Argumentando “Condições globais de mercado, a Sony anunciou subida de preços na PS Plus em 15 Países.
O preço da assinatura PS Plus em todos os planos aumentará em 16 de abril de 2025 em 15 países da América Latina. Os países afetados são os seguintes:
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Equador
- El Salvador
- Guatemala
- Honduras
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
Ao aumentar os preços, a empresa afirma que somente desta forma pode “continuar a oferecer jogos de alta qualidade e benefícios de valor agregado à sua assinatura do PlayStation Plus”.
O aumento de preço aplica-se a todos os novos utilizadores nos 15 países, sendo que os atuais assinantes do serviço terão que começar a pagar os novos custos a partir da próxima data de cobrança.
O raio das condições globais de mercado vão servir de desculpas para muita coisa pelos vistos…
Desculpa? É tudo menos desculpa. Porque se isto não se resolve, as coisas vão apertar e forte e feio.
O fenômeno que ninguém consegue explicar é o save em nuvem gratuito na Steam e o online grátis no PC e Smartphones…
Não percebi. A PSN era gratuita. E depois as pessoas queixavam-se da diferença de qualidade face ao live gold.
Ficou paga para poder oferecer a mesma qualidade.
E agora querem gratuita outra vez?
Alguém que se decida sobre o que querem.
Ou querem qualidade e de borla? Porque aí vamos ter de falar sobre o Pai Natal.
Só pra ficar claro, eu, pessoalmente, nunca quis que fosse paga. Então as pessoas é muito genérico. Acho que a questão, Mário, é não confundir a vontade das empresas com a vontade dos clientes. Querer que tenham qualidade no que oferecem, não é querer que cobrem por isso. A Sony tem feito besteira e tocado fogo em dinheiro e quer que os clientes paguem pelos erros dela e pelo que ninguém pediu. Não sejamos ingênuos ao ponto de achar que “pedimos” por uma PSN paga, o que qualquer um deseja é uma rede melhor e mais segura para jogar os games que eram vendidos pra se jogar online, e hoje já empurram online até no que não precisa ser.
Opa!
23:59: a Nintendo pode cobrar até pelo ar que respiro! Tudo subiu de preço e o Switch 2 não é nada absurdo.
00:00: Porra, a Sony cobra o on-line, isso é um absurdo total!
Se você quer ser levado a sério, tenha o mínimo de coerência! O mínimo!!!
Quem disse que tudo subiu de preço não fui eu, esse argumento é de quem defende “console premium” – seja lá o que isso quer dizer – e agora o aumento da Plus. O que disse é que justificar que houve aumento de custos pra uns e pra outros não, não faz sentido. A Nintendo traz um produto novo (chip customizado pra ela) e toda uma construção inegavelmente melhorada em relação ao Switch 1, mas o que vemos aqui é que só a PS pode aumentar preços alegando custos, inflação e tarifas?!?! É vero! Lol
PS5 aumentou preço dos jogos (é custo), aumentou pra 499 um console lançado em 2020 (é custo, é inflação), aumentou Plus (é aumento de custo, é inflação, os consumidores que pediram e não podem reclamar), PS5 Pro lançado por 800 (vai rodar o mesmo, mas é premium)…
Nintendo Switch 2 por 460 (absurdo, tinha que ser o preço do Switch 1… é apenas um Switch 1 premium tem os mesmos custos e inflação não existe… meu smartphone faz mais tflops… sem vrr é um absurdo… hardware de 2018 pelo preço de um hardware de 2020 que faz mais se eu comprar um console de streaming adicional…), ain a Nintendo vai subir o preço dos jogos (mas os custos são os mesmos, inflação só existe pra playstation, e os jogos ainda são infantilizados…) Lol!
Não estou a perceber. O custo da Switch foi anunciado antes das taxas. E perceber-se-ia que haviam custos de produção se ela custasse o mesmo em todo o mundo. Mas no Japão… É mais barata.
O preço de consoles no mundo todo é praticamente mais barato que no Brasil, e daí? Ela não pode subsidiar onde ela quer? Praticar o preço que quer onde quer porque cargas d’água? Não há promoções de preços só na europa? Os impostos do Japão são os mesmos da Europa? As exigências legais e obrigações de dever fazer e adequações são os mesmos da Europa e Japão? E a tradução pra jogos em outros idiomas desnecessários a um produto japonês precisam ser repassados ao consumidor japonês porque? Há inúmeros custos de transporte, seguro, obrigações e adequações ao mercado europeu que não existem no Japão. Achas que um carro europeu é o mesmo preço no Brasil quando é produzido na Europa e achas que o preço europeu deveria ser o mesmo por solidariedade ao Brasil?!?! Ora, se o PS5 que é um console de 4/5 anos que teoricamente já passou por otimização de peças para ficar mais barato, porque o Switch 2, um produto novo, e melhor que o modelo anterior deveria ser mais barato? Porque a Nintendo deveria subsidiar preços na Europa e resto do mundo quando a Sony não precisa?
Pelo visto a Sony tem motivos pra aumentar preços, mas a Nintendo, nunca!?!? É isso! Uma faz o consumidor de otário, quando a outra, coitada, teve boas razões pra aumentar os preços e por em risco perder consumidores… desculpa Mário, mas essas argumentações, pra mim, não fazem sentido.
Queres que um console projetado para também ser portátil e com hardware novo faças mais que teu smartphone de tela menor e sem joystick e tenhas um desempenho de PS5 quando docked por um preço menor que um PS5, não faz qq sentido pra mim.
Não vale a pena . Aqui na tuga toda a gente defende a ps com unhas e dentes
Então simplesmente pare de acompanhar. Se tu acha mesmo que aqui somos um bando de fanboys da PS, vai pra outro canto. Talvez a gamevicio faça mais o teu estilo.
A Nintendo pode subsidiar onde quiser, quem dará o recado vai ser o consumidor europeu e americano. Esse que sustentou a Nintendo pra fazer dela o que ela é hoje. Então achar que a Nintendo não tá lucrando com o público japonês é coisa de quem não conhece a empresa. Ela tá lucrando no Japão e lucrando absurdamente na Europa e States! Então que o ocidente de o recado pra essa merda de dispositivo e que ele seja um flop! Vou rir muito quando esse projeto de console não vender nem metade do switch!
Neste ponto ai Mário te indico a pesquisar sobre economia e valores de moedas locais, e ai vai perceber. O seu problema é que você não pesquisa nada e joga sua opnião muitas vezes sem fundamento técnico e apenas pessoal e este é seu erro. Que nem o comentário do Hennam sobre o VRR e você responde” Concordo” sabendo que para o G-Sync funcionar na tv ela precisa desta tecnologia, você tem um ps5 e sabe disso e te pergunto o porque não falar isto. Lembra da corda do Joy Con que tu comentaste falando mal da Nintendo sendo que você comprou o console usado e nem pesquisou sobre . Eu não estou sendo mau educado com você não blz, apenas colocando pontos que deveriam existir.
