Microsoft anda a destruir a imagem do windows?

5 4 votes
Avalie o nosso artigo

Os sucessivos erros criados no Windows pelas atualizações estão a colocar o Windows numa situação onde o mesmo quebra a produtividade das empresas, tornando-o em algo mal visto e mesmo indesejado.

Apesar de todos sabermos que o Windows não é o mais estável dos sistemas operativos (quem nunca teve um erro crítico?), a realidade é que o mesmo sempre se revelou estável o suficiente para se tornar o sistema operativo mais popular do mundo.

Um dos motivos prende-se com o seu software de produtividade, que levaram as empresas a adota-lo, o que por arrasto levou a que ele se tornasse popular em todos os lados.

Mas infelizmente a questão da produtividade do Windows está agora em causa. O motivo é que desde que a Microsoft acabou com os seus beta testers, o sistema operativo sofre atualizações com alterações que são depois testadas pelos utilizadores reais. E a consequência é uma miríade de problemas e queixas das mais diversas que estão a afetar a imagem do sistema operativo, a colocar em causa a sua imagem de um OS estável e de produtividade, e a revelar-se uma autêntica dor de cabeça para utilizadores e departamentos de informática das empresas.

E não exagero, pois a cada nova atualização que atualmente a Microsoft lança, os problemas parecem que se acumulam. E são todos eles deveras graves.



Para o demonstrar visitei um website que visito, e que por norma reporta problemas com as atualizações do Windows 10. Assim, numa pesquisa rápida, eis o que encontrei:

O primeiro relato de uma situação relacionada com problemas data de Outubro de 2018. Mas neste caso a notícia é favorável à Microsoft, uma vez que esta relata que a atualização de Outubro de 2018 tinha sido adiada por terem sido detetados problemas com a mesma.

É o controlo de qualidade a funcionar como deveria ser!

E o certo é que na pesquisa rápida que fiz, em 2019 nada foi relatado relativo a problemas com atualizações!

No entanto, sem sabermos se alguma coisa se alterou entretanto, quando entramos em 2020… a lista de problemas torna-se gigante, e cada patch tenta resolver os problemas do anterior, trazendo problemas novos. Vamos ver.

Atualizações de Janeiro 2020  – Queixas de falhas na instalação da atualização em processadores AMD. A atualização cria falhas de segurança extremamente graves em todos os Browsers, e há queixas múltiplas de desaparecimento de ficheiros dos discos.



Atualizações de Março de 2020 – A atualização coloca em causa a segurança de sistemas ao criar problemas ao protocolo SMBv3. São reportados inúmeros Blue Screens of Death (BSOD), e reboots aleatórios, bem como diversos problemas com o uso de impressoras.

Atualização de Abril de 2020 – Queixas de problemas com Wi-fi, e com o Bluetooth. São relatados problemas com PCs que deixaram de funcionar, que ficaram lentos e que não re-iniciam.

Atualização de Maio 2020 – Inicialmente foi adiada por se reconhecer ter problemas, mas uma vez lançada surgem queixas de que esta impede reposição de dados de fábrica, e com o uso do One Drive. A própria atualização teve problemas de instalação pois a segurança do próprio Windows detetava a mesma como comprometedora do sistema.

Atualização de Junho de 2020 – São relatados novamente problemas com impressoras.

Atualização de Julho 2020 – Relatados problemas com a app fotografias existente por defeito no Windows. Há múltiplas queixas de Computadores lentos e alguns mesmo irresponsivos.



Atualização de Agosto de 2020 – Relatadas situações recorrentes de BSOD e problemas diversos com o áudio. É detectado um erro na gestão de ficheiros pode comprometer danificar os SSD ou no mínimo comprometer a vida útil do mesmo por desgaste excessivo.

Atualização de Setembro de 2020 – Relatado um problema que compromete o WSL 2 que permite o Linux no Windows.

Atualização de Outubro 2020 – Esta atualização bloqueia as atualizações do Office.

Atualização de Novembro de 2020 – Relatados problemas sérios de afetação da performance gráfica no sistema.

Atualização de Dezembro de 2020 – Queixas em larga escala de consumos exagerados de recursos do CPU.



Como vemos 2020, foi um ano em que, com exceção de Fevereiro, todas as patches apresentaram problemas com larga quantidade de queixas. E entramos então em 2021.

