Será Abandoned o próximo Silent Hill, desenvolvido em colaboração entre a Sony e Hideo Kojima?

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

Há uma série de indícios que apontam nesse sentido. Abandoned será um Silent Hills, e desenvolvido por Hideo Kojima, em exclusivo para a PS5.

A 7 de Abril de 2021, o trailer que se segue apareceu na internet:

O jogo, dado como um exclusivo Playstation 5, caiu do nada, e desenvolvido por um estúdio desconhecido, a Blue Box Game Studios.

O nome: ABANDONED, e previsto para ser lançado no ultimo quarto de 2021.



Que jogo é este? E quem é a Blue Box Studios?

São duas perguntas que não tem ainda resposta exacta. O jogo faz em tudo lembrar um Silent Hill, e a Blue Box Studios apenas tem um website vazio que refere estar em construção.

Mas mais recentemente, o seguinte tweet foi postado pela Blue Box:

Se as associações visuais a Silent Hill já existiam, agora existiram ainda mais… Um jogo começado por S e acabado em L, pode ser perfeitamente Silent Hill. E mais ainda, o último Silent Hill foi abandonado, pelo que o nome original Abandoned, encaixava igualmente como uma luva.

E perante este Tweet a internet toda afirmava que estavamos perante um novo Silent Hill.



Mas eis que as esperanças são deitadas por terra, quando a Blue Box envia novo Tweet referindo:

Algo que foi acompanhado no website por este comunicado:

Our response to the Hideo Kojima Rumors

We received several emails regarding the Hideo Kojima rumor. We have no association with Hideo Kojima nor do we claim to have any association nor was it our intention to claim such a statement. We are a small group of developers working on a passionate title we wanted to work on for a long time. We have been assisting other studios in the past with their projects and we wanted to work on our very first big project. While it is true that we’ve been working on small projects in the past, we certainly didn’t use that for marketing purposes. We hope this has clarified this matter and hope to see you all in our very first gameplay reveal of Abandoned.

– The Team @BLUE BOX Game Studios

A empresa negava assim que se tratasse de um Silent Hill, dado o IP ser da Konami. Afirmava ainda não ter qualquer relação com Hideo Kojima. O rumor do Silent Hill parecia morrer de vez aqui!

A questão é que rapidamente uma questão ficou no ar! E se a Bluebox Studios for uma farsa, e o seu ultimo Tweet uma total e completa mentira?



Olhando para trás, e para o jogo Phantom Pain, desenvolvido por Hideo Kojima, vemos que Kojima criou um estúdio falso, a Moby Dick Studios, que dizia estar a desenvolver o jogo. Hideo Kojima personificou inclusive um dev denominado Joakim Mogren, que falava sobre o jogo.

Nesse sentido, a Blue Box Studios (note-se o termo studios) pode igualmente ser um estúdio falso, e o facto de a sua página web ser o que é, ajuda a pensar isso.

Mas e os comunicados?

Bem, quando de Phantom Pain, várias pessoas fizeram a associação do jogo a Metal Gear Solid, e a Moby Dick Studios reagiu a isso. Como? Negando igualmente!

 



 

Apesar de a negação ser feita em outros moldes, a semelhança está cá…

No entanto tudo isto é um bocado rebuscado. Uma teoria que encaixa em factos passados! Será que há realmente razões para se pensar assim?

A realidade é que algum tempo depois surgem algumas mensagens vindas dos membros da Blue Box Studios. E essas mensagens são acompanhadas de fotos:



Curiosamente, ao lado das fotos vemos o termo “Team Blue”, algo adequado à Blue Box Studios, mas igualmente à Playstation, conhecida pelo seu azul.

Mas quem é esta jovem?

Bem, a sua foto aparece em alguns locais… nomeadamente aqui:



Nesta imagem ficamos com um nome, Jessica Linam, que não retorna nada em particular quando pesquisado, mas num contexto de criação de uma empresa de responsabilidade limitada. Nada ligado à Blue Box Studios em particular.

Depois a sua imagem aparece como uma das pessoas que avalia um SPA na Russia.

Uma moça viajada? Pode ser!



E finalmente a sua foto aparece num template para websites, identificada como Gail Gutierrez. Irmã gémea?

Basicamente a conclusão a que se chega é que esta é uma foto livre de direitos de autor, que qualquer um pode usar livremente.

Mas há mais…

Repare-se na semelhança entre estes dois logotipos:



Basicamente, trocando as letras Studios e removendo o simbolo da Playstation, o logótipo é o mesmo, com as cores invertidas.

E curiosamente, não só o Azul é a cor oficial da playstation, como o logótipo da Playstation, quando aparece nos jogos first party, brilha, criando uma “Blue Box”.

