Porque motivo a Sony está a destruir o valor da Playstation

A politica de lançamentos no PC já de si é má para a plataforma, mas a colocação do jogo na PSN, torna a coisa exatamente igual ao Gamepass… Com a diferença que há dois anos de intervalo!

Quando há diversas ofertas no mercado, o cliente tem de optar. E nesse sentido as marcas agem no sentido de tornar o seu produto mais atrativo que o da concorrencia.

As consolas não eram excepção, e lutavam entre si com exclusivos. Jogos de qualidade e que apenas poderiam ser jogados naquele sistema!

Os exclusivos tornaram-se assim uma forma de distinguir os produtos, e levar o cliente a adquirir A em detrimento de B e C.

As consolas vivem desse expediente desde que apareceram. São os jogos exclusivos que impulsionam as vendas e que as tornam atrativas ao cliente. Mas sem eles, são apenas mais uma peça de hardware, que apesar de barata, está longe de ser o expoente máximo a nível de performance. E pior, estão atualmente associadas a serviços com custos e que no PC não existem ou são opcionais.



Daí que o grande atrativo das consolas continua a ser a sua facilidade de uso… e os jogos exclusivos. E podemos olhar para o mercado e perceber que tanto Sony como Nintendo vendem em grandes quantidades porque seguem essa formula. Já a Xbox, ao ter colocado os seus jogos no PC, no dia 1, perdeu o seu atrativo como consola, e consequentemente sofre em vendas. Não só os jogos saem para PC, como os assinantes do Gamepass tem-nos sem custos adicionais, o que implica que a necessidade de compra dos jogos desaparece.

Resumidamente, a Xbox criou aqui uma situação onde a compra da consola é dispensável, e a compra dos jogos é desnecessária. Uma situação que nada pode abonar de bom para a consola. Sem consolas vendidas a plataforma morre, e sem consolas as vendas de software não existem ou pelo menos não aumentam! Basicamente o PC tem tudo para tomar de assalto o mercado desta consola.

A grande questão é que a Playstation está a ir pelo mesmo caminho. E poderá cair exatamente nos mesmos erros!

Basicamente a Sony não coloca os seus jogos no PC no dia um. Eles demoram dois anos a passar! É uma diferença significativa que impede que a Playstation se torne igual à Xbox. Mas será? Será que realmente é mesmo assim?

O hiato temporal de 2 anos é uma realidade na Playstation e que não existe na Xbox, e que permite que os exclusivos se mantenham na consola, e sem entrar em nenhum serviço.  Esta é uma situação que garante a venda quer de consolas, quer de jogos, mas a grande questão é: Será que 2 anos é suficiente para que a coisa continue a funcionar?

E aquilo que vemos é que não!



Efetivamente o cliente PC tem de aguardar 2 anos por um jogo Playstation, mas a questão é que todos os anos há jogos da Playstation a fazer 2 anos. E isso implica que há um fluxo constante de jogos no PC capaz de manter o utilizador ocupado. Basicamente, apesar do hiato temporal o utilizador PC, que até já tem acesso aos jogos do PC e aos jogos da Xbox, está regularmente a receber exclusivos Playstation também. Uma situação que torna o PC uma máquina invejável e que desfruta dos três mundos, o PC, a Xbox e a Playstation.

A piorar a coisa, quando os jogos saem para PC, a Sony coloca-os disponíveis na PSN Extra e Premium. E isso quer dizer que as vendas do jogo na consola morrem de vez!

Resumidamente, os jogos, na consola, precisam de vender nos dois primeiros anos… Pois após isso ele estará gratuito, e as vendas passam a ser no PC.

Mas o PC sofre de pirataria e como tal as vendas nessa plataforma são baixas.

Ora com os jogos a serem dados de “graça” na PSN ao final de dois anos, cada vez mais me sinto um idiota a pagar jogos no lançamento, e a ver quem não o fez a obter o mesmo que eu sem pagar mais do que a PSN.



E a piorar a situação, aquela sensação de “já se passaram dois anos? Parece que foi há meses”.

Resumidamente, a espera não é assim tão longa, e acima de tudo… compensa!

