Sentença que deu a vitória à Microsoft é justa e correta. Mas tem um senão!

Após ter lido os argumentos para a sentença tenho de concordar que a mesma é justa e correta, até porque o principal argumento usado é irrefutável e não permitiria outra decisão. Mas no entanto tem um senão!

Confesso que quando soube da sentença da Microsoft, a primeira reação foi de apreensão. Como era possível que uma Juíza que reconhecia não perceber nada sobre o mercado ter dado uma sentença em três dias? Não haveria aqui alguma influência do seu filho, funcionários da Microsoft? Como pode esta juíza justificar uma sentença num caso tão complexo, sem compreensão do mercado? Como pode ela ignorar as contradições da Microsoft num processo onde a FTC apenas tinha de levantar a dúvida?

Estás e outras foram questões que vieram ao de cima, e que me levaram, pela lógica, a deixar no ar um toque de suspeição sobre a integridade da Juíza.

Mas tendo agora uma ideia geral da Sentença, percebo que nada do que foi pensado tem razão de ser. A Juíza limitou-se a decidir usando realidades que viu no julgamento, não se pronunciando de forma profunda sobre o mercado. Não adquiriu qualquer conhecimento em 3 dias, e diga-se que fundamentou muito bem a sua decisão. Aliás a realidade é que com os mesmos dados que ela usou para fundamentar a sua decisão, eu mesmo teria forçosamente de tomar uma igual, dando razão à Microsoft. E este argumento permitia mesmo uma sentença em algumas horas!

Basicamente a sentença foi muito terra a terra. Ela acredita que ambas as partes estiveram bem a apresentar os seus argumentos. Não deixa de reconhecer que a FTC apresentou boas provas e bons argumentos, não ignora as contradições da Microsoft, nada. Mas mesmo assim decide a seu favor, alegando que a FTC não conseguiu provar o ser caso de forma efetiva… E o motivo é irrefutável.



Qual é então o principal argumento da Juíza? Muito simplesmente que a FTC alegava danos ao mercado e à Sony caso o COD fosse retirado da sua consola.

Mas a Microsoft alegava que não retiraria COD da Playstation.

Havia então aqui uma situação dúbia, que só por si seria suficiente para dar razão à FTC. Mas no entanto havia mais um dado.

É que Jim Ryan, responsável pela PlayStation, alegou em tribunal que não acreditava que a Microsoft retiraria o COD da Playstation!

Ora perante uma Microsoft a dizer que não tira o jogo, e a Sony a dizer que não acreditava que a MS lhes retiraria o jogo, os argumentos da FTC soavam a algo sem sentido. Como pretendia a FTC defender o resto do mercado (personificado na Sony), alegando uma possível intenção da Microsoft, quando a Sony dizia em tribunal que, eles mesmos, não acreditavam nessa intenção da Microsoft?

Este argumento è pura e simplesmente irrefutável, e as declarações de Jim Ryan basicamente colocaram a FTC numa posição algo caricata.



Perante isto, qualquer outra sentença não faria sentido!

Nesse sentido, reconheço que a sentença foi bem dada, sendo justa… E perante esta realidade, a única possível!

Agora a sentença tem um senão! E esse senão é que a Juiza não se pode guiar pelas palavras de Jim Ryan, pois como ela mesmo disse várias vezes no julgamento, o que está em causa não é a Sony, mas os consumidores. E ela parece ter negligenciado isso ao usar este como um dos seus argumentos principais.

É certo que a Juiza refere na sentença que se entende que o COD vai passar a ficar acessível a mais jogadores… Mas é igualmente preciso ver-se até que ponto, mesmo que a Sony não seja prejudicada com o COD, o dominio da MIcrosoft no setor da Cloud não a coloca numa posição de liderança quase impossível de ser igualada, e obtida em parte à custa desta compra.

Daí que se entende que há aqui argumentos para um recurso, e não admirava nada ver-se a FTC a apresenta-lo em breve!



 



67 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
14 de Julho de 2023 8:31

Como deves saber por esta altura, a FTC já apresentou o recurso.

