Leitor PCManias pretende criar um simulador de voo realista por 1/4 do custo.

Arion Santos é um nosso leitor Brasileiro, e um apaixonado pela aviação desde muito pequeno, e que resolveu exprimir a sua paixão pelos aviões construindo uma estrutura com um cockpit perfeitamente funcional e baseado em aviões reais. Vamos contar a sua história!

Arion Santos

Como referido, Arion Santos, Natural de Porto União, em Santa Catarina, Brasil, é apaixonado desde criança por todo o tipo de aviões mas, como seria natural e expectável, é particularmente fascinado pela aviação militar.

E à dois anos atrás, resolveu avançar com um projecto e um sonho de criança, construir um modelo funcional de um avião.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O projecto começou pela observação de um um caça Northrop F-5M FAB, o que conseguiu mediante uma visita à unidade dos Pampas em Canos RS, e onde obteve medidas do cockpit, bem como tirou várias fotos do avião em causa.

 f5

Daí ao início do projecto foi um saltinho e , usando como materiais a madeira, alumínio, acrílico e corino rapidamente fizeram a canópia, e pouco depois o banco. Finalmente terminaram o projecto com a pintura e a colocação do painel central.

Canopia2 Canopia3

canopia1

O Cockpit é uma verdadeira obra de arte, usando diverso equipamento da Saitek com 2 pedais centrais de avionicos de 4.5″, centrais de avionicos de 4,5″ contendo Altímetro, Indicador de Atitude, Indicador de velocidade, Bússola e GPS. O painel possui ainda dois ecrãs de 15 polegadas para utilização do software FSX OU X-PLANE.

Actualmente a manche ou manete de controlo é um Joystick Pc T.flight Hotas X Thrustmaster 2 Em 1 adaptado para Pc e Pplaystation 3 !…

Todos os botões de Flaps,  som e iluminação foram feitos artesanalmente e tudo foi montado em 1 mês de trabalho com um horário semanal das 18 às 23 horas, e a totalidade dos sabados e domingos.

O resultado é fantástico, mas acima de tudo… COMPLETAMENTE FUNCIONAL.

Cockpit4

Cockpit1

Cockpit2 cockpit3

Os custos rondaram os 760 euros para o cockpit (R$ 2.500,00) e com os instrumentos, PC e projector, bem como alguns acessórios, foram gastos cerca de 2450 euros (R$ 8.000,00).

Actualmente o modelo está completamente funcional, o que não quer dizer que esteja pronto. Arion quer levar o projecto mais longe, e como tal fez uma parceria com uma universidade local para a criação de uma plataforma de movimento que permitirá a instalação de todos os sistemas de hidráulicos que permitirão ao modelo atingir o patamar de realismo que lhe falta.

O objectivo final de Arion é obter um simulador digno de um país do 1º mundo, mas com um custo de cerca de 1/4 de um simulador comprado no estrangeiro.

E por este projecto temos de dar os parabéns a Arion. Só tenho verdadeiramente pena de não estar no Brasil pois senão fazia-lhe uma visitinha para experimentar isso pessoalmente. 🙂

Entretanto fiquem com um pequeno video que Arion nos enviou com o simulador em funcionamento.


Publicidade

Posts Relacionados