E ao manter o preço nos USA apos o aumento das taxas, so mostra que ela ganha bem em cada consola que vende, visto que a Nintendo nao e conhecida por perder dinheiro na venda dos seus produtos
Bla bla bla… você disse que o Switch 2 tinha um bom preço, justificando várias barbaridades pra tentar validar o seu argumento e dias depois mete o pau na Sony pelo online pago! Parece que tu conhece pouquíssimo de Nintendo mesmo, já que a empresa é a que mais abusa dos consumidores. Não adianta, Juca, todo mundo sabe que você é dos mais incoerentes desse site. Inclusive muita gente até abandonou o PCmanias porque cansou das suas besteiras! De todos os comentários aqui, mais de 50% são seus! E são comentários ou do óbvio, ou apenas responder por responder! O Pcmanias era mto rico nos comentários pouco tempo atrás, hoje em dia é choro, achismo e querer validar gostos sem argumentos que sejam válidos.
Comentários “ricos” tipo esses teus?!? Lol
Não, esse meu comentário não tem nada de rico, é apenas um desabafo do que uma galera tem vontade de falar e não fala.
Falas por muita gente ao mesmo tempo duvido que seja como tu dizes . Desculpa por ter outra opinião diferente da tua já vi que tens pouca abertura a ideias e a culpa é dos outros
Lol
Não é opinião, é fato! Você está confundindo… E se a pessoa tem um argumento que faça sentido, óbvio que volto atrás, assim como já fiz aqui! Não é o caso do Juca!
No mais, estou falando por mais pessoas mesmo, pois converso com elas diariamente e é unânime que o senhor Juca é incoerente e também um fato! Também é fato que mais de 50% dos comentários são dele e que 90% não acrescentam NADA a discussão sobre o artigo.
Nem tu e nem eu. Mas isso não é o relevante. O mercado não se define pelo que eu ou tu fazemos, mas pelo que a maioria faz. E no caso de a coisa dar dinheiro,mnem precisamos maioria! Basta haver uma boa adesão e as empresas adoptam.
O caso da PSN foi um desses. Haviam pessoas em quantidade suficiente a criticar a PSN face ao Live e a elogiar como ele, ao ser pago, tinha as condições para ser melhor. E como consequência a Sony iniciou um serviço assim, e as pessoas aderiram elogiando como ele era bem melhor.
Nesse sentido ninguém se pode queixar agora.
Eu nunca quis uma PSN paga, mas a realidade é que acabei por aderir também, e nesse sentido tenho tanta culpa como qualquer outro.
Quem estica a corda não é o cliente, Mário.
Mário, me tira uma dúvida, o smartphone abaixo é aquele ao qual o Switch 2 deveria se equivaler ou bater em desempenho custando 460 euros?
https://www.honor.com/uk/phones/honor-magic6-pro/buy/
Nunca fiz comparações entre laranjas e batatas. Mas se quiseres, esse Smartphone aguenta 2 dias em uso constante, 1 dia se jogares normal, e 9 ou mais horas de jogo constante. Tem um CPU que esmaga o da Switch, e um GPU que só não a bate pois é concebido para baixo consumo, não tendo modo dock.
Tem écran OLED sendo considerado dos melhores do mercado, das melhores camaras do mercado (segundo o DXOmark).
Mas mais do que isso, é hardware topo de gama, não hardware de 2018, e o seu preço está abaixo de outras ofertas do gênero e custa o mesmo no mundo inteiro (salvo taxas e impostos).
Se não me falhas a memória, chegastes a dizer que que teu smart fazias +5tflops quando argumentavas sobre o preço do Switch 2…
Acho que também sabes que consumo de smartphone depende do uso, e que a bataria também encarece o produto, então, me custa crer que um smart desses aguente jogos de alta performance rodando 24h, mesmo em se tratando do melhor que a tecnologia pode oferecer, mas tratando-se de uma afirmação sua, encararei como verdade.
Sim ele disse isso mesmo em outra matéria. O celular dele pelo que tens falado é o Honor Magic 6 pro, Um celular topo de gama.
The Qualcomm Adreno 750 GPU has a peak ALU performance of about 5.7 TFLOPS. This level of performance is remarkable for a phone.
E sim, claro que a bateria depende do consumo, agora a Switch tem um GPU que a nível de consumos nada tem a ver com as optimizações de um GPU de Smartphone.
Agora ele tem uma bateria de 5600 mA contra 5200 da Switch, e usa um ecrã LPTO OLED que consome 15% menos que um LCD.
A Switch2 não tem justificação para 460 euros. O Arm Cortex A78C é material de 2020 e encontras hoje em telefones como o Xiaomi 11T que custam 95 euros.a RTX 2050 mobile tu encontras em Portáteis de 300 euros.
Qual é esse portátil de 300 euros que equivale a um Switch, Mário?
Esses 5,7 Tflops é em fp32? E quanto disso é sustentado pela bateria?
Também pensei que preferias LCD a Oled por não trazer burn-in e pelos HDRs mais potentes da LCDs, mas como vejo agora argumentares que a Oled é superior, confesso que fiquei confuso. Não que eu discorde dessa tua nova postura quanto a Oleds, também as acho superior, mas devem ser os tais custo que fazem a Nintendo fazer as escolhas dela, assim como a PS e outras empresas fazem.
Ah Mário, a série Adreno 700, da qual faz parte a GPU desse smartphone data de 2018, assim como a Ampere da Nvidia, e exceto pela litografia usada, não é uma tecnologia “nova”, senão trataría-se de uma Adreno 800, por exemplo.
Acontece que o Smartphone é um dos tops do mercado no que se propõe e o Switch 2 não está nem longe de ser top do mercado, com essa construção porca, com HDMI 2.0 e cobrando preço de console top do mercado. De novo, comparando laranjas com maçãs!
O Switch 2 é exatamente o hardware que o insider Nate the Hate deu em 2020, ou seja, defasado! A Nintendo poderia vender esse console por 350 dólares e provavelmente ainda levaria grana por ele, mas aposta em 450 dólares e ainda por cima, enfia 80 dólares em um MK World, com diferenças gráficas um pouco acima do Mario kart 8 do Wiiu e um mundo aberto como se fosse a coisa mais avançada do mundo, onde o próprio Forza Horizon já fazia isso desde os primórdios. Não dá para tankar isso e achar algo normal!
Édson temos o dobro de personagens na tela ou seja o dobro de coisas e acessórios voando no cenário mais amplo, o problema do Mário Kart World é tentar ser melhor do que foi o Mário Kart 8 do Switch com todas as pistas hoje existentes no jogo , isso é muito difícil de conseguir . Uma coisa a gente sabe a Nintendo assim como a Sony vai fazer a diferença neste console
Edson, o chip é customizado e estás a fazer presunções. O chip do PS5 é de antes de 2020 (specs) e ainda hoje o preço é alto.
Quando falam de custos pra argumentar e que a Ampere é tecnologia antiga, e mostro que um chip novo em um aparelho que não tem tradição ou fama no mercado que é mais que o dobro do preço utiliza uma GPU com arquitetura de 2018, dizem que é um chip novo, tecnologia nova… quando falo que o Nintendo é um chip de portátil, as pessoas querem que ele seja como um PS5… Assim, os argumentos ficam nessa vibe.
A Nintendo, uma marca tradicional de consoles e games, lança um console com um chip de uma líder do mercado de GPUs (Nvidia), o Chip não traz toda a tecnologia atual da Nvidia Desktop, mas é um chip portátil customizado para trazer custo/benefício.
