Starfield é mais um exemplo de media e fans que não consegue ser imparciais

As avaliações de 10/10 e 100% não são justificáveis. E muito menos falar-se em jogo do ano!

A revolta dos Gamers contra avaliações extremas em jogos que não o justificam são cada vez mais! E Starfield é o último exemplo de como os media podem ser pouco imparciais, e se vergam às empresas, sob pena de perderem a possibilidade de avaliação gratuita dos  seus produtos.

Mas o mais flagrante aqui é que Starfield é mais um jogo que, ao estilo de Halo, possui severos problemas, mas que, os fans XBox, de tão ávidos de passarem ao mercado uma imagem de que possuem produtos de elevadíssima qualidade, ignoram completamente nas análises. E há mesmo quem fale de jogo do ano, como se fosse aceitável um jogo assim estar sequer nomeado.

Não vamos querer com isto dizer que Starfield , devido a tal, um mau jogo. Não o jogamos e dessa forma nem nos atrevemos a avalia-lo. No entanto há parâmetros que são objetivos e que não podem deixar de ser citados e que tornam estas avaliações pelos valores máximos em algo ridículo.

Será de se referir que um bom jogo não precisa forçosamente de ter um grafismo de topo, de ter animações “motion captured”, de ter uma física impecável, ou uma IA perfeita. Mas se isso é uma realidade, tudo depende do estilo de jogo e do que este se propõem alcançar.



Starfield é um AAA. E apesar do seu mundo Sci-fi, propõem-se ser relativamente realista. Um universo populado por humanos, onde a exploração espacial é o tema. E nesse sentido, as falhas que possam existir nas animações, física, e IA quebram o ambiente.

E neste jogo chama-nos a atenção as animações das personagens. São terríveis, mal executadas e com movimentos nada credíveis e realistas. Basicamente estão uma década atrasada face ao que de melhor se faz hoje em dia. Basicamente são algo que quebra o ambiente.

O facto de o jogo estar longe de ser um universo aberto como prometido também é algo a se ter em conta. A expectativa era de que os planetas fossem exploráveis a 100%, como o são em No Mans’s Sky. Mas aqui o que temos são zonas de aterragem pré definidas e não livres, e a não terem qualquer conexão entre si, mesmo quando perto umas das outras. O que isto quer dizer é que se o jogador aterrar a 1 Km de distância de um local e se se mover na direção do mesmo, nunca o encontrará,  mesmo que percorra distâncias bem superiores ao 1 Km. Isto porque as zonas são todas elas estanques. E este é um outro fator que é uma quebra no ambiente.

Falando em ambiente, um jogo tem de ter uma envolvência que cative, com uma história envolvente e que nos prende pelos sentimentos. Basicamente o fazer o jogador viver o jogo e a história são aquilo que define os melhores jogos atuais. Mas aqui, apesar de nunca termos jogado o jogo e como tal só nos podermos guiar por reviews de terceiros, o facto de o responsável máximo da Bethesda vir a público a dizer que o jogo só começa verdadeiramente após se terminar a missão principal, deixa no ar questões altamente duvidosas algo sobre a qualidade da narrativa e envolvência do jogo. Porque se o jogo só começa verdadeiramente depois da missão principal, o mais certo é que muitos abandonem o jogo antes disso!

Mas o que entendo como o maior off deste jogo é a sua IA. E se é certo que poderíamos pegar em muitas componente de um jogo para o elogiar ou criticar, neste caso a Inteligência Artificial presente nos NPCs é mais do que suficiente para, só por si, permitir fazer isso!

A inteligência artificial deste jogo, e presente nos NPCs é das coisas mais aberrantes que já vi dos últimos tempos. Na realidade temos ali mais uma EA ou Estupidez artificial, do que uma IA.



As consequências desta má IA são o quebrar de todo o interesse no jogo. Os combates tornam-se falsos e meros pro-forma, algumas cenas torna-se ridículas, e toda a gestão da vida inteligente neste universo torna-se uma falácia.

Esta situação que torna os NPCs altamente estúpidos e com tremenda dificuldade em matar o jogador, mesmo com este parado, sendo eles mesmos esponjas de balas, tornam a componente do combate em algo patético. E mais se tornam quando durante um combate com trocas de balas vemos os NPCs sentados nas esplanadas e a manterem-se sem reação, só se movendo se atingidos por balas.

Mas há depois outras cenas caricatas que pude ver, como uma esplanada aberta com mesas e bebidas num planeta com temperaturas de -40 graus, e NPCs de T-shirt de manga curta. Situações que se tornam algo ridículas e que quebram todo e qualquer ambiente. Por muito bom que este jogo possa ser, estás situações são ridículas e, pessoalmente, tiram-me toda a vontade de sequer o experimentar.

