Porque motivo o Gamepass não tem ainda pelo menos 45 milhões de assinantes?

Se o serviço é realmente tão bom, porque motivo o número de assinantes entre Xbox e PC não cobre ainda sequer o número de possuidores de consolas Xbox?

Entre todos os serviços de subscrição, não hajam dúvidas… o Gamepass é o melhor deles todos!

Apesar de não ser oficialmente o mais barato, de forma não aberta, mas recorrendo a esquemas legais, ele não só é o mais barato, como é igualmente incomparavelmente mais barato. E aqui as pessoas nem sequer podem alegar desconhecer a situação, dado que ela está reportada em milhares de posts em foruns, e em diversos artigos espalhados pela internet.

Para além do mais, o Gamepass é o único que oferece, no dia um, acesso aos jogos First Party da empresa que o detêm, a Microsoft.

Ora perante esta realidade, torna-se aparentemente claro que o Gamepass é um excelente negócio, e que como tal, já nem falando da possibilidade de ganhar mercado à Playstation, onde as pessoas podem preferir, por mil e um motivos, manter-se e aderir aos serviços equivalentes da Sony (PSN Extra e Premium), seria expectável pensar-se que, pelo menos a maior parte dos fans Xbox estivessem a assinar este serviço.



O ultimo número oficial, fornecido em Janeiro de 2022, era de 25 milhões de assinantes, um valor que é cerca de metade da base de utilizadores da Xbox. Mas, neste caso, este número inclui assinaturas na Xbox e PC.

Qual o número de assinantes Xbox? Bem, o CADE pode ajudar aqui, pois a Microsoft, nas respostas dadas a este regulador Brasileiro indica que o Gamepass, na consola Xbox (excluindo PC), gerou em 2021, um total de 2,9 biliões de dólares em receita.

E por aqui podemos fazer umas contas. Dado que em 2021 o serviço custava ainda 15 euros, isto atira-nos para o equivalente a 16,1 milhões de assinantes pagantes na Xbox.

Podem no entanto ser mais, dado que o serviço tem vindo a permitir assinaturas de 3 anos por 1 euro, e mais recentemente esquemas de assinaturas por 3 anos por 65 euros, ou 1,8 euros mensais, e que desce para algo abaixo de 1 euro mensal com o novo plano familiar que pode ser partilhado por até 5 pessoas. Daí que, certamente a Microsoft tem-se esforçado por “dar” o serviço, pelo que, se o número no global for maior, isso não é nada que nos surpreenda.

Mas a realidade é que, a receita gerada equivale-se apenas a 16.1 milhões de assinantes pagantes. Um valor pequeno face ao número de consolas existentes no mercado.

Daí que surge a questão:



O QUE ESTÁ A IMPEDIR O GAMEPASS DE DAR O SALTO E DE LEVAR A UMA ADESÃO EM MAIORES NÚMEROS DOS UTILIZADORES XBOX?

E a resposta pode não ser simples, sendo que, no entanto, apresentamos de seguida dois dos fatores possíveis para essa situação.

1 – As pessoas percebem o risco que é para o mercado um negócio destes.

A Microsoft apresentou receitas de 16 biliões com a sua divisão de Gaming, mas 16 biliões não é um valor fácil de ser atingido com assinaturas. Aliás, se 45 milhões de pessoas aderissem a este negocio, a receita anual pela assinatura seria de 7 apenas biliões. Claro que poderia ser mais com vendas de jogos e conteúdos dentro do serviço, mas a realidade é que a oferta de um serviço destes pode retirar muito do interesse das pessoas em investir em DLCs ou outros. Afinal, há tanta oferta gratuita que o pagar por DLCs ou outros, passa a ser uma opção muito menos interessante.

Ou seja, ir buscar os mesmos 16 biliões, seriam algo complicado.



Mas ainda dentro deste ponto, convêm que se perceba que estamos a falar dos utilizadores necessários para igualar  as receitas. E não os lucros!
No modelo de negócio tradicional, a Microsoft recebe 30% por cada venda de um jogo de uma Third na sua plataforma. mas no Gamepass, a coisa altera-se, e para contar com o jogo de uma Third no serviço, a Microsoft em vez de receber… paga!

Há claramente uma inversão das coisas com este modelo, e um claro aumento de despesa, sendo que em caso de adesão da totalidade dos utilizadores da consola, tal situação teria grande impacto na forma como as contas para se chegar aos lucros são feitas.