Olhando para as minhas aquisições em jogos exclusivos da Sony, e para a PS5, conto 9 jogos. Que me custaram 69.99 cada! Estamos a falar de algo na casa dos 630 euros gastos em dois anos e que poderia poupar, mesmo que parcialmente, se não adquirisse esses jogos, e esperasse por eles na PSN. Dos 9, pelo menos 6 desses jogos estão já lá disponíveis sem custos.

Resumidamente, há aqui condições para que se possa dispensar a aquisição dos jogos no lançamento e continuar a jogar na consola apenas com o custo da anuidade da PSN. E quem quiser jogar no PC; pode jogar estes mesmos 6 jogos lá, com melhores gráficos e suporte a capacidades adicionais.

Resumidamente, após anos e anos a escrever artigos a recomendar consolas sobre o PC, chegamos a uma altura onde a recomendação de um PC sobre as consolas parece que virá futuramente a ser inevitável. E apenas possuir as consolas da Nintendo é que parece valer realmente a pena!



 

 

 

 

 





57 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
25 de Outubro de 2023 8:39

Algo importante que deve mencionado é que o possuidor do PC tem que ter uma máquina potente e atualizada, que exige um gasto extra e constante com o hardware. Temos que considerar também custo de aquisição do jogo no PC é próximo ao do console. Mas concordo que 2 anos é pouco e reduz a atratividade do console.

Edson Nill
Edson Nill
25 de Outubro de 2023 10:07

Mário, concordo contigo! A Sony tem que parar com essas atitudes, pois inevitavelmente isso tira valor do console, onde os impactos deverão ser sentidos mais a frente. A propósito, vc anda acompanhando os rumores sobre o Switch 2? A questão do DLSS 3.5? https://universonintendo.com/artigo-tecnico-nintendo-switch-2-como-produtores-podem-ter-seus-jogos-a-60fps-e-4k-no-proximo-sistema/

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 10:43

Mário, me referia a o que representa um DLSS 3.5? Pode de fato ajudar um aparelho portátil a diminuir certos gargalos?

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 12:01

Mario acha que essas promessas e rumores do ps5 pro alcançar essa patamar pode ter algo concreto? O que acha que seria mais realístico para um possível ps5 pro na sua opinião?

Last edited 6 meses atrás by Vitor Hugo
Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 13:28

Ter o dobro de potência não significaria o dobro de poder de fato nos jogos. Não sei se um jogo que roda em torno de 40 fps no ps5 padrão, rodaria a 60 em um possível ps5 pro. Vi uma patente da sony sobre ray tracing feita por marky cerny, não sei se seria aplicado nesse caso.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 13:43

Sim, compreendo Mario, aumentar a resolução nem é mais vantagem atualmente, vendo que temos muitas tecnologias de reconstrução de imagem. Relamente me pergunto se o ray tracing do ps5 pro sera apenas esse pequeno aumento que teve entre rdna 2 e rdna 3, ou a Sony tem outras ferramentas para melhorar ainda mais isso. Espero relamente um processador melhor, assim teremos taxas de quadro mais estáveis a 60 fps.

Pedro Carvalho
Pedro Carvalho
Responder a  Vitor Hugo
27 de Outubro de 2023 9:36

Vejo o pessoal com uma fome insaciável por fps, a querer 1000 fps, mas eu como possuidor de pc percebo que essas tecnologias de DLSS pioram é as texturas gráficas, em detrimento de um maior número de fps. Eu prefiro deixá-las desativadas, pra ter uma qualidade melhor nas texturas, a ter um maior número de fps.