Após um ano de 2020 caótico, os dois primeiros meses de 2021 foram pacíficos, e não houve queixas reportadas com as atualizações. Mas a coisa muda em Março.

Atualização de Março de 2021 – mais uma vez queixas múltiplas de BSODs relacionados com a impressão. Este problema aconteceu em uma escala gigantesca, afectando milhões de empresas e utilizadores. Foi igualmente relatada a existência de problemas com o histórico de ficheiros

Atualização de Abril de 2021 – Com esta atualização o windows deixou de arrancar em alguns sistemas com Zen 2 ou Zen 3. Noutros casos foram relatados crashes e nos BSODs. houve igualmente queixas de que o Windows não detetava certos SSDs.

E eis-nos finalmente no mês atual, de Maio de 2021.



Atualização de Maio de 2021 – Problemas diversos na instalação do da atualização. Relatos que os Certificados do Windows desaparecem, causando erros diversos e espalhados pelo sistema. Problemas de funcionamento com o Bluetooth e , Thuderbolt. Relatos de problemas com peças diversas da marca Realtek. Os drivers audioConexant e Synaptics apresentam igualmente problemas. São relatados problemas com com drivers Nvidia um pouco mais antigas e retornam os problemas com as impressoras. Há igualmente problemas com o uso do teams e do outlook.

Conclusões

O que se torna claro é que o controlo de qualidade da Microsoft não existe. E que os utilizadores são cobaias de testes. Mas a realidade é que há quase ano e meio que os problemas se acumulam e causam quebras de produtividade e dores de cabeça. Longe do desejado seja para quem for!

Infelizmente a Microsoft está a tentar alterar o windows 10 dando-lhe um rumo em que o quer aproximar mais do funcionamento dos sistemas operativos dos dispositivos móveis, o que se calhar poucos utilizadores veem como algo realmente interessante. Mas interessante ou não, o certo é que tudo o que está a ser feito está a ter consequências e efeitos nefastos, que não agradam a ninguém.



5 4 votes
Avalie o nosso artigo
19 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Ontem mesmo o Windows reiniciou sozinho, e como estava a fazer algo um pouco mais crítico levei logo uma bronca do chefe… Ainda que eu tenha o argumento eu não ando a gravar tela para me justificar que o Windows anda a reiniciar sozinho. Logo a terde reiniciou de novo. Menos grave mas igualmente irritante, pois vai um tempo a tá ser tudo de novo.

PS: não estou a criticar por criticar, faz realmente faz pouco tempo que estou nesse serviço.

Sparrow81
Sparrow81
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

OFF – Alguém aí viu a super análise de Horizon Forbidden West com “revolucionária” IA do canal “Detonando Gueek”? Não estou no computador e não sei como colar o link aqui pelo celular. Se algum colega puder fazer o favor…

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
22 dias atrás

pensei que isso ai já tinha morrido.

vi um twitte deles anunciando a super análise… foi super constrangedor.

e fui ver… parei quando ele veio falar que HFW tinha pego coisas do SF do Directx.

impressionante, o jogo tem um negocio no PS5, nenhum jogo do xbox tem; mas é a sony que copiou.

impressionante, o criador não usa e os outros que copiaram e já saem usado.

Andrio
Andrio
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Outro produto da Microsoft que me irrita no dia dia é o teams. O teams parece que atualiza todo santo dia e toda vez que tem uma atualização melhora em alguma coisa e piora em outra.

Livio
Livio
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Recentemente falei em mais de um artigo que sou usuário Linux há tempos e que também faz tempo que não uso Windows, porém tem algo que vejo que o Windows ainda tem é que na minha opinião é chato, a demora para reiniciar/desligar um PC quando o Windows está a atualizar.

Nesse quesito o Linux dá de 10 a 0, pode ter um sistema inteiro a atualizar, mas no Linux se o usuário mandar reiniciar ou desligar ele o faz na hora, no Windows o usuário é obrigado a espera que a atualização termine.

