Xbox: Quando devo usar Fidelidade Vídeo em Standard ou em PC RGB, e qual o equivalente na PS5?

Este artigo aparece no seguimento do artigo de ontem, pelo que a sua leitura é recomendada. Aqui vamos perceber como e quando devemos utilizar certas configurações na Xbox e PS5.

Bem, recapitulando o artigo de ontem.

Um leitor tentava afirmar a superioridade da sua 4090 sobre a Xbox usando a seguinte imagem:

Ao que alguém respondeu qual a solução:



Pois bem, porque motivo se recomenda então  o modo standard, e quais os settings equivalentes na PS5?

Bem, vamos começar pelos settings da PS5, uma vez que o nome que lhes é dado é bem mais direto e associado ao que se passa.

Ei-los:

Basicamente o que estas opções fazem é colocar o RGB Range em Limitado (por defeito e recomendado), ou em Total, que na Xbox se chama PC RGB.



Mas se a coisa melhora a imagem porque não vem por defeito?

Bem, é por isso que é preciso um artigo, e que vocês estão a ler isto, certo? ?

Vamos começar por explicar o que é o RGB Range:

Todas as cores numa placa gráfica são criadas usando um Valor de Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Esses valores de cada uma das cores vão do Zero ao 255, totalizando assim 256 tons.

E isto totaliza 16,77 milhões de cores possíveis.



Ora a realidade é que nem todos os painéis de TVs conseguem mostrar 16,77 milhões de cores. E então resolveram aldrabar.

Como? Reduzindo níveis em cima, e níveis em baixo!

Basicamente eles pensaram: “Nós nunca conseguimos pretos, pretos, e nem branco, brancos, pelo que vamos roubar nos limites superiores”. E então ficaram-se pelo 16-235 em detrimento do 0-255.

Isto quer dizer que se mandarmos a gama total de cores para uma TV destas vamos ter várias cores que na representação visual não tem diferença. E isso prejudica a qualidade de imagem, especialmente nas cores mais escuras onde tudo é esmagado e as diferenças subtis não são percetíveis.

E por esse motivo, não se sabendo o que a TV suporta, recomenda-se que o Range usado pela consola seja ele mesmo limitado.



Mas esta é uma situação que se alterou nas TVs atuais. E é possível encontrarmos em muitas TVs menus com a denominação “Níveis de Preto” (baixo, alto, e por vezes também médio), ou então “Melhoramento de contraste”. Estas opções permitem nestas TVs escolher o uso do Range, que será “Limitado” em “Baixo” e “Total” em “Alto”. A opção “Médio”, sinceramente desconheço porque existe em alguns televisores.

Basicamente, a escolha do que se mete na consola depende do suporte da TV, sendo que a PS5 possui uma opção “Automático” que deteta automaticamente a capacidade da TV e se adapta, tornando-se assim na opção recomendada.

Esta situação não se aplica aos ecrãs PC, pelo que estes possuem sempre o Full Range Aplicado. Fica igualmente a nota que a maior parte das TVs recentes suporta já “Full Range”, apesar que podem requerer a ativação do modo nos menus.

 



25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Julio Guilherme Estrela Júnior
Julio Guilherme Estrela Júnior
8 de Novembro de 2022 10:14

Muito interessante essa matéria, não imagina que esse seria o motivo. Agora eu tenho uma curiosidade, no ps5 eu percebo os 30 FPS bem mais que no PS4. Explicando melhor, no PS4 eu jogava em 30 FPS numa boa, agora no ps5 fica muito ruim, não creio que seja que meu olho se adaptou aos 60 FPS. Milena Morales eu consegui jogar no modo 40 FPS já o Horizon FW até o modo de 40 FPS (balanceado) eu achei que ficava travando a imagem. Sinceramente não sei o motivo, será devido os 120 hz ativos, alllm, vrr?

Netto
Netto
Responder a  Julio Guilherme Estrela Júnior
11 de Novembro de 2022 0:33

Justamente o início de sua afirmação

No PS4 vc acostumou com os 30fps pois ali era praticamente a performance defalt do console

Já no PS5 jogos only 30fps são raridade, de modo que a coisa se inverteu, e jogar tantos jogos a 60fps acaba por causar essa condição que eu também passo

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
8 de Novembro de 2022 22:44

OFF
Teoria sobre o superaquecimento nos conectores da placa RTX 4090.
Matéria do Adrenaline. Título : Especialista da Corsair tem explicação para problemas com conectores das GPUs RTX 4090.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
9 de Novembro de 2022 17:04

Acham que lançando consoles de meia geração, eles serão bem próximos ao que temos de melhor , como uma rx 6900xt ? Na minha opinião se existir tais consoles, eles tem que realmente trazer uma potência boa, já que os PCs evoluem mais rápido. O que acham ?

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Vitor Hugo
9 de Novembro de 2022 17:06

Falo isso por que acredito que jogos exigirão muito hardware nos futuros jogos e não sei se o ps5 e xbox series são capazes de fazer frente aos PCs de entrada dessa nova geração de gpus. Posso está enganado tbm, não entendo muito sobre hardware de console.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Vitor Hugo
9 de Novembro de 2022 17:42

Vitor, estamos no final de 2022, e o Xbox One de 1.31 Teraflops usando CPU Jaguar ainda é o menor denominador comum de 99% dos jogos.

E não quero brincar de futurologia, mas aposto que o PS5 de 10.28 Teraflops usando uma CPU Zen 2 será o futuro menor denominador comum por um ciclo bastante prolongado.

