Google, por favor… separa as avaliações uteis das inúteis na Google Play

As avaliações feitas aos programas existentes na Google play deveriam ser construtivos e ajudar as pessoas na escolha de forma a se ter uma noção da qualidade do software. No entanto, os nossos irmão Brasileiros não ajudam à situação!

Como em todos os rebanhos há ovelhas negras. E infelizmente no Brasil ou elas são mais, ou então sentem-se mais à vontade para comentar na Google Play. Porque maioritariamente é desse país que as avaliações dispensáveis aparecem.

O resultado são comentários que anulam completamente o objectivo dos mesmos, tornando-os inúteis e mesmo de ignorar, quer pelos erros ortográficos e falta de pontuação (presentes em quase 90% dos textos dessas avaliações), pelo linguajar ordinário, pela idiotice do comentários, ou pela falta de interesse do mesmo para o assunto em questão.

Para explicar o que pretendo dizer irei começar pelo caso mais comum. Avaliações de pessoas que ainda nem sequer instalaram o programa, mas que avaliam o mesmo.

1-estrela

Como podem perceber, este tipo de comentário não só demonstra falta de respeito como mesmo de inteligência. No caso de cima os programas são avaliados pelo mínimo, sem sequer terem sido testados. Estamos a falar maioritariamente de software cedido gratuitamente e onde a popularidade do mesmo, em caso de qualidade, decide se a equipa responsável deixa de produzir jogos, ou se produz mais.

Mas nos casos pagos, a coisa é pior, pois estas avaliações são a melhor forma de sabermos se o jogo vale ou não o custo, e tal mata toda a utilidade das avaliações.

É algo vergonhoso!

Mas no entanto não se julgue que quem faz isto avalia sempre com apenas uma única estrela. Há quem o faça com 2, 3, 4 ou mesmo 4. É a salgalhada total! Eis apenas 2 exemplos:

x-estrelas

O engraçado é que acontece muitas vezes as pessoas darem 5 estrelas alegando estar a baixar, e prometendo mais 5 estrelas depois, como é o caso do último comentário. Como se fosse sequer possível dar 5 + 5 estrelas!

Mesmo que aceitemos que a última avaliação já é uma correção, existem algumas particularidades com ela:

1 – O autor só prevê dar 5 estrelas

2 – As estrelas teriam sido corrigidas, mas o texto não… o que implica que a avaliação não consegue ser levada a sério.

Mas depois o linguajar. Insultos, palavrões, etc, são comuns!

Insultos

E depois há o lixo… puro lixo!

lixo

Pessoalmente respeito todas as pessoas, mas sinto que desta forma não estão a ser respeitados os utilizadores da Google Play. E dado que estas avaliações e comentários não estão a ser filtradas há que se pensar em alternativas para a resolução do problema.

Infelizmente estes comentários são em 99% originários do Brasil. E diga-se é quase algo único pois os comentários em Inglês, que abrangem um muito maior número de países e pessoas, não sofrem nesta extensão desta praga!

Por favor Google, ou atuas e eliminas estas avaliações, ou então separa quem está interessado nelas de quem não está! É que há quem veja nestas avaliações algo de elevadíssimo interesse, e quem olhe para elas como mera forma de entretenimento.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (5)

  1. Sou brasileiro e também acho horrível estas avaliações ridículas, mas temos que levar em consideração que no Brasil temos 20 vezes mais falantes de língua portuguesa do que em Portugal, então é natural aparecer muito mais comentários nossos do que de vcs.

    Outra coisa que podemos levar em consideração é que muitos comentários são de crianças e pessoas desocupadas.

    Mas ainda assim é vergonhoso

    • Não entendas isto como uma crítica ao Brasil, até porque não o é. A referência aos brasileiros deve-se apenas a que estes comentários são efectivamente em 99% de pessoas desse país. Mas a culpa aqui é das pessoas que o fazem e exclusivamente destas, o serem do Brasil é apenas uma realidade para o caso, mas que nada define.
      A questão é que se eu definir o meu telefone com uma conta que use a lingua inglesa… não tenho isto na mesma dimensão. E o número de falantes em inglês é muito, mas mesmo muito superior ao de falantes em Portugues.
      Acho que o hábito se enraizou no brasil e há apps cujo teor dos comentários é isto a 100%.

      • Ah não, não levo como critica ao Brasil ou aos brasileiros, meu país falha em muitas coisas, e realmente a educação aqui é precária.

        Entendo a sua indignação pois também já havia percebido esta característica das avaliações me português (onde os brasileiros acabam por ser maioria na avaliações)

        Um outro ponto interessante, é que no Brasil todos praticamente tem um smartphone com acesso a internet, muitos desses não tiveram um computador pessoal, então para estas pessoas (muitas vezes com analfabetismo funcional) é o primeiro contato efetivo com a internet

  2. Ahhhh Brasil, hue hue hue br estão ficando famosos.

  3. Eu também já tinha notado esses comentários ridículos na Google Play. O estúpido faz um comentário pateta, coloca uma estrela na avaliação, e diz que vai dar mais estrelas se gostar. Realmente uma imbecilidade sem tamanho. Lamentavelmente são muitos que fazem isso.

Os comentarios estao fechados.