O vídeo que se segue, e que não é um apanhado de situações incomuns, mas sim algo que de forma direta ou fácil todos podem experimentar e confirmar, mostra alguns problemas existentes, incidindo particularmente sobre a Inteligência artificial deste jogo de nova geração em ação. E convêm vincar que este não é um jogo qualquer, mas sim um jogo de nova geração, vindo de um estúdio AAA, com um orçamento que se estima poderá ter passado os 200 milhões.



Que o jogo possa ser extraordinário na sua jogabilidade, e no seu global, aceita-se e nem estamos em posição de o contradizer. Mas que, perante estas situações, não é um jogo que mereça a nota máxima. Pelo menos, na nossa forma de ver e avaliar as coisas, não o é. E basta uma IA como a de cima para se perceber que, no mínimo, há argumentos para se dizer isso! E o que nos choca mais é que quando lemos as reviews com nota máxima… não há uma única referencia ao assunto!

E isso soa-nos a um enganar o patego!

Daí que boas notas, podem ser justificadas. Mas notas perfeitas perante estas realidades é algo que não se aceita ou compreenda. Será de se referir que as notas são um fator comparativo, e elas existem não para serem dadas arbitrariamente, mas de uma forma em que o jogo seja enquadrado comparativamente ao resto que há no mercado. E não falamos do estilo ser western, sci-fi, aventura, combate ou exploratório, mas sim no enquadramento geral de tudo o que constitui um jogo, nomeadamente, som, gráficos, animação, envolvência, história, jogabilidade, física, etc, etc. Daí que entendemos que num jogo com estas falhas haver uma nota máxima é claramente falsificar essa realidade comparativa a favor de interesses ou gostos pessoais.

Para quem quiser perder mais uns minutinhos, eis um vídeo que compara a IA e a física de Starfield com um outro jogo, igualmente longe de ser um exemplo, o cyberpunk 2077.



 



25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
6 de Setembro de 2023 9:29

Meu deus, está indústria está perdida, as pessoas que consomem jogos perderam o critério do controle de qualidade! Está geração é a pior nesse quesito que já vi na vida! Jogos inacabados, cheios de problemas técnicos e ainda assim, sendo exaltados como obras primas.

Marcio
Marcio
Responder a  Daniel Cardoso
6 de Setembro de 2023 11:47

Vide Starwars Jedi Survivor, que depois de varios meses apos o lançamento, ontem recebeu uma atualização que faz otimizações no jogo de como ele deveria ter sido lançado…

Hennan
Hennan
Responder a  Marcio
6 de Setembro de 2023 14:23

Dei uma olhada no PC. Fora a implementação do DLSS, ganhou apenas 40% de performance na 4080. Uma pequena diferença. Acho que podemos concluir que o jogo foi realmente lançado hoje.

Juca
Juca
Responder a  Marcio
6 de Setembro de 2023 21:31

Nos consoles, li que tiraram o RT pra cumprir 60 no modo performance.

Andrio
Andrio
Responder a  Daniel Cardoso
6 de Setembro de 2023 12:17

Eu concordo contigo que essa está sendo a pior geração, mas vale lembrar que essa gen teve o azar de ter uma pandemia no meio.

Gervas69
Gervas69
6 de Setembro de 2023 10:43

De tudo que já li até agora ainda não vi nenhuma análise que tivesse dado a nota máxima e os comentários que tenho visto são unânimes, que mesmo sem problemas muito dificilmente será jogo do ano, desde inicio que achei que o hype era excessivo para o tipo de jogo que seria.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Gervas69
6 de Setembro de 2023 14:27

Ficam alguns exemplos :

https://www.gamesradar.com/starfield-review/

https://www.destructoid.com/reviews/review-starfield/

https://www.videogameschronicle.com/review/starfield/

https://www.washingtonpost.com/entertainment/2023/08/31/starfield-review/

https://gamingbolt.com/starfield-review-the-grand-design

E há outras várias reviews desse tipo.

Eu joguei praticamente todos os jogos da Bethesda desde o Oblivion.

Gostei imenso praticamente de todos, com excepção do Fallout 76.
Todos sem excepção sofrem de problemas que são característicos da própria equipa de produção, não invalida em nada que sejam jogos muito bons, alguns entre os meus preferidos como o Oblivion e o Fallout 3.
Mas os mesmos problemas estão claramente presentes no Starfield. Por exemplo :

– IA muito abaixo do que a geração pode entregar
– Grafismo com problemas nas expressões dos npc e nos detalhes.
– Campanha principal curta, em alguns dos jogos, estupidamente curta e até mesmo desinteressante.
– Gestão de inventário e menus ruins e nada intuitivos.
– Física irreal e em muitos jogos até bizarra, mesmo.