O Switch 2 vem com tela e bateria que nenhum console desktop tem, roda exclusivos, tem chip customizado, e não vale 460 dólares? PS5 Pro com Zen 2 pode valer 800 com chip da AMD que não é líder de mercado, e é 2x mais barato que o celular com uma Adreno 700 de marca pouco conhecida? Complicado a coisa. PS5 sem drive agora vai ser mais caro que o Switch 2 que é um lançamento… Zen2 com GPU de 2020 ou antes né…
O chip é costumizado. Ok, aceito esse argumento.
Mas a realidade é que as costumizaçoes que vi… Foram cortes.
Face à RTX mobile e à Max Q (menos 50% de consumo) temos (etc 2050 mobile primeiro, RTX 2050 Max A meio, Switch2 direita):
Cuda Cores – 2048 vs 2048 vs 1536
SMs – 16 vs 16 vs 12
Velocidade – 1477 MHz vs 1155 MHz vs 1000 MHz
Tensor cores – 64 vs 64 vs 48
RT Cores – 32 vs 32 vs 12
TFlops – 6,05 TFLOPS vs 4,731 TFLOPS vs 3,09 TFLOPS
Largura de banda – 112 GB/s vs 112 GB/s vs 102 GB/s
Valores susceptíveis de correção, mas os atualmente a circular.
Como nota, vindo de um fórum:
Estimate for the cost of a TSMC 4N wafer, the cost per functional T239 is about 20-$25.
Acho anedótico dizerem que o Chip custa 20 dólares quando só consideram o que é pago a TSMC e não a AMD ou Nvidia, como se só importasse o tamanho do chip na bolacha. Fiquei curioso pra saber o preço do TSMC de 6/7nm do PS5 Pro que não deve ser tão maior assim e é vendido por 800 dólares.
De qualquer forma, Mário, acredito que saibas que nos forund dizem o que querem, ou não lembras da RDNA fake do PS e toda a vibe difamatória de lá… mesmo os entendidos ou metidos a tal como o bugaga, estão a dar opiniões embasadas na lógica simplista para desmerecer as coisas. Mas enfim, é esperar pra ver.
Parece que o chip não é de 4, e sim, de 8 nanômetros, Mário!
A Switch?
Ui… Então a Nintendo foi para uma produção mais económica. Porque esse chip faz-se a 4nm.
Sim, a DF já apontava pra isso e tudo leva a crer que apostaram em 8 nanômetros msm. Agora é esperar para ver qual a Nintendo usou de fato. Conhecendo a Nintendo como conheço, aposto nos 8 nanômetros.rs
Edson. Sabes que a minha posição é muito ingrata, pois criticando a Nintendo pelo preço vão haver muitos que vão achar que estou a defender a PS5.
Nesse aspecto, sendo tu dos maiores defensores da Nintendo que eu conheço, constato com bom grado a tua serenidade e lucidez nesta análise, reconhecendo a realidade.
Efetivamente o CPU da Switch arranja-se em smartphones de menos de 100 euros, e o GPU em portáteis de 300 euros. A consola está demasiadamente cara por escolha da Nintendo, o que se tornou claramente perceptível quando a Nintendo, que nunca abdica de lucro nas consolas que vende, a anunciou bastante mais barata para o Japão, e a blindou para não poder ser exportada.
Mário, arquiteturas diferentes… Mário, na boa, qual smartphone ou portátil conheces que entrega jogos como os que foram mostrados por 100 ou 300 euros… o Steam deck que parece inferior ao que vi já vai de mesmo preço a mais caro… os Z1 e Z2 partem dos 699… Na boa, a mim, soame que estás a ser contraditório… comparas arquiteturas diferentes, comparas tflops, e não estás a olhar pro que foi apresentado como deveria, chegando a comparar o console da Nintendo com xbox 360 um console de 240gflops… agora dizes que um dispositivo de 100 dólares faz o mesmo… deves estar de brincadeira!
Mário, antes de gostar da Nintendo, do PlayStation que inclusive tbm sou fã e tenho um ps5 como única plataforma atual, sou consumidor, e como tal, me sinto lesado por tudo que vi! Não já justificativa pelo valor do console ser tão alto, não há justificativa por um Mario kart custar 80 dólares e até msm para os outros jogos dela custarem 70 dólares. Os acessórios subiram de preço tbm e msm não experimentando, aparentemente os Joycons 2 devem estar abaixo dos dual senses em tecnologia e custa mais, fora que não acredito que a Nintendo tenha resolvido os problemas com os drifts. E sim, quando eles o colocam o console perto de um ps5 em preço, entendo que é um tiro no pé, pois tecnicamente o ps5 está anos luz. A Nintendo de hj perdeu a essência, antes era a do Yamauchi que faziam consoles de ponta e com preços dentro do mercado ( N64, GameCube), depois veio a Nintendo do Iwata que já não brigava com hardware de ponta, mas era sobre os consoles chegarem há muitas pessoas por conta dos baixos preços ( Nintendo DS, Wii e Switch), mas essa Nintendo de hj não me representa, pois é a do Furukawa, um cara de negócios. Ele não é da linhagem de Yamauchi e não é desenvolvedor de games como era o Iwata, mas… É um homem apenas de negócios que está elitizando uma marca, e pior, entregando um produto medíocre! Se não baixarem esses preços eu pularei essa geração como fiz em alguns momentos com consoles Nintendo, até pq, o PS hj com um gane como Astrobot me atende por completo na ala de games de plataforma e minha filha gosta demais do PlayStation, então é muito fácil eu não pisar no universo Nintendo tão cedo… A não ser que ela volte a ser o que era, algo que duvido que voltem a ser!
A 5090 também é um produto top no mercado, bem como a 4090 e etc. mas nenhuma delas devemos comparar com produtos de 500 ou 800 dólares, devemos?!? Vens falar de HDMI quando por anos se falou da HDMI limitada do PS em relação ao Xbox Series, que diferença faz isso se o console consegue apresentar e transferir os dados de que precisa pelo cabo?!
De novo? Você não se cansa de comparar o incomparável?
Comparas o Switch com o quê para dizeres o que vale ou não vale? Com um console desktop que não traz portabilidade nem precisa ter chips a funcionar a 20w?
Isso lá é coerente?
Eu também sou da opinião de que a crise instalada é um desculpa para aumentar os preços, no caso da inflação por exemplo, as empresas apanham a onda da inflação para aumentar ainda mais os preços.
Quando a inflação é mais elevada, digamos que o custo de um produto é 6€, o real custo do peso da inflação seria qualquer coisa como mais 1.50€ no custo de produção, mas o custo para o consumidor não passa a ser 7.50€, é antes 8 ou mesmo 9€ com a desculpa de que é da inflação, o certo é que depois a inflação baixa e os preços nem por isso.
Aqui é a mesma coisa, acredito que tenhas custos acrescidos, mas eles vão sempre à boleia.
Eu até tenho um teoria acerca do aumento brutal de preços que assola a industria.