Apesar de perceber o teu artigo, não concordo por vários motivos, um deles é a questão do filho da juíza trabalhar na Microsoft, e isso é puro conflito de interesses que vai contra o código deontológico da própria justiça americana, portanto logo por ai a questão fica arrumada.

Depois tens a argumentação fraca da juiza ao pedir à FTC que lhe prove com certeza que no futuro a Microsoft vai prejudicar a concorrência, ora a FTC não tem que provar o futuro porque não é nenhuma vidente, o seu trabalho é apontar um risco que pode ou não acontecer, e o que é engraçado é que a juiza entra no mesmo dilema que a FTC usando expressões como “poderá”, “eventualmente” ou “provavelmente a Microsoft não vai prejudicar a concorrência”, esse é um luxo a que a FTC se pode dar, uma juíza tem que ter um discurso assertivo, não numa espécie de logo se vê.

Last edited 9 meses atrás by José Galvão
Juca
Juca
Responder a  José Galvão
14 de Julho de 2023 12:26

Concordo com o que dizes. Ela deveria ter declarado a suspeição de si mesma. Sobre o direito americano, não sei bem quem é obrigado a quê.

De qualquer forma, uma decisão liminar vinha apenas para ter-se mais tempo pra uma decisão final, impedindo que as coisa se concretizassem sem isso até o julgamento do mérito do negócio e seus impactos, não vejo sentido em se permitir uma “coisa perfeita” se há questões ainda pendentes.

Se uma liminar pedida por um órgão responsável por avaliar essas situações não puder impedir isso, pra mim é claro que nada mais pode.

Diferente seria se fosse a Microsoft a pedir uma liminar, pois quem faz as regras pras aquisições é a FTC, a MS está apenas a defender seus interesses privados.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 9:29

Podem printar, Jimbo vai dar cabo do Playstation. Aliás Playstation está a ir por um caminho da mentira, ops só com o super SSD é que da para correr tal jogo, ou vamos agora apostar em (GASS), mano nunca vi uma Sony ir atrás da perdedora como ela! Sony invés de seguir a Nintendo com o seu mercado já consolidado nos portáteis, a Sony podia seguir o dela nas consolas de mesa, más ao invés disso está a destruir a Playstation com coisas nada haver, aliás para mim está é a pior Geração da Sony de sempre! A consola tem 3 anos praticamente e ainda não vi nada que me fizesse dizer algo assim “uau ainda vem que tenho o ps5 por causa disto” ou então “realmente só o PS5 é que dava para fazer algo assim”, infelizmente a Sony desde que abriu as portas para o PC ela deixou de ser ela, retira valor lentamente a Playstation e agora com o foco em jogos ALL Services, ela vai-se detonar de dentro para fora. Sobre esta compra da Microsoft, se comprou nada mais justo que adicionar tudo para ela e retirar da Sony, a Microsoft a muito que sabe que a Xbox consola, é só um meio dela criar o seu imperialismo na cloud, sendo ela pioneira nesse ramo em infraestrutura, ela sabe que vai ficar tipo o Windows em monopólio.

Last edited 9 meses atrás by Daniel Cardoso
rui
rui
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 10:26

Se as empresas ficam para sempre agarradas ao seu negócio/modus-operandi tendem a desaparecer, a Sony está e bem a diversificar mantendo o seu ADN nos single-players.

Não tem tido tantos esta geração? Tem tido alguns, o god of war, o horizon, o spider-man e o demon souls, poderemos argumentar que é mais do mesmo, mas são jogos com alguma qualidade para quem gosta do estilo.

É verdade que se fizessemos um artigo do que foi o que a Sony disse desde o inicio desta geração e o que realmente fez ou tem acontecido, podemos encontrar várias mentiras mas pronto.

Sendo realista e posso estar enganado, se a Microsoft quiser realmente dominar o mercado das consolas vai conseguir faze-lo mais cedo ou mais tarde a diferença de potencial da Microsoft atual e potencial de crescimento futuro é muito superior à Sony e a Nintendo.