Repara que eu não mencionei bugs. Para mim, contanto que não haja corrupção dos dados salvos, ou missões que não dão para completar e temos que carregar um jogo salvo anteriormente para voltar a tentar passar de certo ponto, os bugs não são graves de modo a me fazer largar o jogo.
Principalmente nos jogos com mundos gigantes como os da Bethesda.

Porém, beira o absurdo, análises de sites que supostamente deviam ser imparciais e mostrar realmente os pontos fortes e fracos do jogo, para que quem lê a análise possa ter uma ideia se o jogo é ou não indicado para si, fazer essas análises utópicas. É enganador e desonesto mesmo!

O jogo não pode receber nota máxima se possui problemas tão notáveis!
É tentar passar a impressão de que é uma obra prima, um produto sem defeitos nenhum, quando na realidade não é nem perto disso.

Algumas das análises chegam ao ponto de ter um selo de ” Flawless” sem defeitos.!

É literalmente jogar areia nos olhos de todos.

Dito isto, vou jogar no PC, tenho quase certeza absoluta que vou passar ótimas horas com o jogo, vou fazer centenas de missões secundárias, visitar vários planetas, cidades, lugares sem nada e lugares com várias coisas, depois de fazer tantas coisas que já não tenho mais paciência, vou acabar a campanha principal e já está.
Mais um bom jogo terminado, vou jogar outra coisa que me interesse e vida que segue!

Mas vou ter esses bons momentos, pq sei ao certo ao que vou!

Acho que essa escolha deveria ser dada a todos os que procuram uma análise.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Felipe Leite
6 de Setembro de 2023 18:05

Instalei o jogo e vou experimentar, mas quando vi um tweet que tinha 180 horas de jogo e ainda não tinha terminado a historia achei logo muita fruta e que simplesmente não seria jogo para mim (nem num mês de trabalho faço tantas horas).
Mesmo na apresentação que fizeram e em que sabemos que só mostram as melhores coisas, não fiquei impressionado, é daqueles jogos que se não saisse no gamepass não comprava porque não me cativou.

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
6 de Setembro de 2023 21:33

No metacritic tem umas notas 100 / 10 por lá.

Livio
Livio
6 de Setembro de 2023 14:02

é porque não leu os comentários da análise 3/5 que a Eurogamer PT fez.

Tem as respostas padrão “EuroPT é parcial”, “o site tem um viés”, “espero que a MS não envie key para os futuros jogos”. Tem um usuário lá que vivia fazendo lista com notas dos últimos jogos da MS e agora com 86 no metacritic ele decide não fazer mais listas, invoca o opencritic e ainda escreve um comentário a filosofar o que “seriam notas”. Acho que ele pensava que o jogo levaria um 90+.

Sobre a IA dias atrás mandei esse vídeo para o Andrio: https://youtu.be/9lKJoUkae-s?si=y5CYzeLWirHRf-qT&t=3992

São 2 NPC com arma contra 1 player com um estilo de machado, o NPC fica pulando, o outro decide fugir .

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
6 de Setembro de 2023 14:09

Mas no opencritic já está em 87. Inclusive acho mais legal o sistema deles do que o metacritic, pois avalia o jogo em todas as plataformas juntas, não fica separando as versões.

Se esse game ficar com 85 na média já é lucro. Estranho que a análise da eurogamer.pt não entrou no metacritic e nem no opencritic.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Livio
7 de Setembro de 2023 18:16

Essa cena faz parte da primeira missao, que já joguei, mas o jogador é acompanhado pelo VAS que é um robot e é contra quem o npc está a disparar. De referir que estes npcs são de nivel 1, neste mesmo planeta mais à frente tem uma base em que tem um monstro de nivel 40 nem tive hipotese.
Tem coisas que estao mostradas aqui que não me aparecem no jogo..

Felipe Leite
Felipe Leite
6 de Setembro de 2023 14:28

Mário, tenho um comentário em que coloquei links para reviews a espera de aprovação.
Acho que é bem válido.
Se puderes, aprova!

Deto
Deto
6 de Setembro de 2023 14:51

off:

Estão saindo as análises da 7800XT…
Três anos depois a 7800XT com performance de 6800XT ?

Se for isso mesmo jogar no PC faliu… vou fazer upgrade no PC apenas para rodar AV1 4k 60fps e deu ahuuhauha

Livio
Livio
Responder a  Deto
6 de Setembro de 2023 15:38

Ridículo foi ver o Adrenaline a fazer vídeo dizendo “A Sony lembra porque VOCÊ DEVE montar um PC”, fazendo uma crítica ao aumento da Plus.