Sephirot
Sephirot
22 dias atrás

No caso das empresas que tem um setor de TI,isso é um problema relativamente simples de resolver, basta o Windows update ser desligado por padrão em todas as maquinas, sempre que é lançada uma atualização nova, esses updates são testados em um ambiente controlado, e depois de passar nos testes ele é instalado em formato de pacotes via SCCM, isso reduz 98% de qualquer possível problema que possa vir a ter com o Windows update, claro que é um trabalho a mais, mas eu consigo entender, o Windows detém praticamente o monopólio dos SO em personal computers com uma fatia de mercado segundo osite statista de quase 80% é uma quantidade surreal de variações de hardware e configurações, se uma taxa de 1% de erros acontecer durante um update serão milhões de usuários afetados.

Sephirot
Sephirot
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

É, minha ideia foi apenas dar uma sugestão mesmo, sobre como contornamos esse problema, mas de fato é um problema da empresa mesmo.

Deto
Deto
22 dias atrás

e já foi pior, na epoca do win9x era um verdadeiro lixo.

até linux com gambiarra funcionava 2x melhor que o windows… usava winmodem, que precisa de driver do windows pq não era “hardware” com uma distribuição Linux feita para isso… a internet abria 2x mais rápido e navegava com muito mais agilidade usando um modem “do windows”

fora quando meus jogos carregavam mais rapido no MP no linux do que quem tinha Windows e RAID0 no PC.

infelizmente o Linux acabou ficando mais fragmentado ainda e talvez a postura da MS de virar amiga do Linux tenha piorado o Linux

isso pq antes a comunidade, quando a MS arrotava que “linux é comunismo” (tem fonte viu) e enchia o SO de FUD, a comunidade se unia contra o “mal maior”

agora o cara não gosta da cor do icone, sai do projeto e faz um fork… ai vira uma zona.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
22 dias atrás

Gosto bastante do W10 e ele tem me atendido muito bem, tive pouquíssimos problemas.
Na última atualização percebi que o sistema estava lento, não consegui detectar o problema rapidamente, então simplesmente instalei do zero, reinstalei meus programas, atualizei drivers e agora ele está perfeito de novo. Não tenho preguiça de fazer isso, mantenho sempre backup’s e salvo todos os meus projetos constantemente, no Linux por exemplo tive muito mais dor de cabeça, com crashes que vinham do nada
O maior problema do Windows é o usuário na maioria das vezes, já cansei de dar “consultoria” grátis e percebo que as pessoas quem fazem muita bobagem.
O problema do Windows agora é que virou um serviço, então seremos sempre beta testers, não existe sistema perfeito, no entanto a vantagem é que o sistema estará em constante evolução, pelo menos em teoria.
Existe um hate muito grande em torno do Windows, eu mesmo já fiz parte disso, daí eu fui tentar outros sistemas, então é que eu vi que o Windows por mais problematico que fosse, ainda está muito acima do resto, parar com o ódio só me fez bem, hoje eu faço uso com muito mais tranquilidade
Mas pra constar, Windows 7 foi o melhor, o verdadeiro nota 10.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Outros OS quis dizer as mais variadas distros Linux… Que no final é um pior que o outra, Mac tive muito pouco contato mas parece ser muito estável e profissional, porém infelizmente não vou comprar um Mac, se calhar até seria mais interessante que o Windows enquanto eu não jogar no computador

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
22 dias atrás

Acho que já disse isso antes mas, a única opção é o Windows no momento (PRA MIM)

Paulo
Paulo
22 dias atrás

Vou falar com base apenas na minha experiência. Por enquanto, estou bem atendido pelo Windows 10. Pouquíssimos problemas com ele, sem travamentos, nem reinicializações aleatórias, lentidão ou algo assim. O único problema que estou tendo é que, bem de vez em quando, o wi-fi para de funcionar por alguns instantes, mas é só isso. Falando isso, eu entendo que algumas atualizações trazem problemas. Eu tenho deixado de instalar elas assim que “saem do forno”, pois prefiro esperar até que elas estejam mais estáveis.

Finn
Finn
22 dias atrás

De facto, as atualizações do Windows viraram sinônimo de problemas. Eu já dasabilitei as atualizações automáticas dos PC de casa.

Lucas
Lucas
21 dias atrás

Eu uso Windows 10 LTSC e depois da ultima atualização o SystemSettings.exe é crash atrás de crash. removendo a atualização volta a abrir normalmente.

Microsoft revelará a próxima geração do Windows em 24 de junho
https://wccftech.com/microsoft-to-unveil-the-next-generation-of-windows-10-on-june-24th/

Vamos ver se vão anunciar alguma coisa de útil.

error: Conteúdo protegido