Mas nem tudo são pistas que abonam no sentido de se pensar que a Blue Box é uma empresa falsa. Por exemplo, indo ao Steam, temos um jogo da Blue Box Studios, denominado The Haunting: Blood Water Curse, um jogo de horror inspirado no Fatal Frame.

Curiosamente esse tambem é um jogo Japonês. Mas igualmente curioso é que oficialmente o jogo não é da Bluebox Studios, mas da CREATEQ Interactive, outra empresa quase inexistente.



Pesquisando ainda mais, vemos que a BLUE BOX Games tem um jogo Android chamado The Whisperer, Mas o jogo não pode ser encontrado, e o seu icone é uma mão impressa preta. Em tudo semelhante à iconografia de Death Stranding. Este jogo Android, tem um total de… 5 downloads!

Existe ainda outro jogo deles para Android. Tales of the Six Swords (Early Access), que tambem não pode ser encontrado, e que possui tambem um total de… 5 downloads.

Sinceramente tudo isto soa a Kojima, e às suas brincadeiras de criação de um perfil falso que passe numa primeira inspeção menos profunda.

O nome que tem vindo a aparecer vindo da Blue Box Studios é Hasan Kahraman. Alguem que tem um perfil na Apple App Store, mas com produtos de muito baixa qualidade. E curiosamente esta pessoa tem uma aplicação que não é um jogo, a “Go Fit XL,” na categoria de Saude e Fitness.

Esta aplicação tem uma curiosidade interessante na sua descrição, onde a determinada altura refere:



“Personal Training ( PT ) Programs.” – Godammit Kojima.

Kojima??? Coincidência?

Pode ser… assim como pode ser coincidência o facto de Kahrama ser Turco para Hideo.

Tudo coincidências, certo? Pena é já serem coincidências a mais!

E sendo os seus membros, um deles falso, e o outro criador de apps de baixissima qualidade da app store, com jogos Android de 5 downloads, e uma app do Steam que na realidade nem é deles, como conseguiu esta equipa um exclusivo Playstation? Não é que a Sony escolha exactamente jogos de baixa qualidade para a sua consola.



Daí que seja estranho o nome da empresa ser Blue Box Studios (plural), quando a sua estrutura nem sequer é a de um estúdio, mas sim de um produtor Indie.

Outra curiosidade é que a Blue Box Game Studios parece ter sido fundada em 2015, um ano antes antes do lançamento de P.T. e na mesma altura em que o Kojima rompeu com a Konami. Mas curiosamente o Snr Kahraman, no seu perfil despido de Linkedin, quase sem conexões, refere estar na empresa desde… 2014.

Mais curioso ainda é que o Snr Hasan Kahraman’s tem um link na sua conta de PSN para um canal chamado TwentySeven27. E o Silent Hills foi confirmado publicamente como cancelado a 27 de Abril.

A sua conta de Twitter é “@BBGameStudios,”, sendo BB o acrónimo de Baby Bridges de Death Stranding. E curiosamente na versão Director’s Cut deste jogo o Jeff Bridges aparece de Azul a meter-se numa caixa… Vá lá… isto parecem pistas a mais.

A Blue Box afirma estar sediada na Holanda, mas curiosamente enviou Tweets a horas que seriam altas da manhã nesse país, mas que estariam bem adequadas ao horário de trabalho de Tóquio.

São mais curiosidades! Muitas e muitas delas… mas tudo coincidèncias, claro.

O que já não é curiosidade, mas sim um facto é que a Kojima Productions criou um pequeno estúdio satélite que se instalou junto da Guerrilla Games em Amsterdão.

E pronto… estas são as curiosidades e as coincidências. Agora cada um pense como quiser!



5 5 votes
Avalie o nosso artigo
14 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
3 meses atrás

Se esse jogo acabar nao sendo silent hill , o estúdio vai ser odiado por todos e o jogo será um fracasso. Não acho que um estúdio gostaria desse tipo de risco , então , acredito que seja sim uma trolagem do Kojima.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Felipe Horvath
3 meses atrás

Não necessariamente, pode muito bem ser um sucessor espiritual do Silent Hill/PT que as pessoas ficam contentes.

Livio
Livio
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

KKKK. Comentei sobre isso dias atrás lá no artigo da MS na E3 2021 onde eu falei que estas teorias me prenderam mais atenção do que os 30 minutos oficiais da conferência.

Tinha visto boa parte das teorias, a novidade foi a foto da mulher. Algumas delas até fazem sentido, outras parecem alucinações. Se for mesmo coisa do Kojima/Sony ambos assumiram mesmo a brincadeira. Porquê Sony?? Porque acho que a Blue Box seja um estúdio dela, lembro que nos rumores iniciais do Silent Hill a Konami “liberaria” a franquia para a Sony e a mesma teria um estúdio próprio a cuidar do jogo.