Deto
Deto
Responder a  Livio
6 de Setembro de 2023 16:33

Ai a 7800 chega no BR custando 5 mil reais

Será que eles fazem um vídeo falando “o PC lembra para vc pq é mais barato jogar no PS5”

um PS5 já esta 3500 reais no BR… somente a 7800 deve custar o preço do PS5 inteiro.

Aposto que no BR somando a Plus ainda deve sair mais barato em 10 anos jogar no PS5.

José Galvão
José Galvão
6 de Setembro de 2023 15:11

A partir do momento em que percebi que os códigos para reviews estavam a ser distribuidos a dedo, já sabia que os 10/10 e os 100 seria uma realidade, e só demonstra como os nossos queridos media estão cada vez mais decadentes.

Aliado às reviews que levam o jogo literalmente ao colo, também acho gritante o passar de pano por parte dos fanáticos da Xbox, lá no fundo sabem que não é o jogo intergaláctico que achavam que iam ter, mas mais um jogo de uma Bethesda que está presa no tempo, e perante isso, toca a arranjar desculpas do mais ridiculo que já vi, como por exemplo, a parte dos bugs, a desculpa é porque é um jogo da Bethesda, e como tal, deve levar umas palmadinhas nas costas, quando outros jogos são penalizados nas reviews por semelhantes problema técnicos.

Outro argumento engraçado é o de que o jogo fica bom passadas umas valentes horas ou no New Game Plus, ou seja…tenho que ganhar uma espécie de sindrome de Estocolmo para começar a apreciar o jogo.

Perante o óbvio, muitos recorrem ao vistimismo tão tipico nessa comunidade, ou que o jogo sendo da Bethesda, vai dar o verdadeiro salto com os mods, e isto não é mais do que a fanbase a fazer o que sempre fez, que é empurrar com a barriga, o embaraço do momento para uma futuro imaginário do tipo, para o ano é que é…

Hoje sai o jogo para os demais, portanto isto ainda agora começou.

O senhor que se segue é o Forza, vai ser divertido comparar com as criticas feitas ao GT7, no aguardo…

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
6 de Setembro de 2023 16:40

Garanto pra vc que jogo da bethesda está BEEEMM longe de ser o perfil que caixista gosta

Fallout 4 por ex teve vários GOTYs, vc pode revirar a internet toda, de cima abaixo, e não vai encontrar um caixista que tenha falando publicamente uma virgula de Fallout 4

Nem agora, depois da compra da Bethesda, eles falam sobre Fallout 4

O mesmo vale para DOOM, Quake…

A verdade que o principal beneficiário da compra da Bethesda e ACTV irão ser os acionistas/donos dessas empresas… Nem caixista liga para esses jogos e nem essas produtoras vão aumentar o valor dos jogos do xbox

Bethesda e Activision não irão adicionar “GOTYs” 90+ para o xbox, pq ambas estão em decadência.

Quem está se dando bem com isso também é os funcionários da Bethesda, que podem entregar um “fallout 3” no espaço HOJE e ainda irão manter o emprego

Livio
Livio
6 de Setembro de 2023 15:26

E perceberam que os 60fps praticamente não são citados?

Foi a tática que deu certo, de divulgar meses atrás os pontos negativos para serem diluídos e no dia do lançamento praticamente sequer ser mencionado.

Julio Santos
Julio Santos
Responder a  Livio
6 de Setembro de 2023 15:56

É o tal “controle de dano”. E é um bom ponto pois o Redfall que também é um FPS foi bastante criticado pela taxa de quadros em 30.

Deto
Deto
Responder a  Livio
6 de Setembro de 2023 21:30

Eu tenho lá minhas dúvidas da efetividade disso.

Pode ter certeza que se alguém for enganado com esse jogo, ou se sentir enganado, não compra mais nada da Bethesda.

Não adianta vc hypar e criar bolha de distorção da realidade na internet e no mundo real não vender nada.

Veremos quantos jogadores simultâneos no STEAM quando o jogo sair oficialmente para todo mundo… Meu palpite é que não vai aumentar nada.

Sujeito compra a edição mais cara, pq é fanático pela bethesda (não sei como depois de FO4 fraco e da bomba FO76) ou joga no Gamepass, SE jogar

Livio
Livio
6 de Setembro de 2023 20:23

Más linguas dirão que é para ofuscar o lançamento do Starfield!!! https://youtu.be/3ZFvuc7Xnm8?si=cpAttRMDjXkyW5Z8

error: Conteúdo protegido