Juca
Juca
Responder a  rui
14 de Julho de 2023 12:38

Microsoft pode dominar o mercado que quiser, mas não o de consoles… Terá de criar outro. Rui, não se cria valor verdadeiro ao comprar coisas, apenas a falsa sensação de que as têm.

Veja, acho que já ouvistes que o que “edifica” é o trabalho, e não as compras.

A Microsoft não tem como melhorar o que está adquirindo, e aliás, as chances dela piorar o que adquire penso serem mais altas que o contrário. O passado costuma ser uma boa referência pro que esperar do futuro.

Mas evangelizados costumam ter fé seja nas promessas de quem julga divino.

Deto
Deto
Responder a  rui
14 de Julho de 2023 15:19

faz 20 anos que vcs esperam o dominio da MS

Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Julho de 2023 17:27

Só vai ser maior e mostrar mais incompetência ainda. A menos que troquem o Phil pelo Kotick, aí pode ser que o Xbox vingue. Lol

Last edited 9 meses atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 20:19

pior que concordo. já demitiram o major nelson

então, acho que a ideia é essa ai mesmo, botar a galera da activision pra comandar todo o xbox

e faz sentido, que sucesso o xbox produziu nos ultimos 20 anos que seja METADE do COD?

talvez halo no auge tenha sido metade do COD

sabe de uma coisa?

acho que é certo um dos dois:

MS já conseguiu comprar Activision, CMA já tá com o acordo pronto e toda a galera incompetente do xbox, o marketing, vai rodar e no lugar entra o marketing da activision.
A compra não deu certo e todo mundo dentro do xbox que foi a favor da compra está sendo demitido.

Last edited 9 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Julho de 2023 22:22

Daqui menos de 1 ano vai rodar uma leva de gente, nessas aquisições costumam ser assim. É só esperar as notícias. O Kotick é que se deu bem, vai sair com bolsos cheios se livrando de todos os seus problemas legais advindos da ABK! O verdadeiro enxadrisda do jogo! Lol

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 10:41

Daniel, parabéns pelo comentário! Concordo com tudo que falou e compartilho do mesmo pensamento. Parece um pessimismo gratuito, mas não dá para olhar esses investimentos da Sony e achá-los normal. Jim Ryan pegou uma bomba nas mãos que foi ter que lhe dar com uma MS mais imperialista do que nunca, mas ele claramente está enfraquecendo a marca Playstation como jamais um outro CEO do Playstation fez. Pelo o que lemos aqui nesse artigo do Mário, Jim Ryan que deu de mão beijada essa vitória nos tribunais para a MS e infelizmente ele vem fazendo cagada atrás de cagada desde quando entrou. É games no PC, é investimento massivo em Gaas, é desmerecer concorrências como fez com a Nintendo nos tribunais, ou seja, fora os discursos dúbios de games exclusivos full next gen que fez no começo da geração. O cara é claramente um despreparado para assumir essa divisão grandiosa histórica que é a divisão Playstation. Gostaria muito de ver um CEO do Playstation que fosse Japones, pois eles costumam falar pouco e não dar munição para a concorrência, pois como o ditado diz: ” Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”.e Jim Ryan não passa de um Philnoquio Spencer do lado azul da força.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Edson Nill
14 de Julho de 2023 11:39

Assino por baixo do seu comentário.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 12:39

2. Esse jimbo é bom que vá é pra MS, típico engomadinho de lá, e pode levar o Hulst junto que já está de olho na cadeira dele. Lol

Last edited 9 meses atrás by Juca
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 12:57

Esse Hulst e outro bitola também.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 11:29

Daniel parabéns pelo seu comentário, tirando a parte do SSD eu concordo em tudo que você falou e eu mesmo já tenho falado isso há algum tempo, o Jim Ryan vai por a Sony a se perder.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 12:28

Cuidado ao distorcer as coisas… O que foi falado é que naquele nível de qualidade de assets e transição de cenas o Ps4 seria incapaz de fazer e isso foi dito pelos próprios Devs da Insonniac na época. No mais, sabemos que R&C não usava nem perto do máximo da I/O do Ps5.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
14 de Julho de 2023 12:53

