Razões para escolheres uma das consola.

Razões para escolheres qual a consola melhor para ti.

 


XBOX ONE


PS4

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A Cloud

cloud

rede Azure da Microsoft é das maiores clouds do mundo, e a XboxOne beneficiará da mesma. Tal permitirá diversas situações que poderão beneficiar os jogo, desde servidores dedicados onde os outros poderão não os ter, e extras como gravações na Cloud, espaço de armazenamento na Cloude mesmo processamento na Cloud quando a consola está desligada (como o oferecido por Drivatar) etc.

De notar contudo que a Cloud requer Internet não podendo ser acedida na sua ausência, e o abuso desta característica pode tornar a consola dependente da internet. Deverá requer um serviço Live Gold

O Gaikai

gaikai

serviço Gaikai permite acesso a jogos de todas as gerações de consolas anteriores, bem como a jogos de outras plataformas.

Trata-se de um serviço de streaming que poderá, pelo menos na fase inicial, não estar disponível em todos os países.

Sendo um serviço Cloud, requer Internet, não podendo ser acedido na sua ausência. Deverá requerer mensalidade adicional

O Kinect 2

kinect

Para os amantes dos jogos de movimento o Kinect é o sistema mais avançado do mercado na detecção de movimentos. O novo Kinect 2 pode distinguir várias pessoas e mesmo reconhecer as mesmas com situações de pouca luz, ou mesmo na sua ausência. O sistema é igualmente capaz de detectar variações tão pequenas como o movimento de um dedo, tornando-se num sistema de detecção de movimentos sem paralelo.

A Potência 

power

Por tudo o que foi dado a conhecer até ao momento, a PS4 é a consola mais potente do mercado, mostrando características que superam as da concorrência em uma média de 50%,

A sua arquitectura tem vindo a ser aplaudida pelo uso de memória vídeo GDDR5 ultra rápida que permitem performances directas sem a necessidade de qualquer optimização.

A sua placa gráfica não só revela características em média 50% superiores às da concorrência, mas possui ainda tecnologia apenas vistas nas actuais placas topo de gama da AMD, sendo que esta performance superior lhe permitirá garantir a qualidade dos títulos oferecidos por mais tempo.

Apesar de estes números poderem mudar a qualquer instante, à data de escrita deste artigo havia 14 jogos 1080p (apenas contabilizados os títulos confirmados oficialmente) na PS4, contra apenas 3 na Xbox One.

Os jogos de lançamento

forza

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Analisando os jogos disponíveis no lançamento a Xbox One parece englobar os mais apetecíveis.

Para começar a Xbox One possui presente um dos grande títulos Xbox, o Forza na sua versão 5, sendo que este tipo de títulos estão ausentes na concorrência. Ryse: Son of Rome é outro grande título, Mas mais do que isso, possui igualmente um dos jogos mais apetecíveis de todos os jogos novos anunciados, Titanfall (lançado até Março de 2014).

Se é uma realidade que no que toca ao resto dos jogos tudo será uma questão de gosto e opinião, parece consensual que estes dois são os dos melhores jogos presentes no lançamento de ambas as consolas.

O número de jogos

developers

Se é verdade que a concorrência pode ter a qualidade, a PS4 possui a quantidade.

A consola actualmente apresenta 27 jogos disponíveis no seu lançamento, contra 21 da concorrência, destacando-se Kilzone: Shadow Fall no âmbito dos exclusivos.

Mas mais do que isso, até Março de 2014 estão previstos mais 25 jogos ao passo que a concorrência só possui 8 anunciados.

(Nota: The Crew, Watch Dogs e DriveClub já contabilizados nesta lista)

consola é actualmente a que mais suporte possui na história dos videojogos, com 500 equipas anunciadas a trabalhar em jogos para ela (200 na concorrência).

 

O conceito da consola

tv

Xbox One anuncia-se como um sistema de entretenimento total. Uma consola que integra TV, aplicações, social, comunicações e jogos.

A consola é assim vista pela Microsoft como um media HUB para a sala com todas essas capacidades.

De salientar porém que a maior parte das características deste sistema de entretenimento só estarão, na fase inicial, disponíveis nos EUA.

O conceito da consola

games

PS4 anuncia-se como uma consola de videojogos pura e dura, no seguimento daquilo que as Playstations sempre foram. Tal como a concorrência possui funções diversas como TV, aplicações, socialcomunicações.

A consola é assim vista pela Sony como uma consola de jogos criada para Gamers, sendo o resto meros extras.

O controlador

controler

Apesar de este ponto ser algo subjectivo especialmente sem ter podido testar o novo controlador concorrente, o controlador da Xbox 360 era sem dúvida superior ao concorrente, revelando-se o melhor controlador do mercado. Será assim apenas espectável que, mesmo que com a diferença reduzida, ou mesmo anulada, estejamos perante um controlador de excelente qualidade. Por outras palavras, se não sabemos o que esperar da concorrência, o que esperar deste controlador é algo já conhecido e que certamente não deverá decepcionar ninguém.

O preço

price

A PS4 será vendida a 399 euros. Uma versão a 499 euros (o preço da consola concorrente) incluirá um jogo (Killzone), o segundo comando e a PS Eye, o que perfaz a totalidade dos acessórios necessários para esta consola.

O custo anual da PSN+ será de 50 euros (menos 10 euros que o custo anual da rede da concorrência), com muitos serviços online e jogos Free 2 Play a dispensarem a adesão a esta rede (algo que não acontece na concorrência)

Nota: Argumento não aplicável ao Brasil, excepto em importações.

Publicidade

Posts Relacionados