Potência da WiiU poderá deixar mesmo muito a desejar. Mais um jogo que abandona os 1080p.

As características de um hardware permitem ter uma noção do que esperar de uma consola. Mas com a WiiU as especificações exactas do hardware são desconhecidas, e como tal a sua performance é uma incógnita. Comparativamente às actuais consolas há quem diga que a WiiU é mais potente, e quem diga que é menos potente, daí que aqui na PCManias sempre nos mostramos muito cépticos quanto ao que esperar. E agora temos mais motivos para questionar.

O que pensar sobre um determinado hardware quando as afirmações vão num sentido, mas o que é visualizado acaba por ser noutro?

Uma das primeiras produtoras que mexeu na WiiU e comentou a sua performance foi a Rocksteady, responsável pelo jogo Batman: Arkham City. E as palavras foram de elogio face à performance da consola. No entanto, com o jogo mostrado ao público a desilusão foi total, com o jogo na WiiU a ficar bastante atrás do que era oferecido pelas consolas da geração anterior, PS3 e Xbox 360.

Com a polémica levantada a imprensa procurou saber junto dos criadores de software opiniões sobre a performance da WiiU, e o que obteve apenas serviu para confundir ainda mais. A disparidade de opiniões era grande, desde os que afirmavam que a consola era mais potente, aos que afirmavam que não o era, sendo que em algumas situações a WiiU até ficaria bastante atrás.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Lendo com cuidado todas estas afirmações a conclusão a que chegamos, e que se tem mantido desde essa altura como sendo a nossa opinião é de que a WiiU possui características bastante mais potentes do que Xbox 360/PS3, mas em alguns outros campos fica atrás dessas consolas. No entanto com uma programação cuidada a explorar as potencialidades da consola, a WiiU poderia mostrar-se superior à PS3 e à Xbox 360. Mas no global, com excepção de texturas mais cuidadas devido à maior memória, e maiores resoluções, a WiiU não deveria apresentar melhores resultados.
Ficamos igualmente com a ideia que certos shaders se tornam demasiadamente penalizadores para a WiiU que, não recorrendo a alternativas optimizadas, mas usando os mesmos shaders genéricos, fica ao nível, ou mesmo atrás da concorrência. Mas com as devidas optimizações, a WiiU passará então a mostrar superioridade.

E até nos ser mostrado o contrário, esta mantêm-se como a nossa opinião.

Recentemente os programadores de Trine 2 mostraram o seu jogo, e o que vimos foi efectivamente algo de interessante. Na WiiU o jogo consegue mostrar melhores texturas do que é possível fazer-se na PS3/Xbox. No entanto, melhores texturas não são sinal de mais potência, mas apenas de mais memória. Vimos igualmente alguns efeitos que nos pareceram que poderiam efectivamente estar um ponto ou dois acima do que uma PS3/Xbox poderia fazer, mas nada de extraordinário. De resto teremos que confiar nas palavras dos programadores para acreditar que efectivamente PS3 e Xbox não conseguiriam igualmente executar o jogo a 1080p.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Por outras palavras, ainda não foi Trine 2 que nos convenceu das reais performances da WiiU, pelo que a nossa ideia sobre as performances da consola se manteve.

E para ajudar à dúvida, eis que a Nintendo corrige o texto do seu jogo mais carismático para a WiiU, Super Mario Bros U, retirando as referências aos 1080p, e mudando-as para… alta definição. Ora se este jogo tradicionalmente mais 2D do que 3D não suporta os 1080p, então a dúvida sobre as reais performances da consola aumentam ainda mais.


Mas seja como for há ainda frases de grandes produtoras como a Ubisoft e a Activision que garantem que os seus jogos Assassins Creed 3 e Black Ops 2 correrão na WiiU a 1080p e a 60 fotogramas por segundo. Um feito que como sabemos PS3 e Xbox não conseguem atingir.

Mas será que é mesmo assim? Não sabemos, mas sabemos porém que a Activision acabou de se retractar nas suas afirmações. É que agora, Black Ops 2, o prometido jogo a 1080p com 60 fotogramas por segundo, afinal só correrá nessa resolução por re-escalamento interno da consola. Exactamente como acontece na Xbox 360 e na PS3.

Esta é uma situação confirmada ao site Gotgame, pela própria Activision.

Quer isto dizer que motivos para termos dúvidas sobre a performance da consola existem, e somente com uma nas mãos, ou com bastante mais informação as poderemos tirar. Até lá, continuaremos na dúvida.

Se entretanto quiserem perceber melhor as nossas dúvidas quanto às performances e mesmo eventual sucesso da WiiU, leiam este artigo.

Publicidade

Posts Relacionados