Last edited 6 meses atrás by Pedro Carvalho
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
25 de Outubro de 2023 10:56

Na próxima geração vou de PC. Ainda este mês o meu plafod de crédito ao consumo aumetou dos 2000 pra os 3600 euros, ou seja na próxima geração vou de PC gaming sem pesar duas vezes. Cansei de consolas por muitos motivos, más principalmente o retirar valor ao produto. Vou continuar a consumir os jogos da Sony, só que sem a necessidade do ecossistema deles.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
25 de Outubro de 2023 11:59

Concordo Mário, acredito que dois anos é melhor que o Xbox, já que não faz muito sentido ter um. Porém não o suficiente pra plataforma Playstation ficar forte em exclusivos. Entretanto o PC para rodar os jogos com a qualidade do ps5 tem que ir se atualizando com os anos, já os consoles conseguem se portar melhor.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Vitor Hugo
25 de Outubro de 2023 12:20

Isso é mentira e nem tenho PC gaming! O problema de falar em PC gaming é estar sempre a associar ele ao jogar tudo no ultra 60 fps! Coisa que não é verdade, eu posso dizer que o spider 2018 no PC é melhor em 2k ultra que no Ps5 4k. Fora as opções que o PC dá, seja a nível de molds, seja a nivel de comprar keys etc, fora que as Consolas também são muito caras, já que elas exigem uma tv boa para usufruir das melhores capacidades delas, eu nesta geração antes de saber o que a Sony se ia tornar, eu gastei numa tv oled LG 1500 euros mais a Consola por 699 já que comprei com preço de scalp, ou seja o dinheiro nessas coisas já dava pra ter um PC bom, o que também caiem por terra que as consolas não precisam de upgrade. Fora que uma 3060 corre os jogos todos desta geração até aonseu fim, pode não correr em 4k 60 fps más correra no mínimo 1080p com assts no ultra em muitos casos.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Daniel Cardoso
25 de Outubro de 2023 13:35

Concordo em partes com seu comentário. Realmente um pc pode baixar as configurações gráficas, porém é o proprio pcista que prega os 60 fps no ultra, é uma cultura de sempre querer muito mesmo tendo um hardware que não suporta essa qualidade, o mesmo vale para os consoles, que são em sua grande maioria das vezes mais otimizados que os PCs de entrada. O que de fato meio que se equipara já que os benefícios do PC são muito além de jogar. A verdade é que esses jogos estão vindo pesado o nal otimizados em todas plataformas, o que faz uma rtx 4090, rodar alan week 2 em 1440 p gritando ao buscar o alvo de 60 fps como é falado em alguns fóruns. Resumido cada lado possui seus pontos fortes e fracos nesse mundo de hardware.

Last edited 6 meses atrás by Vitor Hugo
Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 14:55

Que é pior ainda kk, mais se vier rodando bem nos consoles é um tapa na cara dos fanboys de PC , que sempre estão desmerecendo os videogames.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
25 de Outubro de 2023 15:01

Daniel, permita-me discordar, sobre a tela cara é uma exigência sua não do console. Da mesma forma que você pode usar sua Oled no computador ou não, ou mesmo ter um monitor muito mais caro pra ter 10bits de cores, Dolby Vision ou uma tela de grande tamanho, nada o impede de jogar com seu PS5 num monitor de 8bits de cores ou mesmo em uma tela antiga HDMI 1.4 ainda. Se você quer tirar o melhor de cada dispositivo, isso vai ter seu preço sempre, mas é opcional, da mesma forma que a compra de uma torre PC requer um monitor a seu gosto.
Sobre a 3060 já rodar tudo, mesmo custando o preço de um PS5 à época, não sei se é bem assim. É complexo avaliar da forma como você avalia as coisas com certo arrependimento, mas é um fato que montar uma torre de PC ou mesmo comprar algo que faça o que um PS5 faz por 400 euros ainda é algo difícil, isso pq o console não requer a compra de um SO nem de nenhum periférico adicional para funcionar como se deve, salvo uma tela. Sobre upgrades, dificilmente você vai ter o PS5 subindo exigências mínimas pra rodar jogo durante a geração dele. Coisas como o que a Remedy fez agora que algumas pessoas acharam que virá mal otimizado por isso, não são problemáticas da mesma forma pra quem tem um PS5.
Pra ser sincero, não me vejo jogando em PC como plataforma principal, por dois simples motivos, ligar o PC pra jogar, algumas vezes, não é simplesmente ligar o PC pra jogar, e sim sempre ter de fazer alguma coisinha pra resolver um probleminha pra conseguir de jogar, outra é o risco de vírus. Mas cada um com seu cada um. A única vantagem real que vejo no PC hoje é a multifuncionalidade, pra quem já tem um bom e sempre precisa de um bom computador pra trabalhar e sem o está atualizando, comprar um console pode ser algo bem secundário ou desnecessário mesmo.

