Stadia, o serviço de jogos pela Cloud da Google, já está em Portugal

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

O serviço chegou a terras lusas no passado dia 7.

Tendo sido apresentado em Março de 2019, demorou mais de um ano entre o anuncio e a sua chegada a Portugal do serviço de Streaming de jogos da Google, o Stadia.

A ideia básica deste serviço é que se possa desfrutar dos jogos mais recentes sem a necessidade de uma consola ou PC, apesar que sem acesso a um browser o serviço requer investimento em hardware para ser jogado, nomeadamente um Chromecast especial e um controlador. Para os restantes apenas o controlador especial do Stadia, que se liga diretamente aos servidores, é necessário.

O serviço, sendo totalmente dependente da Internet, requer as seguintes conexões, para os diversos tipos de experiência:

Requisitos de Internet para o Google Stadia a 720p / 60 fps



  • 5 a 10 Mpbs

Requisitos de Internet para o Google Stadia a 1080p / 60 fps

  • 20 Mbps – mínimo

Requisitos de Internet para o Google Stadia a 4K / 60 fps

  • 30 e 35 Mbps

Com um PC, o método que será usado pela maior parte dos utilizadores, até porque o PC não tem de ter grandes requisitos, e mesmo máquinas mais antigas serão capazes de usar o serviço, este funciona melhor com cabo de rede do que sobre redes wi-fi, caso onde a latência da rede se sobrepõem à do serviço, podendo piorar, em alguns casos significativamente, a experiência.

O serviço, como já foi referido, não tem grandes requisitos a nível de hardware. Basicamente qualquer PC o pode usar, e os jogos não requerem sequer instalação!

O resultado é de qualidade variável, especialmente se meterem wi-fi ou 3, 4 ou 5G à mistura, podendo ter quebras de transmissão ou latências mais elevadas, mas de uma forma geral o serviço funciona bem, e com qualidade, trazendo os jogos mais exigentes a todos.

A nível de jogos, o serviço oferece alguns gratuitamente, como Bomberman R online, mas o resto tem custos, que já abordaremos de seguida.



Refira-se apenas que o serviço também funciona em aparelhos móveis, podendo aí ser usado o ecrã tatil ou um controlador de Xbox/Playstation ligado por Bluetooth. O pequeno ecrã do smartphone melhora bastante a qualidade gráfica, mas como referido, a qualidade pode ser intermitente sobre redes não cabladas.

Fica o aviso que o serviço teme levadas taxas de transferência de dados, pelo que pessoas com limites de dados deverão ter extremo cuidado no uso do serviço em aparelhos móveis.

Falemos então dos custos:

Basicamente o serviço vende jogos. Jogos esses que custam tanto como a versão física para as consolas, que podes depois jogar no serviço. Podes também subscrever o Stadia Pro que dá acesso a cerca de 30 jogos e que custa 9.99 euros por mês, algo que perante a oferta do Playstation Now, outro serviço de streaming que pode igualmente ser usado no PC, e que oferece mais de 700 jogos e que se encontra neste momento numa promoção de 44.99 euros por 12 meses (cerca de 3.8 euros por mês), não compensa minimamente (refira-se porém que o PSNow não funciona ainda em smartphones).

Diga-se que mesmo para quem compra os jogos, o Stadia Pro é a única forma de os poder jogar a 4K com som 5.1, pelo que se desejam essas resoluções e audio, a adesão ao serviço é necessária. Caso contrário ficam reduzidos a Stereo e 1080p.



Apesar de a tecnologia ter amadurecido, e as pessoas já jogarem sem problemas, a oferta do Stadia é demasiadamente reduzida ainda, e o preço mensal não compensa face ao PSNow.

Fica no entanto a notícia para os fans ou quem quiser experimentar.



0 0 votes
Avalie o nosso artigo
11 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
6 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

É coisa que eu nem tenho curiosidade de testar sequer, quanto mais comprar, é um futuro para o qual eu não quero contribuir.

Henrique
Henrique
6 meses atrás

A muitas outras diferenças ao PS Now
PS Now é limitado a 720p se eu não me engano. Com previsão futura de aumentar a resolução.
Stadia tem 1080p e até 4k na maioria dos games se a pessoa assinar o PRO

Stadia tem mais games totalmente Free to play como Destiny 2 , que dá para testar o serviço de boas ( experimentem ) sem pagar assinatura e sem pagar pelo jogo

Não é necessario assinar nada para jogar games online, diferente dos consoles

O Stadia é mais baseada em games novos , ps now é mais para quem quer jogar games antigos
Cyber punk mesmo está disponível para compra no Stadia e tem recebi muitos elogios na plataforma

E para deixar claro, a Assinatura do Stadia PRO é opcional e lhe dá várias vantagens , mas tem a Stadia Store onde não precisa assinar nada para comprar games como nos consoles e lojas de Pc e Mobile

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário, se me permites uma pequena correcção! O stream é a 1080p na PS4/5, 720p no PC. Não encontrei a informação no site oficial do serviço, mas este artigo fala disso https://www.pcmag.com/news/google-stadia-vs-geforce-now-vs-playstation-now-game-streaming-service

All three streaming services offer solid graphics, assuming you have a fast internet connection. They also can show fuzziness and artifacts if your speed dips for a moment. If all conditions are ideal, though, Stadia has the edge with support for games at up to 4K resolution, while GeForce Now and PS Now top out at 1080p.

Mário Armão Ferreira
Responder a  Rui Teixeira
6 meses atrás

Obrigado Rui… fica corrigido!

Henrique
Henrique
6 meses atrás

Outra informação importante , rede wi-fi não é recomendado a de 2.4 GHz , ( nenhum serviço recomenda ) porém funciona bem em rede wi-fi de 5GHz ( o recomendado )
As recomendações são, rede cabeada, wi-fi 5GHz e internet móvel 5G

E galera a Google está dando o kit de Chromecast mais o controle do Stadia para jogar na tv junto da compra de cyber Punk

Vejam se está promoção está ablitada em Portugal

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu experimentei quando aqui ofereceram 3 meses pro gratuitos, e acho que nem jogei 5 vezes nos 3 meses, nao por causa da conexão pois jogava sem dificuldades em wifi, mas porque foi mesmo por curiosidade pois para mim so mesmo fisico

Henrique
Henrique
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Não recomendar o wifi 2.4 GHz é porque está frequência tem mais latência , é um tecnologia wi-fi mais antiga
E como eu disse , todos os serviços de Streaming de games não recomendam wi-fi 2.4 ghz
É um problema inerente a tecnologia

Mas talvez funcione a resoluções menores como 720p ( talvez )

Douglas
Douglas
5 meses atrás

A grande vantagem do Stadia é não precisar comprar hardware para usar
No PC da para usar o mouse e teclado , no Mobile a tela de toque ( apesar de que ter um controle é bem melhor ) e na tv précisa só comprar hardware barato
Vi notícia que o Stadia vai funcionar direto das SmarTVs, aí sim

error: Conteúdo protegido