser o que deveria, uma pena

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

A minha decisao por este jogo visto que o comprei, vai ser que saia o patch para a nova geração e ver se estara como eles prometeram, senao infelizmente sera um jogo que vai ficar na caixa

error: Conteúdo protegido