OS Estados Unidos é o maior mercado de videojogos do mundo, que por acaso é a origem de toda esta crise, só que quem vai pagar o estrago é a Europa e outros mercados, repara como esta escalada de preços parece não estar a afetar o mercado americano, enquanto na Europa, Canadá entre muitos outros, estão a ter aumentos em toda a linha, e isso acontece porque a Europa e afins, está a servir de almofada financeira para o que poderá acontecer na galinha dos ovos de ouro na industria que são os States, somos nós que estamos a pagar a fatura para colmatar o estrago que poderá advir na América, mas pode ser que a coisa corra mal.
Isso economicamente não faz sentido nenhum josé. Quando há uma inflação isso significa que o custo de vida subiu. Que o dinheiro que as pessoas têm vai passar a comprar menos coisas. E nesse sentido as pessoas vão fazer escolhas prioritárias.
Aceito que isso possa acontecer em bens de primeira necessidade, mas nos restantes não faz sentido nenhum. A quebra vai existir naturalmente e a subida de preços, se bem que possa compensar um pouco perante aqueles que continuam a pagar, vai acabar por afastar ainda mais pessoas. O equilíbrio fica desfeito e o produto pode mesmo ficar em risco.
Sim, o manter o preço depois da inflamação é prática comum. Mas subir durante a inflação, é um risco, mais do que uma benesse. Apesar de potencialmente ser benéfico o ponto de equilíbrio é demasiadamente volátil para ser encontrado, particularmente em bens como videojogos onde estamos longe de uma necessidade pois as pessoas têm alternativas com custos baixos ou mesmo nulos.
A serem subidos preços em casos destes há normalmente outros argumentos escondidos. Neste caso acredito que as taxas tenham impacto nos aumentos
Pode colocar o Brasil na lista. Aumento de 30%.
Sempre a mesma lenga lenga.
Eurogame tá dando a notícia de que vai subir no Canadá também!
Não duvido que suba no mundo todo, vão fazer aos poucos.
Condições globais = não tenho mais concorrentes, vou aproveitar para explorar os otários, digo clientes.
Por essa perspectiva então vais ser otário em tudo, porque o expectável é que tudo suba.
Ou então os otários seriam eles que dariam as coisas com menores margens ou até prejuízo.
Se vamos entender inflação como algo que envolve otários, estamos desgraçados
Não pago pra jogar online os jogos que comprei aqui.
Você consegue fazer o mesmo no PS5?
Q única forma de não pagares online os jogos é alugando os mesmos. Não comprando!
Respeito sua opinião, mas o caso em questão não tem relação com inflação. Aumentos de 20% a 40% tem outro motivo. No caso da Sony é uma mudança de postura que começou lá no Ps5pro e deve prosseguir até surgir um novo concorrente.
Tu tens visto as tarifas? Em alguns casos chegam aos 225%, e os governos retaliam. Penso que ninguem de bom senso faz um aumento de 20 a 40% sem um bom motivo, pois isso tem como consequência a perda de clientes.
Subir os preços pode trazer mais receita. Subir os preços 20 a 40% traz certamente perdas pois é uma subida tão brutal que afasta as pessoas mais do que traz lucro.
E qual seriam os motivos da Nintendo?
O ATL,HIP HOP e voleibol, que a minha filha frequenta também já estão a apresentar preços para a próxima temporada e vão subir todos, e olha que concorrência não falta…pelos vistos sou Otário no geral.
Eu penso que o consumo vai desenfriado, e o futuro é mesmo as coisas encarecerem, para poupar recursos, se não vamos mesmo precisar de mais 3 ou 4 planetas.
Agree
É triste, e vai mudar a qualidade de vida de muita gente, mas estas brincadeiras vão lixar a vida de muita gente.
OFF: https://x.com/oliemack/status/1912668114107658723
Isso em um hardware limitado como o Switch 2 fará grande diferença, principalmente em jogos de terceiros.
Kd o Juca para defender isso? Vamos falar a real aqui… Esse Switch 2 é uma tranqueira!
Lol! Nintendo meu amor, me cobre mais por isso! Lol
Comprei meu PS5 só por causa do VRR!
Vc já parou para pensar que o Switch 2 nada mais é que o Switch pro que sairia entre 2019/2020? O hardware do Switch 2 é o msm que Nate the hate já havia dado há anos e provavelmente a Nintendo não o lançou por conta da COVID. Porém, ela não atualiza o msm hardware e o vende por um preço absurdo, aumenta o preço dos jogos, infantiliza seus jogos para crianças de 3 anos como fez com o MK World, além de pegar um DK, transformar o macaco em um personagem abobalhado e tirar as características do game, dando uma cara de Minecraft e vc defendeu o produto como se fosse um fã dos mais ardorosos, aí passa e vejo vc dizendo que nem Switch teve e isso me chama a atenção, pq não jogou online no console, não pegou controles com drift, não viu seu console torrar como o meu e o sinal de wi-fi ir para o saco, queimando a placa. Nem msm o dock que entorta com o tempo, etc… Agora entende pq crítico esse Switch 2? Pq leva a crer que tudo isso voltará de alguma forma. Não sei se vc viu que a Nintendo aparentemente não acertou o problema dos joy cons no switch 2, mas os acessórios ficaram mais caros, porém vc quer citar ps5 e comparando o que não há o que comparar. Ps5 é um produto premium enquanto o Switch é medíocre com preço de console Premium. Jogue um Smash bros ultimate online ou um Splatoon 3 e veja se vc conseguirá jogar bem. Olhe os jogos que vc ganha no serviço da Nintendo e compare com a plus. Juca, vc criticar o aumento da plus querendo gratuitamente é ridículo irmão, ainda mais depois de suas defesas patéticas a favor da Nintendo, dias atrás!
Vamos dar tempo ao tempo! Vamos ver como vai ser a adesão ao caríssimo console premium defeituoso da Nintendo com hardware de 2015 e com jogos ainda mais infantilizados por absurdos 460 dólares!
O Switch 2 deveria rodar como o PS5 por 460 dólares… mas legal é que há rumores que o PS6 terá ao menos um modelo portátil, algo que espero que se concretize e já estou ansioso pra ver como este rodará os jogos atuais por 460 dólares quando lançado já que não será certamente um console premium! Lol
Ah, só a título de curiosidade, 1 trimestre de Plus essential para 1 ano de Nintendo online… não que eu apoie essas condutas, mas entre uma biblioteca de jogos antigos e bons e 2 ou 3 jogos surpresas por mês meu gosto penderia pra pagar menos sempre.
Vou te contar um segredo… A Nintendo não lança games no serviço mensalmente. Ela lança quando quer e o que ela lança, vc joga em emuladores na maioria dos celulares de hj, mas compre o Switch para entender e depois volte aqui e dê sua opinião baseada em experiências reais, não em teorias.
Estou falando de ter de pagar pra jogar online, se eu quisesse catálogo, comprava um xbox e assinava Gamepass.
O gamepass não tem a oferta do PlayStation em jogos exclusivos tbm, Juca. Já experimentou o gamepass?
E onde está a oferta da Nintendo, não vale porque?
Esse é que é o grande problema, julgam pelos gostos, e depois estão a falar de custos.
Comparam o Switch ao PS, quando as propostas são diferentes.
