Todos os IPs possuídos pela Microsoft

Informação como esta não é fácil de ser obtida, mas tive a oportunidade de a obter na net, junto de um fan Xbox que as registou.

A informação que se segue é uma compilação criada por um grande fan Xbox, de todos os IPs possuídos pela Microsoft. Naturalmente não posso garantir que a lista esteja correta, mas a mesma é impressionante. Não só o documento fornecido indica os IPs, como anota a história da obtenção/criação do mesmo, a data em que ele foi criado/adquirido, a equipa que o criou, a indicação se foi criado ou não sob alçada da Microsoft e muito mais. Curiosamente até tem links para videos dos jogos e respectiva página de Wikipedia, bem como para a página onde a titularidade dos mesmos é registada.

A pedido do autor, que pediu que não ser citado (posso apenas dizer que é programador de videojogos e não é Português), irei apenas revelar os nomes e número de IPs ali presentes. E são nada mais, nada menos que 217 IPs, tendo 53,7% deles sido criados sob alçada da Microsoft.

Curiosamente, a informação surge na sequencia de um dialogo privado que tive com ele sobre um artigo relativamente recente e onde referi que a Microsoft era a empresa que mais IPs possuía, e ao mesmo tempo que mais IP ignora. Este fan, confrontado com isso, reconheceu, com muita pena dele, essa realidade, e revelou-me ter uma lista de todos os IPs da plataforma que comprovava isso mesmo, fornecendo-me então essa lista que criou sobre os jogos Microsoft na plataforma Xbox.

Por esse motivo, por serem IPs maioritariamente esquecidos, não será de estranhar que a maior parte de vocês não conheçam muitos dos nomes aqui presentes.



Será de notar uma situação que me foi chada a atenção: O caso de jogos como Forza Horizon e Forza Motorsports apenas estarem contabilizados uma vez, pois são ambos parte do mesmo Franchising, que ele designa como pertencendo à série Forza. Nesse sentido, poderão aparecer na lista menos nomes do que aqueles que alguns poderiam esperar ver.

Eis então a lista de IPs, atualizados à presente data (E não, ele não tem uma igual dos IPs Playstation).

0x10c
Adera
Aegis Wing
Age of Empires
Age of Mythology
Alien 8
Anticipation
As Dusk Falls
Ascend: Hand of Kul
Atic Atac
Avowed
Azurik
Banjo-Kazooie
Bankshot Billiards
Battle Frogs
BattleTech
Battletoads
Black & White
Blast Corps
Bleeding Edge
Blinx: The Time Sweeper
Blood Wake
Bloodforge
Blue Dragon
Brink
Broken Age
Brutal Legend
Brute Force
Caller’s Bane
CART Precision Racing
Catacomb Snatch
Chess Titans
Choplifter
Cobalt
Cobra Triangle
Commander Keen
Conker
Contraband
Contrast
Cookie
Costume Quest
Crackdown
Crimson Alliance
Crimson Dragon
Crimson Skies
Crown and Council
Dance Central
Deadly Tide
Deathloop
Digger T. Rock
Dishonored
Doom
Endless Nuclear Kittens
Endless Skater
Everwild
Every Party
Fable
Fallout
Fightback
Forza
Fragments
Freelancer
Fury3
Fusion: Genesis
Fuzion Frenzy
Galactic Reign
Gears of War
Gerbil Physics
Ghostwire Tokyo
Glacier Blast
Grabbed by the Ghoulies
Grounded
Gunfright
Gunpowder
Halo
Haunt
Healthcore Evolved
Hearts
Hellbender
Hellblade: Senua’s Sacrifice
Hexic
Hover!
Hunted: The Demon’s Forge
Hydro Thunder Hurricane
ilomilo
Imhotep
Infinite Undiscovery
InkBall
Inkquest
Insanely Twisted Shadow Planet
Iron Brigade
It’s Mr. Pants
Jawbreaker
Jet Force Gemini
Jetpac
Kakuto Chojin
Kameo: Elements of Power
Killer Instinct
Kinect Adventures
Kinect Fun Labs
Kinect Joy Ride
Kinect Sports
Kinectimals
Kung Fu Chaos
Links 2004
Lips
Lost Odyssey
Lost Turtle
Magatama
Mahjong
Marlow Briggs
Massive Chalice
Maximum Chase
MechAssault
MechCommander
MechWarrior
Microsoft Allegiance
Microsoft Combat Flight Simulator
Microsoft Entertainment Pack
Microsoft Flight
Microsoft Flight Simulator
Microsoft FreeCell
Microsoft Jigsaw
Microsoft Solitaire
Microsoft Space Simulator
Microsoft Spider Solitaire
Microsoft Train Simulator
Midtown Madness
Minecraft
Minesweeper
Minicraft
Monster Max
Monster Truck Madness
Monsters Love Candy
Moonrise
Motocross Madness
NBA Inside Drive
NFL Fever
NHL Rivals
NightCaster
Nightshade
Nova Bacon
Nuclear Pizza War
Ori
Outlaws
Perfect Dark
Phantom Dust
Pillars of Eternity
Pin Bot
Powerstar Golf
Prey
Project Dream
Project Gotham Racing
Project Spark
Pssst
Psychonauts
Quake
Quantum Break
Quantum Redshift
R.C. Pro-Am
Rage
Rallisport Challenge
Rare Replay
ReCore
Redfall
Rise of Nations
Roboraid
Rogue Warrior
Sabreman
Scalebound
Scene It? Lights, Camera, Action
ScreamRide
Sea of Thieves
Secrets and Treasure
Shadowrun
Slalom
Small Arms
Snake Oil Stanley
Snake Rattle n Roll
Snap Attack
Sneakers
Stacking
Starfield
Starlancer
State of Decay
Stormlands
Sudeki
Super Stacker
Taboo: The Sixth Sense
Tao Feng
Tell Me Why
The Bard’s Tale
The Elder Scrolls
The Evil Within
The Mage’s Tale
The Movies
The Outer Worlds
Throne Together
Tinker
Tork: Prehistoric Punk
Torment: Tides of Numenera
Tranz Am
Treasure Hunt
Trenched
True Fantasy Live Online
Viva Piñata
Voodoo Vince
Wasteland
We Happy Few
Wet
Whacked!
Wizards & Warriors
Wolfenstein
Wordament
Wreckateer
Xbox Fitness