Sparrow, é esperar pra ver, mas se estão a ter cuidado pra lançar algo que rode num i3 com uma 960 e um HDD, poderiam ter tido o mesmo zelo com os clientes do PS4.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 12:57

Acho que vocês estão tão presos ao SSD que não perceberam o absurdo das especificações recomendadas. Se a lista for real, estamos falando de uma 3070 para rodar pior que o PS5.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
14 de Julho de 2023 13:09

Exatamente

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Julho de 2023 14:07

Hennan, não é o que é o PS5, que eu sei que é bom. É o descado com o pessoal do PS4, não é porque o cara não comprou um PS5 que não é mais uma base de consumo do PS.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 14:20

Vamos esperar.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Sparrow81
14 de Julho de 2023 12:55

Independentemente disso a Sony não tinha que colocar este específico jogo no PC.
É-me politicamente difícil de compreender como é que se colocam a jeito por €€€ a mais.
Se o tema do SSD for uma farsa é uma vergonha, passa a valer tudo, à imagem do concorrente.
Se não for há sempre material para se pegar.
É mesmo dar o peito as balas, antes de o ser já o era.
É mais aqui, nestes exemplos, que não entendo a administração do Ryan.
Mesmo nos gaas
Porquê anteciparem a notícia dos 12 jogos. A quem é que (para o nosso público) isso excita???? Informavam à medida e intercalavam com ou outros.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 20:30

Mário, só quero é que a Sony se decida se quer ser um restaurante ou um fastfood… Porque eu preciso escolhar também. Não dá pra ir num lugar sem saber que tipo de comida serve se eu estou disposto a gastar uma grana legal lá.

Hennan
Hennan
Responder a  Nuno Sousa
14 de Julho de 2023 13:16

Concordo em quase tudo. Mas vamos esperar o lançamento para ver até que ponto um game rodando 720p/30 very low é um produto aceitável para se jogar no ps4.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Nuno Sousa
14 de Julho de 2023 13:17

Já se passaram 2 anos, o jogo está na Plus. Se o cara prefere ir com uma 3070 pra rodar pior que no Ps5, jogar 2 anos depois, problema da pessoa, né? Isso é pura discussão sem sentido, pois o que faz do jogo um sucesso ou não são os 2 primeiros anos de vendas.

Ok, foi a administração do Jim Ryan que colocou os jogos no PC e foram os Studios PS que pediram por isso. Mas isso vem da administração anterior. Shawn Layden falou sobre isso inclusive.

Quanto aos GAAS, vou aguardar. Só vou realmente abandonar a plataforma se não lançarem mais o mínimo de 2 (3 em alguns anos) exclusivos anualmente. Ou tu acha que se pode aumentar pra 6 SP anualmente e eles não vão afogar vendas um dos outros? Pode ser que a Sony saiba mais que nós sobre isso, né?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 13:29

Perfeito!

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Daniel Cardoso
14 de Julho de 2023 13:41