Diante disso, eu não consigo imaginar consolas premium em um futuro próximo. Veja que PS4 Pro e Xbox One X foram feitas essencialmente para o mercado de 4k. Você continuava jogando os games nos mesmos presets das consolas base, mas com uma justificativa de que as consolas premium apresentavam melhor qualidade de imagem e nitidez “4k like”. Ninguém estava preocupado em competir com a GTX 1080ti lançada em 2016 com seus 10.2 Teraflops.

Para uma PS5 Pro ser lançada, a primeira coisa que precisa acontecer é que o mercado (diga-se público casual) perceba limitações do PS5 e demande uma consola premium para suprir tal demanda. Mas para isso acontecer, primeiro precisa que o mercado esteja cheio de jogos onde o menor denominador comum seja o PS5. E pelo visto isso ainda vai demorar um pouco para acontecer, já que uma boa parte dos jogos já anunciados para 2023 ainda são cross-gen.

Então ninguém vai lançar uma consola premium somente porque já se tem VGAs de 61 Teraflops no mercado.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Carlos Eduardo
9 de Novembro de 2022 20:08

Entendo e agradeço Carlos a explicação, como sempre vc tem um entendimento amplo de tecnologia e explica de forma que se pode entender bem. Uma questão, o menor denominador não será o Xbox series s?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Vitor Hugo
9 de Novembro de 2022 20:42

Pelo menos entre os grandes estúdios, eu acredito que o Xbox Series S não será o menor denominador comum (ou denominador base como o Mário bem disse).

O mercado de games é competitivo demais. Estúdios grandes como a Rockstar ou a Ubisoft irão preferir colocar o PS5 e o Xbox Series X como denominador base, e depois vão “se virar” para adaptar o jogo no Xbox Series S. Será algo como fazem nos ports do Switch, porém em menor escala, já que a arquitetura do Xbox Series S no geral é a mesma do Xbox Series X.

A grande questão será nos estúdios intermediários que irão querer construir jogos com grafismo de topo (até porque querem vender, óbvio), porém não possuem a mesma estrutura que os grandes estúdios.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Novembro de 2022 10:57

Mário, ai que mora o problema… A verdade machuca o fanático, pois eles vivem em bolhas de grande ignorância!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Novembro de 2022 11:10

Antes um ignorante do que um fanático, Mário! O ignorante ainda pode aprender, mas o fanático… Enxerga tudo como uma grande seita. No Brasil estamos vivenciando isto, com um bando de idiotas pedindo por intervenção militar nas ruas e não aceitando a derrota nas urnas do Hitler tropical.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Novembro de 2022 17:19

Exacto.

Quando manifestantes pedem intervenção de exército, anulação de eleições, ou o que seja… basicamente estão pedindo para jogar a democracia na lata do lixo. Aqui no Brasil isso não é apenas imoral, como inconstitucional. Ou seja, quem participa deste tipo de manifestação está manchando a própria imagem. E se a pessoa possuir algum brio na cara, futuramente irá sentir vergonha de ter ido às ruas pedindo para que a democracia fosse anulada.

PS: eu não sou contra ir às ruas e reclamar. Sou contra eventuais pedidos inconstitucionais e que ferem a democracia.

Para efeito comparativo, em 1967 houve uma marcha contra a guitarra elétrica no Brasil. Link: https://novabrasilfm.com.br/especiais/mpb/conheca-a-historia-por-tras-da-marcha-contra-a-guitarra-eletrica-liderada-por-elis-regina/ . Algumas pessoas não queriam que houvesse comercialização de música brasileira com o uso de guitarras, porque segundo tais manifestantes, iria “manchar as raízes da música brasileira”.

Com o decorrer dos anos, esta manifestação de 1967 passou a ser vista como algo ridículo, motivo de vergonha alheia. E alguns dos que se manifestaram evitam falar sobre o assunto, e chegam até a dizer que estavam lá a pedido de outras pessoas, etc… resumindo, todos sentem vergonha da manifestação que participaram.

No fundo quero dizer que as pessoas precisam tomar cuidado, para que no futuro não virem motivo de piada e vergonha alheia como os manifestantes de 1967 são vistos até hoje.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
11 de Novembro de 2022 2:17

Não sou a favor de nem um ou de outro candidato que disputaram o segundo turno nas eleições do Brasil. Mas vc acha o bando que foi se manifestar na frente do exercito brasileiro diferente dos que foram fazer vigilia aqui em Curitlba, por um presidiario ter roubado o país e depois de ser julgado e condenado em 3 instâncias, provar que ele realmente roubou como nunca o país? Lula não deveria nem estar disputando eleição. O STF voltou o processo pq ali estão os indicados por ex presidentes! Se fosse diferente, Lula tava preso até hj! Então não me venha com essa! O bolsonaro é um lixo, mas não é um condenado! Então menos.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Novembro de 2022 16:32

esse forum ai pra mim virou apenas uma “panelinha de cuzão”

Esse Brit, fica o tal PS-não-sei-o-que falando bosta de jogo da sony e a unica coisa que esse Brit faz é apagar as msg dele e fingir que nada aconteceu, nada de bloquear acesso dele.

isso é um M.O. bem comum que eu vejo em muitos foruns e sites, fanboy de xbox com comportamento passivo agressivo com outros usuários, puxando o saco do dono do site para ganhar carguinho de moderador.

lá os caras se doem com qualquer noticia que o PS5 é mais poderoso que o PC dele.

e sobre o NX Gamer, acho que ele meio que já sabe qual o perfil dos usuários do Beyound3D.

https://twitter.com/Detonat13435182/status/1568965087217729538

Não é de estranhar pq o alex bugaga é super ativo lá e não em outros foruns.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Novembro de 2022 20:10

Vi muitos jogadores reclamando disso. É vergonhoso ainda não terem lançado um patch. Olha god of war ragnarok, bem mais bonito e com coisas incríveis.

error: Conteúdo protegido