 



28 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Trevisan
Trevisan
31 de Maio de 2022 9:16

Caramba! Quanta coisa. Temos muitos jogos only PC pelo que vi aqui e uns do que mais sente-se falta é o Mythology. Mas alguns poderiam ser muito bem aproveitados nessa geração como por exemplo Project Gotham Racing.

Tiohildo
Tiohildo
31 de Maio de 2022 11:14

Alguém conferiu essa lista direito? Que eu saiba Ori não é da MS. A Moon Studios é que tem os direitos da ip.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Maio de 2022 11:59

Você está certo. Desculpe o equívoco. A IP é da MS, ela só não adquiriu o estúdio.

Antonio
Antonio
31 de Maio de 2022 11:23

Como diz o velho ditado é muita parra e pouca uva…corrijam se estiver errado .

Paulo Kaufmann
31 de Maio de 2022 11:45

É muita coisa! A Microsoft tem o objetivo de lançar um jogo a cada trimestre! E com tantos estúdios acho que a partir do ano que vem ela vai atingir essa meta!

Andrio
Andrio
Responder a  Paulo Kaufmann
31 de Maio de 2022 11:53

Salvar aqui esse comentário pra checar ano que vem
xD

Netto
Netto
Responder a  Paulo Kaufmann
31 de Maio de 2022 12:28

Na vrd o objetivo são 3 jogos por trimestre

Deto
Deto
Responder a  Paulo Kaufmann
31 de Maio de 2022 15:47

esse objetivo ai da MS é igual a:

1 bilhão de xbox one com kinect vendidos
windows phone vai enterrar o Iphone

eu não sei pq vcs ainda escrevem isso… bom, fé não paga imposto

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Paulo Kaufmann
31 de Maio de 2022 15:54

Tudo encaminha para isso mas não sei a que ano é que te referes nem à qualidade/esforço dos mesmos AAA ou AA.
Mas penso que independentemente disso seria otimo começarem a sair jogos que ao fim ao cabo é tudo aquilo que nós queremos.
A meu ver o adiamento de Starfield é já um bom pronúncio. A aposta pela qualidade vai trazer dividendos no futuro.

José Galvão
José Galvão
31 de Maio de 2022 12:14

Tanto IP e nem um sequer para salvar o ano.

Netto
Netto
31 de Maio de 2022 12:27

Passando a lista percebi que a Microsoft tem poucas Ips de apelo PARA o meu GOSTO PESSOAL

Juca
Juca
31 de Maio de 2022 12:45

Lista impressionante, e olha que sem pensar muito, dei falta de “Heretic” e de “Hexen” dois jogos da ID ou da Raven Software que acredito que deveriam estar aí. Ou seja, deve ter muita coisa de fora ainda.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Maio de 2022 13:07

Certo, não me atentei ao fato, pois sempre as associei à Id. Agora, imagina depois da Activision com o tanto de ip que eles têm desde os primórdios da indústria!!!

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Maio de 2022 13:44

Não imaginei que sairia logo, tendo em vista a falta de experiência em RPGs da Playground. O problema é que os fãs complicam a situação endeusando a situação quando ainda estão no papel… Também acho que a mais competente ali pra fazer um RPG é a Obsidian, a quem Fable deveria ter sido entregue. Mas é bom que a Playground possa se arriscar um pouco.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Maio de 2022 15:50

lembrei do vazamento anterior, que a playground falava que iria fazer o mesmo que os outros gastando menos, com menos gente e em um prazo menor.

esse “o que os outros fizeram” pra mim não era outra senão a Guerrila Games com o HZD.