Last edited 6 meses atrás by Juca
Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Vitor Hugo
25 de Outubro de 2023 13:00

Não compreendo de todo.
A maioria de vós consideram uma marca adquirir um jogo 3 party por 1 ano uma exclusividade temporária diferenciadora e de grande importância para a valorização da própria marca. Até mesmo 6 meses, 3 meses, um dlc em primeira mão, um mapa, uma arma, ou umas peças de roupa, ou até o acesso a uma demo antes da concorrência. Tudo contribui para a venda de hardware.
Mas 2 anos é pouco, não é relevante para a venda do hardware. O que há para vender depois deste prazo? Estar na psn também não é motivo de promoção da marca? Epá sabem uma coisa, o spiderman2 saiu. Sabem o que significa isso? Daqui a 2 anos vou estar a jogar.
Desculpem mas é ridículo.
Há opiniões e opiniões e todos temos que as aceitar.
Argumentos há para todos os lados. Quando queremos passar algo basta só enumerar e eliminar os menos atrativos.

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
25 de Outubro de 2023 15:11

Exclusividades visam atrair clientes para a plataforma, o consumo na plataforma dá maior lucratividade para a marca, a maior lucratividade resulta em alimentar e potencializar o diferencial da plataforma, o que consequentemente é investir mais nos seus diferenciais para atrair mais consumidores. Isso é uma lógica cíclica, um feedback positivo. Mais investimento naquilo de maior retorno… Óbvio, não se compra um console só por exclusivos, mas se compra um console também por exclusivos. Se não entendes a importância da plataforma para a empresa, em termos de lucratividade, fica complexo que entendas o porque perder exclusivos, mesmo com prazo de 2 anos tire valor do ecossistema da Sony.

Veja, há simplesmente pessoas aqui, como o Mário a dizer que abandonarão o console pelo PC. É isso no que resulta lançar 2 anos depois.

Last edited 6 meses atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
25 de Outubro de 2023 15:50

Dois anos são dois anos Juca, não podemos dourar a pilula e dizer que dois anos são os novos 15 dias, nem podemos neste caso argumentar lembro-me do nascimento da minha filha como se fosse ontem e entretanto a minha já tem treze anos.

Dois anos são e sempre serão dois anos, quem tem jogos como um dos seus hobbies não espera dois anos, quem diz que espera provavelmente está a arranjar narrativa para ir a correr para o gamepass ou pirataria no PC ou como já aqui foi dito está é saturado deste hobbie porque vai chegar ao PC e vai começar outro tipo de queixumes.

Mais, muitos que dizem que esperam dois anos pelos exclusivos da Sony na realidade não esperam nem um! Pois são os mesmos que dizem que a Sony num ano não lançou nada e que a PS5 está morta (rssss).. então não aguentam um ano sem lançamentos Sony na PS mas no PC aguentam dois??

Outros dizem que compraram PC para aguentar a geração….aguentar a geração?? Na narrativa desse pessoal a PS5 já nem a geração segura??
Já viram o Spiderman? há pois…só daqui a dois anos é que vêm, se vissem agora saberiam do que escrevo.
Com os specs que mencionaram tentem jogar Starfield a 60fps sem shimmering e estável….

Eu tenho a minha 4070ti, que não é nada de especial mas é o que dá para ter, encostada a apanhar pó, desde que saiu Cyberpunk, e Spiderman nunca mais toquei em Starfield.

E como bom gestor que sou ,comprar jogos no PC é de evitar a todo o custo.