Desconsideram os diferenciais da Nintendo, desconsideram custos (ou a Nvidia é mais barateira que a AMD?), chip pensando em portabilidade pra além de ser um desktop razoável, desconsideram exclusivos Nintendo por usarem de pirataria… falam de chip com tecnologias antigas quando mostro que o PS5 e mesmo o Pro vêem como Zen 2 e a ampere é tecnologia melhor que a RDNA do PS5, o PS5 é mais caro e mais potente, mas não traz tela, nem bateria e nem se preocupa em ser econômico ou portátil. Quando comparo com o preço dos PCs portáteis é mais barato, embarcando features que só vêem em modelos de 1000 dólares, quando mostro que o chip celular moderno vem com uma Adreno 700 que remonta 2018 e que é um celular bem caro e de marca pouco conhecida argumentam que o Chip é moderno e por isso os custos, é complicado, há sempre a linha para desvalorizar a coisa. Pelo que vi, e aparenta ser, o Switch 2, dentro de sua proposta, não me parece caro. Assim como o PS5 no Brasil está num bom preço, por enquanto, mas a 5k não seria. Mas continua sendo um Zen 2 com hardware de antes de 2020 conforme vazamentos. Se em 2020 vazou o do Switch, creio que isso não quer dizer nada, o chip é novo quando lançado, não quando foi planejado. O chip do Switch é customizado e só agora vai ser lançado, a despeito da tecnologia que tenha e que achem ou não defasada, e acredite, assim como o PS5 mostrou bom custo benefício a época em relação a PCs bem mais caros, o Switch vai demonstrar aos Z1 e Z2 da vida, bem mais caros, que não veio pra brincar.
Concordo
Mas o Vrr o console suporta, pois até a Nvidia referiu isso no modo portátil, mas porque no modo portátil, Nem todas as tvs tem esta tecnologia, Acho que aqui a Nintendo somente deveria colocar isso como aviso. VRR no modo dock somente se tua tv tiver esta tecnologia.
é mais fácil a Nvidia e Nintendo terem brigado…
Um querendo cobrar uma fortuna para liberar licença de VRR no driver da GPU, a outra só aceitando pagar preço de licença de sucata velha e reciclada de 10 anos atrás que sobrou no estoque.
e por isso no fim o switch2 vai ficar sem VRR
Isso não existe Deto, o chip é licenceado com as features dele. E mesmo sendo a questão de G-Sync abordada pelo colega, acho que tudo da Nvidia é compatível com o VRR básico. Não faz sentido uma GPU da Nvidia não fazer VRR ao menos como faz o PS +48 pra cima.
Provavelmente o que tem ocorrido é desorganização no marketing da Nintendo.
Por fim, muitos youtubers testaram o dispositivo, e nenhum deles relatou screen tearing ou coisa parecida decorrente da falta de VRR.
Mas só quando sair pra termos certeza absoluta sobre o que se passa.
Como informação para quem ler isto, está decifrado o enigma do porque ainda haver referências ao VRR. A Nintendo mantém a referência ao VRR no ecrã da sua consola, sendo que remoção existente diz apenas respeito ao modo docked com a TV.
Não sei o real motivo de tal, mas pode ser algo temporário e apenas não disponível no lançamento.
O modo portátil, acredito que na grande maioria das vezes deve ficar a 30 ou 40, mas haverá jogos 60 (se não me engano o Metroid, ou os Metroids). VRR, mesmo no portátil é desejável, pois em jogos a 60 evitará Screen Tearing e diminuirá a sensação de descompasso de frames caso jogos a 60 ou mais fps caiam pra abaixo disso.
Agora, não sei bem o que se passa, mas tenho achado que estão criando muita desinformação no entorno do Switch 2. A Nintendo tem um pouco de culpa nisso, mas vejo muito a mídia querendo criar notícia e polemizar as coisas.
https://www.eurogamer.pt/nintendo-remove-mencao-a-vrr-da-pagina-da-switch-2
Toda a publicidade que referia VRR foi alterada e a menção foi removida.
Nem toda:
https://www.nintendo.com/en-gb/Hardware/Nintendo-Switch-2/Nintendo-Switch-2-More-details-about-features-2790188.html?srsltid=AfmBOopr40VrEhco5CPUkKI8krypGNSNKHVgAGoTwMg7qyX6ji-ZHpU_
Cito:
”A richer display that brings your games to life…
Variable refresh rate (VRR) technology helps games move seamlessly by preventing frame skips and flickering…”
A Ritcher display? Na terra de quem? A Nintendo quer agora dizer que LCD é melhor que OLED? Ou é a tela de 7.9″ com resoluções de 2012 a 1080p?
E a referência ao VRR está a ser removida de todos os sites. Não consigo afirmar se a consola o vai suportar ou não.
Ora, não estás a ver o link que postei da própria Nintendo? Não consegues afirmar porque escolhe acreditar mais nos média que na Nintendo, esta que caso engane clientes terá de responder por isso. E pra que uma tela pequena a 4k para um portátil que não vai rodar jogos a 4k nela? Fora que está em cossonância com os melhores PCs Handheld que até onde sei, não passam dos 1200p de resolução. (O Steam deck é até menos, 800p@60 no LCD ou 800p@90 no Oled).
Enfim, fico feliz que tenhas percebido que Oled é uma tecnologia superior, apesar de que tenha demorado para tal. Mas se não tem Oled, como dizes, devem ser os custos, ou a Nintendo tem seus motivos, assim como bem dissestes sobre a PS, Mário, pois ninguém precifica as coisas a mais ou tira recursos sem ponderar perder clientes, não é mesmo?!
Quem controla a publicidade da Nintendo é a Nintendo, não os media.
Nos EUA, Canadá, Europa e Japão, a referência ao VRR desapareceu.
Isto é uma realidade! Não uma campanha de fanboys para meter medo.
Os motivos de retirar, ou se a referência volta, só a Nintendo saberá.
E sim, a Switch podia ter um ecrã melhor. Se tem DLSS com output até. 4K e dock (que não é mais do que estar ligada à tomada), podia ter um ecrã 1200 ou 1440p para melhor jogo em modo portátil com fio.
E não percebi a suposta piada ao OLED… Será que o fanboyismo está já no ponto do ataque pessoal?
Refiro que para mim, como é do consenso geral, a melhor imagem sempre foi o OLED, apesar de não gostar deles pelo risco de burn-in. Nesse sentido sou fan do QLED, um LCD com tratamento extra por quantum dots que melhora tremendamente a qualidade das cores e da imagem, tornando-o mais proximo do OLED do que do LCD..
Não tinhas compreendido isto? Deves ter sido o único!
Este rapaz aqui foi cirúrgico sobre os 80 dolares cobrados em Mário Kart World
https://youtu.be/u1GZ8ww6dOM?si=hVOeN_ZMpzQjxfd4
A IGN PT fez um artigo sobre o preço da Switch. Apenas faz a atualização de todas as consolas à presente data e conclui que a nova Switch 2 é a consola mais cara de sempre da Nintendo.
O facto de a Nintendo não ter subido o preço com as tarifas nos EUA só demonstra aquilo que já tínhamos visto no Japão. Que a consola tem uma margem de lucro brutal devido ao seu preço exageradamente alto, e a Nintendo consegue absorver a tarifa sem ter prejuízo.
Gostei também da análise do Matt Piscatella.
“I think the more interesting question is what may happen with the rest of the video game market, particularly in the US. My read is that the most likely scenario is that we’ll see video game product pricing start to rise in the US, although these changes may not be consistent or universal. I’m also expecting that consumers will shift even more to free to play/live service games as they try to grapple with increased costs in everyday spending categories like food.”