Faz anos que tinha gente divulgando vaga para a MS, onde iriam trabalhar “no horizon zero dawn da MS” além do que a GG saiu de “fabrica de FPS” para HZD, e a Playground viu isso e pensou “nos tb podemos sair de fabrica de jogo de corrida para RPG de mundo aberto, se eles conseguem nos conseguimos melhor”

playground descobrindo que eles não são a Guerrila Games, assim como o xbox deveria saber que eles não são o playstation.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Trevisan
Trevisan
Responder a  Mário Armão Ferreira
31 de Maio de 2022 19:38

O problema que o rumor se refere é que a F Tech não está “aguentando” o tranco do jogo. Eles estão reduzindo a escalabilidade do mesmo justamente pela Engine não estar suportando a escala feita do inicio. Para mim ainda é um mero rumor, porém a situação o deixa credível.

Juca
Juca
Responder a  Trevisan
1 de Junho de 2022 12:26

Hoje veio alguém da produção a dar justificativas que estão apenas a reavaliar o jogo e que isso é normal na indústria (eurogamer.pt), ou seja, pra “bom entendedor”, provavelmente estão com problemas mesmo. Do contrário, mostrariam algo, ou sequer dariam satisfações. Agora é torcer por um bom jogo, pois quanto mais forte e saudável a indústria, melhor pra todos nós.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
31 de Maio de 2022 13:56

Bom artigo Mário.
O interessante seria saber quantos jogos desta lista são triplo “A” e se estão no horizonte de lançamentos da MS. Não tenho muitas esperanças em novas IPs da MS.

Deto
Deto
31 de Maio de 2022 16:55

Com essa competencia que a MS demonstrou com Battletoads, eu não espero nada que preste dessa lista de IPs “esquecidas” da MS no futuro.

única IP que eu sinto estar nas mãos da MS é Fallout (disso que vou falar abaixo) que já sofreu bastante com a Bethesda, que comprou ela também da Interplay.

Fallout séria um otimo jogo com a Sony, pq a Sony iria ter coragem e arriscar lançar um RPG de verdade de alto orçamento.

A Bethesda fez Fallout 3 já com o maniqueísmo, de ter o bonzinho querendo salvar todo mundo, que já contraria o espírito da franquia de ser Niilista.

Fallout 4 ela terminou de estragar, pq além de ter os problemas do 3, ainda virou um FPS.

No fallout 76 eu nem digo mais nada, não precisa… Um Horror, e é por causa disso que ninguém esta hypando Starfield, apesar da MS ter pago impulsionamento do Trailer no youtube e ficar falando “que pede desculpas por não sair no PS5” e que “retira as desculpas” para ver se chama atenção usando o nome “playstation” junto.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
1 de Junho de 2022 12:28

Starfield vai ser um sucesso de instalações no Xbox e de Mods no PC, é só aguardar as estatísticas dadas pela MS! 🙂

Eraser
Eraser
Responder a  Juca
1 de Junho de 2022 14:19

Então mas o jogo não é para sair no game pass day one?

Deto
Deto
Responder a  Juca
1 de Junho de 2022 15:47

os caras saem correndo hypando isso ai…. não vi até agora nenhum estúdio que a MS comprou e estava em ascensão, a Bethesda sabe muito bem que cagou a franquia fallout….

e principalmente, NUNCA vi fã de xbox falando de fallout…

imagine um fã de xbox que arrota “filme” jogando um “livro”, sim… fallout tem muita leitura, conversa tudo por texto

Gervas69
Gervas69
31 de Maio de 2022 17:02

Não é que seja uma excelente lista, mas não é má de todo.
Mas tem um que ainda não percebi o porquê de não ter ainda ser adotado para a consola, o Age of Empires.
Pelo que percebi estão a tentar portar para o telemóvel, não irá ter o mesmo nome porque já tem um jogo com o mesmo nome, mas se já na One suporta teclado e rato e conseguiram meter o flight simulator com comando. Não consigo entender

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
1 de Junho de 2022 12:36

Jogos RTS são muito complexos quanto a jogabilidade com joystick.
A falta de uma tela touch (o joystick da MS não tem sequer touch) ou mesmo de muitos botões no teclado leva a demora em um jogo onde o próprio tempo de escolhas leva a prejuízo da jogabilidade e resposta de ação. Tarefas simples como ir de um ponto do mapa a outro, selecionar determinada coisa para construir, ou um tamanho de exército pra atacar, ficam muito mais complicados, ou mesmo chatas de se fazer com um joystick.
E penso que, presumir que todos irão jogar com mouse e teclado, que nem vêm no console, além de contra producente, pode gerar problemas de marketing e processos.

Last edited 1 ano atrás by Juca
error: Conteúdo protegido