Juca
Juca
Responder a  Alexandre Oliveira
25 de Outubro de 2023 18:04

Alexandre, sempre há quem espera, e normalmente é por uma questão de gasto mesmo, quem tem muito dinheiro não liga pra esse debate da gente, esse é um debate de classe média que compra o essencial pra se divertir e não tudo do melhor. A questão é que há casos em que se compram todas as plataformas e elege-se sua preferida e prioriza-se seus gastos mais naquela, ou escolhe-se apenas uma. Não me vejo deixando consoles em si, por razões já expostas, mas tenho certa liberdade pra ter um computador bom e um Switch, por exemplo, e ter como aguardar um tempo pra jogar jogos que desejo. Por mais que ame videogames, não me considero um viciado a ponto de não poder esperar. Entendo seu ponto de vista, mas conheço diversos casos de gente que esperam um novo console ter uma biblioteca mais atrativa pra poder comprá-lo, então, sim, tem gente que pode esperar, senão, todos os consoles se venderiam no 1o dia. E veja, temos aqui colegas que só compraram sem PS5 agora, seja por necessidade de priorizar gastos ou porque queriam comprar um console com uma biblioteca maior e melhor já estabilizada. Esperar pode ser uma solução pra muita gente, já que nem todos podem ter tudo quando querem. Por jogos com 2 anos no PC está por acabar com aqueles clientes que esperam pra ingressar em momentos mais oportunos pra si, sobretudo, se já têm um PC.

Last edited 6 meses atrás by Juca
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Juca
25 de Outubro de 2023 19:06

Certo, também não sou um viciado e por isso cada vez sou mais selectivo nos jogos que compro ,compreendo seu ponto de vista, claro que há sempre quem espera, eu ainda acrescento que á gente com escolhas para todas as situações até para aquelas que ainda não foram inventadas! Ser humano é assim mesmo.

Agora andar dois anos a levar com spoilers, quando vais jogar sabe a comida já mastigada!

Quem espera por uma questão de gasto não vai esperar dois anos e comprar um jogo na Steam, é das piores decisões financeiras que já vi.
Espera dois anos leva com spoilers de toda a narrativa e ainda enterra dinheiro na Steam…sem retorno nenhum, é um absurdo!

Quem espera por questão de gasto, compra uma consola que é muito mais barata que PC e compra jogo usado, joga e a seguir vende.
Neste momento já tens Spiderman 2 a 50€ no OLX, compra ,joga daqui a uma semana ou duas vende e ainda faz 40€ ou dá e faz um bom gesto para alguém! isso é que é boa gestão e nem espera dois anos.

Incentivar ao PC para além de não fazer sentido financeiramente, acaba de vez com os jogos fisicos!

Vai chegar o dia que a MS ou outra empresa sem qualquer escrupulos, irá comprar o Steam ou outra loja digital qualquer e decide cobrar aluguer de servidor por cada jogo nosso na biblioteca, e ai você paga ou abre mão da sua biblioteca Juca ?

Ou vai que a Steam vai a falência ou começa a cobrar como fica, vai abrir mão?

Posso te dar mais um exemplo, quando era novidade cometi o erro de comprar um filme no videoclube digital da ZON… comprei é meu!
Entretanto de ZON passou a NOS e mudaram as boxes e fizeram nv contrato…conclusão fiquei sem a minha biblioteca de filmes ainda hoje ando ás turras com a NOS para reporem, dizem que foi um erro…mas resolver tá quieto, também foi só um filme e não estou para me chatear…mas percebes?

Será que comprar jogos para PC compensa? claro que não!

Vou fazer uma petição para o fisico voltar ao PC assim sempre dou uma ajuda ao pessoal que cai em todas,(gestão é a minha area de negocio), foram os gamers que permitiram isso, os gamers na sua maioria são péssimos a fazer gestão, suas crenças nas marcas muitas vezes estão primeiro mesmo que mais tarde paguem o preço, mas ai inventam uma narrativa nova e segue tudo bem! rssss

Tudo o que seja incentivar á compra digital tou fora, e felizmente o meu CDI também.