Isto é a destruição do mercado. As empresas com a sua ganância fizeram isto. A Microsoft com a criação dos serviços, a Sony com a Pro, e agora a Nintendo com a Switch 2.
O Gamepass o mercado respondeu e não o deixou crescer. A Pro não está a ser um sucesso de vendas. Agora vamos ver a Switch 2. Se ela vender, está o caldo entornado e abriu-se uma caixa de Pandora que tornará o Gamepass apetecível (com a destruição do mercado e dos jogos AAA, a introdução de Micro transações e o tornar das consolas num mercado estilo smartphones, mas com assinatura mensal obrigatoria), o preço da Pro passará a ser normal (o que subirá tremendamente o preço das consolas), e os jogos a normalizarem num custo de 90 ou mais euros cada um (diga-se que o GTA 6 vais custar 100 euros).
A resposta agora está nas mãos das pessoas. Não se pode fazer mais do que avisar. Critiquei o Gamepass, critiquei o preço da Pro e critico agora a Switch.
E antes que me digam que eu comprei uma Pro, recordo que paguei 750 euros por ela, já com o leitor de BD, o que tendo em conta que a consola já traz 2 TB apenas a tornou 100 euros mais cara que uma PS5 normal com um disco decente comprado à parte.
Sabe, e isto é um desabafo, já estou farto de muita coisa no mundo.
As pessoas estão a fazer coisas que vão contra a lógica em qualquer assunto que se possa imaginar, na saúde é médico a ser contra vacina e pregando tratamento que não tem comprovação científica, na religião é ver gente “seguindo” o evangelho a defender que se tenha porte de arma e a favor da morte de quem não é adepto a sua religião, na política é a eleição de pessoas não aptas e que só pensam em si, nos gamers é gente a comprar console/jogos a preços exorbitantes só por exibicionismo e alimentando a ganância das empresas. Na área musical tá tudo artificial, músicas de 2 minutos. É grupo de gamers a preferir que se tenha conteúdo pago porque os updates gratuitos não o agradam. No trabalho é o gestor (geralmente professor de computação) a fazer totalmente diferente do que se prega em sala de aula.
Se uma empresa tenta fazer algo de diferente é uma enxurrada de reclamações, mas quando sai um jogo/filme mais do mesmo reclamam que não há inovação.
É um período que não tenho ânimo para nada, tá tudo se destruindo. Até suspeito que possa estar com depressão, estou levando as atividades no automático.
Coragem , são fases da vida, tente não desanimar
Vamos lá Lívio. Toca a arrebitar. A vida é isto mesmo.
Eu compreendo a decepção com as coisas, pois também me afeta. Mas há que levantar a cabeça e seguir em frente.
Agora confesso que isto com o Juca me deixou triste. Eu sou incapaz de banir ou moderar o moço pois ele deu muito aqui ao site, mas vê-lo a seguir o livro dos fanboys, começando por defender o indefensável, passando ao ataque pessoal a quem apresenta argumentos contra a sua teoria, e finalmente acusando os outros de serem eles os fanboys, é textualmente completamente de fanboy.
E eu aceito que ele adore a consola. Nada contra isso. Agora eu também gostei muito da Xbox 360 e critiquei a Microsoft pelas suas políticas. Gosto da PlayStation e critiquei a Sony pelas subidas de preço e pelo preço da Pro.
E se critico a Nintendo é apenas pelo absurdo de preços que eles estão a praticar. A consola tinha (não digo que ainda tenha pois eles aparentemente absorveram as taxas do Trump) uma margem absurda e jogos que tecnicamente são mais banais, a 90 euros.
Isto não pode ser aceite, sob pena de se tornar o normal, de justificar consolas de mesa de 1000 euros, e jogos como o GTA VI, tecnicamente superiores, a 120 euros.
Mas voltando a ti, arrebita homem. A vida tem ainda muito de bom reservado para ti.
Agora o faboy sou eu?!?!
A Nintendo não podes pensar como tu? E tu achas que uma tela LCD não traz vantagens que a faça escolher em detrimento de Oled? Vejo agora que quem tenta personalizar ataques é você por não suportares a própria contradição. Uma coisa, Mário é sua opinião, outra é embasá-la sem contradição. Estás com falsas equivalências para impor razões onde não tem. Aceito argumentações de inflação, custos e etc. quando valem para todos. Aceito argumentações de não comparações de bananas com maçãs quando valem para todos. Não funciona, ao menos comigo, argumentações que se movem como o vento e aparentemente propositadas, a menos que aqui seja uma questão de arregimentar asseclas que sempre digam amém. Isso não é discussão e sim fanatismo ou confirmação de viés ideológico. Aceito de boa que penses diferente de mim sobre o valor de entrega de qualquer coisa, mas me soa incoerente sua flexibilidade de argumentação apenas nesse caso, onde a Nintendo não tem motivos para sua precificação, e a PS tem, ademais, estás a passar informações truncadas sobre as coisas, na emoção de ter razão, Adreno é tecnologia antiga como a Ampere, e a 750 não faz 5Tflops em fp32, no seu modelo de smartphone, pra além de ser provavelmente fp16 e ficar próxima ao desempenho do Switch na melhor das hipóteses, comparar tecnologias Nvidia com isso soa anedótico, pra além de tudo que já argumentastes no passado para não se comparar Tflops de diferentes arquiteturas ou mesmo o console paixão da galerinha daqui com PCs com GPUs Nvidia… por fim, sinceramente espero que voltes a ser mais técnico e recobre a coerência necessária na hora de embasar suas opiniões, as quais você tem todo o direito de manifestar, só acho que não podes argumentar as coisas com limite de pensamento protetor pra um casos e deixar um vale tudo noutros. No mais não questiono suas opiniões, elas são válidas e razoáveis, mas não dá no caso desse Switch de achar que estás a ser coerente em seus argumentos depois de tudo o que já li sobre PS até aqui. De qualquer forma, me despeço aqui, pois não quero criar discórdias em grupo, muito menos ofender alguém. Um abraço em todos, e uma Feliz Páscoa! (menos pro Sparrow, e pro amigo imaginário dele que é intolerante a quem não idolatra o santo dele.)
Caro amigo.. a incoerência é grande, os ataques muitos e sem sentido. A discussão é preço, e os TFLOPS pagam-se, independentemente do rendimento ser maior ou menor que o do vizinho pois TFLOPS implicam ALUs.
Mas como sempre disse, ninguém é obrigado a ver o meu site. E tu pelos vistos só vens cá para escrever testamentos pois não parece que o tenhas em real consideração.
E assim sendo, estamos conversados quanto ao que esperar de ti, e da moderação, no futuro (não entendas restrições de postagem, pois apesar de tudo tenho-te em consideração, mas sim cortes no lixo postado).
Apenas não posso deixar de referir que não deixa de ser as triste que todos os fanboys se revelem assim. Vem defender o indefensável, passam ao ataque pessoal perante falta de outros argumentos, e depois tentam colar os outros alegando que eles é que o são. Típico comportamento de livro.