A diminuição de lucros na industria, e a potencial quebra de vendas fora do serviço são riscos que são reais. Que não podem ser ignorados, e que muitos tem consciência deles, e das consequências que isso acarreta, optam assim por não aderirem ao processo.

2 – A consciência que a Microsoft pode tomar uma posição dominante.

Uma situação que nunca foi contabilizada prende-se com o saber-se qual a dimensão real do mercado das consolas. Quando se diz que uma Xbox One vendeu 48 milhões (valor indicado ao CADE), uma PS4 vendeu 117 milhões e uma Switch vendeu 112 milhões, não podemos somar estes valores e dizer que há aqui um mercado de 277 milhões de clientes consola.



Na realidade, uma situação nunca contabilizada passa por perceber-se quantos destes clientes são efetivamente diferentes. E citando como exemplo o meu caso, na geração passada possui uma PS4, uma Xbox One e uma Switch, pelo que fui contabilizado 3 vezes, quando na realidade sou apenas 1 cliente.

Daí que seria relevante perceber-se quantos utilizadores possuem simultaneamente uma Playstation e uma Xbox (vamos esquecer a Switch pois o artigo aqui não é sobre o nicho particular de mercado que ela alcança). E mais do que isso, perceber dentro desse mercado, qual das duas consolas é a sua preferida!

A realidade é que, eu não posso negar que, desde já à alguns anos, que a minha preferência no que toca aos jogos First Party, não está na Microsoft. Não só a empresa tem muito menos IPs de nome, como tem deixado alguns, como Halo, mergulhar na lama. A má gestão dos estúdios Microsoft é clara, os problemas com os estúdios, são conhecidos, os atrasos, reboots e outros problemas, são uma realidade. E o output não só tem sido extremamente baixo, como incomparável ao da Sony.

Por outro lado a Sony tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma produtora de títulos de altíssima qualidade, apostando em novos IPs e tornando-os um sucesso. Títulos como God of War, Uncharted, Ghost of Tsushima, Horizon, The last of us, Spiderman, e outros são dos jogos mais cobiçados da industria, e a provar isso estão as vendas no PC, isto apesar de estes jogos serem lançados sem qualquer DRM.

Qualquer pessoa que não seja fanática por uma marca, e que aprecie jogos pro si mesmo, reconhece a qualidade dos jogos, estejam eles em que plataforma estiverem. Um Gears 5 ou um Forza Horizon 5 tambem são reconhecidos como jogos de elevada qualidade pelos possuidores Playstation, e jogos que gostariam de ter. Porque qualidade não se mede, e nem nunca se mediu, pela plataforma em que os jogos existem.



Mas uma situação de controlo do mercado pela Microsoft, com um serviço como o Gamepass pode obrigar os outros a terem de aderia a esquemas semelhantes. E a Sony já veio dar a conhecer não ter capacidade para manter a qualidade e oferecer os seus jogos no dia um.

Daí que um dos motivos da não adesão da totalidade do mercado Xbox pode estar relacionada com isso. Tratam-se de gamers e não de fanáticos pela marca, que se preocupam com os jogos e a sua manutenção no nível de qualidade em que estão.

Naturalmente que, num cenário idílico, a proposta da Microsoft seria fabulosa, mas a tentativa de compra da Activision tem como objetivo alavancar as adesões ao serviço (Gamepass) que não estão a ocorrer e impulsiona-lo de vez. E há mesmo relatos de pessoas que referem que trocaram consolas Playstation por consolas Xbox devido ao jogo (falta saber se esses relatos são verdadeiros), algo que certamente será do conhecimento dos reguladores que tomarão isso em conta na sua análise. Afinal uma coisa é ser concorrencial, outra é pura e simplesmente prejudicar terceiros, tirando-lhes os jogos de maior sucesso, apenas porque se pode, e roubando-lhes os clientes no processo.

Concorrer não é isso… é lutar de igual para igual, com melhor hardware e melhores jogos. Não é ser mais poderoso financeiramente, e adquirir tudo de sucesso, passando para primeiro sem mérito próprio, e destruindo a concorrência pelo meio.

E uma coisa é certa… se a Microsoft atingir a posição de número um do mercado com a compra da Activision, não foi por escolha do mercado, ou por mérito próprio! Foi isso sim, por imposição financeira.