No mais, percebo o apelo do PC para quem não precisa de fazer gestão financeira, mas quem não precisa de fazer essa gestão também compra uma PS5 e não espera dois anos é “igual ao litro”.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Juca
25 de Outubro de 2023 20:40

Não Juca
Entendo bem a importância da exclusividade e por isso a escolha que sempre fiz.
Agora não meto tudo no mesmo saco.
2 anos são 4380 dias á espera de jogar um jogo que quero jogar agora.
Para mim essa exclusividade é mais que suficiente e não me fere nem põe em causa todo o ecossistema. O que não gosto é de políticas já tomadas do envolvimento de devs internos para multiplayer mudando a própria natureza dos mesmos. Isso promove a saída de ativos.
De resto também não gosto dos jogos no Pc mas 2 anos… não é por aí.
A realidade do Mário é diferente. Todos somos diferentes. Mas para mim não são os 2 anos que estão em causa. Tem já a ideia feita será difícil mudar.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Nuno Sousa
26 de Outubro de 2023 9:09

Concordo, felizmente somos muitos a pensar assim!

Agora é preciso estar atento e pressionar a Sony até mais não, para não fazer pior do que já fez.

Por isso é que aqui entre nós, eu mesmo discordando de algum do conteudo da carta aberta do Mário á Sony por razões obvias, compreendo e concordo com a pressão preventiva que se faça á mesma.

Penso que tenha sido esse o propósito do Mário, dado que é entusiasta dos jogos fisicos, não ia de mão beijada incentivar ao PC.
Os apelos do PC todos sabemos muito bem quais são…Gamepass e pirataria acima de tudo, curiosamente ambos destrutivos para esta industria.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Alexandre Oliveira
26 de Outubro de 2023 12:31

Obviamente Alexandre.
O que mais detesto são os yesman.

Juca
Juca
25 de Outubro de 2023 12:33

Por aí, Mário, se a pessoa recebe jogos com 2 anos de atraso, basta esperar esses 2 primeiros anos que vc vai ter um backlog razoável de lançamentos e sempre terá jogos novos da Sony no PC pra jogar… Ao fim da geração ainda se tinham PCzistas a comprar consoles pra jogar o que não jogaram, mas agora, nem isso. É uma tremenda estupidez para o PS. Bom para os estúdios, ruim para o ecossistema. Mas fazer o quê? Tiram valor do PS com isso. Uma coisa seria lançar jogos da geração passada no PC, outra, coisas atuais… TLoUs Part I apesar de ser um Remake de um jogo de PS3 foi um lançamento que nem os 2 anos que parecem meses não esperou… Burrice completa. Espero que com a saída do Jim Ryan as coisas mudem de figura.

Marcio
Marcio
25 de Outubro de 2023 13:12

Comprei um PS5 no lançamento e me decepcionei bastante, não pelo console, o mesmo é incrivel e tem muito potencial e seu controle tambem me supreendeu muito, porem a industria com crossgen de 3 anos e as decisões da Sony de levar seu jogos ao PC com melhorias e a serviços de assinatura me desapontou bastante, tanto que agora montei um PC para segurar essa geração e com DLSS/FSR e os frames generation talves ate a proxima geração, ainda mais se a troca de geração for soft como essa terei uma maquina que segurara bastante e meu PS5 pegando poeira.
To com bastante vontade de jogar Spider man 2, porem estou jogando outros jogos, inclusive antigos exclusivos como the last par 1 no PC, dai vou esperar ou sair no PC ou pegar em uma promoção para PS5 mesmo, mas comprar jogos a preço cheio sem chances…

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 14:58

Sim, exatamente o que me referindo em um comentário de um amigo atrás. O PC é mais forte que os consoles ? A resposta é sim, mais dependo do PC que você tenha montado, visto que até a rtx 4090 sofre em jogos mais recentes. Aí que reflito pra que gastar rios de dinheiro em um super PC se tenho o mesmo jogo, independente se é mais capado que roda em um console que custa bem menos.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Vitor Hugo
25 de Outubro de 2023 20:54

O que é capado para ti?
Fala-se como se fosse uma diferença absurda.
Não vejo nada disso, muitas vezes imperceptível.
Se isso justifica o investimento. A geração dos frames.