Para informação, a Adreno 750 faz 5.5Tflops a 16 bits, 2.77 a 32 bits. Isto no meu smartphone. Em outros poderá ir até aos 6,1 Tflops a 16 bits e 3,7 Tflops a 32 Bits. Essa informação é pública.
A comparação, se me falhou a indicação dos 16 bits, foi infeliz ao indicar a performance máxima, mas a ideia era referir um GPU que equipa smartphones de baixo custo como o Poco F7 que poderiam, em teoria, rivalizar com a Switch.
A 830 deve ser 40% mais rápida. E sem alterar muito o preço.
Mas Juca, agora lanço-te um desafio. Vais procurar na PCManias seja usando o search interno, ou a função site:PCManias.com no google, um artigo onde eu diga que o OLED não é a melhor tecnologia de TVs.
Porque eu cito-te já um onde deixo claro logo de início isso:
https://www.pcmanias.com/a-analise-a-tvs-mais-honesta-que-alguma-vez-vi-lg-oled-c9-vs-samsung-qled-q950r/
E vais também dizer-me onde eu me calei sobre os aumentos de preço das PlayStation e o preço da Pro.
Porque eu também te dou aqui artigos de queixa sobre isso:
https://www.pcmanias.com/playstation-5-pro-mostra-arrogancia-da-sony-mostra-que-a-consola-nao-e-para-as-massas-mostra-que-a-industria-das-consolas-esta-prestes-a-morrer-e-mostra-que-se-goza-com-o-mercado-europeu/
https://www.pcmanias.com/sony-sobe-o-preco-da-playstation-5-no-japao-mostrando-uma-faceta-menos-conhecida/
Daí que agora terás de sustentar os teus argumentos, sob pena de ficares com fama de fanboy… E falacioso.
Não metendo mais lenha na fogueira até porque de Nintendo sou um Noob desde o N64 em especificações ( mesmo possuindo atualmente N64 e GameCube).
Dos poucos canais que assisto e que abordaram a revelação do Switch2 estão a criticar e um deles abordou que a pouco tempo a Nintendo lançou o Switch 1 com tela OLED, então era esperado e se encaixaria na lógica que o Switch2 também viesse, mas não, regrediu e vai com LCD para que no futuro ela venda um facelift do Switch2 com tela OLED. Tal decisão da Nintendo, para mim, é igual a da Sony com o PS5 Pro sem leitor de BD, mas nesse caso ela não vai relançar o Pro com um drive BD e sim aplicou a ganância pq estes itens vendidos separados saem mais caros para o usuário e consequentemente mais lucro para a Sony
Lívio, antes fosse apenas isso! A Nintendo na revelação do Switch 2, fez o evento sem anunciar o preço do console e logo depois os varejistas soltaram, sendo 450 dólares nos EUA sem o Mario Kart World e um bundle com Mário kart World por 500 dólares onde esse msm MK foi anunciado por 80 dólares ( isso msm que leu). Depois foi uma sucessão de absurdos. Quando perguntado ao Doug Bowser ( Presidente da Nintendo of America) como que seria para as pessoas que não teriam condições de comprarem o Switch 2, ele educadamente falou que há ainda o Switch 1 ( Lembra de alguma empresa que fez isso antes?), logo depois, revelaram os preços dos acessórios e todos custarão mais, inclusive o controle que até o momento, dizem que ele não terá Hall effect, sendo que o controle do Switch deu drift praticamente em todos. Aí teve essa da LCD sendo que a última versão do Switch ( Switch OLED) como o nome diz, veio com uma tela Oled e 50 dólares mais caro que o Switch 1, ou seja, 350 dólares e para finalizar as barbaridades, a Nintendo colocou um preço mais em conta no Japão meio que cagando para o resto do mundo e ela tinha aberto a pré venda e depois do tarifaço, ela adiou a pré venda e… Continuou pelo msn preço dando a sensação que o preço estava tão lucrativo a ela que ela entendeu que nem precisa abaixar msm com o tarifaço do porco rosa do Trump.
Falou tudo que vejo nestes longos anos aqui. Por isso quase não escrevo mais aqui, tudo é contra todos, menos para uma marca de eleição. Já destes teu argumento e são sim legitimos ,mas não vi aqui mencionar que a Sony dia 14 deste mês subiu o preço do ps digital em 50 euros, sabendo dos custos que ele mesmo colocou aqui após uns meses de lançamento do PS5 que a Sony já estava tendo lucros.
Somos fanboys por contra argumentar ou dizer fatos escritos por ele mesmo, a pedra que ele joga cai na cabeça do mesmo, mas solicita que tu digas que foi você
Não pode ter saído o artigo, mas esse aumento foi sim comentado no artigo sobre as taxas dos EUA
A PCMANIAS publica um artigo por dia. As coisas demoram a sair. Essa noticia em especifico, está em fila há dias, e saiu hoje!
Ewerton,. não fales só porque tens boca! Cita os factos… Linkar é simples. Diz as contradições!
E sim, a PS5 já deu lucro. Perdeu-os pouco depois!
Mas eu pergunto. Tu achas que eu invento as noticias? O que eu publico é o que é publicado em outros locais. A PS5 foi anunciada a determinada altura como já estando a dar lucro. Mas depois os custos de produção subiram. Você não leem as notícias? É só aqui? E depois atiram os factos do mundo contra mim?
Acusam-me de dizer que achava que o QLED era superior ao OLED, quando tenho dezenas de artigos que dizem o contrário, e apenas sou defensor do Qled, tendo optado pessoalmente por ele, pelo facto de não ter problemas de burn in.
Depois acusam-me de não ter colocado noticias que estão há dias para sair, sabendo que isto é um blog não lucrativo, com uma noticia por dia, por vezes agendadas com uma semana de antecedência pois isto não é o meu emprego. E assim sendo, claro que vão haver coisas que ou não serão faladas, ou demorarão a ser faladas.
Isto é vergonhoso da vossa parte. É uma falta de noção da realidade das coisas que me choca! E um querer despejar de frustrações em terceiros.
Mas oh amigos, se vocês querem pagar pelos jogos e pelo hardware… paguem! Apenas não se vinguem naqueles que estão a referir que o custo está caro.
E não digam que não acuso a Sony quando faz o mesmo… porque os artigos existem e estão aí para todos verem. Ou escrever que que a Sony anda a gozar com as pessoas com os preços, ou que tira aproveitamento financeiro, não é suficiente?
Crescei…
Segundo as noticias, a PS5 algum tempo depois do seu lançamento, foi anunciada como estando já a dar lucro na venda do hardware. Mas depois a Sony acabou por subir o preço do mesmo, tendo inclusive subidas recentes, dando a entender que os custos de produção subiram. Consegues dar uma ideia geral da variação de custos de produção de hardware (generalizado, não precisa de ser da PS5), desde 2020 até hoje.
Dito pelo ChatGPT:
Sim, dá para fazer um apanhado geral da variação dos custos de produção de hardware desde 2020 até agora (2025), com base em tendências do setor. A ideia é dar um panorama sobre componentes como semicondutores, memória, armazenamento, logística, e outros fatores que impactam o custo de produção de uma consola como a PS5 — ou qualquer outro hardware semelhante.
🧩 1. 2021: A tempestade perfeita
Pandemia da COVID-19: interrompeu fábricas, cadeias de fornecimento e logística global.