@Mário faltou também a teoria do app que faz algo em tempo real no PS5, isso vindo de um estúdio que se diz pequeno e que tá fazendo algo que nenhum estúdio First Party já fez.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás
Livio
Livio
Responder a  Livio
3 meses atrás

Quando falei que algumas teorias parecem alucinações são algo desse tipo: “Aos 49 segundos o tronco da árvore cobre as letras P e T”
https://youtu.be/qL9pGRdCjNc?t=49

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
3 meses atrás

O app é para baixar no PS5. Dia 22/06 (terça-feira) dizem que será revelado gameplay e trailer no app direto no ps5.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Sparrow81
3 meses atrás

Mais um post deles dizendo que houve atraso e o app será dia 25/06 (sexta-feira)

Deto
Deto
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Quando anunciaram esse Abandoned começaram a supor que era algo do tipo P.T.

Não deu 3 dias começou os rumores de “Kojima no xbox”, Phill comprou Kojima “por causa da estátua na estante”, Jim cancelou o jogo do Kojima

Kojima anuncia o DC do DS no PS5

Agora voltam os rumores sobre Abandon

Veremos.

Tá com cara de Abandon ser mesmo SL, ou jogo do kojima, etc; e era para ser campanha de marketing viral… os astroturfing da MS correram na internet espalhar boato para estragar o marketing da Sony.

Como agora o Kojima anunciou DS para PS5, não tem como sustentar boato de “phill comprou o Kojima” e agora vai ir de vento em poupa o marketing viral do Abandoned.

Como a MS se importa muito com disse me disse na Internet; obvio que eles iam correr tentar sabotar a campanha e ainda mais antes da E3.

Claro, isso é so minha impressão e precisa ser coisa do Kojima ou/e Silent Hills para fazer sentido essa minha cronologia.

Veremos.

Já tinha acertado sobre o baixo impacto do Starfield, primeiro sairam falando sobre o PS5, para dizer “viu, não sai no PS5? vcs viram? pq vcs não estão falando sobre isso?” com as noticias do Marketeiro pedindo desculpas do jogo não sair no PS5 e depois voltando atrás na desculpa.

Agora começaram a pagar Impulsionamento do Trailer no Youtube do Starfield.

Tem que ser muito simplório para achar que o PS5 vai ser impactado por um trailer CG de uma nova IP dos criadores do Fallout 76…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 meses atrás

A única coisa que eu queria do Kojima era que ele fizesse um “sucessor espiritual” de Metal Gear, só de lembrar aqueles jogos e ver por exemplo o que foi mostrado nessa suposta E3 já fica a preocupação com a falta de conteúdo absurda, basicamente agora a moda é arminha colorida e skin pra dar tirinho pra lá e pra cá

Juca
Juca
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Que tem cara e jeito de Kojima, acho que isso nem se discute. Que venha algo bom. Se for um Silent Hill, que seja um grande ressurgimento da série como prometia no P.T.

Shin
Shin
3 meses atrás

Tenho certeza que Kojima está movendo 2 jogos, um é a sequela de DS2 e outro é um game de terror. Não sei se é de fato este mas Kojima ver DS como sucessor de Metal Gear e os próximos games de DS serão mais Metal Gear que o próprio. A razão para DS não ser tanto MG ( embora conserve elementos essenciais), foi por causa da narrativa. Próximos jogos terão mais foco em combate pois Kojima tende a seguir o feedback dos jogadores, exemplo a criação de Raiden que foi sobre desconstruir Snake e transformar o jogador em um Cyborg Ninja, pois os jogadores tinha interesse nesse personagem. No DS existe esse conceito, Sam é um veículo para o que de fato torna-se-á o Bebê, pois o Bebê poderá ir até a Lua.

eduard08
eduard08
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A “novela” ainda vai durar um pouco mais
Esta ai um pouco mais daquilo que falaste no artigo, nesse site, em francês actualisou a informação hoje com mais detalhes e o pior foi mesmo o anuncio de ontem da konami, que anunciou novos produtos de silent hill

https://gamergen.com/actualites/abandoned-indices-et-autres-theories-piste-hideo-kojima-et-silent-hill-toile-enflamme-321929-1

Livio
Livio
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

E o Hasan mostrou o rosto para mostrar que não é o Hideo Kojima.

https://twitter.com/BBGameStudios/status/1407136151991947269?s=20

Mas ele fica direto desviando o olhar, segundos os vídeos de análise corporal isso indica que ele não está confortável com o que está dizendo.

Para não perder a brincadeira!! 😛 😛

error: Conteúdo protegido