Square Enix mostra os ganhos do DirectStorage no PC

Finalmente os SSDs de PC podem agora começar a debitar aquilo de que são capazes.

Os tempos de loading baixos deixaram de ser um exclusivo da PS5 e das XBox series. Agora, com o Direct Storage no PC, estas máquinas tambem conseguem encurtar de forma bastante significativa, os tempos de carga dos jogos.

Quem o mostrou foi a Square Enix, mais especificamente a equipa que se encontra a desenvolver Forsaken, que viu melhorias no tempo de carga de 0.2 segundos, usando SSDs M.2 no tempo de carga do seu jogo.

Este ganho foi de 0.8 segundos num SSD Sata, sendo de 1 segundo num HDD normal.

Assim, um SSD M.2 passa de 2.1s para 1.9s, um SSD Sata, de 4.5s para 3.7s, e um HDD de 22.5 para 21.4 s.



Eis o gráfico oficial divulgado pela Square:

Apesar de os tempos ganhos parecerem ser reduzidos, tal situação é deveras enganadora. E isso é claro quando olhamos para o gráfico da esquerda em que vemos o real aumento na capacidade de leitura do SSD. Assim, o M.2 usado, que apenas melhorou o tempo de carga em 0.2 s, na realidade passou a sua capacidade de leitura de 2862 MB/s para 4.829 MB/s.
Já o SSD Sata que teve um ganho maior de 0.7 ms apenas passou de 917 MB/s para 971 MB/s.
O HDD, que ganhou 1s aumentou a sua velocidade de leitura de 185 MB/s para 200 MB/s.
Porque motivo os ganhos são inversamente proporcionais ao aumento de capacidade de leitura, ou por outras palavras, porque motivo os ganhos foram maiores nos discos que tiveram menos ganhos?
Bem, por dois motivos:
O primeiro é que quanto mais rápido for o disco mais entrave ele coloca ao sistema para tratamento dos dados recebidos. ISso quer dizer que nos SSDs mais rápidos, apesar de termos ganho muito em velocidade, entupimos mais o sistema com dados a serem tratados para ficarem usáveis. Esse entupimento é cada vez menor à medida que a velocidade do disco diminui, o que quer dizer que nesses casos, os ganhos de velocidade acabam por ser efetivos pois a velocidade de leitura do próprio disco é o gargalo.
O aumento de velocidades nas consolas acaba por ser mais efectivo com SSDs rápidos pois as consolas possuem descompressores em tempo real que o PC não possui, permitindo assim mais alguns ganhos. Da mesma forma a PS5 não precisa de tratar os dados que entram na memória (o chamado check-in), o que lhe permite ganhos adicionais.

 



13 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Cherokee Bill
Cherokee Bill
3 de Abril de 2022 10:03

Não me verei nada surpreso se essa solução aí superar o PS5 nos loadings no PC.
Primeiro que já temos SSD’s mais rápidos que o do console 7000/7000
e segundo que o processador do computador auxilia os controladores do SSD como descompressor de dados do SSD. E de processador o PC está milhas na frente deste Ryzen 3700 com 1 GHZ cortado fora. Estamos inclusive entrando numa era híbrida de processadores como a Intel já fez estreia e a AMD provavelmente fará a sua.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2022 15:17

conclusão dele de “era hibrida de processadores”

acho que ele se refere a processadores com nucleos dedicados a uma tarefa, algo parecido com a Apple no geral e com a Intel nos nucleos dedicados ao baixo consumo.

mas ele conclui que a era dos processadores dedicados começou no mesmo texto que diz que o processador dedicado do PS5 não vai fazer muita diferença e perde para o processador genérico de PC.

a proposito Mario, a despeito de gostar ou não da Apple, vc viu os benchs daquele Mac Studio? que interessante a constomização da Apple. Em testes que os aceleradores da Apple são usados adequadamente o Mas Studio bate uma PC com 3090, sendo que o Mac Studio inteiro consome aproximadamente o mesmo que somente a 3090 do PC.

no Tomb Raider feito para API lá da Apple, o Mac Studio roda melhor que o PC com 3090.

Tenho zero intenção de algum dia comprar um MAC, mas que são interessantes as novidades que a Apple trouxe, a isso são.

https://www.youtube.com/watch?v=PWre3BLfX2Q

Tem o tempo dos benchs no video na barra do vídeo, não precisa ver tudo

Last edited 2 anos atrás by Deto
Marcio
Marcio
Responder a  Deto
3 de Abril de 2022 22:50

É a otimização que a Apple consegue em seus produtos com seu software desenhado para seu hardware, pena que ela cobra um absurdo por seus produtos inviabilizando a compra pelo menos aqui no Brasil.

Sobre Mac Studio o que vi no internet são so elogios, chip poderoso e de baixo consumo, merito dela de arriscar e investir em nova arquitetura, novas APIs, frameworks, saindo do conforto e do legado que muitas vezes não deixam a tecnologia evoluir, forçando os devs a acompanhar e reescrever seus codigos.

Particularmente não tenho interesse em Mac, justamente por não ter jogos.

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2022 18:39

E é preciso ter descompressores de hardware para superar ? Temos desempenho sobrando no CPU e GPU no lado do PC que podem servir de espaço para descompressão incrementando o desempenho do SSD.

O seu “não deve”, não foi uma afirmação ? Certo ?

Cherokee Bill
Cherokee Bill
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Abril de 2022 21:37

E você não viu o que a Intel fez na sua geração Alder Lake ?

Processadores 6/12 combinados com 8/8
Processadores 8/16 combinados com 8/8

Estão aí os núcleos extras necessários pra aliviar essa pressão.AMD vai fazer o mesmo. Linhas híbridas.

Temos CPU’s com workload em folga para tarefas secundárias como descompressão.

Se há alguém desatualizado não sou eu, e fiz menção a isso no meu primeiro comentário(não editado ) diga-se de passagem.

Deto
Deto
Responder a  Cherokee Bill
3 de Abril de 2022 15:11

era hibrida mesmo de processadores.

onde os processadores tem silicio dedicado a uma tarefa, igual a Apple que destroi o “PC monstrão” com sua uma APU de notebook nos testes que os aceleradores da Apple são usados.

é otimo quando a empresa controla o software e o hardware, só assim para poder fazer isso.

acabei de descrever o PS5 que a Sony controla o hardware e o software, que tem aceleradores especificos para IO/SSD comparando com o PC que vc não tem, tudo isso usando a tua propria conclusão 🙂

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Cherokee Bill
3 de Abril de 2022 15:13

Tu gosta mesmo de passar vergonha, né? Chega a ser triste ver uma pessoa implorando pra tomar invertida. Deveria se preocupar mais em ler coisas que já foram referidas aqui do que com seu impulso pelo flame war. Cresce, cara!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
3 de Abril de 2022 13:00

Na AMD eu não me lembro se anunciaram algo para auxiliar na descompressão. Mas na NVIDIA me lembro de divulgarem o RTX IO, que embora não seja um hardware dedicado para tal, usará alguns shaders da GPU para auxiliarem na descompressão. Custará algo na performance, mas certamente o paralelismo desses shaders será muito mais eficiente do que fazer a descompressão pela CPU.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
3 de Abril de 2022 15:20

atualmente não tem placa mãe que tem um slot dedicado PCI-E que conecta diretamente na CPU?

vi alguma coisa assim em benchs e videos de PCs no youtube.

imagino que não seja muito difícil fazer um slot para SSD conectado diretamente na CPU sendo controlado por algum silicio dedicado a IO, parecido com o do PS5.

error: Conteúdo protegido