Deto
Deto
Responder a  Nuno Sousa
26 de Outubro de 2023 6:09

Na geração do PS3 era bom montar PC para rodar 1080p 60fps jogos que rodavam 720p 30fps no PS3

Na geração do PS4 era bom montar PC para rodar 1080p 60fps jogos que no PS4 eram 1080p 30fps

Agora não tem mais essa vantagem toda ai… Vai fazer o que? CyberPunk roda 60fps ~1440p no PS5.. no PC vai fazer o que? RT no talo? ai nem 4090 segura…

Paga 10x mais no PC para ter resultado de “uns reflexos a mais, um aumento de resolução irrelevante”

Esse é o problema também do PC, principalmente graças a subida de preços

Eu ainda acho que esse aumento de preço é até chegarmos em 1nm ou perto disso… Ai os investimentos começam a ser em baratear a produção que já existe, ao contrario de criar uma produção nova quando se diminui o tamanho do transistor

Abordagem da AMD já prevê esse futuro… Sempre vai ser mais barato produzir 4 chips e conectar eles, que produzir apenas um do tamanho somado dos 4 para executar quase a mesma função

Saber Sword
Saber Sword
25 de Outubro de 2023 14:26

Vendi meu Xbox e já vou para o meu segundo laptop gamer desde 2016. Uso laptop por questões de trabalho inclusas nele e pela mobilidade.Se pudesse comprava um desktop.

Mas basicamente isso aconteceu.Quando Xbox começou a trazer jogos para cá e depois veio o gamepass de PC que sou cliente desde o lançamento.

Venda o console e fica sem dó no seu PC Mário ( sei que você tem um desktop bom ).

E essa janela de dois anos vai diminuir. Não é garantida que assim sempre será.

Last edited 6 meses atrás by Saber Sword
Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 15:20

Você não acredita nesta do Xbox acabar e se tornar publisher third e no tópico de 2027 certo ? Sabe que muito do que foi dito no crivo dos reguladores foram exageros (posso citar alguns referentes ao PS como nunca nos recuperaremos da perda do Cod e por aí siga outros…)

E sobre a Sony. Se fosse cliente dela, não sou, porque não
gosto do seu estilo de jogo, narrativa-terceira pessoa-aventura, mas não teria medo de largar a plataforma se lança no PC. Quero ver se eles tem coragem de voltar atrás nesta decisão. Diria que eles irão evoluir no decidido e diminuir o delta de 2 anos.

Você fala do abandono do Windows nos servidores, imagino eu, que é outro mercado, porque em sistema operacional de usuário. Não apareceu nada melhor para rodar os jogos até hoje.

Last edited 6 meses atrás by Saber Sword
Deto
Deto
Responder a  Saber Sword
25 de Outubro de 2023 16:06

o Xbox está tão bem que até vc que defende o xbox aqui abandonou ele

Chega a ser cansativo

Parece que quando fala com “defensor do xbox” vc tem que citar o óbvio

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Deto
25 de Outubro de 2023 17:06

Você acha que o Xbox consiste apenas do console ?
É o problema comum da observação obtusa.

Gabriel Santos
Gabriel Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 16:23

A impressão que dá é que a Microsoft está nem ai para o Windows,as atualizações estão mais quebrando do que estabilizando o sistema operacional…Parece que eles abandonaram o barco e estão largando tudo de qualquer jeito e danem-se os usuários ! Falta de vergonha na cara !

Gabriel Santos
Gabriel Santos
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Outubro de 2023 18:53

Que droga ! Windows 11(12) pago e de brinde leve atualizações todas bugadas hehehe,é rir pra não chorar !

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Saber Sword
25 de Outubro de 2023 15:38

Mais um que pula do barco afundando!rs

Deto
Deto
25 de Outubro de 2023 16:07

Também não gosto desse modelo… Estava com jogos de PS4 da promoção no carrinho, não comprei pq “vai sair na Plus”

Agora vou comprar resident evil village gold somente, pq acredito que ele não deve sair na plus

DarkScorpion
DarkScorpion
26 de Outubro de 2023 21:57

Eu estou a ver a Sony aos poucos a começar a perder o mercado de tudo. Já teve as melhores TVs, foi ultrapassada, já teve o domínio do áudio portátil, foi ultrapassado, o mercado de telemóveis nunca o teve, e o mercado de máquinas fotográficas também está ameaçado. O único sector que ainda domina é o de jogos com a PlayStation. E sinceramente, as coisas estão a mudar e estou a ver a Sony a perder muito tempo para apanhar o comboio, a médio longo prazo podemos ter um problema tal como marcas dominantes do mercado que também caíram tal como a Nokia e Kodak entre outras.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  DarkScorpion
27 de Outubro de 2023 10:04

Nokia caiu, pq foi comprada pela MS e adivinha? Dizer hj que o PlayStation vai cair, quando os números mostram recordes de vendas, é delírio ou desejo, me desculpe!