Daniel, a Cloud não vai ser um monopólio, a Amazon é tão forte quanto a Microsoft nisso, o que eles não tem é o conteúdo em games, que estão começando agora. Mas eu nunca descartaria eles fazerem parceria com alguém, as vezes a própria Sony para expandir a PS Now e fazer um serviço que concorra com a Microsoft.
Em relação a essa história de seguir a perdedora, acho que você precisa ver com outros olhos. Mesmo vendendo metade da quantidade de consoles, mesmo não tendo muitos jogos que movem milhões de jogadores, a Microsoft tem uma divisão de games que gera mais de 4 bilhões de dólares de receita por mês. E mesmo que essa divisão esteja embutida em personal computers, que conta o Windows para usuários domésticos, a verdade é que hoje em dia o Windows para usuário final não é relevante fora do mercado corporativo. Usuários comuns que não jogam usam smartphones, Ipads, MacBooks. Usuário final que usa Windows nos dias de hoje geralmente é para gaming, e o resto vem de Xbox. O que quero dizer, é que proporcionalmente a Micrsoft sabe rentabilizar o que ela tem. Na útima geração o Halo gerou mais do dobro de receitas com 3 jogos(MCC, Guardians, Wars 2) do que nos primeiros 10 anos com 7 jogos(CE, H2, H3, Reach, Wars, ODST, H4) de acordo com os dados divulgados até 2019 apenas, e considerando que nenhum desses jogos chegou no PC tirando o H Wars 2. Você imagina o potencial de receitas que a Sony não sabe explorar mesmo sendo lider do mercado?
Esquece o quanto eles faturam ao todo, contando todos os exclusivos e jogos de terceiros. Pensa um pouco na proporção, e como os concorrentes e publishers com menos ofertas faturam muito em relação a quantidade de conteúdo. O que a Rockstar faz com apenas um GTA, o que uma MS faz com 4 franquias consolidadas (Gears, Halo, FM, FH), e o que a Sony faz com todo um ecossistema de estúdios próprios. O que a Sony ta buscando não é seguir a perdedora, é explorar o que ela ainda não explora e tem muito potencial, e se o resultado financeiro vier, o Jimbo não cai, na verdade ele até é promovido a alguma coisa maior dentro da empresa.

Last edited 9 meses atrás by Fernando Medeiros
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Julho de 2023 22:06

Promovido! Zulivre! Lol

Gervas69
Gervas69
14 de Julho de 2023 10:58

Era um processo difícil para a FTC, teria que provar que a compra seria danosa para o consumidor e que logo á partida pela posição de mercado da Xbox já seria algo extremamente complicado de provar.
A defesa da Microsoft também foi medíocre porque só teriam que referir que o consumidor não sairia lesado e quanto mais teria mais acesso ao conteúdo.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 15:12

É uma questão de literatricia, mas é mais ou menos o mesmo.
A FTC teria que mostrar números de vendas de todas as editoras e verificar qual a cota de mercado da ABK, e somando com a da XBOX e ver se realmente existe o perigo de monopólio, aliás seria a única coisa que deveriam verificar, e não se tal jogo não sair na concorrente os vai afetar.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 19:22

Neste caso mesmo a juíza mostrou não ser a mais indicada, o processo foi todo um circo em que se mostrou tudo e mais alguma coisa menos o que deveria ter sido mostrado, que era o real impacto da aquisição no mercado, o quanto realmente a Sony seria prejudicada e por aí em diante.

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
14 de Julho de 2023 14:27

Gervas a questão é que a concentração de qualquer mercado, por si só, já é danosa a concorrência, que presume-se necessária e melhor para os clientes, adquirir os outros não é a melhor maneira de oferecer concorrência e isso estou a falar apenas do mercado de consoles, nem estrou entrando num mercado emergente, que se tiver alguém por lá, será a Microsoft.

Você poderia até alegar que não há espaço pra mais de 3, mas era muito melhor uma Activision dessas lançar um console próprio que cair mas mãos de qualquer um dos contendores desse mercado. O resultado a partir daí, ao invés de contrução e crescimento real e de mão de obra e etc, será o de aquisições, ou seja, só transferências de patrimônios entre empresas… É esperar pra ver.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Gervas69
Gervas69
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 15:16

Não concordo, existe situações em que é necessário dividir para conquistar e outras em que é necessário juntar.
Neste caso para bem dos consumidores precisam de uma concorrência forte, coisa que a Xbox para a PS mal é.
Vai obrigar a Sony a mexer, não vejo porque isso tenha que ser uma coisa má

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
14 de Julho de 2023 17:14

Bem, se falas de guerra, tem toda a razão, se falas de bem comum aí é bem relativo. Penso que a Microsoft está num tamanho que nenhum empresa deveria ter, e já é uma empresa que monopoliza diversos setores e que isso não deveria ser alimentado. Se achas que oferecer concorrência é isso, concentração para si, verás em pouco tempo o resultado disso.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
14 de Julho de 2023 11:12