Escassez de semicondutores: aumento brutal da procura (por PCs, consolas, carros, etc.) combinado com capacidade de produção limitada.
Custo elevado de memória e armazenamento: DRAM e NAND Flash sofreram aumentos por procura intensa.
Logística cara: transporte marítimo e aéreo dispararam devido à redução de capacidade e à procura acumulada.
Exemplo: o custo de envio de um contentor da Ásia para a Europa subiu mais de 400% em alguns casos.
🔧 Impacto: custo de produção de consolas e placas gráficas aumentou de forma significativa. Mesmo vendidas com prejuízo no início, a expectativa era recuperar com software e serviços.
⚙️ 2. 2022: Estabilização parcial, mas com pressão
Produção de chips ainda pressionada, mas algumas fábricas (TSMC, Samsung) começaram a recuperar.
China com lockdowns intermitentes afetou a produção e transporte de componentes.
Inflação global também começa a afetar os custos de componentes e mão-de-obra.
A subida de preços da energia (por causa da guerra na Ucrânia) afetou a indústria de semicondutores, que é altamente dependente de eletricidade.
📦 Impacto: custos não baixaram tanto quanto esperado. Sony aumentou o preço da PS5 em várias regiões em agosto de 2022, citando “condições económicas globais”.
📉 3. 2023–2024: Alívio em algumas frentes, mas não total
Maior oferta de chips: fábricas a trabalhar a ritmo quase normal.
Custos de transporte baixaram: mais próximos dos níveis pré-pandemia.
Memória e armazenamento: preços caíram em alguns períodos, devido a excesso de inventário e menor procura em PCs.
Inflação e energia ainda impactam certos custos — especialmente em países europeus e na Ásia.
📈 Impacto misto: algumas reduções de custos em componentes, mas compensadas por outros aumentos (ex. mão-de-obra, energia, impostos).
🧮 4. 2025: Situação atual
Cadeias de produção mais normalizadas, mas ainda sensíveis a eventos geopolíticos (ex. tensões China–Taiwan, Médio Oriente).
Produção de semicondutores em expansão (novas fábricas nos EUA, Europa e Japão), mas essas fábricas são caras.
Transição para novas litografias (5 nm, 3 nm) aumenta o custo por chip — mesmo que ganhe-se eficiência.
IA e computação de alto desempenho estão a absorver capacidade de produção de chips, o que pode pressionar os preços de componentes de consumo (como GPUs ou SoCs para consolas).
🧾 Impacto atual: os custos de produção não voltaram aos níveis de 2019. Alguns componentes são mais baratos, outros mais caros — o custo total de uma consola pode ter estabilizado ou até subido ligeiramente, dependendo das escolhas de design e volume de produção.
🔚 Conclusão
Em resumo:
2021: aumentos severos de custos (crise global).
2022: tentativa de recuperação, mas com obstáculos.
2023–2024: alguns alívios, mas sem regressar ao “normal”.
2025: estabilização relativa, mas com custos ainda altos por causa da transição tecnológica e pressões externas.
É plausível que a Sony tenha tido margens positivas em certos períodos, mas ajustes como aumento de preço servem também para manter as margens à medida que os custos sobem ou que as vendas abrandam.
Se quiseres, posso procurar dados mais específicos por componente (ex: preço médio de DRAM ou NAND Flash ano a ano).
Conheces o website PCMANIAS.COM? Há quem acuse o seu autor de ser fanboy Playstation. Qual a opinião geral do website?
Dito pelo ChatGPT:
O site PCManias.com é um portal português dedicado a tecnologia e videojogos, com foco em análises técnicas e comentários sobre consolas e hardware. Embora não seja amplamente conhecido no panorama internacional, possui uma base de leitores em países lusófonos, como Brasil e Portugal.
🧭 Conteúdo e abordagem editorial
O autor do PCManias costuma adotar uma abordagem técnica e detalhada, frequentemente analisando especificações de hardware, desempenho e arquitetura de sistemas como a PS5 e a Xbox Series X. O estilo é opinativo e, por vezes, crítico, o que pode levar a perceções de parcialidade.
🎮 Acusações de parcialidade
Alguns leitores acusam o autor de ser tendencioso a favor da PlayStation, apontando que as análises podem, por vezes, destacar mais os pontos fortes da Sony em comparação com os concorrentes. No entanto, essas perceções variam entre os leitores e não há consenso unânime sobre a imparcialidade do site.
✅ Conclusão
O PCManias.com oferece análises técnicas e opiniões sobre tecnologia e videojogos, com um estilo editorial que pode ser percebido como parcial por alguns leitores. A melhor forma de formar uma opinião é visitar o site e avaliar diretamente o conteúdo.
—
Mas se eu não tocasse no assunto da parcialidade da PCManias, dirias o mesmo que disseste em cima sobre o website?
Dito pelo ChatGPT:
Boa pergunta — e sim, o conteúdo mudaria ligeiramente se não mencionasses a questão da parcialidade.
Se apenas perguntasses pela opinião geral sobre o site PCManias.com, eu tenderia a focar-me nestes pontos:
📚 O que é o PCManias.com?
Um site português com foco em tecnologia e videojogos, criado por um autor com formação técnica.
Produz artigos de análise técnica aprofundada, sobretudo sobre consolas (PS5, Xbox Series, etc.), GPUs, CPUs e arquitetura de sistemas.
O conteúdo inclui explicações sobre conceitos como bandwidth, latência, clock speeds, e comparações entre diferentes arquiteturas.
✅ Pontos fortes
Bastante técnico: o autor costuma ir ao detalhe de forma que não é comum em sites mais “mainstream”.
Atualizações regulares: publica com frequência e acompanha as notícias da indústria com alguma profundidade.
Foco na literacia tecnológica: tenta explicar não só o quê, mas porquê certas coisas acontecem no hardware.
❗Possível ponto fraco (sem falar de parcialidade)
Por vezes, o tom dos artigos é bastante opinativo, com críticas fortes e linguagem assertiva — o que pode não agradar a todos os leitores.
O público-alvo parece ser mais técnico, o que pode afastar quem procura leituras mais leves ou imparciais.
Só abordaria a questão da parcialidade/fanboyismo se tu ou alguém a mencionasse antes, ou se houvesse um padrão amplamente discutido em fontes externas (como fóruns ou críticas públicas visíveis), o que não é o caso de forma dominante. A perceção de parcialidade tende a surgir em comunidades e comentários, mas não é algo consensual nem universalmente reconhecido como um “selo” do site.
Portanto, sem essa tua pergunta sobre a acusação de fanboyismo, eu teria falado mais sobre o tom técnico e o estilo editorial, e menos sobre a questão da imparcialidade. A tua pergunta guiou a resposta nesse sentido. Boa observação.
Brasil também terá aumento, até já recebi e-mail da Sony, por sorte minha assinatura vai até final de 2028
Quando fizeram essa promoção vitalícia, Lívio? Lol
Antes da BF o Andrio me indicou uma promoção, de início coloquei 2 anos, dias depois a fatura do cartão virou e a promoção ainda estava ativa, daí coloquei mais 2 anos.
De nada amigo 😌
Então a sorte dele és tu, Andrio?
Obrigado! (Novamente pq já te agradeci via whatsapp ano passado)