Urbano Coelho
Urbano Coelho
27 de Outubro de 2023 10:02

Totalmente de acordo contigo.
A PlayStation tem que parar de seguir os passos da Xbox e expor o seu real valor.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Outubro de 2023 15:21

Mario, achas na sua visão sobre tecnologia, que esse possível ps5 pro terá uma hardware de ray tracing significativamente melhor que o ps5 base? Digo isso devido a AMD ao trazer a arquitetura RDNA 3, seu desempenho em ray tracing é ruim, e o salto foi bem pequeno se comparado a RDNA 2. Olha o exemplo de Alan wake 2, que não tem RT nos consoles.

Rodrigo
Rodrigo
27 de Outubro de 2023 15:22

De fato esse é um grande erro da Microsoft, lançar os exclusivos do seu console no PC também, ao mesmo tempo. É uma atitude estranha porque ela acaba sabotando o seu próprio console. Deveria dar um prazo, para que aquele jogo pelo menos ajudasse a chamar atenção por um tempo para o Xbox. Qual seria a sua reação Mário se de repente, vou imaginar uma situação aqui, a guerra da Ucrânia avançasse em direção a Europa, e Portugal por ser um membro da Otan, acabasse tendo que se envolver no conflito e ele escalasse. Com isso a inflação e o dólar disparassem. Consequentemente os preços dos jogos e dos consoles iriam aumentar muito, então em vez de encontrar um lançamento do PS5 a 69,99, passasse a ser 350,00 euros. Qual seria sua reação? Continuar comprando a 350 euros um lançamento, anunciar com orgulho que estava abandonando o mercado de consoles, ou deixar de odiar a Gamepass?

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Outubro de 2023 17:20

Mário, você é contra o streaming? Porque Netflix, Primevideo, HBO Max, Discovery Plus entre outros, você paga uma assinatura mas não possuí absolutamente nada dali. Você é daqueles que só gosta de assistir um filme, um documentário se for em formato físico Blu-ray?

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
29 de Outubro de 2023 2:34

E tem aquela situação horrível que eu citei outro dia.
Se o jogo vai sair obrigatoriamente pra PC algum dia, já na fase de desenvolvimento do mesmo, a tendência de utilizar recursos únicos de uma plataforma pra conseguir o melhor desempenho possível, simplesmente desaparece.
Por que? Porque qualquer jogo pra se tornar economicamente rentável no PC, ele precisa rodar com fluidez no maior número de configurações possível.
Ou seja… Na grande maioria dos casos, rodar bem em PCs equipados com GPU’s de 2 a 3 gerações passadas é o ideal pra poder obter lucro com um jogo na plataforma.
Aí acontece que nesse cenário, aqueles jogos maravilhosos que tiram “cada gota de suco de um hardware específico”, simplesmente começam a deixar de existir.
Aí começam a aparecer mais e mais jogos genéricos de nível multiplataforma.
Isso não é nem mera especulação minha, porque isso é um fato.
Pois, até agora não surgiu um jogo sequer para Xbox Series ou para PS5 em que você olhe e diga; “ahh isso sim é nova geração”.
E pior ainda, teve o caso do Starfield rodar a 30 FPS nos consoles “por decisão artística”, sendo que em PCs bem simples o jogo roda em 60 FPS.
Eu me lembro que comprei um PS4 quando vi uma gameplay de Unchated 4 numa vitrine de loja, aquilo me fez realmente comprar um console.
Hoje tenho um PS5 que comprei simplesmente por ser menos ruidoso que um PS4, porque se dependesse de algum jogo pra comprar o console eu não compraria.
Pois esse jogo que te faz comprar um console, hoje não existe mais.

error: Conteúdo protegido