OFF:
Vi um post no github do TRDROP sobre o mesmo não mostrar uma análise real de FPS de uma captura, afirmando que parecia ser menos de 30 FPS e o TRDROP não mostrava isso. É um jogo que apresenta muito screen tearing. O autor compartilhou o link do vídeo. Eu baixei e passei na minha ferramenta. Foi de grande ajuda pois consegui melhorar a análise da minha ferramenta, ótimo teste.
Segue a análise do vídeo em questão juntamente com a comparação do TRDROP ( basicamente ele coloca uns 20 FPS a mais por não tratar muito bem o quadro partido).

https://www.youtube.com/watch?v=o3JDMkJ6PaQ

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 16:11

Vou te mandar um email.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 22:37

Mandei agora. Desculpa a demora.

Juca
Juca
14 de Julho de 2023 12:17

O maior problema dessa aquisição nem é uma empresa de consoles comprar a Activision, é uma empresa do tamanho da MS comprar. A MS era uma empresa que deveria nem poder fazer mais aquisições se não se dividisse ao menos em umas 4 partes. O mesmo serve pra qualquer empresa com valores de mercado acima dos 500 milhões de dólares, deveriam se dividir se quisessem adquirir qualquer coisa, principalmente se for pra crescimento de setores e não pra diversificação dos negócios.

Nessa “vibe” de permissividade porque ela precisa adquirir pra concorrer mesmo sendo uma empresa com tremendo poder financeiro, se a MS não passar a líder de mercado com isso, daqui uns dias compra outra gigante pela mesma alegação, precisamos concorrer e a última compra não resultou… assim vai comprar T2 e EA, por exemplo… É como um parasita do mercado vai pegar sempre o que precisar pra depois dizer que não foi o suficiente pra sobreviver, enquanto isso, o resto do corpo vai perdendo as partes pra alimentar o bicho, até o resultado fatídico previsível.

A Microsoft é incompetente nesse mercado, mas como parasita orgulhoso que é, não vai deixá-lo em paz.

Last edited 9 meses atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 13:41

Mano o que você diz não faz o menor sentido! Uma compra não pode ser impedida pelo tamanho da empresa que compra! O único motivo plausível pra impedir uma compra nesse mercado é se ele prejudicar a concorrência no setor! E dizer que deve-se desmembrar uma empresa por causa de uma compra é um completo absurdo! E ela podería muito bem competir com a Sony sem a Activision! Mas ela a comprou pra fortalecer sua plataforma! O que é perfeitamente normal!

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
14 de Julho de 2023 14:11

Paulo, estás preocupado com Sony e pensando só em Microsoft… Eu estou preocupado é com existir os diferentes disso. Não quero o mercado de games como é o do Windows e não quero deixar de jogar, mas se ficar igual é o que irei fazer. Essas empresas estão com tanto dinheiro que compram governos por conseguinte compram as regras de qualquer coisa, estão a comprar políticos e elegê-los, porque têm dinheiro para propaganda massiva e capacidade de comprar o que for vendável.

Last edited 9 meses atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 15:27

Tua frase final é uma otima definição da MS

Parece que toda a frustração de ter tomado trolha de todo mundo em todos os mercados que MS se meteu, enfrentando alguém pelo menos grande, eles estão compensando no xbox.

Não deu certo gastar 7 bilhões na Nokia, que tal a gente gastar 70 bilhões na activision?

Juca
Juca
Responder a  Deto
14 de Julho de 2023 17:18

E algo me diz que vão continuar a tomar trolha, porque o problema lá é de pensamento, de fundação, e isso não se resolve. A única opção pra eles é destruir o mercado de consoles mesmo.

Hennan
Hennan
14 de Julho de 2023 13:28

Off topic: Para completar a semana
Hunter ???? on Twitter: “The Last of Us Part 2 Remastered on PS5 was just leaked by the game’s composer ???????? #PS5 See more: https://t.co/Uqjq76q7jq https://t.co/bWyPpvuUJc” / Twitter
Devem lançar um pouco antes da versão PC. Nada contra, mas isso vai afetar no desenvolvimento de novos jogos. Querendo ou não são pessoas que poderiam fazer outros games.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
14 de Julho de 2023 16:05

Faz sentido, visto que deve sair próximo a segunda temporada da série. E aí, como empresa, bora vender PS5 e remaster de TLoU2.

Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
14 de Julho de 2023 17:49

Cara, sem sentido nenhum isso cara!

Hennan
Hennan
Responder a  Andrio
14 de Julho de 2023 18:22

A Sony está se aproveitando para fazer dinheiro fácil. O problema são as consequências no futuro. Último ano que tivemos apenas um Triple A de estúdios próprios foi em 2019. Em 2020 compensou com cinco. Mas dessa vez só tem o Wolverine anunciado.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2023 19:26

Não estou criticando a Sony por isso, muito pelo contrário. Ainda bem que corrigiram. Só quis passar uma informação.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
14 de Julho de 2023 20:16

Hennan, a Sony anunciou vários, o problema é que não é pro gosto da clientela comum dela, é pro pessoal que gosta de jogos como serviço… Tem Helldivers 2, Marathon, Fairgame$, e aquele outro de arco-íris… Mas acho que fez pro público de xbox, pc e celular em mente, não creio que queiram atingir o público de PS… Pra mim, deve sobrar a Nintendo fazendo singles só, preciso deixar de gostar de gráficos! Lol

Last edited 9 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
14 de Julho de 2023 22:01

kkkkkk. Espero que não, ainda coloco fé que estão arrependidos.

Juca
Juca
Responder a  Andrio
14 de Julho de 2023 20:22

Isso aí é provavelmente porque vai sair uma versão melhorada no PC (iluminação, texturas melhores, modelos mais detalhados…) e eles vão aproveitar pra não melindrar o pessoal do PS5 com uma versão inferior. Sinceramente, seria até capaz de pagar um upgrade porque é um jogo de que gostei bastante e eventualmente o jogarei de novo daqui um tempo, mas pagar preço cheio novamente é nunca… Quem sabe até possa comprar numa promoção abaixo de 100 reais, pois seria como um upgrade.

Mas já pensou se eles lançam uma versão alternativa onde a jogada de golfe não acontece, dando um fim alternativo pro segundo?!

Last edited 9 meses atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
14 de Julho de 2023 13:45

Aparentemente, até pela conclusão do artigo, a FTC ta lutando uma briga sozinha por questões ideológicas. Desde o início o processo rolou em torno do COD e no final das contas nem a Sony acredita que o COD sai do PS. E no final, a FTC cita a Sony mais do que os consumidores, o que significa que eles entraram numa de defender uma empresa concorrente que aparentemente não precisa e nem acha que precisa ser defendida. A tendencia é perder no recurso também.

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Julho de 2023 16:41

Desde o inicio venho falando que distorceram totalmente o caso. O marketing da Microsoft conseguiu transforma uma caso claro de dumping numa briga entre empresas. A própria FTC caiu na pegadinha. Mesmo que Sony e Microsoft tivessem assinado um acordo não mudaria nada. Estamos falando em tirar um dos maiores players do mercado, se COD sai ou não no playstation não é o grande problema. A questão deveria ser em torno de perde a Activision. Uma empresa tão poderosa que foi capaz de reduzir os fees pagos a Sony e Microsoft. Esse deveria ser o foco desde o início.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
14 de Julho de 2023 17:24

A questão americana do FTC é política, o Biden se elegeu com a bandeira de barrar as Bigtechs por lá mesmo. Mas veja, é uma “ideologia” com a qual eu concordo. Bigtechs como a Meta, Google e mesmo a MS que é a mais pífia na alienação do povo mas já vai com seu Chat que pode contar mentiras como verdade absoluta universal são um verdadeiro perigo.

Veja essas primaveras que tiveram pelo mundo é tudo influência dessas redes digitais que não têm qualquer responsabilidade sobre nada, mesmo acendendo pavís… E ainda têm dinheiro pra fazer valer a sua vontade… Uma verdadeira porcaria essas bigtechs.

Last edited 9 meses atrás by Juca
error: Conteúdo protegido