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Paulo César
Paulo César
10 de Outubro de 2022 9:01

Sr Mario, gostaria de fazer pequena uma observação. Se não estiver enganado, esse valor de 2.9 bilhões de dólares representa apenas o valor do Gamepass no universo dos consoles Xbox, pelo que o gráfico mostrado indica no título apenas consoles.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Outubro de 2022 13:01

Mário, a Eurogamer está a embasar o ponto de vista do Paulo, a dizer que só se trata do console, embora saibamos que hoje toda a divisão de jogos se concentra no Xbox, e que teoricamente a MS não tem motivos para dividir o negócio do Gamepass entre PC e Xbox, pois é tudo da divisão de games do Xbox, inclusive os jogos de celular. Não sei se é a eurogamer a querer fazer o negócio parecer maior do que é de fato, ou se é a MS a dar meias informações e querer se fazer menor pra efeito da aquisição, de qualquer forma, imagino que deveria estar se tratando do todo, pois é uma questão do mercado de jogos e não apenas do mercado de consoles.

https://www.eurogamer.net/microsofts-activision-blizzard-buyout-gives-first-insight-into-xbox-game-pass-revenue

Last edited 1 ano atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Outubro de 2022 13:37

Que fique claro, eu nunca duvidei que o Gamepass é algo subsidiado.
Se não fosse outras divisões a sustentar, claramente seria uma “lavagem de dinheiro” pra explicar como existe!

Hennan
Hennan
10 de Outubro de 2022 11:59

Não acho nenhum desses argumentos seja relevante para a dificuldade de expansão do gamepass. Ao meu ver os principais fatores são:
1) O serviço não é atraente. Não adianta oferecer 300 ou mais jogos se a maioria não tem qualidade ou são antigos. A verdade é que a Microsoft promete lançamento de seus games em dayone, mas ela não lança quase nada e quando sai geralmente é de baixa qualidade.
2) O público de consoles é um nicho que tem preferência bem particular. A maioria joga pouco games, mas por muito tempo. E gosta de comprar no lançamento. Para esse público o sistema de assinatura não é tão interessante.
Evidente que existe vários outros fatores para a dificuldade de expansão do gamepass e que os números da Sony poderão mostrar o caminho.

Juca
Juca
10 de Outubro de 2022 12:43

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Penso que o que falta ao Gamepass é ter a Activision, EA, Take-Two, Ubisoft… só pra si. Aí eles ficam perto de alcançar a meta que pretendem!

Peço desculpas e não gosto de levar a discussão ao reducionismo dos memes, mas é que o negócio é tão delirante que merece!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Responder a  Juca
10 de Outubro de 2022 13:48

Com a saída do Google com seu Stadia, diminui a concorrência ao GamePass, pois nele tem a opção de streaming de jogos também que é o Xcloud. Sony é uma empresa e empresa visa lucros, nem que se gaste muito hoje para amanhã colher os frutos. Sony poderia ter fechado acordo com a nuvem AWS da Amazon, mas preferiu o Azure para expandir seus serviços como a nova PSN Plus. Só que isso foi decidido pela empresa Sony e não apenas por sua divisão PlayStation. Mas a divisão PlayStation tem liberdade de ir contra a aquisição da Activision/Blizzard, pois a afeta diretamente. Mas fico imaginando que algumas concessões como liberar alguns jogos PlayStation no GamePass PC e Xbox poderia ser uma forma de barganha para negociar com a Microsoft. Não digo sair God Of War no GamePass, mas um Days Gone e Spiderman. Indiretamente Death Strading foi para o GamePass PC, nada de envolvimento da Sony, mas alguns jogos dela poderiam ser negociados no GamePass, claro levando um tempo para não prejudicar a console PlayStation. Depois de muitos anos vemos a Nintendo permitir a liberação do Goldeney 007 para o Xbox ao custo de ter que sair no Nintendo Switch também, pra mim seria uma nova forma de negócio neste mercado. Pois a Sony e Microsoft podem fazer negócios, nada impede, podem criticar uma a outra, mas não impede ambas de chegarem a um acordo. Não consigo imaginar essa compra da Activision/Blizzard não passar, mas consigo imaginar a Sony sai de uma posição cômoda e se reinventar e a Microsoft nada ganha destruindo o PlayStation. Ambas só tem a perder, melhor recomeçar o diálogo, negociar e cada uma fazer concessões. Grande abraço a todos.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
10 de Outubro de 2022 14:07

Alguém sabe como é divida em porcentagem a gama de hardware que usa o Gamepass?
Sobre o número de assinantes do Gamepass, uma parte do hardware do xbox é de gerações anteriores e com o tempo eles não terão acesso a novos jogos e pode haver perda de assinantes por isto. Já o xbox series S e PC (não sei se o cloud games terá relevância nesta geração) tornam-se opções mais atrativas, mas terão que se tornar a base numérica mais sólida para sustentar o serviço.

Deto
Deto
10 de Outubro de 2022 14:56

Na ponta do lápis não vale.

pq?

se o sujeito assina GP e vai comprar Calisto Protocol e/ou Dead Space remake; ele pagando GP vai ter mais custo total de jogos que uma pessoa que somente vai comprar os dois jogos.

quando o Netflix surgiu era contra locadoras… obvio que netflix é melhor que alugar filmes.

Gamepass não é melhor que comprar jogos, GP vc não escolhe o que vai comprar ou o que vai jogar.

eu assino a plus e preferia não ter, só pq eu prefiro comprar jogos em promoção e escolher o que vou jogar e não depender de serviço.

Deto
Deto
10 de Outubro de 2022 15:01

então, depois da divulgação desses dados, serão mais uns 2 anos sem divulgar o numero de assinantes do GP.

pq?

pq ai a gente vai saber quanto é o PREJUÍZO do GP

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Deto
10 de Outubro de 2022 23:19

Utilizando a Sony como comparativo e que os assinantes pagam ao menos 10 dólares mensais. O GP precisa de 138 milhões de assinantes para se pagar e manter os estúdios. Vai ser um longo caminho a frente.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
10 de Outubro de 2022 15:48

Por que motivo o Gamepass não tem 45 milhões de assinantes?

Talvez pelo mesmo motivo que a PSN+ não tem 120 milhões de assinantes?

Muitas pessoas jogam apenas um jogo, e ele não existe no gamepass, muitas pessoas não jogam jogos online e não precisam da PSN+…
A tendência é o serviço crescer com o tempo e maior base de usuários, e mesmo com 25 milhões de assinantes, as receitas já são ótimas.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Outubro de 2022 22:02

E ainda é possível comprar 3 anos de gamepass por 1 euro?

Rui
Rui
10 de Outubro de 2022 19:50

Tenho a certeza absoluta que as pessoas todas que tem xbox não tem gamepass porque estão preocupadas com o futuro da indústria. Foi logo a minha primeira opção como explicação.

Na pcmanias todos os que passam a vida preocupadissimos com o futuro da indústria tem uma one uma series.

Porra até o Jim Ryan está preocupadissimo anda de porta em porta a chorar que vai ficar sem o tal jogo que ninguém quer.

Só não se preocupa ele com ter jogos/conteúdos um ano antes ou nunca que os outros, pimenta no rabo dos outros…

Eu adoro hipocrisia especialmente nos que vestem longas vestes brancas e pregam a paz.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Outubro de 2022 20:52

Sr Mário você não é hipócrita eu acredito na sua honestidade, tendencioso? Isso é, um pouco, mas tem um equilíbrio positivo, dentro do tema em Portugal é das pessoas mais ponderadas, mas a tendência está lá e tudo bem.

Falo dos outros cromos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
11 de Outubro de 2022 2:35

OFF

Parece que as remessas de envio do PS5 aos EUA em Setembro/2022 aumentaram 400% em relação a Setembro/2021 (YoY). https://twitter.com/gibbogame/status/1579625034221760513?s=20&t=JPeoxkrk3-DqkUjxvKVAfQ

Do Xbox ele estimou que também aumentou, mas 89%.

Ao que tudo indica, a produção de PS5 6nm está a todo vapor.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
11 de Outubro de 2022 12:18

Complementando..

https://insider-gaming.com/playstation-5-30-million/

A meta deste ano fiscal FY22 é de 18 milhões de PS5. No primeiro trimestre (abril-junho) fizeram 2.4 milhões. No dia 1 de Novembro irão divulgar o segundo trimestre (julho-setembro). Com esse aumento de remessas em 400% nos EUA, somado com relatos de reposição de estoques (Wallmart por ex) em várias partes do mundo, pode ser que alcancem a meta de 18 milhões até 31 de março de 2023, totalizando 37,3 milhões de PS5 (19,3 milhões até 31 de março de 2022 somados com a meta de 18 milhões para FY22).

Essa meta de 30 milhões de PS5 em FY23 (1 de abril 2023 até 31 de março 2024) é gigantesca. Pelo visto além da produção em massa com chips de 6nm, também estão contando com potenciais lançamentos de sucesso como Spiderman 2.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
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